Satipatthana - O Foco da Atenção Plena, por Ajaan Brahmavamso. Mais já foi falado sobre Satipatthana do que qualquer outra prática de meditação Budista. Mas de acordo com o autor ainda há muita confusão com relação a o que realmente o Buda ensinou.
Maha-satipatthana Sutta – DN 22, por Ajaan Thanissaro. Ajaan Thanissaro faz uma análise do Maha-satipatthana Sutta. Os quatro fundamentos da atenção plena são bem conhecidos por todos meditadores - o corpo, as sensações, a mente e os objetos mentais. Nesta análise Ajaan Thanissaro aborda o processo da prática meditativa ou o modo como os fundamentos são estabelecidos.
Proteção Através de Satipatthana, por Nyanaponika Thera. A auto proteção e a proteção dos outros correspondem às duas grandes virtudes gêmeas do Budismo, sabedoria e compaixão. A auto proteção correta é a expressão da sabedoria, a proteção correta dos outros é a expressão da compaixão.
O Significado de Satipatthana, por Sayadaw U Pandita. O Venerável mestre oferece uma análise detalhada do que significa a atenção plena na prática da meditação da atenção plena (satipatthana).
Definindo a Atenção Plena, por Ajaan Thanissaro. Ao longo dos anos, a palavra sati tem acumulado uma série de significados que vão muito além da definição original do Buda. A prática da meditação exige uma compreensão clara do que é sati e como usá-la com habilidade em conjunto com outras qualidades mentais.
As Agendas da Atenção Plena, por Ajaan Thanissaro. A meditação da atenção plena é algumas vezes descrita como um tipo de “aceitação passiva universal” daquilo que estiver ocorrendo na experiência no momento. Mas, como lembrado pelo autor neste ensaio, os textos em Pali delineiam um quadro bastante distinto do que é a meditação: esta é, na verdade, um processo bastante pró-ativo com uma claro objetivo.