Majjhima Nikaya

Os Discursos com Extenso Mdia


O Majjhima Nikaya, ou "Discursos com Extenso Mdia", o segundo dos cinco nikayas, ou colees, do Sutta Pitaka. Este nikaya consiste de 152 discursos, que se destaca dos demais livros do Sutta Pitaka por ser uma coleo que combina uma rica variedade de contextos em que os discursos foram proferidos com um conjunto profundo e abrangente de ensinamentos. Os suttas esto agrupados em trs partes e cada parte em vaggas, com 10 suttas em cada vagga:

Mulapannasapali - Primeira Parte: Os Cinqenta Primeiros Discursos
      Mulapariyayavagga (MN 1 a MN 10)
      Sihanadavagga (MN 11 a MN 20)
      Tatiyavagga (MN 21 a MN 30)
      Mahayamakavagga (MN 31 a MN 40)
      Culayamakavagga (MN 41 a MN 50)

Majjhimapannasapali Segunda Parte: Os Cinqenta Discursos do Meio
      Gahapativagga (MN 51 a MN 60)
      Bhikkhuvagga (MN 61 a MN 70)
      Paribbajakavagga (MN 71 a MN 80)
      Rajavagga (MN 81 a MN 90)
      Brahmanavagga (MN 91 a MN 100)

Uparipannasapali Terceira Parte: Os Cinqenta Discursos Finais
      Devadahavaggaa (MN 101 a MN 110)
      Anupadavagga (MN 111 a MN 120)
      Suatavagga (MN 121 a MN 130)
      Vibhangavagga (MN 131 a MN 142)
      Salayatanavagga (MN 143 a MN 152)

Um conjunto de notas explicativas foi incluido no final dos suttas para esclarecer passagens mais complexas ou para ampliar o significado de alguns trechos cujo contedo mais rico do que parece primeira vista. Muitas dessas notas foram extraidas dos comentrios ao Majjhima Nikaya. Existem na realidade dois comentrios, sendo que o primeiro o comentrio propriamente dito, denominado Majjhima Nikaya Atthakatha, composto no sculo quinto pelo eminente comentarista Budista Acariya Buddhaghosa, que se baseou em antigos registros (que j no esto dsiponveis) que haviam sido preservados ao longo de sculos pela Sangha do Monastrio de Mahavihara em Anuradhapura no Sri Lanka. Os comentrios so teis no somente para elucidar o significado dos textos, mas tambm para esclarecer o contexto dos eventos que resultaram na promulgao dos discursos. O segundo comentrio um sub-comentrio, denominado Majjhima Nikaya Tika, atribuido a Acariya Dhammapala que provavelmente viveu e trabalhou no sul da ndia um sculo ou mais depois de Acariya Buddhagosa. O principal objetivo do Tika esclarecer passagens obscuras ou complexas contidas no Atthakatha.



Suttas do Majjhima Nikaya

Leia acerca dos vrios sistemas de numerao dos suttas e as abreviaes que so usadas neste site.

Os suttas foram traduzidos do Pali para o ingls por Thanissaro Bhikkhu, Bhikkhu anamoli e Bhikkhu Boddhi. Os resumos dos suttas foram preparados por Bhikkhu Bodhi.

Os suttas do Majjhima Nikaya tambm esto disponveis em livros ebook gratuitos e impressos.

Primeira Parte: Os Cinqenta Primeiros Discursos (Mulapannasapali)

1. A Diviso do Discurso sobre a Raiz (Mulapariyayavagga)

      Mulapariyaya Sutta (MN 1) - A Raiz de Todas as Coisas. O Buda analisa o processo cognitivo de quatro tipos de indivduos: a pessoa comum, o discpulo no treinamento superior, o arahant, e o Tathagata. Este um dos mais complexos e profundos suttas de todo o Cnone em Pali.

      Sabbasava Sutta (MN 2) Todas as Impurezas. O Buda ensina aos bhikkhus sete mtodos para o controle e o abandono das impurezas (asava), que so as contaminaes que mantm o vnculo ao ciclo de nascimento e morte.

      Dhammadayada Sutta (MN 3) - Herdeiros no Dhamma. Uma instruo para os bhikkhus se tornarem herdeiros no Dhamma e no herdeiros em coisas materiais. Primeiro uma prescrio do Buda e em seguida o Ven. Sariputta prossegue no mesmo tema explicando como os discpulos devem treinar para se tornarem herdeiros no Dhamma.

      Bhayabherava Sutta (MN 4) - Medo e Terror. O Buda descreve para um brmane as qualidades requeridas de um bhikkhu que deseja viver s na floresta. Ele em seguida faz um relato da sua prpria conquista do medo e terror durante a busca pela iluminao.

      Anangana Sutta (MN 5) - Sem Mculas. O Venervel Sariputta discursa para os bhikkhus sobre o que significam as mculas, explicando que um bhikkhu maculado ao se submeter aos desejos ruins e prejudiciais.

      Akankheyya Sutta (MN 6) - Se um Bhikkhu Desejar. O Buda encoraja os bhikkhus a treinarem com ardor: seguir os preceitos de disciplina, perfeitos na conduta, devotados tranquilidade, sem negligenciar a meditao, possundo o insight, e dedicados ao retiro.

      Vatthupama Sutta (MN 7) - O Smile do Pano. Atravs de um smile simples o Buda ilustra a diferena entre uma mente impura e uma mente purificada.

      Salekha Sutta (MN 8) Obliterao. O Buda rejeita a idia que a mera realizao das absores meditativas (jhanas) sejam a obliterao e explica como a obliterao praticada da forma correta nos seus ensinamentos.

      Sammaditthi Sutta (MN 9) Entendimento Correto. A anlise do entendimento correto feita pelo Venervel Sariputta neste sutta nos conduz ao ncleo do Dhamma. O entendimento correto constitui a compreenso correta dos ensinamentos do Buda tanto sob o ponto de vista conceitual como sob o ponto de vista experimental. O entendimento correto considerado o precursor de todos os demais elementos do Nobre Caminho ctuplo pois ele quem d direo e eficcia aos demais elementos.

      Satipatthana Sutta (MN 10) Fundamentos da Ateno Plena Este um dos suttas mais abrangentes e importantes sobre meditao, com particular nfase no desenvolvimento de insight. O Buda inicia declarando que os quatro fundamentos da ateno plena so o caminho direto para Nibbana, para em seguida fornecer instrues detalhadas sobre os quatro fundamentos: a contemplao do corpo, das sensaes, mente e objetos mentais(dhammas). [O texto deste sutta idntico ao do Mahasatipatthana Sutta (DN 22), exceto que a verso do Digha tem uma explicao mais detalhada das Quatro Nobres Verdades.]

2. A Diviso do Rugido do Leo (Sihanadavagga)

      Culasihanada Sutta (MN 11) - O Pequeno Discurso do Rugido do Leo. O Buda declara que apenas na sua Revelao so encontrados os quatro tipos de nobre indivduos, explicando como os seus ensinamentos diferem das demais crenas por serem os nicos que rejeitam todas as doutrinas de um eu.

      Mahasihanada Sutta (MN 12) - O Grande Discurso do Rugido do Leo. O Buda expe os dez poderes de um Tathagata, os quatro tipos de intrepidez, e outras qualidades superiores que o qualificam a rugir o seu rugido de leo nas assemblias.

      Mahadukkhakkhandha Sutta (MN 13) - O Grande Discurso da Massa de Sofrimento. O Buda explica o que significa a completa compreenso dos prazeres dos sentidos, da forma material e das sensaes; o sutta traz uma abrangente descrio dos perigos dos prazeres dos sentidos.

      Culadukkhakkhandha Sutta (MN 14) O Pequeno Discurso da Massa de Sofrimento. Uma verso modificada do Mahadukkhakkhandha Sutta (MN 13) concluindo com uma discusso com ascetas Jainistas sobre a natureza do prazer e da dor.

      Anumana Sutta (MN 15) Inferncia. O Venervel Maha Moggalana indica o que faz um bhikkhu ser difcil ou fcil de ser advertido ou istruido. O discurso proporciona uma lista dos traos que devem ser revisados para identificar quais necessitam ser trabalhados e quais no necessitam

      Cetokhila Sutta (MN 16) - Obstrues na Mente. O Buda explica aos bhikkhus quais so as cinco obstrues na Mente e os cinco grilhes na mente.

      Vanapattha Sutta (MN 17) - Floresta Cerrada. Um discurso acerca das condies sob as quais um bhikkhu dedicado meditao deveria permanecer vivendo numa floresta cerrada e as condies de acordo com as quais ele deveria partir.

      Madhupindika Sutta (MN 18) - A Bola de Mel. O Buda faz um enunciado profundo porm enigmtico sobre a fonte atravs da qual as percepes e noes impregnadas pela proliferao mental atormentam um homem. Esse enunciado esclarecido pelo venervel Maha Kaccana, e a sua explicao elogiada pelo Buda.

      Dvedhavitakka Sutta (MN 19) - Dois Tipos de Pensamento. Fazendo referncia sua prpria busca pela iluminao o Buda explica a forma de superar os pensamentos inbeis e substitu-los por pensamentos hbeis.

      Vitakkasanthana Sutta (MN 20) A Remoo dos Pensamentos que Distraem. O Buda oferece cinco mtodos prticos de como lidar com os pensamentos inbeis (pensamentos conectados com o desejo, averso e deluso) que podem surgir durante a meditao.

3. A Terceira Diviso (Tatiyavagga)

      Kakacupama Sutta (MN 21) - O Smile da Serra. Um discurso acerca da necessidade de ter pacincia ao ouvir palavras desagradveis.

      Alagaddupama Sutta (MN 22) O Smile da Cobra .Um bhikkhu chamado Arittha tem a idia perniciosa de que uma conduta proibida pelo Buda no representa na verdade uma obstruo. O Buda o censura e com uma srie de smiles memorveis enfatiza os perigos de deturpar e aplicar o Dhamma de forma inadequada. O sutta culmina com uma das mais impressionantes dissertaes sobre o no eu que pode ser encontrada no Cnone em Pali.

      Vammika Sutta (MN 23) - O Formigueiro . O Buda esclarece uma charada apresentada por um deva para o bhikkhu Kumara Kassapa.

      Rathavinita Sutta (MN 24) - As Carruagens de Revezamento. O Venervel Punna Mantaniputta explica para Sariputta que o objetivo da vida santa, Nibbana final, alcanado atravs das sete etapas de purificao.

      Nivapa Sutta (MN 25) - O Engodo. O Buda emprega uma analogia com um caador de gamos para demonstrar aos bhikkhus os obstculos que eles tero que enfrentar e como escapar do controle de Mara.

      Ariyapariyesana Sutta (MN 26) A Busca Nobre. O Buda relata aos bhikkhus a sua jornada em busca da iluminao desde o tempo em que vivia como um prncipe at a transmisso do Dhamma aos seus primeiros cinco discpulos.

      Culahatthipadopama Sutta (MN 27) - O Pequeno Discurso sobre o Smile da Pegada do Elefante. Usando a analogia de um matuto no encalo de um grande elefante macho, o Buda explica como um discpulo obtm a certeza completa da verdade dos seus ensinamentos. O sutta apresenta o treinamento de um bhikkhu passo por passo.

      Mahahatthipadopama Sutta (MN 28) - O Grande Discurso sobre o Smile da Pegada do Elefante. O Ven. Sariputta explica as quatro nobres verdades por meio da contemplao dos quatro elementos e a origem dependente dos cinco agregados.

      Mahasaropama Sutta (MN 29) - O Grande Discurso sobre o Smile do Cerne. Este discurso enfatiza que o objetivo da vida santa a libertao inabalvel da mente, em relao qual todos os demais benefcios so secundrios.

      Culasaropama Sutta (MN 30) - O Pequeno Discurso sobre o Smile do Cerne. Da mesma forma que o sutta anterior, este discurso enfatiza que o objetivo da vida santa a libertao inabalvel da mente, em relao qual todos os demais benefcios so secundrios.

4. A Grande Diviso dos Pares (Mahayamakavagga)

      Culagosinga Sutta (MN 31) - O Pequeno Discurso em Gosinga. O Buda encontra trs bhikkhus que vivem em concrdia, combinando como leite e gua, e indaga como eles so capazes de viver juntos com tanta harmonia.

      Mahagosinga Sutta (MN 32) - O Grande Discurso em Gosinga. Numa reunio informal dos discpulos mais destacados do Buda cada um descreve, de acordo com o seu prprio ideal, as qualidades mais destacadas daquele que vive a vida santa. O Buda tambm d a sua resposta.

      Mahagopalaka Sutta (MN 33) O Grande Discurso sobre o Pastor O Buda ensina onze qualidades que impedem o desenvolvimento de um bhikkhu no Dhamma e onze qualidades que contribuem para o seu desenvolvimento.

      Culagopalaka Sutta (MN 34) - O Pequeno Discurso sobre o Pastor. O Buda alerta para as conseqncias de seguir um mestre que no compreende o Dhamma.

      Culasaccaka Sutta (MN 35) O Pequeno Discurso para Saccaka. O polemista Saccaka se vangloria que num debate com o Buda ele ser capaz de arrast-lo e agit-lo para c e para l, mas quando ele por fim encontra o Buda a discusso se desenvolve de forma inesperada.

      Mahasaccaka Sutta (MN 36) - O Grande Discurso para Saccaka. O segundo encontro do Buda com Saccaka. Depois de uma discusso sobre o desenvolvimento do corpo e desenvolvimento da mente o Buda relata em detalhe a sua prpria busca espiritual.

      Culatanhasankhaya Sutta (MN 37) - O Pequeno Discurso sobre a Destruio do Desejo. O Ven. Maha Mogallana ouve o Buda dar uma breve explicao para Sakka, o senhor dos devas, sobre como um bhikkhu se liberta atravs da destruio do desejo. Desejando saber se Sakka havia entendido a mensagem, ele o visita no paraso dos Trinta e Trs.

      Mahatanhasankhaya Sutta (MN 38) - O Grande Discurso sobre a Destruio do Desejo. Um bhikkhu chamado Sati tem a idia perniciosa de que a mesma conscincia transmigra de uma vida para outra. O Buda o censura com uma detalhada exposio da origem dependente, mostrando como todos os fenmenos da existncia surgem e cessam atravs de condies.

      Maha-Assapura Sutta (MN 39) - O Grande Discurso em Assapura. O Buda esclarece quais so as coisas que fazem de algum um contemplativo em um discurso que abrange muitos aspectos do treinamento de um bhikkhu.

      Cula-Assapura Sutta (MN 40) - O Pequeno Discurso em Assapura. Dando seguimento ao sutta anterior o Buda explica que aquilo que faz de algum um contemplativo no a mera prtica externa de austeridades mas a purificao interior das contaminaes.

5. A Curta Diviso dos Pares (Culayamakavagga)

      Saleyyaka Sutta (MN 41) - Os Brmanes de Sala. O Buda explica para um grupo de brmanes chefes de famlia as condutas que levam ao renascimento nos reinos inferiores e as condutas que levam ao renascimento nos reinos superiores e a libertao.

      Veranjaka Sutta (MN 42) - Os Brmanes de Veranjaka. O Buda explica para um grupo de brmanes chefes de famlia as condutas que levam ao renascimento nos reinos inferiores e as condutas que levam ao renascimento nos reinos superiores e a libertao. Este sutta idntico ao MN 41.

      Mahavedalla Sutta (MN 43) - A Grande Seqncia de Perguntas e Respostas. Uma discusso entre o venervel Maha Kotthita e o venervel Sariputta sobre vrios aspectos sutis do Dhamma.

      Culavedalla Sutta (MN 44) - A Pequena Seqncia de Perguntas e Respostas. Uma discusso entre a bhikkhuni Dhammadinna e o discpulo leigo Visakha sobre vrios aspectos sutis do Dhamma.

      Culadhammasamadana Sutta (MN 45) O Pequeno Discurso de Como Fazer as Coisas. O Buda explica as quatro formas como as coisas podem ser feitas diferenciadas de acordo com estas serem dolorosas ou prazerosas agora e o seu resultado no futuro ser doloroso ou prazeroso.

      Mahadhammasamadana Sutta (MN 46) - O Grande Discurso de Como Fazer as Coisas. O Buda explica de forma simples e clara a lei de causa e efeito. Ele mostra como lograr a auto-transformao ao aplicar a sabedoria na forma como fazemos as coisas.

      Vimamsaka Sutta (MN 47) - O Investigador. O Buda convida os bhikkhus a investig-lo de modo detalhado de forma a determinar se ele pode ser aceito como plenamente iluminado

      Kosambiya Sutta (MN 48) Os Kosambianos. Durante o perodo em que os bhikkhus em Kosambi esto divididos por uma disputa, o Buda lhes ensina as seis qualidades que criam o amor e respeito e conduzem unio. Em seguida ele explica os sete conhecimentos extraordinrios que o nobre discpulo que realizou o fruto de entrar na correnteza possui.

      Brahmanimantanika Sutta (MN 49) - O Convite de um Brahma. Um dramtico dilogo entre o Buda e o deus Brahma que acreditava ser eterno o paraso sobre o qual ele presidia e que no havia nenhum estado superior mais alm. O Buda tenta dissuadi-lo desse entendimento incorreto.

      Maratajjaniya Sutta (MN 50) - A Repreenso a Mara. Mara tenta atormentar o Ven. Maha Moggallana, mas Moggallana conta para Mara a histria de quando ele foi um Mara e o adverte dos perigos ao atormentar um discpulo do Buda.

Segunda Parte: Os Cinqenta Discursos do Meio (Majjhimapannasapali)

1. A Diviso dos Chefes de Famlia (Gahapativagga)

      Kandaraka Sutta (MN 51) Para Kandaraka. O Buda explica os quatro tipos de pessoas que podem ser encontradas no mundo aquela que tortura a si mesma, aquela que tortura os outros, aquela que tortura a si mesma e os outros e aquela que no torura nem a si nem os outros e vive a verdadeira vida santa.

      Atthakanagara Sutta (MN 52) - O Homem de Atthakanagara. O venervel Ananda descreve as onze portas para o Imortal atravs das quais um bhikkhu capaz de obter a suprema segurana contra o cativeiro.

      Sekha Sutta (MN 53 ) - O Discpulo em Treinamento Superior. A pedido do Buda o venervel Ananda explica as prticas adotadas por um discpulo que se encontra em treinamento superior.

      Potaliya Sutta (MN 54) Para Potaliya. O Buda ensina um interlocutor arrogante o que significa desvencilhar-se de todos os assuntos na Disciplina dos Nobres. O sutta traz uma srie contundente de smiles sobre os perigos dos prazeres dos sentidos.

      Jivaka Sutta (MN 55) Para Jivaka. O Buda explica as regras que se aplicam ao consumo de carne e defende os seus discpulos de acusaes injustas.

      Upali Sutta (MN 56) Para Upali. O prspero e influente chefe de familia Upali, um destacado patrocinador dos Jainistas, voluntaria para se encontrar com o Buda e refutar a doutrina deste. Ao invs disso ele se v convertido pela mgica do Buda.

      Kukkuravatika Sutta (MN 57) O Contemplativo Nu com Deveres de Co. O Buda encontra dois contemplativos, um que imita o comportamento de um co, o outro que imita o comportamento de um boi. Ele lhes revela a futilidade dessa prtica e discursa sobre kamma e os seus frutos.

      Abhaya Sutta (MN 58) Para o Prncipe Abhaya. O Buda explica o critrio para determinar se algo vale ou no a pena ser dito. Este discurso um belo exemplo da habilidade do Buda como um professor: ele no somente fala sobre linguagem correta, porm tambm mostra a linguagem correta em ao.

      Bahuvedaniya Sutta (MN 59) - Os Muitos Tipos de Sensaes. O Buda enumera todos os tipos de sensaes que podem ser experimentadas.

      Apannaka Sutta (MN 60) - O Ensinamento Incontrovertvel. O Buda profere este discurso para um grupo de brmanes chefes de famlia sobre o ensinamento incontrovertvel para ajud-los a se desembaraar do n de opinies contenciosas.

2. A Diviso dos Bhikkhus (Bhikkhuvagga)

      Ambalatthikarahulovada Sutta (MN 61) Exortao para Rahula em Amballatthika. O Buda adverte o seu filho, o novio Rahula, acerca dos perigos em mentir e enfatiza a importncia de refletir constantemente acerca dos motivos que conduzem s aes.

      Maharahulovada Sutta (MN 62) - A Grande Exortao para Rahula. O Buda ensina para Rahula a meditao dos elementos, a ateno plena na respirao e outros tpicos

      Culamalunkya Sutta (MN 63) - O Pequeno Discurso para Malunkyaputta. Um bhikkhu ameaa abandonar a Sangha a no ser que o Buda responda as suas questes metafsicas. Com o smile do homem atingido por uma flecha o Buda deixa bem claro o que que ele ensina e o que ele no ensina.

      Mahamalunkya Sutta (MN 64) - O Grande Discurso para Malunkyaputta. O Buda ensina o caminho para eliminar os cinco grilhes inferiores.

      Bhaddali Sutta (MN 65) - Para Bhaddali. O Buda censura um bhikkhu recalcitrante e explica as desvantagens em recusar a submisso ao treinamento.

      Latukikopama Sutta (MN 66) - O Smile da Codorna. O Buda enfatiza a importncia de abandonar todos os apegos, sem importar quo inofensivos ou sem importncia eles possam parecer. O sutta tambm destaca, por meio de smiles, que no a situao em si que produz o apego mas a forma como a situao interpretada atravs das idias/opinies.

      Catuma Sutta (MN 67) - Em Catuma. At mesmo o Buda pode perder a pacincia. Mas no final ele instrui bhikkhus recm ordenados sobre os quatro perigos a serem superados por aqueles que seguiram a vida santa.

      Natakapana Sutta (MN 68) - Em Natakapana. O Buda explica a razo porque com a morte de um discpulo ele declara o nvel de realizao deste e o seu futuro renascimento.

      Gulissani Sutta (MN 69) Gulissani. O Venervel Sariputta explica o treinamento apropriado para um bhikkhu que vive na floresta.

      Kitagiri Sutta (MN 70) - Em Kitagiri. Ao advertir dois monges desobedientes o Buda pergunta se eles conhecem alguma ocasio na qual ele tenha proferido algum tipo de ensinamento que no faa com que os estados benficos aumentem e os estados prejudiciais diminuam. Ele tambm descreve os sete tipos de nobres discpulos que existem no mundo.

3. A Diviso dos Errantes (Paribbajakavagga)

      Tevijjavacchagotta Sutta (MN 71) - Para Vacchagotta sobre os Trs Conhecimentos Verdadeiros. O Buda nega possuir oniscincia todo o tempo e define o conhecimento trplice que ele possui.

      Aggivacchagotta Sutta (MN 72) Para Vacchagotta, sobre o Fogo. O Buda explica para um errante porque ele no mantm opinies especulativas. Com o smile do fogo que se extingue ele indica o destino de um ser liberado.

      Mahavacchagotta Sutta (MN 73) - O Grande Discurso para Vacchagotta. A histria da converso para o Dhamma do errante Vacchagotta, a sua ordenao como bhikkhu e a realizao do estado de arahant.

      Dighanakha Sutta (MN 74) Para Dighanakha. O Buda contesta as afirmaes de um ctico e lhe ensina o caminho para a libertao atravs da contemplao das sensaes.

      Magandiya Sutta (MN 75) Para Magandiya. O Buda encontra o filsofo hedonista Magandiya e aponta os perigos contidos nos prazeres dos sentidos, os benefcios da renncia e o significado de Nibbana

      Sandaka Sutta (MN 76) Para Sandaka. O venervel Ananda ensina um grupo de ascetas os quatro modos que negam viver a vida santa e os quatro tipos de vida santa sem consolao. Depois ele explica a vida santa que realmente produz frutos.

      Mahasakuludayi Sutta (MN 77) - O Grande Discurso para Sakuludayin. O Buda explica para um grupo de ascetas as razes pelas quais os seus discpulos o veneram e buscam o seu ensinamento.

      Samanamandika Sutta (MN 78) Samanamandikaputta. O carpinteiro Pancakanga ouve do Buda um ensinamento sobre hbitos e intenes benficas e prejudiciais, e as dez qualidades de uma pessoa realizada.

      Culasakuludayi Sutta (MN 79) O Pequeno Discurso para Sakuludayin. O Buda examina a doutrina de um errante asceta e empregando o smile da moa mais bonita do pas demonstra a tolice das suas afirmaes.

      Vekhanassa Sutta (MN 80) - Para Vekhanassa. Um discurso semelhante ao Culasakuludayi Sutta - MN 79, com um trecho adicional acerca dos prazeres dos sentidos.

4. A Diviso dos Reis (Rajavagga)

      Ghatikara Sutta (MN 81) - Ghatikara o Oleiro. O Buda relata a histria do principal patrocinador laico do Buda Kassapa que antecedeu o Buda Gotama.

      Ratthapala Sutta (MN 82) Ratthapala. A histria de um jovem que deseja seguir a vida monstica e que a muito custo convence os pais a lhe darem a permisso para tal. Mais tarde ele volta para visit-los e demonstra a sua determinao pelo Dhamma. No final do discurso ele explica as razes que o fizeram seguir a vida santa.

      Makhadeva Sutta (MN 83) - Rei Makhadeva. O Buda relata a Ananda a histria de uma antiga linhagem de reis que foi interrompida devido negligncia de um deles.

      Madhura Sutta (MN 84) - Em Madhura. O Ven. Maha Kaccana examina a afirmao de que os brmanes so a casta superior.

      Bodhirajakumara Sutta (MN 85) - Para o Prncipe Bodhi. O Buda contesta a afirmao de que o prazer obtido atravs da dor e faz um relato da sua busca pela Iluminao.

      Angulimala Sutta (MN 86) - Angulimala A histria de como o Buda subjugou o notrio criminoso Angulimala e o conduziu a alcanar o estado de arahant.

      Piyajatika Sutta (MN 87) Nascido Daqueles que Amamos. Porque o Buda ensina que o sofrimento e a tristeza nascem daqueles que amamos?

      Bahitika Sutta (MN 88) - A Capa. O venervel Ananda responde as perguntas formuladas pelo Rei Pasenadi de Kosala com respeito ao comportamento do Buda.

      Dhammacetiya Sutta (MN 89) - Monumentos ao Dhamma. O Rei Pasenadi descreve dez razes porque ele demonstra to profunda venerao pelo Buda

      Kannakatthala Sutta (MN 90) - Em Kannakatthala. O Rei Pasenadi visita o Buda e pergunta sobre a oniscincia, a distino entre as castas e as divindades.

5. A Diviso dos Brmanes (Brahmanavagga)

      Brahmayu Sutta (MN 91) Brahmayu. A histria de um brmane ancio famoso que envia um seu estudante para investigar as 32 marcas de um grande homem no Buda. Estas so relacionadas no sutta. No final o brmane se converte num discpulo do Buda.

      Sela Sutta (MN 92) - Para Sela. O brmane Sela questiona o Buda e convencido admitido na Sangha dos bhikkhus junto com o seu grupo de 300 estudantes brmanes.

      Assalayana Sutta (MN 93) - Para Assalayana. Um jovem brmane aborda o Buda argumentando a tese que a casta dos brmanes a casta superior.

      Ghotamukha Sutta (MN 94) Para Ghotamukha. Uma discusso entre um brmane e um bhikkhu acerca da vida contemplativa

      Canki Sutta (MN 95) Com Canki. O Buda orienta um jovem brmane sobre como preservar a verdade, a descoberta da verdade e a realizao final da verdade.

      Esukari Sutta (MN 96) - Para Esukari. O Buda e um brmane discutem a pretenso dos brmanes serem uma casta superior s demais.

      Dhananjani Sutta (MN 97) - Para Dhananjani. O Ven. Sariputta adverte um brmane que tenta se desculpar da sua negligncia apelando para as suas muitas responsabilidades. Mais tarde, quando este est morrendo, Sariputta o conduz ao renascimento no mundo de Brahma mas censurado pelo Buda por ter feito isso.

      Vasettha Sutta (MN 98) - Para Vasettha. O Buda resolve uma disputa entre dois jovens brmanes acerca das qualidades de um verdadeiro brmane, se este se distingue atravs do nascimento ou pelas suas aes.

      Subha Sutta (MN 99) - Para Subha. O Buda responde as perguntas de um jovem brmane demonstrando as diferenas entre os seus ensinamentos e de outros brmanes e tambm lhe ensina o caminho para renascer no mundo de Brahma.

      Sangarava Sutta (MN 100) - Para Sangarava. Um estudante brmane questiona o Buda com base em que ele ensina o Dhamma.

Terceira Parte: Os Cinqenta Discursos Finais
(Uparipannasapali)

1. A Diviso em Devadaha (Devadahavagga)

      Devadaha Sutta (MN 101) Em Devadaha.O Buda examina a tese Jainista de que a libertao deve ser alcanada atravs da mortificao. Este um importante discurso sobre como aplicar o esforo correto na prtica.

      Pacattaya Sutta (MN 102) - Os Cinco e Trs. O Buda refuta as vrias doutrinas especulativas sobre o passado, o futuro e Nibbana.

      Kinti Sutta (MN 103) - O que vocs pensam de mim?. O Buda explica como os bhikkhus podem solucionar as disputas em relao ao Dhamma.

      Samagama Sutta (MN 104) - Em Samagama. O Buda define os procedimentos disciplinares para orientao da Sangha, visando assegurar o seu funcionamento harmonioso depois que ele morrer.

      Sunakkhatta Sutta (MN 105) - Para Sunakkhatta. O Buda discute o problema do indivduo que superestima as suas realizaes meditativas.

      Anejasappaya Sutta (MN 106) O Caminho para o Imperturbvel. O Buda explica a abordagem em relao a vrios nveis de realizaes meditativas superiores culminando com Nibbana. Ele indica como possvel ser aprisonado a esses estados atravs do apego

      Ganaka-Moggallana Sutta (MN 107) O Discurso para Ganaka-Moggallana O Buda expe o treinamento gradual do monge Budista e descreve a si mesmo como aquele que mostra o caminho.

      Gopakamoggalana Sutta (MN 108) Com Gopaka Moggalana. O Venervel Ananda explica como a Sangha mantm a sua unio e disciplina interna aps a morte do Buda.

      Mahapunnama Sutta (MN 109) O Grande Discurso na Noite de Lua Cheia. Um bhikkhu questiona o Buda acerca dos cinco agregados, do apego, da idia da existncia da personalidade e da realizao do no eu.

      Culapunnama Sutta (MN 110) O Pequeno Discurso na Noite de Lua Cheia. O Buda explica a diferena entre um homem verdadeiro e um homem falso.

2. A Diviso Um a Um (Anupadavagga)

      Anupada Sutta (MN 111) Um a Um, Medida Que Eles Ocorreram. O Buda descreve a realizao do insight pelo Ven. Sariputta quando este estava em treinamento para alcanar o estado de arahant.

      Chabbisodhana Sutta (MN 112) - A Purificao Sxtupla. O Buda explica como questionar um bhikkhu que declare ter alcanado o conhecimento supremo e quais deveriam ser as respostas dele.

      Sappurisa Sutta (MN 113) - O Homem Verdadeiro. O Buda explica o que diferencia um homem falso de um homem verdadeiro.

      Sevitabbasevitabba Sutta (MN 114) - Para Ser Cultivado e Para No Ser Cultivado. O Ven. Sariputta explica em detalhes o resumo dito pelo Buda sobre aquilo que deve ser cultivado e aquilo que no deve ser cultivado.

      Bahudhatuka Sutta (MN 115) Os Muitos Tipos de Elementos. O Buda explica em detalhes os elementos, as bases dos sentidos, a origem dependente e o tipo de situaes que so possveis e impossveis no mundo.

      Isigili Sutta (MN 116) - Isigili: A Garganta dos Profetas. A enumerao dos nomes e eptetos dos paccekabuddhas que viveram na montanha Isigili.

      Mahacattarisaka Sutta (MN 117) - Os Quarenta Notveis. O Buda define os elementos do Nobre Caminho ctuplo e explica a sua inter-relao.

      Anapanasati Sutta (MN 118) A Ateno Plena na Respirao Uma explicao dos dezeseis passos da ateno plena na respirao e da relao desta meditao com os quatro fundamentos da ateno plena e os sete fatores da iluminao.

      Kayagatasati Sutta (MN 119) A Ateno Plena no Corpo. O Buda explica como deve ser praticada a ateno plena no corpo e quais benefcios podem ser obtidos.

      Sankharupapatti Sutta (MN 120) - Renascimento pela Aspirao. O Buda ensina como cada um pode renascer de acordo com as suas aspiraes.

3. A Diviso do Vazio (Suatavagga)

      Culasuata Sutta (MN 121) - O Pequeno Discurso sobre o Vazio. O Buda instrui Ananda sobre a descida genuna, no distorcida, pura, para o vazio.

      Mahasuata Sutta (MN 122) - O Grande Discurso sobre o Vazio. Ao descobrir que os bhikkhus esto comeando a apreciar a vida em sociedade, o Buda enfatiza a necessidade do isolamento de forma a permanecer no vazio.

      Acchariya-abbhuta Sutta (MN 123) - Maravilhoso e Admirvel. Numa reunio com os bhikkhus o Ven. Ananda relata os eventos maravilhosos e admirveis que antecederam ao nascimento do Buda, e que ocorreram no nascimento do Buda.

      Bakkula Sutta (MN 124) Bakkula. O ven. Bakkula descreve as suas prticas ascticas. O discurso encerra com a descrio da sua morte inusitada.

      Dantabhumi Sutta (MN 125) O Grau dos Domados. Empregando a analogia da domesticao de um elefante o Buda explica como ele doma os seus discpulos.

      Bhumija Sutta (MN 126) Bhumija. O Buda apresenta uma srie de smiles para ilustrar como o Nobre Caminho ctuplo frutuoso por natureza.

      Anuruddha Sutta (MN 127) Anuruddha. O venervel Anuruddha explica a diferena entre a libertao imensurvel da mente (atravs dos brahmaviharas) e a libertao transcendente da mente (atravs de uma kasina).

      Upakkilesa Sutta (MN 128) Imperfeies. Este discurso tem duas partes. A primeira traz mais informaes sobre como viver em concrdia, proveniente da disputa em Kosambi (MN 48). Isto inclui uma srie de versos famosos sobre como viver sem raiva. Na segunda parte, o Buda descreve os vrios obstculos para o progresso meditativo.

      Balapandita Sutta (MN 129) - Homens Sbios e Tolos. O sofrimento do inferno e do mundo animal nos quais renascem os tolos devido s suas aes ruins, e os prazeres do paraso que um homem sbio colhe devido s suas aes boas.

      Devaduta Sutta (MN 130) - Os Mensageiros Divinos. Os cinco mensageiros divinos e os sofrimentos do inferno relatados por Yama, o rei da morte.

4. A Diviso das Anlises (Vibhangavagga)

      Bhaddekaratta Sutta (MN 131) - Uma nica Noite Excelente. O Buda enfatiza a necessidade de esforo no momento presente para desenvolver o insight das coisas como elas realmente so.

      Anandabhaddekaratta Sutta (MN 132) - Ananda e Uma nica Noite Excelente. O Ven. Ananda enfatiza a necessidade de esforo no momento presente para desenvolver o insight das coisas como elas realmente so.

      Mahakaccanabhaddekaratta Sutta (MN 133) - Maha Kaccana e Uma nica Noite Excelente. O Ven. Maha Kaccana enfatiza a necessidade de esforo no momento presente para desenvolver o insight das coisas como elas realmente so.

      Lomasakangiyabhaddekaratta Sutta (MN 134) - Lomasakangiya e Uma nica Noite Excelente. O Buda enfatiza a necessidade de esforo no momento presente para desenvolver o insight das coisas como elas realmente so.

      Culakammavibhanga (MN 135) A Pequena Anlise da Ao. O Buda explica como o kamma o responsvel pela boa fortuna e pela desgraa dos seres.

      Mahakammavibhanga Sutta (MN 136) A Grande Anlise da Ao. O Buda revela as sutis complexidades na atuao de kamma que anulam dogmas e generalizaes simplistas.

      Salayatanavibhanga Sutta (MN 137) - A Anlise das Seis Bases. Este um diiscurso amplo no qual o Buda explica as seis bases dos sentidos internas e externas, os seis tipos de contato e conscincia, os dezoito tipos de explorao mental, as trinta e seis posies dos seres bem como outros tpicos.

      Uddesavibhanga Sutta (MN 138) - A Anlise de um Sumrio. O venervel Maha Kaccana explica um sumrio dito pelo Buda sobre o treinamento da mente e como superar a agitao.

      Aranavibhanga Sutta (MN 139) A Anlise do No Conflito. O Buda explica em detalhes as coisas que conduzem a conflitos e aquilo que evita os conflitos

      Dhatuvibhanga Sutta (MN 140) A Anlise dos Elementos. O Buda decide pernoitar na oficina de um oleiro e l encontra o bhikkhu Pukkusati e profere um discurso profundo acerca dos elementos, culminando com os quatro fundamentos para o estado de arahant

      Saccavibhanga Sutta (MN 141) A Anlise das Verdades. O Venervel Sariputta proporciona uma anlise detalhada das Quatro Nobres Verdades.

      Dakkhinavibhanga Sutta (MN 142) - A Anlise das Oferendas. O Buda identifica catorze tipos de oferendas pessoais e comenta sobre os possveis benefcios. Ele tambm descreve sete tipos de oferendas para a Sangha.

5. A Diviso das Seis Bases (Salayatanavagga)

      Anathapindikovada Sutta (MN 143) - Exortao para Anathapindika. O venervel Sariputta chamado ao leito de morte de Anathapindika e profere um comovente discurso sobre o desapego.

      Channovada Sutta (MN 144) - Exortao para Channa. O ven. Channa, gravemente enfermo, se suicida apesar das tentativas de dissuao do ven. Sariputta e Maha Cunda.

      Punnovada Sutta (MN 145) Exortao para Punna. O Bhikkhu Punna ouve uma breve exposio do Buda e decide ir viver entre pessoas brbaras em um pas distante.

      Nandakovada Sutta (MN 146) - A Exortao de Nandaka. O ven. Nandaka discursa para as bhikkhunis sobre a impermanncia.

      Cularahulovada Sutta (MN 147) - A Pequena Exortao para Rahula. O Buda profere um discurso para Rahula que o conduz a alcanar o estado de arahant.

      Chachakka Sutta (MN 148) Os Seis Conjuntos de Seis. Um discurso particularmente profundo e penetrante sobre a contemplao de todos os fatores da experincia sensorial como no-eu.

      Mahasalayatanika Sutta (MN 149) O Grande Discurso das Seis Bases. Como o entendimento incorreto com relao aos seis tipos de experincia sensual conduz ao futuro cativeiro, enquanto que o entendimento correto conduz liberdade.

      Nagaravindeyya Sutta (MN 150) Para os Nagaravindas. O Buda explica para um grupo de brmanes chefes de famlia que tipo de contemplativos e brmanes devem ser objeto de venerao.

      Pindapataparisuddhi Sutta (MN 151) - A Purificao das Esmolas. O Buda explica para o ven. Sariputta como um bhikkhu deve examinar a si mesmo para fazer com que seja digno de receber esmolas.

      Indriyabhavana Sutta (MN 152) - O Desenvolvimento das Faculdades. O Buda explica o desenvolvimento supremo do controle sobre as faculdades sensoriais e a maestria do arahant sobre as suas percepes.


Revisado: 9 Julho 2016

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