Bhikkhu Bodhi
A maioria
dos textos aqui apresentados são ensaios curtos ( 1 – 3 pag.) escritos pelo
Bhikkhu Bodhi para a BPS Newsletter que oferecem reflexões aguçadas e
esclarecedoras acerca de um amplo espectro de tópicos do Dhamma com relevância
imediata para praticantes Budistas. Tomando por base a erudição e as
escrituras, cada ensaio aborda um tema relativo aos princípios e conceitos
básicos do Budismo Theravada. Muitos dos ensaios servem para esclarecer e
desfazer confusões acerca de alguns dos pontos cruciais do Dhamma que são
freqüentemente mal entendidos no mundo do Budismo popular.
Bhikkhu
Bodhi é um monge Budista Americano nascido em Nova Iorque em 1944. Formado em
Filosofia pelo Brooklyn College em 1966 e com PhD em Filosofia pelo Claremont
Graduate School em 1972. Ele foi ordenado no Sri Lanka como samanera no final
de 1972 e bhikkhu em 1973 pelo falecido Venerável Balangoda Ananda Maitreya
Mahanayaka Thera. Em 1977 ele retornou aos Estados Unidos onde passou dois anos
no monastério de Geshe Wangyal e três anos no Washington Buddhist Vihara. Em
1982 retornou ao Sri Lanka e em 1984
passou a ser o editor da Buddhist Publication Society em Kandy e à partir de
1988 também se tornou o seu Presidente. Ele regressou aos Estados Unidos em
2002 e desde Julho de 2002 vive e ensina no Bodhi Monastery em New Jersey.
Ele é
autor, tradutor e editor de muitos livros de Budismo Theravada. Entre
as suas várias obras se destacam ‘The Discourse on the All-Embracing Net of
Views (1978)’, ‘A Comprehensive Manual of Abhidhamma (1993)’, ‘The Middle
Length Discourses of the Buddha (1995)’ e ‘The Connected Discourses of the
Buddha (2000)’.
http://www.bodhimonastery.net/main.html
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As Duas Faces do Dhamma (1985).
Como
reconciliamos a aparente contradição do Budismo? De um lado, um caminho
religioso que pede tanto fé como devoção e do outro, um caminho de
investigação crítica e racional.
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O Argumento em Favor do Estudo (1986).
Qual o papel
do estudo das escrituras Budistas no desenvolvimento do caminho da
Iluminação proposto pelo Buda? Na verdade, o estudo cuidadoso dos suttas é
essencial se queremos desenvolver o correto entendimento dos ensinamentos
do Buda.
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Revendo o Kalama Sutta ( 1988).
Alguns
ensinamentos contemporâneos populares sustentam que neste importante sutta
o Buda defende que somente devemos confiar naquilo que possamos
experimentar diretamente. Na verdade, quando se toma em conta o contexto
deste sutta fica claro que essa interpretação desconsidera um ponto ainda
mais importante.
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Uma Nota sobre a Liberalidade ( 1990).
. Algumas
interpretações populares do Budismo esposam a noção de que o nosso
objetivo máximo deveria ser de expandir a nossa capacidade para estarmos
abertos ao completo escopo das alegrias e tristezas da vida, deixar de
lado as nossas preferências egoístas e finalmente fundirmo-nos com a
unidade de todos os seres e todas as coisas. A despeito do seu tom
agradável, esse ensinamento está muito distante da verdadeira mensagem
Budista sobre a genuína liberdade.
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Refúgio no Buda ( 1992).
O primeiro
passo ao iniciar o caminho Budista é a busca do refúgio na Jóia Tríplice e
a primeira das três jóias na qual buscamos refúgio é o Buda, o Iluminado.
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As Cinco Faculdades Espirituais ( 1992).
Uma
apresentação das cinco indriya, ou faculdades espirituais (convicção,
energia, atenção plena, concentração e sabedoria) e o seu papel na prática
do Dhamma.
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Tolerância e Diversidade (1993).
Uma questão
urgente para o mundo hoje é como os discípulos de uma tradição religiosa podem
viver em harmonia com aqueles que praticam outra, sem comprometer a
integridade da sua própria tradição. Os ensinamentos do Buda sobre a
tolerância revelam um delicado e sábio equilibrio que evita por um lado os
perigosos radicalismos do fundamentalismo intolerante e por outro lado o
universalismo "todos os caminhos conduzem ao topo da mesma
montanha"
-
O Dhamma e a Não-dualidade ( 1994, 1995).
Ao contrário
do objetivo manifesto de algumas outras religiões e práticas orientais
populares na atualidade, o Dhamma não
se preocupa com o atingimento de um estado de
"não-dualismo", uma condição na qual as barreiras entre o
"eu" e o "outro", ou samsara e nibbana,
finalmente se dissolvem. Tampouco os ensinamentos sustentam o "dualismo"
- ou, na verdade, nenhum tipo de ismo.
Os ensinamentos se preocupam apenas com o sofrimento, a sua causa, a sua
cessação e o caminho que conduz à sua cessação.
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Introdução ao Majjhima Nikaya (1995).
Um apanhado
geral dos ensinamentos do Buda, em verdade um curso condensado sobre o
Budismo que tem como referência os discursos do Majjhima Nikaya. Além de
uma breve introdução ao próprio Majjhima Nikaya, o texto abrange os
seguintes tópicos: a Vida do Buda, as Quatro Nobres Verdades, o
Ensinamento de Não-eu (anatta), a Origem e a Cessação do Sofrimento,
Nibbana, o Treinamento Gradual, Meditação, os Quatro Planos de Libertação,
o Arahant, Kamma e Renascimento, o Buda e seus Contemporâneos.
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Dando Dignidade à Vida ( 1998).
O Budismo
nos ensina que cada um de nós é pessoalmente responsável pelas escolhas
morais que fazemos, através dessas escolhas cada um é capaz de prencher a
sua vida com dignidade, autonomia e liberdade insuperáveis.
- Dois Caminhos para o Conhecimento
(1999).
O Budismo e
a ciência fazem uma clara distinção entre a forma como as coisas aparentam
ser e a forma como elas na verdade são. No entanto, apesar dessa
afinidade, também é necessário reconhecer as grandes diferenças com
relação ao objetivo e orientação que separam o Budismo e a ciência.
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Dois Estilos de Meditação Vipassana (2000).
Na
atualidade a meditação de insight (Vipassana) tem se popularizado no mundo
todo. O que se observa é que existem duas abordagens: uma que coloca a
meditação de insight num contexto secular e a outra que a coloca como
parte integrante de todo o caminho Budista.
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Introdução ao Samyutta Nikaya (2000).
Um apanhado geral do Samyutta Nikaya, as conexões deste com o
Samyuktagama do Tripitaka em Chinês, e o papel do Samyutta Nikaya em
relação aos demais nikayas.
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Aprendendo com o Buda (2003).
A
importância de combinar o estudo com a prática. Nos dias de hoje, há um
grande interesse pelo Budismo em muitos níveis. Com frequência, no
entanto, os praticantes e estudiosos estão separados por uma grande
distância, quase como se vivessem em mundos distintos.