Anguttara Nikaya VI.68

Sanganikarama Sutta

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“Bhikkhus, que um bhikkhu apegado ao convívio, que se delicia em socializar-se, se delicie com o isolamento - isso não é possível. Sem estar isolado e sem a mente se deliciar com o isolamento, que a mente apreenda o sinal - isso não é possível. Quando a mente não apreende o sinal, que o bhikkhu aperfeiçoe o entendimento correto [1] – isso não é possível. Sem aperfeiçoar o entendimento correto, que ele aperfeiçoe a concentração correta [2] – isso não é possível. Sem aperfeiçoar a concentração correta, que ele destrua os grilhões [3] – isso não é possível. Sem destruir os grilhões que ele realize nibbana – isso não é possível.

“Bhikkhus, que um bhikkhu não apegado ao convívio, que não se delicia em socializar-se, se delicie com o isolamento - isso é possível. Estando isolado e a mente se deliciando com o isolamento, que a mente apreenda o sinal - isso é possível. Quando a mente apreende o sinal, que o bhikkhu aperfeiçoe o entendimento correto – isso é possível. Aperfeiçoando o entendimento correto, que ele aperfeiçoe a concentração correta – isso é possível. Aperfeiçoando a concentração correta, que ele destrua os grilhões – isso é possível. Destruindo os grilhões que ele realize nibbana – isso é possível.

 


Notas:

[1] Nota do tradutor: Em geral estamos acostumados a ver nos suttas o entendimento correto, sob a forma da penetração das quatro nobres verdades, como seqüência natural da concentração correta. No MN 117 o Buda diz que o entendimento correto é o precursor do caminho Budista. Nesse caso, é o entendimento da lei de kamma que funciona como precursor. Podemos argumentar que na verdade o entendimento correto permeia todo o caminho da prática sob a forma do entendimento da causalidade. A confirmação disso está no número de vezes em que a atenção com sabedoria, (yoniso manasikara), é mencionada nos suttas, e em particular no que diz respeito à prática da concentração. No SN XLVI.51, é mencionado que o alimento para a concentração é a atenção com sabedoria para o sinal da tranquilidade. [Retorna]

[2] Concentração correta são os jhanas.

[3] Grilhões, veja samyojana no glossário.

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Revisado: 26 Setembro 2008

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