Anguttara Nikaya VI.20
Maranassati (dutiya) Sutta
Atenção Plena na Morte
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Ouvi que certa vez o Abençoado estava em Nadika na Casa de Tijolos. Lá ele se dirigiu aos bhikkhus:
“Bhikkhus, a atenção plena na morte, quando desenvolvida e cultivada, traz
grandes frutos e grandes benefícios. Ela mergulha no Imortal, possui o Imortal
como seu objetivo final. E como a atenção plena na morte é desenvolvida e cultivada
para que traga grandes frutos e grandes benefícios, mergulhe no Imortal, e
tenha o Imortal como seu objetivo final?
"É o caso em que um bhikkhu, terminando o dia e chegando a noite, reflete: ‘Muitas são as [possíveis] causas da minha morte. (1) Uma cobra pode me morder, um escorpião pode me ferroar, uma centopéia pode me morder; (2) tropeçando, eu posso cair; (3) minha comida, digerida, pode me causar problemas; (4) minha bílis pode ser provocada; (5) minha fleuma pode ser provocada; (6) forças perfurantes do vento [no corpo] podem ser provocadas. Assim é como a minha morte poderia acontecer. Isso seria um impedimento para mim.’
"Então o bhikkhu deveria investigar: ‘Existem qualidades mentais inábeis e prejudiciais que não foram abandonadas por mim e que seriam um impedimento para mim caso eu morresse durante a noite?’ Se, refletindo, ele se dá conta que qualidades mentais inábeis e prejudiciais não abandonadas por ele seriam um impedimento caso ele morresse durante a noite, então ele deve empregar desejo adicional, empenho, diligência, esforço, atenção plena e plena consciência para o abandono dessas mesmas qualidades inábeis e prejudiciais. Tal como se o turbante ou o cabelo de uma pessoa estivesse em chamas ela empregaria desejo adicional, empenho, diligência, esforço, atenção plena e plena consciência para apagar o fogo do seu turbante ou cabelo, da mesma forma o bhikkhu deveria empregar desejo adicional, empenho, diligência, esforço, atenção plena e plena consciência para o abandono dessas mesmas qualidades inábeis e prejudiciais.
"Porém, se refletindo ele se dá conta
que não há qualidades inábeis e prejudiciais que não foram abandonadas por ele
que seriam um impedimento se ele morresse durante a noite, então por essa mesma
razão ele deve permanecer em êxtase e felicidade, treinando dia e noite nas qualidades
hábeis.
"Além disso, há o caso em que um bhikkhu, terminando a noite e chegando o dia, reflete: ‘Muitas são as [possíveis] causas da minha morte. Uma cobra pode me morder, ... forças perfurantes do vento [no corpo] podem ser provocadas. Assim é como a minha morte poderia acontecer. Isso seria um impedimento para mim.’
"Então o bhikkhu deveria investigar. ‘ Existem qualidades mentais inábeis e prejudiciais que não foram abandonadas por mim e que seriam um impedimento para mim caso eu morresse durante o dia?’ Se, refletindo, ele se dá conta de que qualidades mentais inábeis e prejudiciais não abandonadas por ele seriam um impedimento caso ele morresse durante o dia, então ele deve empregar desejo adicional, empenho, diligência, esforço, atenção plena e plena consciência para o abandono dessas mesmas qualidade inábeis e prejudiciais. Tal como se o turbante ou o cabelo de uma pessoa estivesse em chamas ela empregaria desejo adicional, empenho, diligência, esforço, atenção plena e plena consciência para apagar o fogo do seu turbante ou cabelo, da mesma forma o bhikkhu deveria empregar desejo adicional, empenho, diligência, esforço, atenção plena não dividida e vigilância para o abandono dessas mesmas qualidades inábeis e prejudiciais.
"Porém, se refletindo ele se dá conta
que não há qualidades inábeis e prejudiciais que não foram abandonadas por ele
que seriam um impedimento se ele morresse durante o dia, então por essa mesma
razão ele deve permanecer em êxtase e felicidade, treinando dia e noite nas
qualidades hábeis.
"Dessa forma, bhikkhus, é como a atenção plena na morte é
desenvolvida e cultivada de forma a trazer grandes frutos e grandes benefícios.
Ela mergulha no Imortal, possui o Imortal como seu objetivo final."
Veja tambŽm o AN VI.74
Revisado: 2 Março 2013
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