Anguttara Nikaya III.99
Lonaphala Sutta
O Punhado de Sal
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"Bhikkhus, para qualquer um que diga, ‘Qualquer que seja a forma
pela qual uma pessoa faça kamma, é desse modo que ele será experimentado,’ não há
como viver a vida santa, não há oportunidade para o correto fim do sofrimento.
Mas para qualquer um que diga, ‘Quando uma pessoa faz kamma para ser sentido de
tal e tal forma, assim é como o seu resultado é experimentado,’ há como viver a
vida santa, há oportunidade para o correto fim do sofrimento.
"Há o caso em que um ato insignificante cometido por um certo
indivíduo o conduz ao inferno. Há o caso em que o mesmo tipo de ato
insignificante cometido por outro indivíduo é experimentado no aqui e agora e
aparece apenas por um momento.
"Agora um ato insignificante cometido por qual tipo de indivíduo o
conduz ao inferno? É o caso em que um certo indivíduo não desenvolve a atenção
plena no corpo, não desenvolve a virtude, não desenvolve a mente, não
desenvolve a sabedoria: limitado, mesquinho, permanece com o sofrimento. Um ato
insignificante cometido por este tipo de indivíduo o conduz ao inferno
"Agora, um ato insignificante cometido por qual tipo de indivíduo
é experimentado no aqui e agora e aparece apenas por um momento? É o caso em
que um certo indivíduo desenvolve a atenção plena no corpo, desenvolve a
virtude, desenvolve a mente, desenvolve a sabedoria: ilimitado, generoso,
permanece com o imensurável.[1] Um ato
insignificante cometido por esse tipo de indivíduo é experimentado no aqui e
agora e aparece apenas por um momento.
"Suponha que um homem deixasse cair um punhado de sal em uma
pequena quantidade de água em uma taça. O que vocês pensam? A água na taça se
tornaria salgada devido ao punhado de sal e não apropriada para beber?"
"Sim, senhor. Por que ocorre isso? Havendo somente uma pequena
quantidade de água na taça, ela se torna salgada devido ao punhado de sal e não
apropriada para beber."
"Agora suponham que um homem deixasse cair um punhado de sal no
rio Gânges. O que vocês pensam? A água no rio Gânges se tornaria salgada devido
ao punhado de sal e não apropriada para beber?"
"Não, senhor. Por que ocorre isso? Havendo uma grande massa de
água no rio Gânges, ela não se torna salgada devido ao punhado de sal e não
apropriada para beber.”
"Da mesma forma, é o caso em que um ato insignificante cometido
por um indivíduo [o primeiro] o conduz ao inferno; e é o caso em que o mesmo
ato insignificante cometido por outro indivíduo é experimentado no aqui e agora
e aparece apenas por um momento.
"Agora um ato insignificante cometido por qual tipo de indivíduo o
conduz ao inferno? É o caso em que um certo indivíduo não desenvolve a atenção
plena no corpo, não desenvolve a virtude, não desenvolve a mente, não
desenvolve a sabedoria: limitado, mesquinho, permanece com o sofrimento. Um ato
insignificante cometido por este tipo de indivíduo o conduz ao inferno.
"Agora, um ato insignificante cometido por qual tipo de indivíduo
é experimentado no aqui e agora e aparece apenas por um momento? É o caso em
que um certo indivíduo desenvolve a atenção plena no corpo, desenvolve a
virtude, desenvolve a mente, desenvolve a sabedoria: ilimitado, generoso,
permanece com o imensurável. Um ato insignificante cometido por esse tipo de
indivíduo é experimentado no aqui e agora e aparece apenas por um momento.
"É o caso em que uma certa
pessoa é posta na cadeia por meia moeda (kahapana), é posta na cadeia por uma moeda, é posta na cadeia
por cem moedas. E é o caso em que outra pessoa não é posta na cadeia por meia
moeda, não é posta na cadeia por uma moeda, não é posta na cadeia por cem
moedas. Agora que tipo de pessoa é posta na cadeia por meia moeda…por uma
moeda…por cem moedas? É o caso em que a pessoa é pobre, com poucas riquezas,
com poucas posses. Esse é o tipo de pessoa que é posta na cadeia por meia
moeda…por uma moeda…por cem moedas. E que tipo de pessoa não é posta na cadeia
por meia moeda…por uma moeda…por cem moedas? É o caso em que a pessoa é rica,
com muitos pertences, muitas posses. Esse é o tipo de pessoa que não é posta na
cadeia por meia moeda…por uma moeda…por cem moedas.
"Da mesma forma, há o caso em que um ato insignificante cometido
por um certo indivíduo o conduz ao inferno. Há o caso em que o mesmo tipo de
ato insignificante cometido por outro indivíduo é experimentado no aqui e agora
e aparece apenas por um momento.
"Agora um ato insignificante cometido por qual tipo de indivíduo o
conduz ao inferno? É o caso em que um certo indivíduo não desenvolve a atenção
plena no corpo, não desenvolve a virtude, não desenvolve a mente, não
desenvolve a sabedoria: limitado, mesquinho, permanece com o sofrimento. Um ato
insignificante cometido por este tipo de indivíduo o conduz ao inferno.
"Agora, um ato insignificante cometido por qual tipo de indivíduo
é experimentado no aqui e agora, e aparece apenas por um momento? É o caso em
que um certo indivíduo desenvolve a atenção plena no corpo, desenvolve a
virtude, desenvolve a mente, desenvolve a sabedoria: ilimitado, generoso,
permanece com o imensurável. Um ato insignificante cometido por esse tipo de
indivíduo é experimentado no aqui e agora e aparece apenas por um momento.
"É o mesmo quando um açougueiro de bodes está autorizado a bater
ou amarrar ou matar ou tratar como queira uma certa pessoa que rouba um bode,
porém não está autorizado a bater ou amarrar ou matar ou tratar como queira uma
outra pessoa que rouba um bode. Agora, que tipo de pessoa que, tendo roubado um
bode, o açougueiro estará autorizado a bater ou amarrar, ou matar, ou tratar
como quiser ? É o caso em que a pessoa
é pobre, com poucas riquezas, com poucas posses. Esse é o tipo de pessoa que,
tendo roubado um bode, o açougueiro estará autorizado a bater ou amarrar, ou
matar, ou tratar como quiser. E que tipo de pessoa que, tendo roubado um bode,
o açougueiro não estará autorizado a bater ou amarrar, ou matar, ou tratar como
quiser? É o caso em que a pessoa é rica, com muitos pertences, muitas posses,
um rei ou um ministro de um rei. Esse é o tipo de pessoa que, tendo roubado um
bode, o açougueiro não estará autorizado a bater ou amarrar, ou matar, ou
tratar como quiser. Tudo que ele pode fazer é ir com suas mãos postas sobre o
coração e pedir: 'Por favor, estimado senhor, dê-me um bode ou o valor do
bode.’
"Da mesma forma, há o caso em que um ato insignificante cometido
por um certo indivíduo o conduz ao inferno. Há o caso em que o mesmo tipo de
ato insignificante cometido por outro indivíduo é experimentado no aqui e agora
e aparece apenas por um momento.
"Agora um ato insignificante cometido por qual tipo de indivíduo o
conduz ao inferno? É o caso em que um certo indivíduo não desenvolve a atenção
plena no corpo, não desenvolve a virtude, não desenvolve a mente, não
desenvolve a sabedoria: limitado, mesquinho, permanece com o sofrimento. Um ato
insignificante cometido por este tipo de indivíduo o conduz ao inferno.
"Agora, um ato insignificante cometido por qual tipo de indivíduo
é experimentado no aqui e agora e aparece apenas por um momento? É o caso em
que um certo indivíduo desenvolve a atenção plena no corpo, desenvolve a
virtude, desenvolve a mente, desenvolve a sabedoria: ilimitado, generoso,
permanece com o imensurável. Um ato insignificante cometido por esse tipo de
indivíduo é experimentado no aqui e agora e aparece apenas por um momento.
"Bhikkhus, para qualquer um que diga, Qualquer que seja a forma
pela qual uma pessoa faça kamma, é deste modo que ele será experimentado,’ não há como viver a vida
santa, não há oportunidade para o correto fim do sofrimento. Mas para qualquer
um que diga, ‘quando uma pessoa faz kamma para ser sentido de tal e tal forma,
assim é como o seu resultado é experimentado,’ há como viver a vida santa, há
oportunidade para o correto fim do sofrimento.”
Nota:
[1]
Libertação imensurável da mente. Veja também o MN 43.30
e o AN III.65.
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Revisado: 16 Abril 2005
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