Anguttara Nikaya
O Anguttara Nikaya, é a Quarta divisão do Sutta Pitaka, consistindo de suttas organizados em onze seções (nipatas) de acordo com o seu conteúdo numérico. Por exemplo, o primeiro nipata – o "Livro dos Um" – contém suttas que dizem respeito a um só tópico; o segundo nipata – o "Livro dos Dois" – contém suttas que dizem respeito a duas coisas (ex: um sutta acerca de tranqüilidade e insight; um outro acerca das duas pessoas que jamais poderão retribuir de maneira adequada (aos seu pais); um outro acerca dos dois tipos de felicidade; etc.); o terceiro nipata contém suttas que dizem respeito a três coisas (ex: um sutta acerca dos três tipos de ações que merecem elogios; outro acerca dos três tipos de ofensas), e assim por diante.
À primeira vista essa classificação pode parecer um tanto quanto pedante e presunçosa, mas na verdade é muito útil. Por exemplo, se você vagamente se recorda de ter ouvido alguém dizer algo acerca dos cinco temas que merecem contemplação diária, e você quiser buscar onde se encontra esse trecho no Cânone, uma boa idéia é começar a busca pelo "Livro dos Cinco" no Anguttara.
Suttas selecionados do Anguttara Nikaya
Leia acerca dos vários sistemas de numeração dos suttas e as abreviações que são usadas neste site.
Os suttas foram
traduzidos do Pali para o inglês por Ajaan Thanissaro e Bhikkhu Bodhi.
Os suttas do Angulara Nikaya também estão disponíveis em livros ebook gratuitos.
Conteúdo
Livro do(s) Um Dois Três Quatro Cinco Seis Sete Oito Nove Dez Onze
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Rupadi Sutta (AN I.1-10) - Obsessões. Aquilo que obceca a mente de um homem e de uma mulher.
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Nivaranappahana Sutta (AN I.11-20) - Abandonando os Obstáculos. Como surgem e como são abandonados os obstáculos.
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Akammaniya Sutta (AN I.21,22–23,24-29,30) – Intratável.
O poder da mente.
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Adanta Sutta (AN I.31-40) Indomada. Uma mente domada, guardada, protegida, e contida.
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Panihitaccha Sutta (AN I.47-48) - Direcionado. A mente flexível e maleável.
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Pabhassara
Sutta (AN I.49-52) – Luminosa. A mente é intrínsicamente
luminosa; a pessoa comum sem instrução não se dá conta que a mente é
obscurecida pelas corrupções.
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Accharasanghata Sutta (AN I.56-60) - Benéfico. A mente como precursora; a importância da diligência.
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Viriyambhadi Sutta (AN I.64-71) - Despertar da Energia. Aquilo que incrementa as qualidades benéficas.
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Pamadadi Sutta (AN I.130-139) - Diligência. Agem em prejuízo de muitos, pela infelicidade de muitos, pela ruína, dano e sofrimento de muitos, devas e humanos.
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Athana Sutta (AN I.268-270) - Impossível. Uma pessoa dotada de entendimento correto.
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Ekadhamma Sutta (AN I.306-318) - Uma Coisa. O entendimento correto e incorreto.
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Kayagatasati Sutta (AN I.575) – Atenção Plena no Corpo. Os benefícios da prática da atenção Plena no Corpo
•
Kayagatasati Sutta (AN I.576-582) – Atenção Plena no Corpo. Os benefícios da prática da atenção Plena no Corpo
•
Kayagatasati Sutta (AN I.583-590) – Atenção Plena no Corpo. Os benefícios da prática da atenção Plena no Corpo
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Upaññata Sutta (AN II.5) - Conhecimento. A exortação do Buda para o empenho no caminho de prática.
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Samyojana Sutta (AN II.6) - Grilhões. As consequências da gratificação e do desencantamento.
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Sukka Sutta (AN II.8) - Puras. Duas qualidades puras.
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Lokapala Sutta (AN II.9) - Duas Qualidades Puras. As duas qualidades que protegem o mundo.
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Adhikarana Sutta (AN II.11-13) - Auto-exame. O poder da reflexão e o poder da meditação.
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Ekamsena Sutta (AN II.18) - Definitivamente. As consequências das ações com o corpo, linguagem e mente.
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Kusala Sutta (AN II.19) –
Benéfico. Sim, na verdade é possível abandonar
hábitos inábeis e desenvolver hábitos hábeis.
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Antaradhanaya Sutta (AN II.20) - Desaparecimento. Duas coisas que conduzem ao desaparecimento do Dhamma.
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Abhasita Sutta (ANII.23) - Não Declarado. Quem deturpa o Buda.
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Neyyatha Sutta (ANII.24-25) - Interpretação. Quem deturpa o Buda.
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Vijja-bhagiya Sutta (AN II.29)
- Contribuem para o Conhecimento. Como a tranqüilidadde (samatha) e
o insight (vipassana) são ambos necessários para abandonar a cobiça e a
ignorância.
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Samacitta Sutta (AN II.32) - Mentes Similares. O nível da pessoa falsa e o nível da pessoa verdadeira.
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Kataññu Sutta (AN II.33) - Retribuindo os Próprios Pais. Como e porque retribuir ao próprio pai e mãe.
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Akiriyam Sutta (AN II.34) - Não-ação. A doutrina da ação e não-ação.
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Kandarayana Sutta (AN II.38) - Para Kandarayana. O estágio de um ancião velho e o estágio de um jovem.
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Parisa Sutta (AN II.42) - Grupos. O grupo superficial e o grupo profundo.
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Parisa Sutta (AN II.47) - Grupos. O grupo treinado na conversa vã, não na investigação, e o grupo treinado na investigação, não na conversa vã.
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Sukha Sutta (AN II.64-76) - Felicidade. Diversos tipos de felicidade.
•
Asa Sutta (AN II.118-129) - Desejos. Diversos tipos de desejos.
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Ayacana Sutta (ANII.134-136) - Aspiração. Investigar e examinar da forma correta.
•
Dana Sutta (ANII.141-150) - Generosidade. O valor do Dhamma.
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Samapatti Sutta (ANII.163-179) - Realização Meditativa. Duas qualidades.
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Sekha Sutta (ANII.200-209) - Treinando. Duas qualidades que conduzem ao declínio, e ao não-declínio, de um bhikkhu que é um treinando.
• Ragapeyyalam Sutta (AN II.310-479) - Repetições. A série de repetições.
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Lakkhana Sutta (AN III.2) – Características. As características de um tolo e um sábio.
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Akusala Sutta (AN III.6) - Prejudicial. As características de um tolo e um sábio.
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Savajja Sutta (AN III.7) - Censurável. As características de um tolo e um sábio.
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Sabyabajjha Sutta (AN III.8) - Aflitivo. As características de um tolo e um sábio.
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Asamsa Sutta (ANIII.13) - Anseio. Uma pessoa sem anseios, cheia de anseios e que superou os anseios.
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Rathakara (Pacetana) Sutta (AN III.15) – O Construtor de Carruagens. O Buda
relembra uma vida passada na qual ele era um construtor de carruagens
"hábil em lidar com madeira torta." Agora, como o Buda, ele é
hábil em lidar com a tortuosidade do pensamento, linguagem, e ação.
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Apannaka Sutta (ANIII.16) O Caminho Incontrovertível. Três qualidades que caracterizam o caminho incontrovertível, ou de acordo com o Dhamma.
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Devaloka Sutta (ANIII.18) - Mundo dos Devas. A atitude em relação ao renascimento no mundo dos devas.
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Papanika (pathama) Sutta (AN III.19) - O Lojista. O sinal da concentração.
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Papanika (dutiya) Sutta (2) (ANIII.20) - O Lojista (2). Três qualidades que asseguram a obtenção de qualidades benéficas
•
Gilana Sutta (AN III.22) – Enfermo. O Buda
compara o ensino do Dhamma ao tratamento médico.
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Sankhara Sutta (AN III.23) - Formações Volitivas. Resultados de kamma.
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Vajirupama Sutta (AN III.25) – Como um Diamante.
Os três tipos de mente que podem ser encontradas no mundo.
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Guthabhani Sutta (AN III.28) - Bosta. Três tipos de linguagem.
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Andha Sutta (AN III.29) - Cego. O cego, o caolho e com dois olhos.
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Avakujja Sutta (AN III.30) - Invertido. Três tipos de ouvintes do Dhamma.
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Ananda Sutta (AN III.32) - Ananda. O estado de concentração que dá fim à fabricação de um "eu", a fabricação do "meu" e a tendência subjacente à presunção.
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Nidana Sutta (AN III.34) - Origem Dependente. Três causas para a origem de kamma.
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Hatthaka Sutta (AN III.35) - Hatthaka. Porque o Buda sempre dorme bem.
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Sukhamala Sutta (AN III.39) - Refinamento. O Buda
descreve os insights que o levaram ainda jovem a seguir a vida santa, e
como esses insights se aplicam à condução das nossas próprias vidas.
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Tithana Sutta (AN III.42) - Casos. As características de alguém que tem fé e convicção.
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Pandita Sutta (AN III.45) - O Sábio. Três coisas prescritas pelas pessoas sábias.
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Sankhatalakkhana Sutta (AN III.47) - Características do Condicionado. As três características que definem o condicionado.
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Pabbataraja Sutta (AN III.48) - Rei das Montanhas. Os benefícios quando um chefe de famíia é dotado de fé.
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Aññatarabrahmana Sutta (AN III.53) - Um Certo Brâmane. De que modo o Dhamma é visível no aqui e agora?
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Paribbajaka Sutta (AN III.54) - Um Errante. De que modo o Dhamma é visível no aqui e agora?
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Nibbuta Sutta (AN III.55) - Nibbana Visível. Como nibbana é visível no aqui e agora?
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Vaccha Sutta (AN III.57) - Vaccha. Toda generosidade gera méritos mas alguns atos generosos geram mais méritos que outros.
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Tittha
Sutta (AN III.61) - Sectários. O Buda explica como três entendimentos
freqüentes acerca da dor e do prazer, se levados até a sua conclusão
lógica, resultam em uma vida de inação. Ele então mostra como a dor e o
prazer ocorrem na verdade e como podem ser superados.
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Kalama Sutta (AN III.65) – Para os Kalamas. O Buda
explica para um grupo de céticos os critérios adequados para aceitar um
ensinamento espiritual.
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Salha Sutta (AN III.66) - Salha. As consequências da cobiça, raiva e delusão e dos seus opostos.
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Kathavatthu Sutta (AN III.67) – Tópicos para Conversação.
Este breve discurso contém instruções práticas detalhadas sobre como responder perguntas
com habilidade.
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Tittha Sutta (AN III.68) – Sectários.
O papel da atenção com sabedoria, (yoniso manasikara), no abandono da paixão, raiva e delusão.
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Channa Sutta (AN III.71) - Channa. Porque abandonar a paixão, raiva e delusão?
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Nivesaka Sutta (AN III.75) - Devem ser Encorajados. A confiança no Buda, Dhamma, Sangha.
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Bhava Sutta (AN III.76-77) - Ser/Existir. De que modo há o ser/existir?
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Silabbata Sutta (AN III.78) – Preceito e Prática. Todos os
caminhos religiosos são frutíferos? O Ven. Ananda responde.
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Vajjiputta Sutta (AN III.85) - O Jovem Vajji. Os três treinamentos.
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Sikkha Sutta (AN III.86) - O Treinamento. Quem cultiva o treinamento parcialmente obtém êxito parcial; quem cultiva por completo obtém êxito completo.
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Sikkhataya Sutta (AN III.89-90) - Os Treinamentos. Os três treinamentos.
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Accayika Sutta (AN III.93) – Urgente. Um agricultor não pode
prever quando a sua plantação irá amadurecer, da mesma forma não é possível prever quando irá ocorrer a iluminação.
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Maajaniya Sutta (ANIII.96-97-98) - Puro Sangue. As qualidades de beleza, força e velocidade num bhikkhu.
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Lonaphala
Sutta (AN III.99) – O Punhado de Sal. Usando vários similes
memoráveis, o Buda explica porque as conseqüências de ações inábeis podem
parecer severas para uma pessoa e suaves para uma outra. Moral da estória:
reforce a sua virtude!
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Parisudhovaka
Sutta (AN III.100) – Purificação. Qual a concentração necessária para praticar o insight?
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Nimitta
Sutta (AN III.101) – Sinais. Três requisitos para uma meditação bem sucedida.
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Pubbesambodha Sutta (AN III.103) - Antes da Iluminação. A gratificação, o perigo e a escapatória do mundo.
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Assada Sutta (AN III.105) - Gratificação. A gratificação, o perigo e a escapatória do mundo.
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Atitti Sutta (AN III.108) - Não Sacia. Três coisas que não saciam.
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Nidana Sutta (AN III.111) - Origem Dependente . Três causas para a origem de kamma.
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Vipattisampada Sutta (AN III.117) - Fracasso e Sucesso. Os três tipos de fracasso e sucesso.
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Moneyya
Sutta (AN III.123) – Perfeição. O Buda descreve as três formas de
perfeição: corporal, verbal, e mental. (Este é um dos suttas selecionados
pelo rei Asoka ( 270-232 AC) para ser estudado e refletido freqüentemente
por todos Budistas, quer sejam ordenados ou não.)
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Bhandana Sutta (AN III.124) - Brigas. Três coisas são abandonadas por aqueles que se envolvem em rixas e brigas.
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Bharandukalama Sutta (AN III.126) - Bharandu. O encontro do Buda com um antigo companheiro.
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Anuruddha Sutta (AN III.128) - Para Anuruddha. Um diálogo
entre o Ven. Sariputta e o Ven. Anurudha sobre os poderes supra-humanos.
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Paticchanna Sutta (AN III.129) - Em Segredo. O Dhamma não é uma doutrina secreta.
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Lekha Sutta (AN III.133) - Inscrições. Com que
firmeza você se agarra à sua raiva? Você permite que ela fique gravada
profundamente na sua psique, como uma inscrição em rocha sólida?
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Dhamma-niyama Sutta (AN III.134) – A Regularidade do Dhamma. Quer um
Buda surja no mundo ou não, as três características da existência se
mantêm: impermanência, insatisfatoriedade e não-eu.
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Mitta Sutta (AN III.135) – O Amigo. As três qualidades de um verdadeiro amigo.
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Kesakambala (AN III.137) - Cobertor de Pêlos. O Buda critica a doutrina de Makkhali.
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Vandana (AN III.155) - Bom Dia. Aqueles que praticam a boa conduta com o corpo, linguagem, e mente têm um bom dia.
• Ragapeyyalam Sutta (AN III.183-352) - Repetições. A série de repetições.
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Anubuddha
Sutta (AN IV.1) – Despertar. Porque continuamos perambulando sem
direção pelo samsara? É por ainda não ter compreendido estas quatro nobres
qualidades
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Anusota
Sutta (AN IV.5) – Com a Torrente. Um lembrete de que o conselho
popular "simplesmente siga com a correnteza" não encontra apoio
nos ensinamentos do Buda.
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Appassuta Sutta (AN IV.6) - Pouco Aprendizado. As distinções entre possuir e aplicar o aprendizado.
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Sobhana Sutta (AN IV.7) - Adorno. Os quatro adornos da Sangha.
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Vesarajja Sutta (AN IV.8) - Autoconfiante. Os quatro tipos de autoconfiança do Tathagata.
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Yoga Sutta (AN IV.10) - Grilhão. Os quatro grilhões que causam a renovação do ser/existir.
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Cara
Sutta (AN IV.11) – Caminhando. O desenvolvimento do pensamento correto.
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Sila
Sutta (AN IV.12) – Virtude. A remoção dos obstáculos.
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Samvara Sutta (AN IV.14) - Contenção. Os quatro tipos de esforço.
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Uruvela Sutta (AN IV.21) - Uruvela. Quem o Buda deve honrar e respeitar?
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Uruvela (dutiya) Sutta (AN IV.22) - Uruvela . O que caracteriza um ancião.
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Kalakarama
Sutta (AN IV.24) – No Parque de Kalaka. Muito embora o entendimento do Buda seja profundo ele não se estabelece nisso.
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Brahmacariya Sutta (AN IV.25) - A Vida Santa. O propósito da vida santa.
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Kuha Sutta (AN IV.26) - Enganadores. As qualidades daqueles que progridem no Dhamma e Disciplina.
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Santutthi Sutta (AN IV.27) - Satisfeito. Quatro insignificâncias.
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Ariya-vamsa
Sutta (AN IV.28) – O Discurso das Tradições dos Nobres. O Buda descreve
quatro boas qualidades em um bhikkhu: satisfação com relação aos mantos,
alimentos, e moradia, e encontrando prazer no cultivo de estados mentais
benéficos. (Este é um dos suttas selecionados pelo rei Asoka ( 270-232 AC)
para ser estudado e refletido por todos Budistas, quer sejam ordenados ou
não).
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Dhammapada Sutta (AN IV.29) - Fatores do Dhamma. Quatro fatores do Dhamma.
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Siha Sutta (AN IV.33) – O Leão. O poder do Thathagata.
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Aggappasada Sutta (AN IV.34) - Objetos de Fé. Os quatro objetos supremos
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Vassakara Sutta (AN IV.35) – Vassakara. Quatro qualidades que distinguem o sábio.
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Dona Sutta (AN IV.36) – Dona. Um transeunte se impressiona com o
Buda e pergunta “Quem é você? Um deva, um espírito, um ser humano?” A resposta do Buda é uma das
passagens do Cânone mencionadas com muita freqüência.
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Aparihani Sutta (AN IV.37) – Sem Decair. Se alguém é
sincero na sua aspiração de realizar a iluminação, estes quatro aspectos
da prática do Dhamma devem ser desenvolvidos constantemente.
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Samadhi
Sutta (AN IV.41) – Concentração. O Buda explica como a concentração,
quando totalmente desenvolvida, pode produzir qualquer um de quatro
resultados distintos proveitosos.
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Kodhagaru (pathama) Sutta (AN IV.43) - Raiva. Quatro tipos de pessoas.
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Rohitassa Sutta (AN IV.45) – Rohitassa. Como chegar ao fim do mundo.
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Vipallasa
Sutta (AN IV.49) – Distorções. Quatro tipos de distorções que nos mantêm
atados ao ciclo de renascimentos
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Samvasa (pathama) Sutta (AN IV.53) - Maridos e Esposas. Os maridos e esposas inferiores e devas.
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Samjivi (pathama) Sutta (AN IV.55) - A Mesma Vida. Como um casal pode se reencontrar numa vida futura?
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Rupa Sutta (AN IV.65) - Forma. Quatro tipos de pessoas.
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Saraga Sutta (AN IV.66) - Cobiçoso. Quatro tipos de pessoas.
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Ahina Sutta (AN IV.67) - Por uma Cobra. Como a prática de metta, (amor bondade),
pode servir como proteção contra o perigo.
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Padhana Sutta (AN IV.69) - Esforço. Os quatro tipos de esforço.
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Sappurisa Sutta (AN IV.73) - A Pessoa Verdadeira. Os quatro tipos de pessoas falsas e verdadeiras.
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Acintita Sutta (AN IV.77) – Inconjecturável. O Buda
adverte que se você gastar muito tempo ponderando acerca dessas quatro
coisas, com certeza ficará maluco.
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Vanijja Sutta (AN IV.79) - Negócio. Porque alguns negócios fracassam e outros prosperam.
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Samadhi Sutta (AN IV.94) - Concentração . O Buda
explica que a prática de meditação correta consiste no desenvolvimento de
ambos o insight (vipassana) e a tranquilidade (samatha).
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Chavalata Sutta (AN IV.95) - O Pedaço de Lenha. O que é o melhor: praticar
o Dhamma em benefício próprio ou dos outros?
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Sikkhapada Sutta (AN IV.99) - Regras de Treinamento. Como praticar em próprio benefício e em benefício dos outros.
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Valahaka (pathama) Sutta (AN IV.101) - Nuvens Carregadas de Chuva. Quatro tipos de pessoas semelhantes a nuvens de chuva.
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Valahaka (dutiya) Sutta (AN IV.102) – Nuvens Carregadas de Chuva. Pessoas que
somente ficam sentadas lendo suttas durante todo o dia sem colocar os
ensinamentos em prática são como nuvens desprovidas de chuva. Vá meditar!
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Udakarahada Sutta (AN IV.104) - Lagoas. Quatro tipos de pessoas semelhantes a lagoas.
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Asivisa Sutta (AN IV.110) - Cobras. Quatro tipos de pessoas semelhantes a cobras.
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Kesi Sutta (AN IV.111) – Para Kesi o Treinados de Cavalos. O Buda
explica para Kesi, o treinador de cavalos, a forma como ele ensina o
Dhamma. Kesi fica tão tocado pela explicação do Buda que ele promete
seguir o Buda pelo resto de sua vida. Esta brilhante exposição merece
estudo cuidadoso por todos mestres – não somente do Dhamma – já que revela
os múltiplos níveis em que o treinamento eficaz opera: o Buda fala em
termos que o ouvinte entende (treinamento de cavalos), ele usa símiles com
grande efeito, e com habilidade ele responde a verdadeira questão
que está por detrás da pergunta do estudante ("Por favor, você pode
me treinar?").
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Patoda Sutta (AN IV.113) - A Espora. Quanto sofrimento é necessário para
praticar o Dhamma com seriedade? O Buda explica com o símile de um cavalo puro-sangue.
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Arakkha Sutta (AN IV.117) - Proteção. Como obter o próprio bem-estar.
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Attanuvada Sutta (AN IV.121) - Repreender a si Mesmo. Os quatro tipos de perigos.
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Umibhaya Sutta (AN IV.122) - Ondas. Os quatro tipos de medos para quem seguiu a vida santa.
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Jhana Sutta (AN IV.123) - Jhana. O Buda descreve quatro tipos de
renascimentos para aqueles que praticam os jhanas
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Jhana Sutta (AN IV.124) - Jhana. O Buda descreve um outro possível
renascimento para aqueles que praticam os jhanas.
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Puggala
Sutta (AN IV.125) - Pessoas. O
Buda explica o futuro renascimento que poderá ocorrer para alguém que
cultive um coração pleno de boa vontade.
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Sila (pathama) Sutta (AN IV.136) - Virtude. Quatro tipos de pessoas.
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Dhammakathika Sutta (AN IV.139) - Oradores do Dhamma. Quatro tipos de oradores do Dhamma.
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Kala (dutiya) Sutta (AN IV.147) - Tempo. Os quatro tempos.
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Roga Sutta (AN IV.157) - Enfermidade. A saúde no corpo e na mente.
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Bhikkhuni Sutta (AN IV.159) – A Monja. O Ven.
Ananda ensina uma monja que, apesar de que o desejo pode ser usado para
superar o desejo, e a presunção para superar a presunção, o mesmo
principio não se aplica para relações sexuais.
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Vitthara Sutta (AN IV.162) - Em Detalhe. Quatro tipos de prática.
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Asubha Sutta (AN IV.163) - Coisas Repulsivas. Quatro tipos de prática.
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Khama (pathama) Sutta (AN IV.164) - Paciente. Quatro tipos de prática.
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Khama (dutiya) Sutta (AN IV.165) - Paciente.
Quatro tipos de comportamento.
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Sasankhara Sutta (AN IV.169) - Através do Esforço. Quatro formas de realizar nibbana.
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Yuganaddha Sutta (AN IV.170) - Em Tandem. O Ven.
Ananda descreve os caminhos para o estado de arahant nos quais o insight
(vipassana) e a tranquilidade (samatha) operam em conjunto.
•
Kotthita Sutta (AN IV.174) - Kotthita. Como responder à questão, ‘O que está além de nibbana’.
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Upavana Sutta (AN IV.175) - Upavana. Como dar um fim a samsara?
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Jambali Sutta (AN IV.178) – A Lagoa de Efluentes. O Buda emprega alguns símiles memoráveis para descrever a superação da identificação de um eu e da ignorância.
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Nibbana Sutta (AN IV.179) - Nibbana. Porque algumas
pessoas se iluminam nesta vida enquanto que outras não?
•
Patibhoga Sutta (AN IV.182) - Sem Proteção. As quatro coisas
contra as quais não há proteção no mundo.
•
Suta Sutta (AN IV.183) - Aquilo que é Ouvido. Porque o
princípio da honestidade não implica franqueza total.
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Abhaya Sutta (AN IV.184) – Destemido. O Buda
explica para Janussoni quatro maneiras para superar o medo da morte.
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Ummagga Sutta (AN IV.186) - Perspicácia. Uma pessoa com grande sabedoria.
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Sacchikaraniya Sutta (AN IV.189) - Realização . Quatro coisas que devem ser realizadas.
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Thana
Sutta (AN IV.192) – Características. Como identificar uma pessoa boa e
sábia? O Buda explica quais qualidades se deve buscar, e como
reconhecê-las.
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Tanha
Sutta (AN IV.199) – Desejo. O Buda enumera os vários tipos de pensamentos enredados
experimentados pela mente que não está liberta do desejo.
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Pema
Sutta (AN IV.200) – Afeição. As opiniões dos nossos amigos e inimigos com freqüência influenciam
os nossos pensamentos com relação aos outros. O Buda sugere como tratar disso.
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Ariyamagga
Sutta (AN IV.235) – O Nobre Caminho. Os quatro tipos de kamma anunciados pelo Buda.
•
Pariyesana Sutta (AN IV.252) – Buscas. O que você está buscando?
Você está buscando a felicidade nos lugares errados? Você está buscando
uma felicidade nobre e duradoura?
•
Kula Sutta (AN IV.255) – Sobre Famílias. Como uma
família perde ou preserva suas riquezas.
• Malunkyaputta Sutta (AN IV.257) - Malunkyaputta. Os quatro desejos de um bhikkhu.
• Ragapeyyalam Sutta (AN IV.274-783) - Repetições. A série de repetições.
•
Vitthara Sutta — Em Detalhe (AN V.2). Uma análise dos cinco “poderes” (bala) na prática do Dhamma.
•
Dukkha Sutta (AN V.3) - Sofrimento. Cinco qualidades que conduzem ao sofrimento.
•
Vitthara Sutta (AN V.14) - Em Detalhe. Os cinco poderes.
•
Datthabba Sutta – Para ser Visto (AN V.15). Onde podem ser encontrados os cinco poderes.
•
Agarava (pathama) Sutta – Desrespeitoso (AN V.21). O entendimento correto como condição
necessária para a concentração.
•
Agarava (dutiya) Sutta – Desrespeitoso (AN V.22). A concentração correta como condição
necessária para a sabedoria.
•
Dussila Sutta – Sem Virtude (AN V.24). O insight apenas prospera onde há a concentração correta (jhanas).
•
Anugghita Sutta (AN V.25) - Suportado. Cinco fatores que conduzem à
realização do entendimento correto.
•
Vimuttayatana Sutta (AN V.26) – Cinco Bases para a Libertação. A libertação pode ocorrer de diversas formas mas todas dependem de uma mente concentrada.
•
Samadhi Sutta (AN V.27) – Concentração Imensurável. O Buda
encoraja a prática dos quatro brahmavihara (estados sublimes de metta,
karuna, mudita e upekkha) como base para a prática da
concentração, conduzindo a cinco importantes realizações.
•
Samadhanga Sutta (AN V.28) – Os Fatores da Concentração. O Buda esboça "os cinco fatores da nobre concentração
correta", para explicar como o progressivo desenvolvimento dos quatro
estágios mundanos de jhana (absorção) conduzem ao desenvolvimento dos
poderes supra-humanos e a iluminação.
•
Cankama Sutta (AN V.29) - Meditação Andando. Os benefícios da meditação andando.
•
Nagita Sutta (AN V.30) – Nagita. A reação franca e incisiva do Buda a um grupo de brâmanes ruidosos.
•
Sumana Sutta (AN V.31) - Sumana. Todos têm bons motivos para praticar a generosidade.
•
Cundi Sutta (AN V.32) - Cundi. No que depositar confiança.
•
Siha Sutta (AN V.34) – Para o General Siha (Sobre a Generosidade). O General
Siha, conhecido pela sua generosidade, pergunta ao Buda sobre os frutos da
generosidade que podem ser experimentados nesta vida. O Buda descreve
quatro frutos; o quinto (um renascimento feliz) só pode ser aceito por
Siha com base na fé.
•
Dananisamsa Sutta (AN V.35) - Benefícios da Generosidade. Cinco benefícios da generosidade.
•
Kaladana Sutta (AN V.36)
– Oferendas Oportunas. Oferendas dadas nos momentos oportunos
produzem os maiores frutos. Aqui o Buda descreve cinco ocasiões oportunas.
(Com freqüência recitado pelos bhikkhus como bênção depois de terem
recebido comida ou outras oferendas).
•
Bhojana Sutta (AN V.37)
– Refeição. Cinco coisas que uma pessoa generosa dá, e cinco coisas que ela recebe.
•
Mahasalaputta Sutta (AN V.40) - Árvores Sal. Os benefícios quando um chefe de famíia é dotado de fé.
•
Ittha Sutta (AN
V.43) – O que é Bem-vindo. O Buda
explica para Anathapindika que a verdadeira felicidade não pode ser
alcançada apenas através do desejo.
•
Dhana Sutta (AN V.47) - Tesouro. Os cinco tipos de tesouros.
•
Alabbhaniyathana Sutta (AN V.48) - Não Pode ser Obtido. Impossível de ser obtido por qualquer ser humano ou divino.
•
Kosala Sutta (AN V.49) – Kosala. Quando a rainha Mallika falece, seu marido, o rei Pasenadi,
está tomado pelo pesar. O Buda aconselha o rei sobre como se libertar do
pesar obsessivo.
•
Avarana Sutta (AN V.51) - Obstáculos. O Buda emprega um símile ilustrativo para mostrar os perigos dos obstáculos.
•
Padhaniyanga Sutta (AN V.53) - Fatores. Cinco fatores que contribuem para o esforço.
•
Asamaya Sutta (AN V.54) - Ocasiões. Cinco ocasiões desfavoráveis para o esforço.
•
Upajjhatthana
Sutta (AN V.57) – Temas para Reflexão. O Buda descreve os
"cinco fatos acerca dos quais a pessoa deve refletir com freqüência,
quer seja mulher ou homem, leigo ou ordenado."
•
Sañña (pathama) Sutta (AN V.61) - Percepção. Cinco percepções que produzem grandes frutos.
•
Sañña (dutiya) Sutta (AN V.62) - Percepção. Cinco percepções que produzem grandes frutos.
•
Nibbida Sutta (AN V.69) - Desencantamento. Cinco coisas que conduzem ao desencantamento.
•
Asavakkhaya Sutta (AN V.70) - A Destruição das Impurezas. Cinco coisas que conduzem à destruição das impurezas.
•
Cetovimuttiphala (pathama) Sutta (AN V.71) - Fruto da Libertação da Mente. Cinco coisas que conduzem à libertação.
•
Dhammavihari (pathama) Sutta (AN V.73) - Permanece com o Dhamma. Aquele que não negligencia o isolamento e se dedica à quietude da mente.
•
Dhammavihari (dutiya) Sutta (AN V.74) - Permanece com o Dhamma. Aquele que compreende o significado através da sabedoria.
•
Yodhajiva (dutiya) Sutta (AN V.76) - Guerreiros. Cinco tipos de pessoas que se assemelham aos guerreiros.
•
Nagatabhaya (dutiya) Sutta (AN V.78) - Perigos Futuros. Cinco perigos que estimulam a prática.
•
Nagatabhaya (tatiya) Sutta (AN V.79) - Perigos Futuros. Perigos que devem ser reconhecidos e abandonados.
•
Thera Sutta (AN V.88) - Sênior. Cinco maneiras em que um bhikkhu sênior age em prejuízo das pessoas.
•
Sekha (dutiya) Sutta (AN V.90) - Treinando. Cinco coisas que conduzem ao declínio de um bhikkhu.
•
Byakarana Sutta (AN V.93) - Declarações. Os cinco tipos de declarações de conhecimento supremo.
•
Sutadhara Sutta (AN V.96) - Ouviu muito. O imperturbável através da atenção plena na respiração.
•
Katha Sutta (AN V.97) - Conversa. O imperturbável através da atenção plena na respiração.
•
Araññaka Sutta (AN V.98) - Habita na Floresta. O imperturbável através da atenção plena na respiração.
•
Andhakavinda Sutta (AN V.114) - Em Andhakavinda. Cinco
coisas com as quais o Buda exortava os bhikkhus novos. Os leigos também deveria dar atenção a isso!
•
Gilana Sutta (AN V.121) - Enfermo. Cinco coisas que conduzem à libertação mesmo quando enfermo.
•
Satisupatthita Sutta (AN V.122) - Estabelecimento da Atenção Plena. Cinco coisas que conduzem ao conhecimento supremo.
•
Vapakasa Sutta (AN V.127) - Vivendo Separado. Quando um bhikkhu não está preparado para viver separado da Sangha.
•
Parikuppa Sutta (AN V.129) - Lesões. Cinco ações que conduzem a um renascimento no inferno.
•
Yassamdisam Sutta (AN V.134) - Qualquer Quadrante. Cinco qualidades de uma mente liberta.
•
Tikandaki Sutta (AN V.144) - Tikandaki. Treinar a percepção do repulsivo e do não-repulsivo.
•
Asappurisadana Sutta (AN V.147) - As Oferendas de uma Pessoa Falsa. As oferendas de uma pessoa falsa e verdadeira.
•
Sappurisadana Sutta (AN V.148) - As Oferendas de uma Pessoa Verdadeira.
Os cinco atributos e os frutos da generosidade de uma pessoa verdadeira.
•
Samayavimutta (pathama) Sutta (AN V.149) - Libertação Temporária. Cinco coisas que conduzem ao declínio dos jhanas.
•
Samayavimutta (dutiya) Sutta (AN V.150) - Libertação Temporária. Cinco coisas que conduzem ao declínio dos jhanas.
•
Saddhammasammo Sutta (AN V.154) - Declínio do Verdadeiro Dhamma. Cinco coisas que conduzem ao declínio e desaparecimento do verdadeiro Dhamma.
•
Dukkatha Sutta (AN V.157) - Discurso Endereçado Incorretamente. Como endereçar um discurso.
•
Udayin Sutta (AN V.159) – A Respeito de Udayin. O Buda
explica para o Ven. Ananda os cinco pré-requisitos para ensinar o Dhamma
aos outros.
•
Aghatapativinaya Sutta (AN V.161) – Removendo a Raiva. Cinco
formas hábeis de lidar com as pessoas que são irritantes.
•
Aghatapativinaya (dutiya) Sutta (AN V.162) - Removendo a Raiva. Cinco meios para remover a raiva.
•
Pañhapuccha Sutta (AN V.165) - Perguntando. Cinco motivos para fazer perguntas.
•
Khippanisa Sutta (AN V.169) - Rápida Compreensão. As qualidade de quem possui rápida compreensão.
•
Candala
Sutta (AN V.175) – Os Párias. O Buda descreve cinco qualidades que
determinam o grau de comprometimento para ser um discípulo Budista leigo.
Como você se compara?
•
Piti Sutta (AN V.176) - Êxtase. Cinco coisas que não ocorrem durante os jhanas.
•
Vanijja
Sutta (AN V.177) – Negócios (Modo de Vida Incorreto). Cinco tipos de modo de vida incorreto para discípulos leigos.
•
Gihi Sutta (AN V.179) - Um Leigo. Cinco características de um sotapanna.
•
Vaca Sutta (AN V.198) – Um Enunciado. O segredo
para a linguagem inculpável.
• Nissaraniya Sutta (AN V.200) – Escapatória. Cinco elementos que conduzem à ibertação.
• Dhammassavana Sutta (AN V.202) – Ouvindo o Dhamma. As cinco recompensas em ouvir o Dhamma.
• Vinibandha Sutta (AN V.206) - Grilhões. Os cinco griilhões na mente.
• Khanti (pathama) Sutta (AN V.215) - Paciência. Cinco benefícios da paciência.
• Khanti (dutiya) Sutta (AN V.216) - Paciência. Cinco benefícios da paciência.
• Atiniva Sutta (AN V.223) - Residindo por Muito Tempo. Cinco perigos em residir por muito tempo no mesmo lugar.
• Sobhana Sutta (AN V.233) - Adorno. Com estas cinco qualidades um bhikkhu embeleza um monastério.
• Bahupakara Sutta (AN V.234) - Grande Ajuda. Com estas cinco qualidades um bhikkhu é de grande ajuda num monastério.
• Anukampa Sutta (AN V.235) - Compaixão. Com estas cinco qualidades um bhikkhu demonstra compaixão com as pessoas leigas.
• Vannaraha (dutiya) Sutta (AN V.237) - Merece Censura. Como bhikkhus acabam no inferno ou no paraíso.
• Macchariya Sutta (AN V.254-271) – Egoísmo. A generosidade não é apenas uma idéia simpática: ela é um requisito para o progresso no caminho Budista.
• Ragapeyyalam Sutta (AN V.303-1152) - Repetições. A série de repetições.
• Ahuneyya (pathama) Sutta (AN VI.1) - Merecedor de Oferendas. O contato nos meios dos sentidos.
• Indriya Sutta (AN VI.3) - Faculdades. As cinco faculdades mais a libertação.
• Mahanama Sutta (AN VI.10) - Mahanama. Como permanece com frequência um sotapanna.
• Saraniya (dutiya) Sutta (AN VI.12) - Cordialidade. Seis princípios que criam amor e respeito e conduzem à coesão, à não-disputa, à concórdia, e à união.
•
Nissaraniya Sutta (AN VI.13) – Escapatória. Seis elementos que conduzem à libertação.
• Bhaddaka Sutta (AN VI.14) - Uma Morte Boa. Seis coisas que conduzem a uma morte boa para um bhikkhu.
• Anutappiya Sutta (AN VI.15) - Arrependimento. Seis coisas que conduzem a uma morte sem arrependimento para um bhikkhu.
•
Nakula Sutta (AN VI.16) – Os pais de Nakula. Uma sábia
chefe de família consola o seu marido preocupado com a morte durante uma
grave enfermidade.
•
Maranassati (pathama)
Sutta (AN VI.19) – Atenção Plena na Morte. A morte pode vir a
qualquer momento. Você está preparado?
•
Maranassati (dutiya)
Sutta (AN VI.20) – Atenção Plena na Morte. A morte pode vir a
qualquer momento. Você está preparado?
• Himavanta Sutta (AN VI.24) - O Himalaia. Seis qualidades relativas à concentração.
• Sekha Sutta (AN VI.31) - Treinando. Seis qualidades que conduzem ao não declínio de um treinando.
• Chalangadana Sutta (AN VI.37) - Generosidade com Seis Fatores. Os fatores que fazem a generosidade produzir um mérito incalculável.
•
Daruka-khandha
Sutta (AN VI.41) – A Pilha de Madeira. Os poderes supra-humanos e os elementos.
•
Ina
Sutta (AN VI.45) – Dívida. Os prazeres dos sentidos são como uma dívida.
•
Cunda
Sutta (AN VI.46) – Cunda. Porque são necessários ambos, aqueles que se dedicam à meditação e aqueles que se dedicam aos estudos?
•
Sanditthika
Sutta (AN VI.47) – Visível no Aqui e Agora. Como o Dhamma é visível no aqui e agora?
•
Khema Sutta (AN VI.49) - Com Khema. Tendo abandonado a idéia de um eu, os arahants não se consideram superiores, inferiores ou iguais a ninguém.
•
Indriyasamvara
Sutta (AN VI.50) – Contenção das Faculdades. O treinamento passo a passo.
• Khattiya Sutta (AN VI.52) - Khattiya. A aspiração, a busca, o apoio, o objetivo e o objetivo final de khattiyas, brâmanes, chefes de família, mulheres, ladrões e contemplativos.
•
Sona
Sutta (AN VI.55) – Acerca de Sona. Neste conhecido sutta o Buda
explica para o Ven. Sona que o equilíbrio do esforço na prática da
meditação é como afinar um instrumento musical.
• Phagguna Sutta (AN VI.56) - Phagguna. Seis benefícios em ouvir o Dhamma no momento apropriado e examinar o significado no momento apropriado.
• Asava Sutta (AN VI.58) - Impurezas. Seis qualidades para abandonar as impurezas.
• Hatthisariputta Sutta (AN VI.60) - Hatthi. Cuidado para não perder as realizações meditativas.
• Majjhe Sutta (AN VI.61) - Meio. As possíveis explicações para o enunciado: Tendo compreendido ambos lados, o sábio não fica preso no meio. Ele é um grande homem: aquele que superou o pregador.
•
Nibbedhika Sutta (AN VI.63) - Penetrante. O Buda explica que a
maestria do Dhamma advém da reflexão acerca de seis fatores da mente, cada
um dos quais deve ser compreendido profundamente de seis modos distintos.
Este sutta contém um precioso pequeno verso apontando a verdadeira causa
do apego baseado na sensualidade.
• Sihanada Sutta (AN VI.64) - O Rugido do Leão. Os poderes de um Tathagata.
•
Sanganikarama Sutta (AN VI.68) – Companhias. A realização de nibbana depende dos jhanas.
• Bala Sutta (AN VI.72) - Poder. Seis qualidades para realizar o poder da concentração.
• Tajhana (dutiya) Sutta (AN VI.74) - Primeiro Jhana. Seis coisas para entrar e permanecer no primeiro jhana.
• Sukhasomanassa Sutta (AN VI.78) - Alegria e Felicidade. Como permanecer com alegria e felicidade nesta mesma vida, e estabelecer o fundamento para a destruição das impurezas.
•
Avaranata Sutta (AN VI.86) – Impedimentos. O Buda
lista seis qualidades que impedem, e seis que estimulam, o desenvolvimento
de estados mentais hábeis.
•
Kammavaranata Sutta (AN VI.87) – Obstruções por Kamma. Seis coisas
que fazem com que uma pessoa seja incapaz de desenvolver qualidades
mentais hábeis.
• Sussusati Sutta (AN VI.88) - Deseja Ouvir. Como obter o maior benefício ao ouvir o Dhamma.
• Bhabbatthana (dutiya) Sutta (AN VI.93) - Impossível. Impossível que alguém com entendimento correto faça alguma dessas seis coisas.
• Bhabbatthana (catuttha) Sutta (AN VI.95) - Impossível. O entendimento correto e a condicionalidade dos fenômenos.
•
Anisansa Sutta (AN VI.97) – Recompensas. Seis recompensas para aquele que entra na correnteza.
• Anicca Sutta (AN VI.98) - Impermanente. Os fenômenos condicionados como impermanentes.
• Anavatthita Sutta (AN VI.102) - Descontínuo. Benefícios da percepção da impermanência em todos os fenômenos condicionados.
• Ragapeyyalam Sutta (AN VI. 140-649) - Repetições. A série de repetições.
• Vittharabala Sutta (AN VII.4) - Poderes em Detalhe. Os sete poderes de um bhikkhu.
•
Dhana
Sutta (AN VII.6) – Tesouro. Se alguém possui estes sete tesouros no
seu coração, a vida não terá sido vivida em vão.
• Ugga Sutta (AN VII.7) - Ugga. Os sete tipos de riquezas que não podem ser perdidas.
•
Anusaya Sutta (AN VII.11) – Obsessões (1). A enumeração dos sete anusaya (obsessões
ou tendências latentes).
•
Anusaya Sutta (AN VII.12) - Obsessões (2). Sobre o
abandono dos sete anusaya (obsessões ou tendências latentes).
•
Udakupama Sutta (AN VII.15) - O Símile da Água. Uma série de símiles que ilustram até onde a compreensão do Dhamma pode nos levar.
• Aniccanupassi Sutta (AN VII.16) - Contemplação da Impermanência. Sete modos de realizar a libertação através da contemplação da impermanência.
• Dukkhanupassi Sutta (AN VII.17) - Contemplação do Sofrimento. Sete modos de realizar a libertação através da contemplação do sofrimento.
• Anattanupassi Sutta (AN VII.18) - Contemplação do Não-eu. Sete modos de realizar a libertação através da contemplação do não-eu.
• Sattaka (pathama) Sutta (AN VII.23) - Não-declínio. Sete coisas que conduzem ao não-declínio de um bhikkhu.
• Sattaka (dutiya) Sutta (AN VII.24) - Não-declínio. Sete coisas que conduzem ao não-declínio de um bhikkhu.
• Sañña Sutta (AN VII.27) - Percepção. Sete percepções que conduzem ao não-declínio de um bhikkhu.
• Parihana Sutta (AN VII.29) - Declínio. Sete coisas que conduzem ao declínio de um discípulo leigo.
• Appamadagarava Sutta (AN VII.32) - Reverenciar a Diligência. Reverenciar estas sete qualidades conduzem ao não-declínio de um bhikkhu.
• Hirigarava Sutta (AN VII.33) - Reverenciar a Vergonha. Reverenciar estas sete qualidades conduzem ao não-declínio de um bhikkhu.
• Sovacassata (pathama) Sutta (AN VII.34) - Obediente. Sete qualidades conduzem ao não-declínio de um bhikkhu.
•
Mitta Sutta (AN VII.35) – O Amigo. Quais as qualidades de um verdadeiro amigo?
• Sattaviññanatthiti Sutta (AN VII.44) - Sete Estações da Consciência. As características do corpo e da percepção de acordo com cada estação da consciência.
• Samadhiparikkhara Sutta (AN VII.45) - Requisitos para Concentração. A nobre concentração com as suas condições e requisitos.
•
Sañña Sutta (AN VII.46) – Percepção. O cultivo de sete percepões que conduzem ao imortal.
•
Dana Sutta (AN VII.49) – Generosidade. O Buda descreve algumas das motivações que se pode ter
sendo generoso. Os frutos kammicos que se colhe depende fortemente dos
motivos para ser generoso.
• Methuna Sutta (AN VII.50) - Relação Sexual. Sete corrupções do celibato.
•
Avyakata Sutta (AN VII.51) - Não Declarado. Porque aquele que entrou na correnteza não tem dúvidas?
• Purisagati Sutta (AN VII.55) - Destinação das Pessoas. A realização de nibbana no intervalo.
•
Kimila Sutta (AN VII.56) - Para Kimila. Então, você
diz que gostaria que o Budismo se desenvolvesse no Ocidente? Neste sutta o
Buda explica para o Ven. Kimila o que é exigido daqueles que querem ver o
Dhamma durar um longo, longo tempo.
•
Capala (Pacala) Sutta (AN VII.58) - Cabeceando. Os
conselhos do Buda para combater a sonolência.
• Tissa Sutta (AN VII.59) - Tissa. O conhecimento dos devas sobre quem realizou nibbana.
•
Kodhana Sutta (AN VII.60) – Uma Pessoa Enraivecida. O Buda
descreve sete perigos por ceder à raiva. Tenha cuidado!
•
Nagara Sutta (AN VII.63) - A Cidade. Sete qualidades que devem ser desenvolvidas para a
verdadeira segurança.
•
Dhammaññu Sutta (AN VII.64)
- Alguém com Noção do Dhamma. Você quer ser digno do
respeito de outras pessoas? Aqui o Buda descreve as sete qualidades que
fazem um indivíduo ser honrado e respeitado.
• Hiriottapa Sutta (AN VII.65) - Vergonha e Temor. As condições que conduzem ao conhecimento e visão da libertação.
•
Bhavana Sutta (AN VII.67)
- Desenvolvimento da Mente. O desenvolvimento da mente não depende apenas da vontade mas da vontade de fazer as coisas certas.
•
Arakenanusasani Sutta (AN VII.70)
- O Ensinamento de Araka. Sete belos símiles que descrevem a brevidade da vida humana.
Use o pouco tempo com sabedoria!
• Vinayadhara (pathama) Sutta (AN VII.75) - Experto na Disciplina. As qualidades de um bhikkhu experto na desciplina.
•
Satthusasana Sutta (AN VII.80)
- Para Upali. O Buda explica para o Ven. Upali como reconhecer o verdadeiro Dhamma.
• Bhikkhu Sutta (AN VII.85-91) - Bhikkhu. Quem é um bhikkhu.
• Ahuneyya Sutta (AN VII.95-614) - Merecedor de Oferendas. As contemplações e percepções que conduzem à destruição das impurezas.
• Ragapeyyalam Sutta (AN VII. 615-1124) - Repetições. A série de repetições.
•
Pañña
Sutta (AN VIII.2) - Sabedoria. O Buda descreve as habilidades que
devem ser desenvolvidas para que a sabedoria se revele.
•
Lokavipatti
Sutta (AN VIII.6) - Os Defeitos do Mundo. A diferença entre uma pessoa comum e um nobre
discípulo se manifesta no modo como eles respondem às inevitáveis vicissitudes da vida.
•
Devadattavipatti Sutta (AN VIII.7) - O Fracasso de Devadatta. As causas para o fracasso de Devadatta.
•
Nanda Sutta (AN VIII.9) - Nanda. O treinamento de Nanda.
•
Siha Sutta (AN VIII.12) - Siha. Os Niganthas acusam o Buda de ensinar uma doutrina da não-ação.
•
Paharada Sutta (AN VIII.19) - Paharada. O Buda compara as maravilhosas qualidades do Dhamma com as qualidades do oceano.
•
Ugga (dutiya) Sutta (AN VIII.22) - Ugga. As oito qualidades maravilhosas e admiráveis do chefe de família Ugga.
•
Hatthaka (dutiya) Sutta (AN VIII.24) - Hatthaka. As oito qualidades maravilhosas e admiráveis de Hatthaka.
•
Mahanama Sutta (AN VIII.25) - Mahanama. As qualidades de um discípulo leigo.
•
Jivaka Sutta (AN VIII.26) - Jivaka. As qualidades de um discípulo leigo.
•
Bala (pathama) Sutta (AN VIII.27) - Poder. Oito tipos de poderes.
•
Bala (dutiya) Sutta (AN VIII.28) - Poderes. Os oito poderes de um bhikkhu que destruiu as impurezas.
•
Anuruddha
Sutta (AN VIII.30) - Para Anuruddha. O Buda descreve oito qualidades
benéficas que se forem cultivadas no coração com diligência ajudarão a nos
conduzir ao objetivo final.
•
Dana (pathama) Sutta (AN VIII.31) - Generosidade. Oito motivos para a generosidade.
•
Danavatthu Sutta (AN VIII.33) - Motivos para a Generosidade. Oito motivos para a generosidade.
•
Danupapatti Sutta (AN VIII.35) - Renascimento por Conta da Generosidade. Oito tipos de renascimento por conta da generosidade.
•
Abhisanda
Sutta (AN VIII.39) – Fontes. O Buda descreve oito fontes de méritos que
a conduta hábil pode trazer.
•
Duccaritavipaka Sutta (AN VIII.40) - Frutos das Ações com o Corpo. Os frutos de ações prejudiciais.
•
Gotami Sutta (AN VIII.53) - Para Gotami. O Buda
explica para Mahapajapati Gotami (sua tia) como reconhecer a diferença
entre ensinamentos que estão de acordo com o Dhamma e aqueles que não
estão. Esses oito critérios são pertinentes da mesma forma hoje!
•
Vyagghapajja
(Dighajanu) Sutta (AN VIII.54) - Para Dighajanu. O Buda instrui
chefes de família sobre como preservar e incrementar a sua riqueza e
felicidade tanto no plano mundano como no plano espiritual.
•
Bhaya Sutta (AN VIII.56) - Medo. Oito designações para os prazeres dos sentidos.
•
Puggala Sutta (AN VIII.59) - Pessoas. Oito tipos de pessoas que são um campo de mérito inigualável no mundo.
•
Sankhitta
Sutta (AN VIII.63) – Em Resumo (Amor Bondade, Atenção Plena, e
Concentração). O Buda descreve as práticas dos quatro Brahma-viharas e
dos quatro fundamentos da atenção plena como formas de prática de
concentração.
•
Gayasisa Sutta (AN VIII.64) - Gaya. O Abençoado relata as suas experiêncais com os devas antes da sua iluminação.
•
Saddha Sutta (AN VIII.71) - Fé. A perfeição de um bhikkhu.
•
Maranassati (pathama) Sutta (AN VIII.73) - Atenção Plena na Morte. A morte pode vir a qualquer momento. Você está preparado?
•
Maranassati (dutiya) Sutta (AN VIII.74) - Atenção Plena na Morte. A morte pode vir a qualquer momento. Você está preparado?
•
Parihana Sutta (AN VIII.79) - Declínio. Oito qualidades que conduzem ao declínio e ao não-declínio de um bhikkhu.
•
Kusita-Arabbhavatthu Sutta (AN VIII.80) – As Razões para Preguiça e
o Estímulo da Energia. Essas desculpas para adiar a sua
meditação soam familiares: "Estou com muita fome!"; "Estou
muito cheio!"; "Estou muito cansado!"; "Estou muito
enfermo!" ? Aqui o Buda oferece conselhos sadios de como superar esse
tipo de preguiça.
•
Satisampajañña Sutta (AN VIII.81) - Atenção Plena e Plena Consciência. A condicionalidade que conduz ao conhecimento e visão da libertação.
•
Mula Sutta (AN VIII.83) - Raiz. A condicionalidade de todos os fenômenos.
•
Pattanikujjana Sutta (AN VIII.87) - Tigelas de Esmolar. Sob quais condições os bhikkhus podem recusar alimentos.
• Ragapeyyalam Sutta (AN VIII.118-627) - Repetições. A série de repetições.
•
Sambodhi
Sutta (AN IX.1) – Perfeita Iluminação. Como desenvolver um coração que se
incline pela renúncia.
•
Nissaya Sutta (AN IX.2) - Suporte. De que modo um bhikkhu está dotado de suportes.
•
Meghiya Sutta (AN IX.3) - Meghiya. A importância de bons amigos, companheiros e camaradas.
•
Nandaka Sutta (AN IX.4) - Nandaka. Quatro fatores de um bhikkhu e cinco benefícios em ouvir o Dhamma.
•
Sutava Sutta (AN IX.7) - Para Sutavan. Os nove tipos de ações inábeis que um Arahant é incapaz de cometer.
•
Sajjha Sutta (AN IX.8) - Sajjha. Nove transgressões que um arahant é incapaz de cometer.
•
Sihanada Sutta (AN IX.11) - O Rugido do Leão. A resposta do Ven. Sariputta a uma falsa acusação.
•
Saupadisesa Sutta (AN IX.12) - Com combustível. Destinos de pessoas com combustível restante ( sa-upadisesa).
•
Sañña Sutta (AN IX.16 ) - Percepção. Nove percepções que trazem benefícios.
•
Velama Sutta (AN IX.20 ) - Velama. Escala de ações meritórias.
•
Tanhamulaka Sutta (AN IX.23) - Condicionado pelo Desejo. Nove coisas condicionadas pelo desejo.
•
Sattava Sutta (AN IX.24) - Permanências dos Seres. As nove permanências dos seres.
•
Pañña Sutta (AN IX.25) - Sabedoria. Características de um bhikkhu com a sabedoria consolidada.
•
Vera Sutta (AN IX.27) - Animosidade. O que é necessário para que uma pessoa leiga alcance o estado de entrar na correnteza.
•
Anupubbanirodha Sutta (AN IX.31) - Cessação Sucessiva. As sucessivas cessações que ocorrem nos jhanas.
•
Nibbana Sutta (AN IX.34) – Nibbana. O Ven.
Sariputta descreve os fatores que são abandonados com os sucessivos níveis
de concentração.
•
Gavi Sutta (AN IX.35) – A Vaca. Se você quiser avançar demasiado rápido através dos níveis de concentração irá tropeçar igual a uma vaca tola numa montanha íngreme.
•
Jhana Sutta (AN IX.36) – Jhana. A
meditação, tal como o tiro com o arco, é uma habilidade que se desenvolve
ao longo do tempo, através da prática, prática, prática....
•
Ananda Sutta (AN IX.37) – Ananda. O Ven. Ananda descreve
o jhana supramundano que é o fruto do conhecimento da Iluminação.
•
Lokayatika Sutta (AN IX.38) - Cosmologista. Dois brâmanes perguntam sobre como chegar ao fim do mundo.
•
Devasurasangama Sutta (AN IX.39) - Batalha entre os Devas e os Asuras. Como escapar do controle de Mara.
•
Tapussa Sutta (AN IX.41) - Para Tapussa (Sobre a Renúncia). O Buda relata como o longo caminho da prática de
meditação que culmina com a iluminação começa com o apreço pelo valor da
renúncia.
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Sambadha Sutta (AN IX.42) - Confinamento. A escapatória do confinamento.
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Kayasakkhi Sutta (AN IX.43) – Toca com o Corpo.
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Paññavimutti Sutta (AN IX.44) - Libertado através da Sabedoria.
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Ubhatobhaga Sutta (AN IX.45) - Libertado de ambos os modos.
Neste conjunto de breves suttas, o Ven. Ananda responde às perguntas do Ven. Udayin sobre o significado de
alguns termos chave que o Buda empregou em outros suttas: O que é “tocar com o corpo”? O que é “libertado através da sabedoria”? O que é “libertado de ambos modos”? O Ven. Ananda mostra que o desenvolvimento dos jhanas é parte integrante do desenvolvimento da sabedoria.
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Sanditthikadhamma (pathama) Sutta (AN IX.46) - Dhamma Visível no Aqui e Agora. Como o Dhamma pode ser visto no aqui e agora.
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Sanditthikadhamma (dutiya) Sutta (AN IX.47) - Dhamma Visível no Aqui e Agora. Como nibbana pode ser visto no aqui e agora.
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Abhabba Sutta (AN IX.62) - Impossível. Nove coisas que impedem a realização do estado de arahant.
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Nivarana Sutta (AN IX.64) - Obstáculos. Como superar
os cinco obstáculos.
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Cetokhila Sutta (AN IX.71) - Obstruções na Mente. Os cinco tipos de obstruções na mente e como superá-las.
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Cetasovinibandha Sutta (AN IX.72) - Grilhões na Mente. Os cinco tipos de grilhões na mente e como superá-los.
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Ragapeyyalam Sutta (AN IX.93-432) - Repetições. A série de repetições.
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Kimatthiya Sutta (AN X.1) - Qual o Propósito. O propósito da virtude.
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Cetanakaraniya Sutta (AN X.2) - Intenção Correta. O progresso na meditação é um processo natural.
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Upanisa (pathama) Sutta (AN X.3) - Condição. A sequência de condições que conduzem ao fim do sofrimento.
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Samadhi Sutta (AN X.6) - Concentração.
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Sariputta Sutta (AN X.7) - Sariputta. Estes dois suttas descrevem a concentração na qual a
mente se inclina para nibbana.
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Senasana Sutta (AN X.11) - Moradia. Os cinco fatores que um bhikkhu e uma moradia possuem que conduzem à libertação.
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Cetokhila Sutta (AN X.14) - Obstruções na Mente. Os cinco tipos de obstruções e os cinco tipos de grilhões na mente e como superá-los.
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Appamada Sutta (AN X.15) - Diligência. Dez símiles que ilustram a importância da diligência (appamada).
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Manatha (pathama) Sutta (AN X.17) - Proteção. Qualidades que servem como proteção.
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Ariyavasa Sutta (AN X.20 ) - As Permanências dos Nobres. As qualidades mentais com as quais os
nobres estão ‘em casa’.
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Kaya Sutta (AN X.23) - Corpo. Aquilo que deve ser abandonado através do corpo, da linguagem e da sabedoria.
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Mahapañha Sutta (AN X.27) - As Grandes Perguntas (trecho). Uma coisa que conduz à iluminação.
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Kosala (dutiya) Sutta (AN X.30) - Kosala. O Rei Pasenadi descreve dez razões porque ele demonstra tão profunda veneração pelo Buda.
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Upali Sutta (AN X.31) - Upali. As razões porque o Buda estabeleceu as regras de disciplina.
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Sanghabheda Sutta (AN X.37) - Cisma na Sangha. As razões para um cisma na Sangha.
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Kusinara Sutta (AN X.44) - Kusinara. As qualidades que alguém deve ter para admoestar uma outra pessoa.
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Dasa Dhamma Sutta (AN X.48) - Dez Coisas. Dez reflexões para um bhikkhu.
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Sacitta Dhamma Sutta (AN X.51) - A Própria Mente. Como analisar a própria mente.
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Samatha Sutta (AN X.54) - Tranquilidade. A auto-análise como meio para o incremento de qualidades benéficas.
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Sañña (pathama) Sutta (AN X.56) - Percepção. O cultivo destas dez percepções produz grandes frutos.
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Sañña (dutiya) Sutta (AN X.57) - Percepção. O cultivo destas dez percepções produz grandes frutos.
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Mula Sutta (AN X.58) - Raiz. Qual é a raiz de todos os fenômenos (sabbe dhamma)?
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Girimananda Sutta (AN X.60) - Para Girimananda. Dez contemplações para curar o corpo e a mente.
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Avijja Sutta (AN X.61) - Ignorância. A natureza condicionada da ignorância.
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Tanha Sutta (AN X.62) - Desejo. A natureza condicionada do desejo.
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Nitthangata Sutta (AN X.63) - Certeza. Os modos em que nibbana pode ser realizado neste mundo ou tendo deixado este mundo.
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Aveccappasanna Sutta (AN X.64) - Inabalável. Os modos em que nibbana pode ser realizado neste mundo ou tendo deixado este mundo.
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Sukha (pathama) Sutta (AN X.65) - Felicidade. Uma descrição sucinta do que é a verdadeira felicidade.
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Sukha (dutiya) Sutta (AN X.66) - Felicidade. O que é sofrimento e felicidade no Dhamma e Disciplina?
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Kathavatthu Sutta (AN X.69) - Tópicos para Conversação. O Buda
apresenta dez tópicos saudáveis para conversação como alternativa para
fofocas.
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Akankha Sutta (AN X.71) - Desejo. Os benefícios em cumprir os preceitos de virtude.
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Kantaka Sutta (AN X.72) - Espinho. Os vários tipos de espinhos.
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Tayodhamma Sutta (AN X.76) - Três Coisas. Como abandonar o nascimento, abandonar o envelhecimento e abandonar a morte.
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Khinasavabala Sutta (AN X.90) - Poderes. Os dez poderes de um bhikkhu cujas impurezas foram destruídas.
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Vera Sutta (AN X.92) - Animosidade. O que é
necessário para que uma pessoa leiga alcance o estado de entrar na
correnteza.
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Ditthi
Sutta (AN X.93) - Entendimento. O chefe de família Anathapindika
instrui um grupo de errantes não Budistas sobre a natureza do Entendimento
Correto.
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Vajjiyamahita Sutta (AN X.94) - Vajjiyamahita. Se as qualidades prejudiciais diminuem e as qualidades benéficas aumentam então essa prática deve ser feita.
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Uttiya
Sutta (AN X.95) - Para Uttiya. O objetivo dos ensinamentos do Buda é de libertar todos os seres?
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Samanasañña Sutta (AN X.101) - Percepções de um Contemplativo. Três percepções de um contemplativo.
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Micchatta
Sutta (AN X.103) - Incorreção. A perfeita sabedoria e libertação depende da perfeita concentração.
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Tikicchaka Sutta (AN X.108) - Médicos. O nobre purgante que sempre funciona.
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Pubbangama Sutta (AN X.121) - Precursor. O entendimento correto é o precursor das qualidades benéficas.
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Adhamma (tatiya) Sutta (AN X.173) - Não-Dhamma. O que é Dhamma e não-Dhamma, e o que é prejudicial e benéfico.
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Kammanidana Sutta (AN X.174) - Causas de Kamma. As três fontes e origens de kamma.
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Cunda Kammaraputta Sutta (AN X.176) - Para Cunda, o ferreiro. O Buda
explica para Cunda que a genuina auto purificação não é obtida através de
rituais sagrados, mas através do cultivo da habilidade com os próprios
pensamentos, palavras e atos.
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Janussoni Sutta (AN X.177) - Janussoni. A ocasião em que oferendas podem beneficiar os mortos.
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Ragapeyyalam Sutta (AN X.237-746) - Repetições. A série de repetições.
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Kimatthiya Sutta (AN XI.1) – Qual é o Propósito? O propósito da virtude.
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Cetanakaraniya Sutta (AN XI.2) - Intenção Correta. O progresso na meditação é um processo natural.
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Upanisa (pathama) Sutta (AN XI.3) - Condição. A sequência de condições que conduzem ao fim do sofrimento.
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Sañña Sutta (AN XI.7) - Percepção.
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Manasikata Sutta (AN XI.8) - Atenção. Estes dois suttas descrevem a concentração na qual a mente se inclina para nibbana.
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Mahanama (pathama) Sutta (AN XI.11) - Mahanama. A prática de um discípulo leigo.
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Mahanama (dutiya) Sutta (AN XI.12) - Mahanama. O Buda
orienta o chefe de família Mahanama sobre a importância de desenvolver as
seis recordações (recordação do Buda, Dhamma, Sangha, as próprias
virtudes, a própria generosidade e os devas).
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Subhuti Sutta (AN XI.14) - Subhuti. As características de uma pessoa dotada de fé.
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Mettanisamsa Sutta (AN XI.15) - Bênçãos do Amor Bondade. Onze benefícios da prática de
metta (amor bondade).
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Atthakanagara Sutta (AN XI.16) - O Homem de Atthakanagara. O venerável Ananda descreve as onze “portas para o Imortal” através das quais um bhikkhu é capaz de obter a suprema segurança contra o cativeiro.
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Mahagopalaka Sutta (AN XI.17) – O Grande Discurso sobre o Pastor. O Buda ensina onze qualidades que impedem o desenvolvimento de um bhikkhu no Dhamma e onze qualidades que contribuem para o seu desenvolvimento.
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Samadhi (pathama) Sutta (AN XI.18) - Concentração. A concentração na qual a mente se inclina para nibbana.
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Samañña Sutta (AN XI.22-981) - Possuir. As contemplações de um bhikkhu.
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Ragapeyyalam Sutta (AN XI.982-1151) - Repetições. A série de repetições.
Revisado: 28 Agosto 2016
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