Anguttara Nikaya III.128
Anuruddha Sutta
Para Anuruddha
Somente para distribuição gratuita.
Este trabalho pode ser impresso para distribuição gratuita.
Este trabalho pode ser re-formatado e distribuído para uso em computadores e redes de computadores
contanto que nenhum custo seja cobrado pela distribuição ou uso.
De outra forma todos os direitos estão reservados.
Então o Ven. Anuruddha foi até o Ven. Sariputta e ao chegar ambos se cumprimentaram. Depois que a conversa cortês e amigável havia terminado ele sentou a um lado e disse para o Ven. Sariputta: Através do olho divino, que é purificado e ultrapassa o humano, eu vejo milhares de universos. Minha energia está estimulada e incansável. Minha atenção plena está estabelecida e inabalável. Meu corpo está calmo e sem agitação. Minha mente está concentrada e unificada. No entanto a minha mente não está liberta das impurezas através do desapego.
Sariputta: Meu amigo, quando o pensamento lhe ocorre, ‘Através do olho divino, que é purificado e ultrapassa o humano, eu vejo milhares de universos,’ isso está relacionado com a sua presunção. Quando o pensamento lhe ocorre, ‘Minha energia está estimulada e incansável. Minha atenção plena está estabelecida e inabalável. Meu corpo está calmo e sem agitação. Minha mente está concentrada e unificada,’ isso está relacionado com a sua inquietação. Quando o pensamento lhe ocorre, ‘No entanto a minha mente não está liberta das impurezas através do desapego,’ isso está relacionado com a sua ansiedade. Seria bom se - abandonando essas três qualidades, não dando atenção a essas três qualidades - você dirigisse a sua mente para a propriedade do Imortal.’
Assim, depois disso, o Ven. Anuruddha - abandonando essas três qualidades, não dando atenção a essas três qualidades – dirigiu a mente dele para a propriedade do Imortal. Permanecendo só, isolado, diligente, ardente e decidido, em pouco tempo, ele alcançou e permaneceu no objetivo supremo da vida santa pelo qual membros de um clã deixam a vida em família pela vida santa, tendo conhecido e realizado por si mesmo no aqui e agora. Ele soube: “O nascimento foi destruído, a vida santa foi vivida, o que deveria ser feito foi feito, não há mais vir a ser a nenhum estado.” E assim o Ven. Anuruddha tornou-se mais um dos Arahants.
Revisado: 16 Abril 2005
Copyright © 2000 - 2021, Acesso ao Insight - Michael Beisert: editor, Flavio Maia: designer.