Anguttara Nikaya III.15

Rathakara Sutta (Pacetana Sutta)

O Construtor de Carruagens

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Em certa ocasião o Abençoado estava próximo a Benares no Parque do Gamo em Isipatana. Lá ele se dirigiu aos monges desta forma: “Bhikkhus” – “Venerável Senhor,” eles responderam. O Abençoado disse o seguinte:

“Certa vez, bhikkhus, havia um rei cujo nome era Pacetana. Certo dia o rei Pacetana disse ao seu construtor de carruagens, 'Meu estimado construtor de carruagens, em seis meses ocorrerá uma batalha. Você pode me fazer um novo par de rodas de carruagem?'

"'Sim majestade, eu posso,' o construtor de carruagens respondeu ao rei.

"Então em seis meses menos seis dias o construtor de carruagens terminou uma roda. O rei Pacetana lhe disse, ‘Em seis dias ocorrerá a batalha. O par de rodas de carruagem estará pronto?'

"'Majestade, nesses seis meses menos seis dias, eu terminei uma roda.'

"'Porém você pode terminar a segunda roda nesses seis dias?'

"'Sim majestade, eu posso,' o construtor de carruagens respondeu ao rei.

"Então, após terminar a segunda roda em seis dias, o construtor de carruagens levou o par de rodas para o rei e, chegando, lhe disse, ‘Aqui está o seu novo par de rodas totalmente concluído, majestade.'

"'E qual é a diferença entre a roda que demorou seis meses menos seis dias para terminar, e a roda que demorou seis dias para terminar? Eu não vejo qualquer diferença entre as duas.'

"'Existe uma diferença entre as duas, majestade. Veja a diferença.' Então o construtor de carruagens tomou a roda que demorou seis dias para terminar e colocou-a em movimento. Indo até onde o seu impulso a levou, ela girou em torno de si e caiu no solo. Então ele tomou a roda terminada em seis meses menos seis dias e a colocou em movimento. Indo até onde o seu impulso a levou, ela parou como se estivesse presa a um eixo.

"'Agora qual é a razão, estimado construtor de carruagens, qual é a causa, porque a roda terminada em seis dias, quando colocada em movimento, vai até onde o seu impulso a leva e então girando em torno de si, cai no solo? E qual é a razão, qual é a causa, porque a roda da carruagem terminada em seis meses menos seis dias, quando colocada em movimento, vai até onde o seu impulso a leva e então para como se estivesse presa a um eixo?'

"'Majestade, quanto à roda terminada em seis dias, a sua borda está deformada, com falhas e defeitos. Os seus raios estão deformados, com falhas e defeitos. O seu cubo está deformado, com falhas e defeitos. Porque a sua borda ... raios ... e cubo estão deformados, com falhas e defeitos, quando colocada em movimento ela vai até onde o seu impulso a leva e então girando em torno de si, cai no solo. Porém quanto à roda terminada em seis meses menos seis dias, a sua borda não está deformada, sem falhas e defeitos. Os seus raios não estão deformados, sem falhas e defeitos. O seu cubo não está deformado, sem falhas e defeitos. Porque a sua borda ... raios ... e cubo não estão deformados, sem falhas e defeitos, quando colocada em movimento ela vai até onde o seu impulso a leva e então para como se estivesse presa a um eixo.'

"Agora, bhikkhus, o pensamento lhes pode ocorrer que o construtor de carruagens naquela ocasião era uma outra pessoa, porém isto não deve ser visto assim. Eu mesmo era o construtor de carruagens naquela ocasião. Eu tinha habilidade em lidar com a deformidade, as falhas, os defeitos da madeira. Agora sou um arahant, perfeitamente iluminado, hábil em lidar com as deformidades, falhas e defeitos da ação corporal; hábil em lidar com as deformidades, falhas e defeitos da ação verbal; hábil em lidar com as deformidades, falhas e defeitos da ação mental.

"Qualquer bhikkhu ou bhikkhuni em quem a deformidade, defeitos e falhas da ação corporal não forem abandonadas; a deformidade, defeitos e falhas da ação verbal não forem abandonadas; a deformidade, defeitos e falhas da ação mental não forem abandonadas terá se afastado deste Dhamma e Disciplina, tal como a roda terminada em seis dias. Porém qualquer bhikkhu ou bhikkhuni em quem a deformidade, defeitos e falhas da ação corporal são abandonados; a deformidade, defeitos e falhas da ação verbal são abandonados; a deformidade, defeitos e falhas da ação mental são abandonados permanece firme neste Dhamma e Disciplina, tal como a roda terminada em seis meses menos seis dias.

"Dessa forma vocês devem treinar: 'Nós abandonaremos a deformidade, os defeitos e falhas na ação corporal. Nós abandonaremos a deformidade, os defeitos e falhas na ação verbal. Nós abandonaremos a deformidade, os defeitos e falhas na ação mental.’ Assim é como vocês devem treinar.”

 


 

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Revisado: 16 Abril 2005

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