Majjhima Nikaya 16
Cetokhila Sutta
Obstruções na Mente
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1. Assim ouvi.
Em certa ocasião o Abençoado estava em Savatthi no Bosque de Jeta, no Parque de
Anathapindika. Lá ele se dirigiu aos monges desta forma: “Bhikkhus” –
“Venerável Senhor,” eles responderam. O Abençoado disse o seguinte:
2.
“Bhikkhus, que algum bhikkhu que não tenha abandonado cinco obstruções na mente e que não tenha partido cinco grilhões na mente possa alcançar o
crescimento, incremento e realização neste Dhamma e Disciplina – isso é
impossível. [1]
3. “O que, bhikkhus, são as cinco obstruções
na mente que ele não abandonou?” Aqui um bhikkhu tem dúvida, incerteza,
indecisão e insegurança com relação ao Mestre e dessa forma a mente dele não se
inclina pelo ardor, devoção, perseverança e esforço. Como a mente dele não se
inclina pelo ardor, devoção, perseverança e esforço, essa é a primeira
obstrução na mente que ele não abandonou.
4. “Outra
vez, um bhikkhu tem dúvida, incerteza, indecisão e insegurança com relação ao
Dhamma [2] ... Como a mente dele não se
inclina pelo ardor ... essa é a segunda obstrução na mente que ele não
abandonou.
5. “Outra
vez, um bhikkhu tem dúvida, incerteza, indecisão e insegurança com relação à
Sangha ... Como a mente dele não se inclina pelo ardor ... essa é a terceira
obstrução na mente que ele não abandonou.
6. “Outra
vez, um bhikkhu tem dúvida, incerteza, indecisão e insegurança com relação ao
treinamento ... Como a mente dele não se inclina pelo ardor ... essa é a quarta
obstrução na mente que ele não abandonou.
7. “Outra
vez, um bhikkhu tem raiva e descontentamento dos seus companheiros na vida
santa, demonstrando-lhes ressentimento e insensibilidade e dessa forma a mente
dele não se inclina pelo ardor, devoção, perseverança e esforço. Como a mente
dele não se inclina pelo ardor, devoção, perseverança e esforço, essa é a
quinta obstrução na mente que ele não abandonou.
“Essas são
as cinco obstruções na mente que ele não abandonou.
8. “O que, bhikkhus, são os cinco grilhões na mente que ele não
partiu? Aqui um bhikkhu não está livre da paixão, desejo, afeição, sede, cobiça
e ambição pelos prazeres sensuais, e dessa forma a mente dele não se inclina
pelo ardor, devoção, perseverança e esforço. Como a mente dele não se inclina
pelo ardor, devoção, perseverança e esforço, esse é o primeiro grilhão na mente
que ele não partiu.
9. “Outra
vez, um bhikkhu não está livre da paixão, desejo, afeição, sede, cobiça e
ambição pelo corpo [3] ... Como a mente dele
não se inclina pelo ardor ... esse é o segundo grilhão na mente que ele não
partiu.
10. “Outra
vez, um bhikkhu não está livre da paixão, desejo, afeição, sede, cobiça e
ambição pela forma ... Como a mente dele não se inclina pelo ardor ... esse é o
terceiro grilhão na mente que ele não partiu.
11. “Outra
vez, um bhikkhu come tanto quanto ele quiser, até que a sua barriga esteja
cheia e se entrega aos prazeres da indolência, cochilo e sono ... Como a mente dele não se inclina pelo ardor
... esse é o quarto grilhão na mente que ele não partiu.
12. “Outra
vez, um bhikkhu vive a vida santa aspirando por
algum plano divino assim: ‘Por esta virtude, ou observância, ou
ascetismo, ou vida santa, eu me tornarei um [grande] deva ou algum deva[menor],
e desse modo a mente dele não se inclina pelo ardor, devoção, perseverança e
esforço. Como a mente dele não se inclina pelo ardor, devoção, perseverança e
esforço, esse é o quinto grilhão na mente que ele não partiu.
“Esses são
os cinco grilhões na mente que ele não partiu.
13.
“Bhikkhus, que algum bhikkhu que não tenha abandonado as cinco obstruções na
mente e não tenha partido os cinco grilhões na mente possa alcançar o
crescimento, incremento e realização neste Dhamma e Disciplina – isso é impossível.
14.
“Bhikkhus, que algum bhikkhu que tenha abandonado as cinco obstruções na mente e tenha partido os cinco grilhões na mente possa alcançar o
crescimento, incremento e realização neste Dhamma e Disciplina – isso é
possível.
15. “O que,
bhikkhus, são as cinco obstruções na mente que ele abandonou?” Aqui um
bhikkhu não tem dúvida, incerteza, indecisão e insegurança com relação ao
Mestre e dessa forma a mente dele se inclina pelo ardor, devoção, perseverança
e esforço. Como a mente dele se inclina pelo ardor, devoção, perseverança e
esforço, a primeira obstrução na mente é abandonada por ele.
16. “Outra
vez, um bhikkhu não tem dúvida, incerteza, indecisão e insegurança com relação
ao Dhamma ... Como a mente dele se inclina pelo ardor ... a segunda obstrução
na mente é abandonada por ele.
17. “Outra
vez, um bhikkhu não tem dúvida, incerteza, indecisão e insegurança com relação
à Sangha ... Como a mente dele se inclina pelo ardor ... a terceira obstrução
na mente é abandonada por ele
18. “Outra
vez, um bhikkhu não tem dúvida, incerteza, indecisão e insegurança com relação
ao treinamento ... Como a mente dele se inclina pelo ardor ... a quarta
obstrução na mente é abandonada por ele.
19. “Outra
vez, um bhikkhu não tem raiva e descontentamento dos seus companheiros na vida
santa, não lhes demonstra ressentimento e insensibilidade e dessa forma a mente
dele se inclina pelo ardor, devoção, perseverança e esforço. Como a mente dele
se inclina pelo ardor, devoção, perseverança e esforço, a quinta obstrução na mente
é abandonada por ele.
“Essas são
as cinco obstruções na mente que ele abandonou.
20. “O que,
bhikkhus, são os cinco grilhões na mente que ele partiu? Aqui um bhikkhu está
livre da paixão, desejo, afeição, sede, cobiça e ambição pelos prazeres
sensuais e dessa forma a mente dele se inclina pelo ardor, devoção,
perseverança e esforço. Como a mente dele se inclina pelo ardor, devoção,
perseverança e esforço, o primeiro grilhão na mente foi partido por ele.
21. “Outra
vez, um bhikkhu está livre da paixão, desejo, afeição, sede, cobiça e ambição
pelo corpo ... Como a mente dele se inclina pelo ardor .... o segundo grilhão
na mente foi partido por ele.
22. “Outra
vez, um bhikkhu está livre da paixão, desejo, afeição, sede, cobiça e ambição
pela forma ... Como a mente dele se inclina pelo ardor .... o terceiro grilhão
na mente foi partido por ele.
23. “Outra
vez, um bhikkhu não come tanto quanto ele quiser, até que a sua barriga esteja
cheia e não se entrega aos prazeres da indolência, cochilo e sono ... Como a mente dele se inclina pelo ardor ... o
quarto grilhão na mente foi partido por ele.
24. “Outra
vez, um bhikkhu não vive a vida santa aspirando por algum plano divino assim: ‘Por esta virtude,
ou observância, ou ascetismo, ou vida santa, eu me tornarei um [grande] deva ou
algum deva[menor], e desse modo a mente
dele se inclina pelo ardor, devoção, perseverança e esforço. Como a mente dele
se inclina pelo ardor, devoção, perseverança e esforço, o quinto grilhão na mente foi partido por ele.
“Esses são
os cinco grilhões na mente que ele partiu.
25.
“Bhikkhus, que algum bhikkhu que tenha abandonado as cinco obstruções na
mente e tenha partido os cinco grilhões na mente possa alcançar o
crescimento, incremento e realização neste Dhamma e Disciplina – isso é
possível.
26. “Ele
desenvolve a base do poder espiritual que possui concentração devido ao desejo
e às formações volitivas do esforço. Ele desenvolve a base do poder espiritual
que possui concentração devido à energia e às formações volitivas do esforço.
Ele desenvolve a base do poder espiritual que possui concentração devido à
mente e às formações volitivas do esforço. Ele desenvolve a base do poder
espiritual que possui concentração
devido à investigação e às formações volitivas do esforço. E entusiasmo é o
quinto. [4]
27. “Um bhikkhu que assim possuir os quinze
fatores, incluindo o entusiasmo, é capaz de romper, é capaz de se iluminar,
capaz de alcançar a suprema segurança contra o cativeiro. [5]
“Suponham que uma galinha tenha oito, dez ou doze ovos que ela cobriu
corretamente, aqueceu corretamente, incubou corretamente. Mesmo que este desejo
não lhe ocorra, ‘Que as minhas crias rompam as cascas dos ovos com suas garras
afiadas ou bicos e saiam dos ovos com segurança!’, ainda assim os pintos são
capazes de romper as cascas dos ovos com suas garras afiadas ou bicos e sair
dos ovos com segurança.[6] Da mesma forma, um
bhikkhu que assim possuir os quinze fatores, incluindo o entusiasmo, é capaz de
romper, é capaz de se iluminar, capaz de alcançar a suprema segurança contra o
cativeiro.”
Isso foi o
que disse o Abençoado. Os bhikkhus ficaram satisfeitos e contentes com as
palavras do Abençoado.
Notas:
[1] Cetokhila: khila significa um pedaço de terra não cultivado, cetokhila então poderia ser interpretado como a mente que não é cultivada. MA explica cetokhila como bloqueio, rigidez, tontice ou embrutecimento
da mente. Cetaso vinibandha como algo que ata a mente,
agarrando-a como um punho cerrado, por conseguinte “grilhões na mente.” O
primeiro como será visto, consiste de quatro situações de dúvida e uma de
raiva; e o último de cinco variedades de cobiça. [Retorna]
[2] MA explica “Dhamma” aqui como os
ensinamentos das escrituras e a realização dos caminhos supramundanos, seus
frutos e Nibbana. O Dhamma como prática é mencionado em separado logo em
seguida como o treinamento (sikkha) – isto é, o treinamento tríplice em
virtude, concentração e sabedoria. [Retorna]
[3] “Corpo” aqui é o próprio corpo dele,
enquanto que “forma” mencionado logo a seguir são as formas externas, os corpos
dos outros. [Retorna]
[4] As quatro bases para o poder espiritual, (iddhipada),
estão incluídas entre os trinta e sete apoios para a iluminação; elas são o
fundamento especial para os cinco tipos de conhecimentos supra-humanos mundanos,
(abhiñña). De acordo com MA, o entusiasmo, (ussolhi), é a energia,
que deve ser aplicada em tudo. [Retorna]
[5] Os quinze fatores são o abandono das cinco
obstruções, dos cinco grilhões e os cinco que acabaram
de ser mencionados. “Suprema segurança contra o cativeiro,” (anuttara
yogakkhema), é o estado de arahant, tal como no MN
1.27. [Retorna]
[6] Este símile aparece novamente no MN 53.19-22 em conexão com o discípulo alcançando os
três tipos de conhecimento verdadeiro, (te-vijjha). [Retorna]
Revisado: 20 Fevereiro 2008
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