Não
existe concentração (jhana) sem sabedoria (pañña),
não existe sabedoria sem concentração. Natthi
jhanam apaññasa, pañña natthi ajjhayato,
Aquele
que tem ambos, concentração e sabedoria,
está mais próximo de Nibbana.- Dhp 372 Yamhi
jhanam ca pañña ca sa ve nibbanasantike.
O Buda
disse: “Bhikkhus, há esses dois tipos de enfermidade. Quais duas? Enfermidade do corpo e enfermidade da mente. Podem ser encontradas pessoas que afirmam desfrutar de saúde do corpo durante um, dois, três, quatro, ou cinco anos; por dez, vinte, trinta, quarenta, ou cinquenta anos; e até mesmo por cem anos ou mais. Mas exceto aqueles que destruíram as impurezas, é difícil encontrar pessoas no mundo que podem afirmar desfrutar de saúde na mente, mesmo que seja apenas por um momento."
Os
ensinamentos do Buda, e em particular o método de meditação ensinado por ele,
tem como objetivo produzir um estado de saúde mental perfeita, equilíbrio e
tranqüilidade. A palavra meditação é na verdade um pobre substituto para o
termo original em Pali – bhavana, que
significa ‘cultura’ ou ‘desenvolvimento’ isto é, cultura mental ou
desenvolvimento mental. A meditação Budista ou bhavana, representa o desenvolvimento mental no sentido mais amplo
da palavra. Seu objetivo é purificar a mente das impurezas e perturbações, tais
como os desejos sensuais, raiva, má vontade, indolência, preocupações,
inquietações e dúvidas, e cultivar qualidades como a concentração, atenção,
inteligência, energia, a faculdade de análise, confiança, alegria,
tranqüilidade e finalmente conduzirao
alcance da sabedoria máxima que é ver e compreender a natureza das coisas tal
como elas na verdade são e realizar a verdade última, Nibbana.
(Walpola Rahula –
What the Buddha Taught, 1974)
Livros
Livros grátis em todos formatos digitais (ePub, MOBI AZW3, PDF):
Meditação o Coração do Budismo,
por Mestres da Tradição das Florestas da Tailândia. Cinco palestras de renomados mestres da Tradição das Florestas da Tailândia: Ajaan Chah, Ajaan Brahmavamso, Ajaan Pasanno, Ajaan Sucitto, Ajaan Chandako, que são verdadeiras jóias raras com valiosas dicas sobre o cultivo mental ensinado pelo Buda. Conteúdo: Meditação o Coração do Budismo; Contentamento; Samadhi é puro Deleite; O Machete Perfeito; Vivendo com uma Cobra.
Meditação para Principiantes, Experientes e Avançados,
por Ajaan Brahmavamso. "Meditação é Fácil" (Ajaan Brahm). Descubra como neste guia completo elaborado com base em livretos publicados pelo Bodhinyana Monastery e palestras de Ajaan Brahm. Apenas disponível no Acesso ao Insight. Traduzido e editado por Michael Beisert.
Felicidade Verdadeira por Ajaan Suchart Abhijato. Ajaan publicou 10 livros em inglês que estão disponíveis no seu site. Os livros podem ser divididos em 2 grupos: sessões de perguntas e respostas com leigos e monásticos; palestras do Dhamma. Os textos que constam neste livro foram selecionados desses 10 livros em Inglês, traduzidos para o Português. Este livro foi autorizado pelo Ajaan Suchart Abhijato. Conteúdo: Sati Samadhi Vipassana, Jhana, Investigação do Corpo, Dor no Corpo, Asubha, Vou Chegar Lá?, Desejos, Nascer como Ser Humano, Kamma, Mente Permanente?
Meditação Este é o Caminho,
por Ajaan Anan Akiñcano e Ajaan Dtun Thiracitto. Quatro palestras do Dhamma que abrangem os aspectos mais básicos da meditação até os estágios mais avançados da forma como é praticado na Tradição das Florestas na Tailandia enfatizando o desenvolvimento de samadhi e da sabedoria.
O Gosto da
Liberdade,
por Ajaan
Chah. Dez palestras que focam no cultivo de uma
mente equilibrada através da prática de meditação e a superação dos hábitos
arraigados de como o mundo é percebido que impedem o surgimento do
insight liberador.
Meditação Andando, seus benefícios, por U Silananda. A postura mais comum para a meditação da
atenção plena é sentado com as pernas cruzadas, mas como o corpo humano
não é capaz de tolerar essa posição por muitas horas, nós alternamos
períodos de meditação sentada com períodos de meditação andando. Visto que
a meditação andando é muito importante, neste guia o Venerável U Silananda
discute a sua natureza, sua importância e os benefícios derivados da sua
prática.
Conselhos
Práticos para Meditação, por Bhikkhu
Khantipalo. Este texto introdutório traz uma série de sugestões e
recomendações para a prática de meditação em casa, na vida diária e em
retiro. Também aborda o desenvolvimento dos estados ou 'moradas' divinas (brahma-vihara) e as perfeições (parami), bem como algumas das
possíveis armadilhas da prática meditativa. O texto irá ajudar muito as
muitas pessoas que possuem um grande interesse na prática de meditação mas
que estão distantes das fontes onde se encontram as tradições vivas.
Meditação de Metta (Amor
bondade),
por Bhante Gunaratana.
A atenção plena é um dos fatores mais importantes em todo o conjunto dos
ensinamentos do Buda. Ao equiparar a prática de metta à atenção plena
podemos entender a importância dessa prática dentro do conjunto dos
ensinamentos do Buda.
Atenção Plena
nas Sensações, por Bhante Gunaratana. Um quarto dos ensinamentos do
Buda tem por base a sensação, que é a primeira verdade do que ele ensinou
ao longo de quarenta e cinco anos. Uma pessoa comum e uma pessoa iluminada
se diferenciam pela forma como cada uma responde às sensações.
Atenção plena nas sensações e emoções
, por Ayya Khema. Mais conhecida por “varredura”, essa meditação traz como
benefício a purificação das emoções negativas, tornando os pensamentos mais compreensíveis, e com isso a mente
se tranquiliza e a meditação se torna menos árida e mais atrativa.
Dois Estilos de Meditação
Vipassana,
por Bhikkhu Boddhi.
Na atualidade a meditação de insight (Vipassana) tem se popularizado no
mundo todo. O que se observa é que existem duas abordagens: uma que coloca
a meditação de insight num contexto secular e a outra que a coloca como
parte integrante de todo o caminho Budista.
Na Presença de Nibbana, por Ajaan Brahmavamso. Estamos na presença de nibbana no sentido que nos dedicamos à prática que conduz a nibbana. Às vezes é difícil perceber o quão perto podemos estar. Não nos damos conta que tudo que temos que fazer é virar a nossa cabeça, fazer apenas uma ligeira mudança na nossa maneira de ver as coisas, abrir-nos para a mesma verdade que o Buda viu.
Os
Pensamentos Nunca Param?por Bhante Gunaratana. O
nobre silêncio é o estado da mente em que não há pensamentos. A mente fica
completamente em silêncio. Os pensamentos só podem ser silenciados se
treinarmos a nossa mente através da prática correta da meditação.
Perguntas e Respostas, por
Ajaan Dtun. A prática da contemplação do corpo e da morte na tradição das florestas da Tailândia.
Ser Ninguém, por Ajaan Sumedho. Estarmos plenamente atentos, de levar a atenção plena para as coisas rotineiras e experiências da vida.
Vipassana Prático, por Bhante Gunaratana. O que na verdade significa ‘estar com a
atenção plena todo o tempo’? Significa apenas aplicar a total atenção
naquilo que estivermos fazendo ou na verdade a atenção deve estar
combinada com outras qualidades que contribuam para a eliminação dos
irritantes psíquicos?
Latukikopama Sutta (MN 66) - O Símile da Codorna. O Buda enfatiza a importância de abandonar todos os apegos, sem importar quão inofensivos ou sem importância eles possam parecer. O sutta também destaca, por meio de símiles, que não é a situação em si que produz o apego mas a forma como a situação é interpretada através das idéias/opiniões.
Aneñjasappaya Sutta – (MN 106) O Caminho para o Imperturbável. O Buda explica a abordagem em relação a vários níveis de realizações meditativas superiores culminando com Nibbana. Ele indica como é possível ser aprisonado a esses estados através do apego.
Upakkilesa Sutta – (MN 128) Imperfeições.
Este discurso tem duas partes. A primeira traz mais informações sobre como
viver em concórdia, proveniente da disputa em Kosambi (MN 48). Isto inclui
uma série de versos famosos sobre como viver sem raiva. Na segunda parte,
o Buda descreve os vários obstáculos para o progresso meditativo
V. Bhikkhuni-samyutta–
Monjas. Vários Suttas curtos do Samyutta Nikaya que contêm estórias
das tentativas de Mara, em atrair as monjas para que estas abandonem a
meditação na floresta, por meio de perguntas provocativas. Sem exceção as
sábias monjas conquistam Mara de modo decisivo
Upanisa Sutta (SN XII.23) – Condição.
O Buda explica que o fim das impurezas mentais ocorre quando a pessoa vê e compreende a origem dependente.
Este sutta também é conhecido como a origem dependente transcendente.
Susima Sutta (SN XII.70) – Susima.
O Buda explica para Susima que o desenvolvimento dos poderes supra-humanos não é um requisito para a iluminação.
XXVIII.
Sariputta-samyutta – Sariputta.Vários Suttas
curtos do Samyutta Nikaya mostrando o Ven. Sariputta explicando como ele entra e emerge de
cada jhana e de cada realização imaterial.
XXXIV. Jhana-samyutta – Jhana. Vários
Suttas curtos do Samyutta Nikaya que tratam das habilidades necessárias para alcançar a
concentração.
Kimsuka Sutta (SN XXXV.245) – A Árvore de Charadas. O Buda explica como a
tranquilidade (samatha) e o insight (vipassana) agem juntos
como “um par de ágeis mensageiros” para guiar o meditador até Nibbana.
Vina Sutta (SN XXXV.246) – O Alaúde. O núcleo do insight (vipassana):
Quando você desmonta um alaúde em busca da música, o que você irá
encontrar? Quando você desmonta os cinco agregados em busca do “eu,” o que
você irá encontrar?
Rahogata Sutta (SN XXXVI.11) – Isolado. O Buda explica como a prática de jhana conduz a estágios progressivos de cessação e paz. Somente quando as impurezas são finalmente extintas, no entanto, a verdadeira paz e tranqüilidade é alcançada.
Niramisa Sutta (SN XXXVI.31) – Não Mundano. O Buda descreve os vários níveis de felicidade e libertação – do mundano ao transcendente – que estão disponíveis para todos nós.
LII. Anuruddha-samyutta – Anuruddha.
Vários Suttas curtos do Samyutta Nikaya nos quais o Ven. Anurudha
discursa sobre os quatro fundamentos da atenção plena.
LIII. Jhana-samyutta – Jhana.
Vários Suttas curtos do Samyutta Nikaya que contêm a fórmula tradicional
para os quatro jhanas.
Samadhi Sutta (AN IV.41) – Concentração. O Buda explica como a
concentração, quando totalmente desenvolvida, pode produzir qualquer um de
quatro resultados distintos proveitosos
Yuganaddha Sutta (AN IV.170) - Em Tandem.
O Ven. Ananda descreve os caminhos para o estado de arahant nos quais o
insight (vipassana) e a tranquilidade (samatha) operam em conjunto
Samadhi
Sutta (AN V.27) – Concentração Imensurável. O Buda encoraja a
prática dos quatro brahmavihara (estados sublimes de metta,
karuna, mudita e upekkha) como base para a prática da concentração,
conduzindo a cinco importantes realizações.
Samadhanga Sutta (AN V.28) – Os
Fatores da Concentração. O Buda esboça "os cinco fatores da nobre concentração
correta", para explicar como o progressivo desenvolvimento dos quatro
estágios mundanos de jhana (absorção) conduzem ao desenvolvimento dos
poderes supra-humanos e a iluminação.
Sona Sutta (AN VI.55) – Acerca de Sona. Neste conhecido sutta o Buda
explica para o Ven. Sona que o equilíbrio do esforço na prática da
meditação é como afinar um instrumento musical.
Gavi
Sutta (AN IX.35) – A Vaca. Se você quiser avançar demasiado rápido através dos níveis de concentração irá tropeçar igual a uma vaca tola numa montanha íngreme.
Jhana Sutta (AN IX.36) –
Absorção Mental. A meditação, tal como o tiro de arco, é uma habilidade que se
desenvolve ao longo do tempo, através da prática, prática, prática....
Ubhatobhaga Sutta (AN IX.45) - Libertado de ambos os modos . Neste
conjunto de breves suttas,
o Ven. Ananda responde às perguntas do Ven. Udayin sobre o significado de alguns termos chave que o Buda empregou em outros
suttas: O que é “tocar com o corpo”? O que é “libertado através da sabedoria”? O que é “libertado de ambos modos”? O Ven.
Ananda mostra que o desenvolvimento dos jhanas é parte integrante do desenvolvimento da sabedoria.
Girimananda
Sutta (AN X.60) – Para Girimananda. De acordo con Ajahn Brahm este sutta é muito
apreciado por aqueles que se dedicam à prática de desenvolvimento da mente pois apresenta um
compêndio, ou pequeno manual, dos temas para contemplação e meditação
Kimattha Sutta (AN XI.1) – Qual é o Propósito? Por que o
Buda sempre nos estimula a cultivar sila (virtude)? Porque todas as demais qualidades mentais hábeis,
que conduzem até a iluminação, dependem dela.
Mahanama Sutta (AN XI.12) -- Para Mahanama. O Buda
orienta o chefe de família Mahanama sobre a importância de desenvolver as
seis recordações (recordação do Buda, Dhamma, Sangha, as próprias
virtudes, a própria generosidade e os devas).