Samyutta Nikaya II.7
Pancalacanda Sutta
Pancalacanda
Somente para distribuição gratuita.
Este trabalho pode ser impresso para distribuição gratuita.
Este trabalho pode ser re-formatado e distribuído para uso em computadores e redes de computadores
contanto que nenhum custo seja cobrado pela distribuição ou uso.
De outra forma todos os direitos estão reservados.
Em
Savatthi. Ficando em pé a um lado o jovem deva Pancalacanda recitou este verso
na presença do Abençoado:
“Aquele com ampla sabedoria de fato
encontrou
a passagem no meio do confinamento,
[1]
o Buda que descobriu
os jhanas, [2]
o solitário touro
entre os homens, o sábio.”
“Mesmo envoltos no confinamento eles
o encontram,
[Oh! Pancalacanda, disse o
Abençoado],
o Dhamma para realizar nibbana – [3]
aqueles com atenção
plena,
aqueles perfeitamente bem
concentrados.”
Notas:
[1] O comentário explica que há dois tipos de confinamento, (sambadha): confinamento devido aos cinco
obstáculos e confinamento devido aos prazeres sensuais. A passagem, (okasa), é um nome para jhana. No AN IX.42 o Ven. Ananda explica o confinamento e a passagem de
modo sequencial: primeiro os prazeres sensuais são chamados de confinamento e o
primeiro jhana é a passagem; depois vitakka-vicara
são o confinamento e o segundo jhana a passagem e assim por diante, culminando
com a destruição das impurezas, (asava),
como passagem final. [Retorna]
[2] Ajaan Brahmavaso explica que: “A afirmação de que o Buda descobriu
os jhanas também aparece no AN IX.42. No Subha Sutta, o Buda afirma que ‘E eu
não vejo essa nobre concentração sendo realizada dessa forma por nenhum outro
contemplativo ou Brâmane das outras escolas.’ Os suttas SN
XLV.14 e 15 dizem que os Jhanas não ‘surgem, exceto com o surgimento de um
Tathagata, um Arahant, um Perfeitamente Iluminado.’ Esses enunciados canônicos,
e além desses há muitos mais, dão forte respaldo à afirmação de que o Buda descobriu
os jhanas.
Há várias razões
que sugerem que os primeiros mestres do Bodisatva, Alara Kalama e Udaka
Ramaputta, não ensinavam os jhanas. O argumento mais convincente é a afirmação do
Buda de que seja o que for que esses mestres ensinavam, isso “não conduzia ao
desencantamento, ao desapego, à cessação, à paz, ao conhecimento direto, à
iluminação, a Nibbana” (MN 26.15 e mais os suttas MN 52, MN 64 e a AN IX.3). É óbvio que
aquilo que os primeiros mestres do Bodistava afirmavam ser as ‘realizações imateriais’
não poderiam ser autênticas.”
Outra
evidência que suporta o comentário feito por Ajaan Brahm pode ser encontrada no
SN XLI.8, no qual o líder dos Jainistas, Nigantha Nataputta,
duvida que seja possível existir uma concentração sem o pensamento aplicado e
sustentado, demonstrando que os contemporâneos do Buda desconheciam os
verdadeiros jhanas. [Retorna]
[3] “O Dhamma para realizar Nibbana” se pressupõem seja o Nobre Caminho
Óctuplo. [Retorna]
Revisado: 30 Setembro 2006
Copyright © 2000 - 2021, Acesso ao Insight - Michael Beisert: editor, Flavio Maia: designer.