Samyutta Nikaya XLVI.2
Kaya Sutta
O Corpo
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(I. O alimento para os obstáculos)
Em
Savatthi. “Bhikkhus, tal como este corpo, sustentado pelo alimento, subsiste na
dependência do alimento e não subsiste sem alimento, assim também os cinco
obstáculos, sustentados pelo alimento, subsistem na dependência do alimento e
não subsistem sem alimento. [1]
“E qual, bhikkhus, é o alimento para o surgimento do desejo sensual que
ainda não surgiu ou para o crescimento e incremento do desejo sensual, uma vez
que este tenha surgido? Há, bhikkhus, o sinal da beleza: [2] dar com freqüência atenção sem sabedoria para isso, esse é o alimento para o surgimento do desejo sensual
que ainda não surgiu ou para o crescimento e incremento do desejo sensual,
uma vez que este tenha surgido.
“E qual,
bhikkhus, é o alimento para o surgimento da má vontade que ainda não
surgiu ou para o crescimento e incremento da má vontade, uma vez que esta tenha
surgido? Há, bhikkhus, o sinal do repulsivo: [3] dar
com freqüência atenção sem sabedoria
para isso, esse é o alimento para o surgimento da má vontade que
ainda não surgiu ou para o crescimento e incremento da má vontade, uma vez que
esta tenha surgido.
“E qual,
bhikkhus, é o alimento para o surgimento da preguiça e torpor que ainda
não surgiram ou para o crescimento e incremento da preguiça e torpor uma vez
que estes tenham surgido? Há, bhikkhus, a letargia descontente, o
espreguiçamento preguiçoso, a sonolência após a refeição e a preguiça mental:
dar com freqüência atenção sem sabedoria
para isso, esse é o alimento para o surgimento da preguiça e torpor que
ainda não surgiram ou para o crescimento e incremento da preguiça e torpor, uma
vez que estes tenham surgido.
“E qual,
bhikkhus, é o alimento para o surgimento da inquietação e ansiedade que
ainda não surgiram ou para o crescimento e incremento da inquietação e ansiedade
uma vez que estas tenham surgido? Há, bhikkhus, a mente conturbada: dar com
freqüência atenção sem sabedoria para
isso, esse é o alimento para o surgimento da inquietação e ansiedade que ainda
não surgiram ou para o crescimento e incremento da inquietação e ansiedade, uma
vez que estas tenham surgido.
“E qual,
bhikkhus, é o alimento para o surgimento da dúvida que ainda não surgiu
ou para o crescimento e incremento da dúvida uma vez que esta tenha surgido?
Há, bhikkhus, coisas que são a base da dúvida: dar com freqüência atenção sem
sabedoria para isso, esse é o alimento
para o surgimento da dúvida que ainda não surgiu ou para o crescimento e
incremento da dúvida, uma vez que esta tenha surgido.
“Tal como
este corpo, bhikkhus, sustentado pelo alimento, subsiste na dependência do
alimento e não subsiste sem alimento, assim também os cinco obstáculos,
sustentados pelo alimento, subsistem na dependência do alimento e não subsistem
sem alimento..
(II. O alimento para os fatores da iluminação)
“Bhikkhus,
tal como este corpo, sustentado pelo alimento, subsiste na dependência do
alimento e não subsiste sem alimento, assim também os fatores da iluminação,
sustentados pelo alimento, subsistem na dependência do alimento e não subsistem
sem alimento.
“E qual,
bhikkhus, é o alimento para o surgimento da atenção plena como fator da
iluminação que ainda não surgiu ou para o crescimento e incremento da atenção
plena como fator da iluminação, uma vez que ela tenha surgido? Há, bhikkhus,
coisas que são a base da atenção plena como fator da iluminação: [4]
dar com freqüência atenção com sabedoria para isso, esse é o alimento para o
surgimento da atenção plena como fator da iluminação que ainda não surgiu
ou para o crescimento e incremento da atenção plena como um fator da
iluminação, uma vez que ela tenha surgido.
“E qual,
bhikkhus, é o alimento para o surgimento da investigação dos fenômenos como
fator da iluminação que ainda não surgiu ou para o crescimento e incremento da
investigação dos fenômenos como fator da iluminação, uma vez que ela tenha
surgido? Há, bhikkhus, qualidades mentais que são hábeis e inábeis, benéficas e
prejudiciais, superiores e inferiores, claras e escuras com as suas contrapartidas:
[5] dar com freqüência atenção com
sabedoria para isso, esse é o alimento
para o surgimento da investigação dos fenômenos como um fator da iluminação que
ainda não surgiu ou para o crescimento e incremento da investigação dos
fenômenos como fator da iluminação, uma vez que ela tenha surgido.
“E qual,
bhikkhus, é o alimento para o surgimento da energia como fator da
iluminação que ainda não surgiu ou para o crescimento e incremento da energia
como fator da iluminação, uma vez que ela tenha surgido? Há, bhikkhus, o
elemento do estímulo, o elemento do empenho, o elemento do esforço: [6] dar com freqüência atenção com sabedoria para isso, esse é o alimento para o
surgimento da energia como um fator da iluminação que ainda não surgiu
ou para o crescimento e incremento da energia como fator da iluminação, uma vez
que ela tenha surgido.
“E qual,
bhikkhus, é o alimento para o surgimento do êxtase como fator da iluminação
que ainda não surgiu ou para o crescimento e incremento do êxtase como fator da
iluminação, uma vez que este tenha surgido? Há, bhikkhus, coisas que são a base
do êxtase como fator da iluminação: dar com freqüência atenção com sabedoria para isso, esse é o alimento para o
surgimento do êxtase como um fator da iluminação que ainda não surgiu ou
para o crescimento e incremento do êxtase como fator da iluminação, uma vez que
ele tenha surgido.
“E qual,
bhikkhus, é o alimento para o surgimento da tranqüilidade como fator da
iluminação que ainda não surgiu ou para o crescimento e incremento da
tranqüilidade como fator da iluminação, uma vez que ela tenha surgido? Há,
bhikkhus, a calma corporal e a tranqüilidade mental: [7]
dar com freqüência atenção com sabedoria para isso, esse é o alimento para o
surgimento da tranqüilidade como um fator da iluminação que ainda não
surgiu ou para o crescimento e incremento da tranqüilidade como fator da
iluminação, uma vez que ela tenha surgido.
“E qual,
bhikkhus, é o alimento para o surgimento da concentração como fator da
iluminação que ainda não surgiu ou para o crescimento e incremento da
concentração como fator da iluminação, uma vez que ela tenha surgido? Há,
bhikkhus, o sinal da tranqüilidade, o sinal da não dispersão: [8]
dar com freqüência atenção com sabedoria para isso, esse é o alimento para o
surgimento da concentração como um fator da iluminação que ainda não
surgiu ou para o crescimento e incremento da concentração como fator da
iluminação, uma vez que ela tenha surgido.
“E qual,
bhikkhus, é o alimento para o surgimento da equanimidade como fator da
iluminação que ainda não surgiu ou para o crescimento e incremento da
equanimidade como fator da iluminação, uma vez que ela tenha surgido? Há,
bhikkhus, coisas que são a base da equanimidade como fator da iluminação: dar
com freqüência atenção com sabedoria
para isso, esse é o alimento para o surgimento da equanimidade como um
fator da iluminação que ainda não surgiu ou para o crescimento e
incremento da equanimidade como fator da iluminação, uma vez que ela tenha
surgido.
"Tal
como este corpo, bhikkhus, sustentado pelo alimento, subsiste na dependência do
alimento e não subsiste sem alimento, assim também os fatores da iluminação,
sustentados pelo alimento, subsistem na dependência do alimento e não subsistem
sem alimento."
Notas:
[1] Alimento, (ahara), neste caso tem o significado de condição, (paccaya).
Este mesmo tema também aparece no SN XLVI.51. [Retorna]
[2] O sinal da beleza, (subhanimitta), corresponde a um objeto
sensual atrativo, especialmente um objeto que desperta o desejo sensual. [Retorna]
[3] Patighanimitta. O sinal do repulsivo é a aversão, (patigha),
ou um objeto repulsivo, (patigharammana). [Retorna]
[4] As coisas que se tornam objeto da atenção plena: os quatro
fundamentos da atenção plena, os trinta e sete apoios para a iluminação e os
nove estados supramundanos. [Retorna]
[5] As qualidades mentais escuras têm como contrapartida resultados
sombrios e as qualidades mentais claras têm como contrapartida resultados
luminosos, veja o MN 57. Um exemplo abrangente de
qualidades mentais benéficas e prejudiciais pode ser encontrado no MN 8. A explicação deste fator da iluminação sugere que apesar
da “investigação dos fenômenos” ser identificada sob o ponto de vista técnico
com a sabedoria, pañña, a função inicial de pañña como fator da
iluminação não é discernir as três características, (sofrimento, etc.), mas
simplesmente discriminar entre as qualidades mentais benéficas e prejudiciais
que se tornam aparentes com o aprofundamento da atenção plena. [Retorna]
[6] O elemento do estímulo, (arambhadhatu), é a fase inicial da
energia, o elemento do empenho, (nikkamadhatu), é o estágio
intermediário da energia, o elemento do esforço, (parakkamadhatu), é a
energia com plena intensidade. [Retorna]
[7] Acalmar o corpo corresponde à tranqüilização dos três agregados
mentais (sensação, percepção e formações); tranqüilizar a mente corresponde à
tranqüilização da consciência. Os comentários com frequência interpretam corpo
e mente à luz do Abhidhamma que descreve o contraste entre a mente ou
consciência, (citta), o fator principal na cognição, e o “corpo” de
fatores mentais, (cetasikas), que acompanham a mente e que realizam
funções cognitivas secundárias. Parece no entanto que neste sutta a menção ao
corpo possui um sentido literal significando o corpo físico como um
contribuinte ativo no aspecto qualitativo da experiência. [Retorna]
[8] O sinal da tranqüilidade, (samathanimitta), é a própria
tranqüilidade bem como o seu objeto, (patibhaganimitta, ou o sinal de contrapartida);
o sinal de não dispersão, (abyagganimitta), é um
sinônimo. [Retorna]
Revisado: 9 Maio 2014
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