Samyutta Nikaya XLIII.3
Savitakkasavicara Sutta
Sem o Pensamento Aplicado e Sustentado
Somente para distribuição gratuita.
Este trabalho pode ser impresso para distribuição gratuita.
Este trabalho pode ser re-formatado e distribuído para uso em computadores e redes de computadores
contanto que nenhum custo seja cobrado pela distribuição ou uso.
De outra forma todos os direitos estão reservados.
Em Savatthi.
“Bhikkhus, eu ensinarei para vocês o incondicionado e o caminho que conduz ao
incondicionado. Ouçam e prestem muita atenção àquilo que eu vou dizer.” – “Sim,
venerável senhor,” os bhikkhus responderam. O Abençoado disse o seguinte:
“E o que,
bhikkhus, é o incondicionado? A destruição da cobiça, a destruição da raiva, a
destruição da delusão: isso é chamado de incondicionado.
“E qual,
bhikkhus, é o caminho que conduz ao incondicionado? Concentração com o
pensamento aplicado e sustentado; concentração sem o pensamento aplicado, só o sustentado; concentração sem o pensamento
aplicado e sustentado: [1] isso é chamado o
caminho que conduz ao incondicionado.
“Portanto,
bhikkhus, eu ensinei para vocês o incondicionado e o caminho que conduz ao
incondicionado. Aquilo que por compaixão um Mestre deveria fazer para os seus
discípulos, desejando o bem-estar deles, isso eu fiz por vocês, bhikkhus. Ali
estão aquelas árvores, aquelas cabanas vazias. Meditem, bhikkhus, não
adiem, ou então vocês se arrependerão mais tarde. Essa é a nossa instrução para
vocês."
Nota:
[1] Essa tríade de concentrações aparece em outros suttas nos nikayas
(veja por exemplo o AN VIII.63 e MN
128). Uma concentração sem o pensamento aplicado e com o pensamento
sustentado não se encaixa dentro da sequência familiar de quatro jhanas, na
qual o primeiro jhana inclui ambos o pensamento aplicado e sustentado e o
segundo jhana exclui ambos. Para reconciliar os dois esquemas o Abhidhamma
complementa o esquema de quatro jhanas com uma sequência de cinco jhanas em que
o segundo jhana não tem o pensamento aplicado apenas o sustentado e o terceiro
jhana corresponde ao segundo jhana no esquema de quatro jhanas. [Retorna]
Revisado: 4 Dezembro 2004
Copyright © 2000 - 2021, Acesso ao Insight - Michael Beisert: editor, Flavio Maia: designer.