Anguttara Nikaya IV.55
Samjivi (pathama) Sutta
A Mesma Vida
Somente para distribuição gratuita.
Este trabalho pode ser impresso para distribuição gratuita.
Este trabalho pode ser re-formatado e distribuído para uso em computadores e redes de computadores
contanto que nenhum custo seja cobrado pela distribuição ou uso.
De outra forma todos os direitos estão reservados.
Em certa ocasião o Abençoado estava entre os Bhaggas em Surilsumaragira no Bosque de Bhesakala, no Parque do Gamo. Então, ao amanhecer, o Abençoado se vestiu e tomando a tigela e o manto externo, foi para a residência do chefe de família Nakulapita, onde ele sentou num assento que havia sido preparado. Então o chefe de família Nakulapita e a dona de casa Nakulamata foram até o Abençoado e depois de cumprimentá-lo sentaram a um lado. O chefe de família Nakulapita então disse para o Abençoado:
"Venerável senhor, desde jovem, quando a jovem moça Nakulamata me foi dada em casamento, eu não me recordo ter sido desonesto nem mesmo em pensamento, muito menos em ações. Nós desejamos, venerável senhor, encontrar-nos não somente nesta vida mas também em vidas futuras."
A dona de casa Nakulamata por seu lado disse para o Abençoado: "Venerável senhor, desde quando eu era uma moça jovem dada em casamento para o jovem chefe de família Nakulapita, eu não me recordo ter sido desonesta nem mesmo em pensamento, muito menos em ações. Nós desejamos, venerável senhor, encontrar-nos não somente nesta vida mas também em vidas futuras."
"Chefes de família, se ambos o esposo e a esposa desejarem encontrar-se não somente nesta vida mas também em vidas futuras, eles devem possuir a mesma fé, o mesmo comportamento virtuoso, a mesma generosidade, e a mesma sabedoria. Assim eles encontrarão um ao outro não somente nesta vida mas também em vidas futuras."
Ambos esposo e esposa dotados de fé,
benévolos e com autocontrole,
vivendo a vida com integridade,
dirigindo-se um ao outro com palavras gentis.
Assim muitos méritos são acumulados
e eles permanecem tranquilos.
Os seus inimigos se entristecem
quando ambos possuem a mesma virtude.
Tendo praticado o Dhamma aqui,
iguais no comportamento virtuoso e práticas,
deliciando-se [após a morte] num mundo dos devas,
eles se alegram, desfrutando dos prazeres dos sentidos.
Revisado: 2 Março 2013
Copyright © 2000 - 2021, Acesso ao Insight - Michael Beisert: editor, Flavio Maia: designer.