Samyutta Nikaya XLVI.51
Ahara Sutta
Alimento
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Em
Savatthi. “Bhikkhus, eu ensinarei para vocês o alimento e a esfomeação em
relação aos cinco obstáculos e aos sete fatores da iluminação. Ouçam e prestem
muita atenção àquilo que eu vou dizer.” – “Sim, venerável senhor,” os bhikkhus
responderam. O Abençoado disse o seguinte:
(Alimentando
os Obstáculos) [1]
“E qual, bhikkhus, é o alimento para o surgimento do desejo sensual que
ainda não surgiu ou para o crescimento e incremento do desejo sensual, uma vez
que este tenha surgido? Há, bhikkhus, o sinal da beleza: dar com freqüência
atenção sem sabedoria para isso, esse é
o alimento para o surgimento do desejo sensual que ainda não surgiu ou
para o crescimento e incremento do desejo sensual, uma vez que este tenha
surgido.
“E qual,
bhikkhus, é o alimento para o surgimento da má vontade que ainda não
surgiu ou para o crescimento e incremento da má vontade, uma vez que esta tenha
surgido? Há, bhikkhus, o sinal do repulsivo: dar com freqüência atenção sem
sabedoria para isso, esse é o alimento
para o surgimento da má vontade que ainda não surgiu ou para o
crescimento e incremento da má vontade, uma vez que esta tenha surgido.
“E qual,
bhikkhus, é o alimento para o surgimento da preguiça e torpor que ainda
não surgiram ou para o crescimento e incremento da preguiça e torpor uma vez
que estes tenham surgido? Há, bhikkhus, a letargia descontente, o
espreguiçamento preguiçoso, a sonolência após a refeição e a preguiça mental:
dar com freqüência atenção sem sabedoria
para isso, esse é o alimento para o surgimento da preguiça e torpor que
ainda não surgiram ou para o crescimento e incremento da preguiça e torpor, uma
vez que estes tenham surgido.
“E qual,
bhikkhus, é o alimento para o surgimento da inquietação e ansiedade que
ainda não surgiram ou para o crescimento e incremento da inquietação e ansiedade
uma vez que estas tenham surgido? Há, bhikkhus, a mente conturbada: dar com
freqüência atenção sem sabedoria para
isso, esse é o alimento para o surgimento da inquietação e ansiedade que ainda
não surgiram ou para o crescimento e incremento da inquietação e ansiedade, uma
vez que estas tenham surgido.
“E qual,
bhikkhus, é o alimento para o surgimento da dúvida que ainda não surgiu
ou para o crescimento e incremento da dúvida uma vez que esta tenha surgido? Há,
bhikkhus, coisas que são a base da dúvida: dar com freqüência atenção sem
sabedoria para isso, esse é o alimento
para o surgimento da dúvida que ainda não surgiu ou para o crescimento e
incremento da dúvida, uma vez que esta tenha surgido.
(Alimentando
os Fatores da Iluminação)
“E qual,
bhikkhus, é o alimento para o surgimento da atenção plena como um fator
da iluminação que ainda não surgiu ou para o crescimento e incremento da
atenção plena como fator da iluminação, uma vez que esta tenha surgido? Há,
bhikkhus, coisas que são a base da atenção plena como fator da iluminação: dar
com freqüência atenção com sabedoria
para isso, esse é o alimento para o surgimento da atenção plena como
fator da iluminação que ainda não surgiu ou para o crescimento e
incremento da atenção plena como um fator da iluminação, uma vez que esta tenha
surgido.[2]
“E qual, bhikkhus, é o alimento para o surgimento da investigação dos
fenômenos como um fator da iluminação que ainda não surgiu ou para o
crescimento e incremento da investigação dos fenômenos como fator da
iluminação, uma vez que esta tenha surgido? Há, bhikkhus, qualidades mentais
que são hábeis e inábeis, benéficas e prejudiciais, superiores e inferiores,
claras e escuras com as suas contrapartidas: dar com freqüência atenção com
sabedoria para isso, esse é o alimento
para o surgimento da investigação dos fenômenos como um fator da iluminação que
ainda não surgiu ou para o crescimento e incremento da investigação dos
fenômenos como fator da iluminação, uma
vez que esta tenha surgido.[3]
“E qual, bhikkhus, é o alimento para o surgimento da energia como
um fator da iluminação que ainda não surgiu ou para o crescimento e incremento
da energia como fator da iluminação, uma vez que esta tenha surgido? Há,
bhikkhus, o elemento do estímulo, o elemento do empenho, o elemento do esforço:
dar com freqüência atenção com sabedoria
para isso, esse é o alimento para o surgimento da energia como um fator
da iluminação que ainda não surgiu ou para o crescimento e incremento da
energia como fator da iluminação, uma vez que esta tenha surgido. [4]
“E qual, bhikkhus, é o alimento para o surgimento do êxtase como um
fator da iluminação que ainda não surgiu ou para o crescimento e incremento do
êxtase como fator da iluminação, uma vez que este tenha surgido? Há, bhikkhus,
coisas que são a base do êxtase como fator da iluminação: dar com freqüência
atenção com sabedoria para isso, esse é
o alimento para o surgimento do êxtase como um fator da iluminação que
ainda não surgiu ou para o crescimento e incremento do êxtase como fator da
iluminação, uma vez que este tenha surgido.[5]
“E qual, bhikkhus, é o alimento para o surgimento da tranqüilidade como
um fator da iluminação que ainda não surgiu ou para o crescimento e incremento
da tranqüilidade como fator da iluminação, uma vez que esta tenha surgido? Há,
bhikkhus, a calma corporal e a tranqüilidade mental: dar com freqüência
atenção com sabedoria para isso, esse é
o alimento para o surgimento da tranqüilidade como um fator da iluminação que
ainda não surgiu ou para o crescimento e incremento da tranqüilidade como fator
da iluminação, uma vez que esta tenha surgido.[6]
“E qual, bhikkhus, é o alimento para o surgimento da concentração como
um fator da iluminação que ainda não surgiu ou para o crescimento e incremento
da concentração como fator da iluminação, uma vez que esta tenha surgido? Há,
bhikkhus, o sinal da tranqüilidade, o sinal da não dispersão: dar com
freqüência atenção com sabedoria para
isso, esse é o alimento para o surgimento da concentração como um fator da
iluminação que ainda não surgiu ou para o crescimento e incremento da
concentração como fator da iluminação, uma vez que esta tenha surgido. [7]
“E qual, bhikkhus, é o alimento para o surgimento da equanimidade como
um fator da iluminação que ainda não surgiu ou para o crescimento e incremento
da equanimidade como fator da iluminação, uma vez que esta tenha surgido? Há,
bhikkhus, coisas que são a base da equanimidade como fator da iluminação: dar
com freqüência atenção com sabedoria
para isso, esse é o alimento para o surgimento da equanimidade como um
fator da iluminação que ainda não surgiu ou para o crescimento e
incremento da equanimidade como fator da iluminação, uma vez que esta tenha
surgido.[8]
“E qual, bhikkhus,
é a esfomeação que previne o surgimento do desejo sensual que ainda não
surgiu ou o crescimento e incremento do desejo sensual uma vez que este tenha
surgido? Há, bhikkhus, o sinal da repulsa: dar com freqüência atenção com
sabedoria para isso, essa é a esfomeação
que previne o surgimento do desejo sensual que ainda não surgiu e o
crescimento e incremento do desejo sensual, uma vez que este tenha surgido.[9]
“E qual, bhikkhus, é a esfomeação que previne o surgimento da má
vontade que ainda não surgiu ou o crescimento e incremento da má vontade,
uma vez que esta tenha surgido? Há, bhikkhus, a libertação da mente através do
amor bondade: dar com freqüência atenção com sabedoria para isso, essa é a esfomeação que previne o surgimento
da má vontade que ainda não surgiu e o crescimento e incremento da má
vontade, uma vez que esta tenha surgido.[10]
“E qual, bhikkhus, é a esfomeação que previne o surgimento da preguiça
e torpor que ainda não surgiram ou o crescimento e incremento da preguiça e
torpor, uma vez que estes tenham surgido? Há, bhikkhus, o elemento do estímulo,
o elemento do empenho, o elemento do esforço: dar com freqüência atenção com
sabedoria para isso, essa é a esfomeação
que previne o surgimento da preguiça e torpor que ainda não surgiram e o
crescimento e incremento da preguiça e torpor, uma vez que estas tenham
surgido.[11]
“E qual, bhikkhus, é a esfomeação que previne o surgimento da inquietação
e ansiedade que ainda não surgiram ou o crescimento e incremento da
inquietação e ansiedade, uma vez que estas tenham surgido? Há, bhikkhus, a paz
mental: dar com freqüência atenção com sabedoria para isso, essa é a esfomeação que previne o
surgimento da inquietação e ansiedade que ainda não surgiram e o crescimento e
incremento da inquietação e ansiedade, uma vez que estas tenham surgido.[12]
“E qual, bhikkhus, é a esfomeação que previne o surgimento da dúvida que
ainda não surgiu ou o crescimento e incremento da dúvida, uma vez que esta
tenha surgido? Há, bhikkhus, qualidades mentais que são hábeis e inábeis,
benéficas e prejudiciais, superiores e inferiores, claras e escuras com as suas
contrapartidas: dar com freqüência atenção com sabedoria para isso, essa é a esfomeação que previne o
surgimento da dúvida que ainda não surgiu e o crescimento e incremento da
dúvida, uma vez que esta tenha surgido.[13]
(Esfomeando os Fatores da Iluminação)
“E qual,
bhikkhus, é a esfomeação que previne o surgimento da atenção plena como
um fator da iluminação que ainda não surgiu ou o crescimento e incremento da
atenção plena como um fator da iluminação, uma vez que esta tenha surgido? Há,
bhikkhus, coisas que são a base da atenção plena como fator da iluminação: não
dar com freqüência atenção com sabedoria
para isso, essa é a esfomeação que previne o surgimento da atenção plena
como fator da iluminação que ainda não surgiu e o crescimento e
incremento da atenção plena como fator da iluminação, uma vez que esta tenha
surgido.
“E qual,
bhikkhus, é a esfomeação que previne o surgimento da investigação dos
fenômenos como um fator da iluminação que ainda não surgiu ou o crescimento
e incremento da investigação dos fenômenos como fator da iluminação, uma vez
que esta tenha surgido? Há, bhikkhus, qualidades mentais que são hábeis e
inábeis, benéficas e prejudiciais, superiores e inferiores, claras e escuras
com as suas contrapartidas: não dar com freqüência atenção com sabedoria para isso, essa é a esfomeação que previne o
surgimento da investigação dos fenômenos como um fator da iluminação que
ainda não surgiu e o crescimento e incremento da investigação dos fenômenos
como fator da iluminação, uma vez que esta tenha surgido.
“E qual,
bhikkhus, é a esfomeação que previne o surgimento da energia como um
fator da iluminação que ainda não surgiu ou o crescimento e incremento da
energia como fator da iluminação, uma vez que esta tenha surgido? Há, bhikkhus,
o elemento do estímulo, o elemento do empenho, o elemento do esforço: não dar
com freqüência atenção com sabedoria
para isso, essa é a esfomeação que previne o surgimento da energia como
fator da iluminação que ainda não surgiu e o crescimento e incremento da
energia como um fator da iluminação, uma vez que esta tenha surgido.
“E qual,
bhikkhus, é a esfomeação que previne o surgimento do êxtase como um
fator da iluminação que ainda não surgiu ou o crescimento e incremento do
êxtase como fator da iluminação, uma vez que este tenha surgido? Há, bhikkhus,
coisas que são a base do êxtase como fator da iluminação: não dar com
freqüência atenção com sabedoria para
isso: essa é a esfomeação que previne o surgimento do êxtase como fator da iluminação
que ainda não surgiu e o crescimento e incremento do êxtase como fator da
iluminação, uma vez que este tenha surgido.
“E qual,
bhikkhus, é a esfomeação que previne o surgimento da tranqüilidade como
um fator da iluminação que ainda não surgiu ou o crescimento e incremento da
tranqüilidade como fator da iluminação, uma vez que esta tenha surgido? Há,
bhikkhus, a calma corporal e a
tranqüilidade mental: não dar com freqüência atenção com sabedoria para isso, essa é a esfomeação que previne o
surgimento da tranqüilidade como fator da iluminação que ainda não
surgiu e o crescimento e incremento da tranqüilidade como um fator da
iluminação, uma vez que esta tenha surgido.
“E qual,
bhikkhus, é a esfomeação que previne o surgimento da concentração como
um fator da iluminação que ainda não surgiu ou o crescimento e incremento da
concentração como fator da iluminação, uma vez que esta tenha surgido? Há,
bhikkhus, o sinal da tranqüilidade, o sinal da não dispersão: não dar com
freqüência atenção com sabedoria para
isso, essa é a esfomeação que previne o surgimento da concentração como um
fator da iluminação que ainda não surgiu e o crescimento e incremento da
concentração como fator da iluminação, uma vez que esta tenha surgido.
“E qual,
bhikkhus, é a esfomeação que previne o surgimento da equanimidade como
um fator da iluminação que ainda não surgiu ou o crescimento e incremento da
equanimidade como fator da iluminação, uma vez que esta tenha surgido? Há,
bhikkhus, coisas que são a base da equanimidade como fator da iluminação: não
dar com freqüência atenção com sabedoria
para isso, essa é a esfomeação que previne o surgimento da equanimidade
como um fator da iluminação que ainda não surgiu e o crescimento e
incremento da equanimidade como fator da iluminação, uma vez que esta tenha
surgido.
Notas:
[1] As duas primeiras seções sobre o alimento dos obstáculos e dos
fatores da iluminação também são encontradas no SN
XLVI.2. [Retorna]
[2] Além disso há outras quatro condições para o surgimento do fator da
iluminação da atenção plena: (i) atenção plena e consciência plena em todas as
atividades; (ii) evitar pessoas desatentas; (iii) associar-se com pessoas
atentas; (iv) determinação correta, (isto é, uma mente que se inclina e tende
para o estabelecimento da atenção plena). [Retorna]
[3] Há outras sete condições para o seu surgimento: (i) exame (do
significado dos agregados, elementos, bases, etc.); (ii) asseio pessoal; (iii)
equilíbrio das cinco faculdades; (iv) reflexão sobre os aspectos mais profundos
do Dhamma; (v-vii) evitar pessoas tolas, associar-se com pessoas sábias e
determinação correta. [Retorna]
[4] Outras onze condições são: (i) refletir sobre o horror dos planos de
miséria; (ii) ver os benefícios do estímulo da energia; (iii) refletir que
estamos seguindo o mesmo caminho trilhado por todos os Budas, etc.; (iv)
refletir sobre a necessidade de honrar todas as oferendas recebidas; (v-viii)
refletir sobre a grandeza da tradição, do Mestre, da linhagem e dos bhikkhus
companheiros; (ix-xi) evitar pessoas preguiçosas, associar-se com pessoas
energéticas e determinação correta. [Retorna]
[5] Outras onze condições são: (i-vii) recordar-se do Buda, Dhamma,
Sangha, da própria virtude, da própria generosidade, dos devas e dos estados
pacíficos; (viii) evitar pessoas grosseiras; (ix) associar-se com pessoas
gentis; (x) refletir acerca de suttas inspiradores; (xi) determinação correta.
[Retorna]
[6] Outras sete condições são: (i) alimentação nutritiva; (ii) clima
favorável; (iii) postura correta; (iv) comportamento equilibrado; (v-vii)
evitar pessoas nervosas, associar-se com pessoas calmas e determinação correta.
[Retorna]
[7] Outras dez condições são: (i) asseio pessoal; (ii) equilíbrio das cinco
faculdades; (iii) habilidade com o sinal (objeto da meditação); (iv-vi) estimular,
conter e alegrar a mente, cada um no seu momento adequado; (vii) observar com
equanimidade no momento adequado; (viii-x) evitar pessoas desconcentradas,
associar-se com pessoas concentradas e determinação correta. O comentário ao Satipatthana Sutta adiciona, como décimo primeiro fator,
refletir sobre os jhanas e as libertações. [Retorna]
[8] Outras cinco condições são: (i) uma atitude desapegada em relação
aos outros seres; (ii) uma atitude desapegada em relação às formações, (objetos
inanimados); (iii-v) evitar pessoas possessivas, associar-se com pessoas
equânimes e determinação correta. [Retorna]
[9] O sinal da repulsa ou a contemplação das impurezas compreende a
contemplação das partes do corpo e as contemplações do cemitério descritas no Satipatthana Sutta. [Retorna]
[10] A libertação da mente através do amor bondade, (mettacetovimutti),
corresponde aos jhanas. Seis coisas conduzem ao abandono da má vontade: (i)
familiarizar-se com o objeto do amor bondade; (ii) devoção à meditação de amor
bondade; (iii) refletir sobre a nossa responsabilidade para com as próprias
ações; (iv) considerar com freqüência; (v) pessoas admiráveis como bons amigos;
(vi) linguagem apropriada. A má vontade é completamente abandonada pelo caminho
do que não retorna. [Retorna]
[11] Com relação aos três elementos da energia veja o SN XLVI.2 – nota 6. Seis coisas conduzem ao abandono
da preguiça e torpor: (i) evitar comer em excesso; (ii) mudar de postura; (iii)
dar atenção à percepção da luz; (iv) permanecer ao ar livre; (v) pessoas
admiráveis como bons amigos; (v) linguagem apropriada. A preguiça e o torpor
são completamente abandonados com o caminho do arahant. [Retorna]
[12] Seis coisas conduzem ao abandono da inquietação e ansiedade: (i)
muito estudo; (ii) investigação; (iii) familiaridade com o Vinaya;
(iv) associar-se com pessoas maduras; (v) pessoas admiráveis como bons amigos;
(vi) linguagem apropriada. A inquietação é abandonada pelo caminho do arahant e
a ansiedade pelo caminho do que não retorna. [Retorna]
[13] Seis coisas conduzem ao abandono da dúvida: (i) muito estudo; (ii)
investigação; (iii) familiaridade com o Vinaya; (iv) firmeza; (v) pessoas
admiráveis como bons amigos; (vi) linguagem apropriada. A dúvida é abandonada
pelo caminho daquele que entra na correnteza. [Retorna]
Revisado: 9 Maio 2014
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