Anguttara Nikaya IX.1
Sambodhi Sutta
Perfeita Iluminação
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Em certa
ocasião o Abençoado estava em Savatthi no Bosque de Jeta,
no parque de Anathapindika. “Se errantes membros de outras
seitas lhe perguntassem, ‘O que, amigo, são as condições para o
desenvolvimento dos requisitos para a perfeita iluminação?’ como vocês responderiam?”
“Venerável senhor, os nossos ensinamentos têm o Abençoado como origem, como guia e como refúgio. Seria bom
se o Abençoado pudesse explicar o significado dessas palavras. Tendo ouvido do
Abençoado, os bhikkhus o recordarão.”
“Nesse caso, bhikkhus,
ouçam e prestem muita atenção àquilo que eu vou dizer.” – “Sim, venerável
senhor,” os bhikkhus responderam. O Abençoado disse o seguinte:
“Se errantes membros de outras seitas lhe perguntassem, ‘O que,
amigo, são as condições para o
desenvolvimento dos requisitos para a perfeita iluminação?’ Vocês deveriam responder, ‘É o caso em que um bhikkhu tem pessoas
admiráveis como bons amigos, companheiros e camaradas. Essa é a primeira condição para o
desenvolvimento dos requisitos para a perfeita iluminação.
“Além disso, o bhikkhu é
virtuoso. Ele permanece contido de acordo com o Patimokkha,
perfeito na conduta e na sua esfera de atividades. Temendo a menor falha, ele
treina adotando os preceitos de virtude. Essa é a segunda condição para o
desenvolvimento dos requisitos para a perfeita iluminação.
“Além disso, ele ouve de
acordo com sua vontade, sem problemas ou dificuldades, conversa sobre o ascetismo que favorece a abertura do coração, isto é, falar sobre: poucos desejos, contentamento, isolamento, não ficar ligado [com outros], despertar a energia, comportamento virtuoso, concentração, sabedoria, libertação, conhecimento e visão da libertação. Essa é a terceira condição para o
desenvolvimento dos requisitos para a perfeita iluminação.
“Além disso, ele permanece
com a sua energia estimulada para o abandono de qualidades mentais prejudiciais
e para a obtenção de qualidades mentais benéficas; ele é decidido, firme no seu
esforço, sem se esquivar das suas responsabilidades com relação ao cultivo de
qualidades mentais benéficas. Essa é a quarta condição para o
desenvolvimento dos requisitos para a perfeita iluminação.
“Além disso, ele tem
sabedoria, com a completa compreensão da origem e cessação - nobre, penetrante,
que conduz ao fim do sofrimento. Essa é a quinta condição para o
desenvolvimento dos requisitos para a perfeita iluminação.
"Bhikkhus, quando um
bhikkhu tem pessoas admiráveis como bons amigos, companheiros e camaradas,
pode-se esperar que ele será virtuoso, será contido de acordo com o Patimokkha,
perfeito na conduta e na sua esfera de atividades. Temendo a menor falha, ele
treinará adotando os preceitos de virtude.
“Quando um bhikkhu tem
pessoas admiráveis como bons amigos, companheiros e camaradas, pode-se esperar
que ele ouvirá de acordo com sua vontade, sem problemas ou dificuldades, conversa sobre o ascetismo que favorece a abertura do coração, isto é, falar sobre: poucos desejos, contentamento, isolamento, não ficar ligado [com outros], despertar a energia, comportamento virtuoso, concentração, sabedoria, libertação, conhecimento e visão da libertação.
“Quando um bhikkhu tem
pessoas admiráveis como bons amigos, companheiros, e camaradas, pode-se esperar
que ele permaneça com a sua energia estimulada para o abandono de qualidades
mentais prejudiciais e para a obtenção de qualidades mentais benéficas; ele
será decidido, firme no seu esforço, sem se esquivar das suas responsabilidades
com relação ao cultivo de qualidades mentais benéficas.
“Quando um bhikkhu tem pessoas admiráveis como bons amigos,
companheiros, e camaradas, pode-se esperar que ele terá completa compreensão da
origem e cessação - nobre, penetrante, que conduz ao fim do
sofrimento."
“E além disso, bhikkhus,
quando um bhikkhu está estabelecido com essas cinco qualidades, existem quatro
qualidades adicionais que ele deveria desenvolver: Ele deveria desenvolver a
contemplação daquilo que é repulsivo de forma a abandonar a cobiça. Ele deveria
desenvolver o amor bondade de forma a abandonar a má vontade. Ele deveria
desenvolver a atenção plena na respiração de forma a eliminar os pensamentos
que distraem. Ele deveria desenvolver a percepção da impermanência de forma a
eliminar a presunção ‘eu sou.’ Em um bhikkhu que perceba a impermanência, a
percepção do não-eu se firma. Aquele que percebe o não-eu realiza o
desenraizamento da presunção ‘eu sou’ – a Libertação no aqui e agora.”
Veja também: AN X.69.
Revisado: 30 Novembro 2013
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