AN V.254-271
Macchariya Sutta
Egoísmo
Somente para distribuição gratuita.
Este trabalho pode ser impresso para distribuição gratuita.
Este trabalho pode ser re-formatado e distribuído para uso em computadores e redes de computadores
contanto que nenhum custo seja cobrado pela distribuição ou uso.
De outra forma todos os direitos estão reservados.
(254) “Bhikkhus, há esses cinco tipos de egoísmo. [1] Quais cinco? Egoísmo com relação ao próprio monastério [moradia], egoísmo com relação às famílias [que proporcionam sustento], egoísmo com relação aos ganhos, egoísmo com relação aos elogios e egoísmo com relação ao Dhamma. Esses são os cinco tipos de egoísmo. E o mais mesquinho desses cinco é o egoísmo com relação ao Dhamma.”
(255) “Com o abandono e a erradicação de cinco tipos de egoísmo a vida santa é realizada. Quais cinco? Com o abandono e a erradicação do egoísmo com relação ao próprio monastério [moradia], a vida santa é realizada. Com o abandono e a erradicação do egoísmo com relação às famílias [que proporcionam sustento] ... egoísmo com relação aos ganhos ... egoísmo com relação aos elogios ... egoísmo com relação ao Dhamma, a vida santa é realizada. Com o abandono e a erradicação desses cinco tipos de egoísmo, a vida santa é realizada.”
(256) “Sem abandonar essas cinco coisas, alguém é incapaz de entrar e permanecer no primeiro jhana. Quais cinco? Egoísmo com relação ao próprio monastério [moradia], egoísmo com relação às famílias [que proporcionam sustento], egoísmo com relação aos ganhos, egoísmo com relação aos elogios e egoísmo com relação ao Dhamma. Sem abandonar essas cinco coisas, alguém é incapaz de entrar e permanecer no primeiro jhana.”
“Com o abandono dessas cinco coisas, alguém é capaz de entrar e permanecer no primeiro jhana. Quais cinco? Egoísmo com relação ao próprio monastério [moradia], egoísmo com relação às famílias [que proporcionam sustento], egoísmo com relação aos ganhos, egoísmo com relação aos elogios e egoísmo com relação ao Dhamma. Com o abandono dessas cinco coisas, alguém é capaz de entrar e permanecer no primeiro jhana.”
(257-263) “Sem abandonar essas cinco coisas, alguém é incapaz de entrar e permanecer no segundo jhana ... no terceiro jhana ... no quarto jhana; incapaz de realizar o fruto de entrar na correnteza ... o fruto de retornar uma vez ... o fruto de não retornar ... o fruto de arahant. Quais cinco? Egoísmo com relação ao próprio monastério [moradia], egoísmo com relação às famílias [que proporcionam sustento], egoísmo com relação aos ganhos, egoísmo com relação aos elogios e egoísmo com relação ao Dhamma. Sem abandonar essas cinco coisas, alguém é incapaz de entrar e permanecer no segundo jhana ... no terceiro jhana ... no quarto jhana; incapaz de realizar o fruto de entrar na correnteza ... o fruto de retornar uma vez ... o fruto de não retornar ... o fruto de arahant.”
“Com o abandono dessas cinco coisas, alguém é capaz de entrar e permanecer no segundo jhana ... no terceiro jhana ... no quarto jhana; capaz de realizar o fruto de entrar na correnteza ... o fruto de retornar uma vez ... o fruto de não retornar ... o fruto de arahant. Quais cinco? Egoísmo com relação ao próprio monastério [moradia], egoísmo com relação às famílias [que proporcionam sustento], egoísmo com relação aos ganhos, egoísmo com relação aos elogios e egoísmo com relação ao Dhamma. Com o abandono dessas cinco coisas, alguém é capaz de entrar e permanecer no segundo jhana ... no terceiro jhana ... no quarto jhana; capaz de realizar o fruto de entrar na correnteza ... o fruto de retornar uma vez ... o fruto de não retornar ... o fruto de arahant.”
(264) “Sem abandonar essas cinco coisas, alguém é incapaz de entrar e permanecer no no primeiro jhana. Quais cinco? Egoísmo com relação ao próprio monastério [moradia], egoísmo com relação às famílias [que proporcionam sustento], egoísmo com relação aos ganhos, egoísmo com relação aos elogios e a ingratidão. Sem abandonar essas cinco coisas, alguém é incapaz de entrar e permanecer no primeiro jhana.
“Com o abandono dessas cinco coisas, alguém é capaz de entrar e permanecer no primeiro jhana. Quais cinco? Egoísmo com relação ao próprio monastério [moradia], egoísmo com relação às famílias [que proporcionam sustento], egoísmo com relação aos ganhos, egoísmo com relação aos elogios e a ingratidão. Com o abandono dessas cinco coisas, alguém é capaz de entrar e permanecer no primeiro jhana.”
(265-271) “Sem abandonar essas cinco coisas, alguém é incapaz de entrar e permanecer no segundo jhana ... no terceiro jhana ... no quarto jhana; incapaz de realizar o fruto de entrar na correnteza ... o fruto de retornar uma vez ... o fruto de não retornar ... o fruto de arahant. Quais cinco? Egoísmo com relação ao próprio monastério [moradia], egoísmo com relação às famílias [que proporcionam sustento], egoísmo com relação aos ganhos, egoísmo com relação aos elogios e a ingratidão. Sem abandonar essas cinco coisas, alguém é incapaz de entrar e permanecer no segundo jhana ... no terceiro jhana ... no quarto jhana; incapaz de realizar o fruto de entrar na correnteza ... o fruto de retornar uma vez ... o fruto de não retornar ... o fruto de arahant.”
“Com o abandono dessas cinco coisas, alguém é capaz de entrar e permanecer no segundo jhana ... no terceiro jhana ... no quarto jhana; capaz de realizar o fruto de entrar na correnteza ... o fruto de retornar uma vez ... o fruto de não retornar ... o fruto de arahant ... Quais cinco? Egoísmo com relação ao próprio monastério [moradia], egoísmo com relação às famílias [que proporcionam sustento], egoísmo com relação aos ganhos, egoísmo com relação aos elogios e a ingratidão. Com o abandono dessas cinco coisas, alguém é capaz de entrar e permanecer no segundo jhana ... no terceiro jhana ... no quarto jhana; capaz de realizar o fruto de entrar na correnteza ... o fruto de retornar uma vez ... o fruto de não retornar ... o fruto de arahant.”
Notas:
[1] A palavra macchariya, neste caso interpretada como egoísmo, é explicada como “o encolhimento do coração,” que impede o fluxo ou a manifestação da generosidade. Outras interpretações para macchariya são: avareza, mesquinharia, sordidez, inveja, mão fechada, apertamento. [Retorna]
Revisado: 6 Abril 2013
Copyright © 2000 - 2021, Acesso ao Insight - Michael Beisert: editor, Flavio Maia: designer.