Anguttara Nikaya XI.1
Kimatthiya Sutta
Qual é o Propósito?
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Assim ouvi. Em certa ocasião o Abençoado estava em Savatthi, no Bosque de Jeta, no Parque de Anathapindika. Então o Venerável Ananda foi até o Abençoado e depois de cumprimentá-lo sentou a um lado e disse:
"Qual é o
propósito das virtudes hábeis? Qual é a sua recompensa?"
"As virtudes hábeis têm a libertação do arrependimento como seu propósito,
Ananda, e a libertação do arrependimento como sua recompensa."
"E qual é o propósito da libertação do arrependimento? Qual é a sua
recompensa?"
"Libertação do arrependimento tem a satisfação como seu propósito,
satisfação como sua recompensa."
"E qual é o propósito da satisfação? Qual é a sua
recompensa?"
"Satisfação tem o êxtase como seu propósito, êxtase como
recompensa"
"E qual é o propósito do êxtase? Qual é a sua recompensa?"
"Êxtase tem a calma como seu propósito, calma como
sua recompensa."
"E qual é o propósito da calma? Qual é a sua
recompensa?"
"Calma tem a felicidade como seu propósito, felicidade
como sua recompensa."
"E qual é o propósito da felicidade? Qual é a sua
recompensa?"
"Felicidade tem a concentração como seu propósito, concentração
como sua recompensa."
"E qual é o propósito da concentração? Qual é a sua
recompensa?"
"Concentração tem conhecimento e visão das coisas como elas na
verdade são como seu propósito, conhecimento e visão das coisas como elas na
verdade são como sua recompensa."
"E qual é o propósito de conhecimento e visão das coisas como elas
na verdade são? Qual é a sua recompensa?"
"Conhecimento e visão das coisas como elas na verdade são tem
desencantamento como seu propósito, desencantamento como sua recompensa."
"E qual é o propósito de desencantamento? Qual é a sua
recompensa?"
"Desencantamento tem desapego como seu propósito, desapego como
sua recompensa."
"E qual é o propósito de desapego? Qual é a sua recompensa?"
"Desapego tem conhecimento e visão da libertação como seu
propósito, conhecimento e visão da libertação como sua recompensa.
"Assim dessa forma, Ananda, virtudes hábeis têm libertação do arrependimento como seu propósito, libertação do arrependimento como sua recompensa. Libertação
do arrependimento tem a satisfação como seu propósito, satisfação como sua
recompensa. Satisfação tem êxtase como seu propósito, êxtase como sua recompensa.
Êxtase tem calma como seu propósito, calma como sua recompensa.
Calma tem a felicidade como seu propósito, felicidade como sua
recompensa. Felicidade tem a concentração como seu propósito, concentração como
sua recompensa. Concentração tem conhecimento e visão das coisas como elas na
verdade são como seu propósito, conhecimento e visão das coisas como elas na
verdade são como sua recompensa. Conhecimento e visão das coisas como elas na
verdade são tem desencantamento como seu propósito, desencantamento como sua
recompensa. Desencantamento tem desapego como seu propósito, desapego como sua
recompensa. Desapego tem conhecimento e visão da libertação como seu propósito,
conhecimento e visão da libertação como sua recompensa.
"Dessa forma, Ananda, virtudes hábeis conduzem passo a passo à
consumação do estado de arahant."
Notas:
Os equivalentes em Pali para alguns dos termos:
virtude - sila
arrependimento, remorso - vippatisara
satisfação, contentamento - pamujja
êxtase - piti
calma, tranquilidade, serenidade - passaddhi
felicidade - sukha
concentração - samadhi
ver as coisas como elas na verdade são - yatha butha ñanadassana
desencantamento - nibbida
desapego - viraga
Revisado: 16 Abril 2005
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