Anguttara Nikaya X.176
Cunda Kammaraputta Sutta
Para Cunda, o ferreiro
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Ouvi que em
certa ocasião o Abençoado estava próximo a Pava no manguezal do ferreiro Cunda.
Então o ferreiro Cunda foi até o Abençoado e depois de cumprimentá-lo sentou
a um lado e o Abençoado disse:
"Cunda, quais rituais de purificação você aprova?"
"Os brâmanes das
terras do Ocidente, senhor - aqueles que carregam potes com água, usam
grinaldas de plantas aquáticas, cultuam o fogo e purificam com a água: eles declararam
rituais de purificação que eu aprovo."
"E que tipos de
rituais de purificação eles declararam, esses brâmanes das terras do Ocidente
que carregam potes com água, usam grinaldas de plantas aquáticas, cultuam o
fogo e purificam com a água?"
"É o caso em que os
brâmanes das terras do Ocidente … fazem com que os seus discípulos pratiquem da
seguinte forma: 'Venha, agora, meu bom homem: Levante-se na hora apropriada da
sua cama e toque a terra. Se você não tocar a terra, toque o estrume de vaca
úmido. Se você não tocar o estrume de vaca úmido, toque a grama verde. Se você
não tocar a grama verde, cultue o fogo. Se você não cultuar o fogo, homenageie
o sol com as mãos postas. Se você não homenagear o sol com as mãos postas,
entre na água três vezes ao cair da noite'. Esses são os rituais de purificação
declarados pelos brâmanes das terras do Ocidente … que eu aprovo."
"Cunda, os rituais de
purificação declarados pelos brâmanes das terras do Ocidente … são uma coisa, a
purificação na disciplina dos nobres é algo totalmente diferente."
"Mas como é a
purificação na disciplina dos nobres, venerável senhor? Seria bom se o
Abençoado me ensinasse como é a purificação na disciplina dos nobres."
"Então nesse caso,
Cunda, ouça e preste muita atenção àquilo que eu vou dizer."
"Sim, venerável
senhor. O ferreiro Cunda
respondeu.
O
Abençoado disse:
"Há três formas através das quais alguém se torna impuro pelas ações
corporais, quatro formas através das quais alguém se torna impuro pelas ações
verbais e três formas pelas quais alguém se torna impuro pelas ações mentais.
Ação Corporal Inábil e
Prejudicial
"E como alguém se
torna impuro de três formas pela ação corporal? É o caso em que alguém tira a
vida de outros seres, um homicida, sanguinário, dedicado a golpes e violência,
demonstrando nenhuma piedade com os seres vivos. Ele toma o que não é dado, ele
toma, como se fosse um ladrão, os bens e propriedades de outros em um vilarejo
ou na floresta. Ele se comporta de forma imprópria em relação aos prazeres
dos sentidos; ele se envolve sexualmente com quem está sob a proteção da mãe, do
pai, dos irmãos, das irmãs, dos parentes, que possuem esposo, protegidas pela
lei ou mesmo com quem esteja coroada de flores por um outro homem. Assim é como
alguém se torna impuro de três formas pela ação corporal.
Ação Verbal Inábil e
Prejudicial
"E como alguém se
torna impuro de quatro formas pela ação verbal? É o caso em que alguém emprega
linguagem mentirosa; tendo sido chamado para uma corte, uma reunião, um encontro
com seus parentes, com a sua corporação, com a família real, se assim for
questionado como testemunha: 'Então, bom homem, diga o que você sabe,' se ele
não souber, dirá, 'Eu sei'; se ele souber, dirá, 'Eu não sei'; se ele não viu,
dirá, 'Eu vi;' se ele viu, dirá, 'Eu não vi'; em plena consciência ele conta
mentiras em seu próprio benefício, pelo benefício de outros ou para obter algum
benefício mundano insignificante. Ele emprega linguagem maliciosa; o que ouviu
aqui ele conta ali para separar aquelas pessoas destas, ou o que ele ouviu lá
conta aqui para separar estas pessoas daquelas; assim ele separa aquelas
pessoas que estão unidas, ele cria divisões, ama a discórdia, se delicia com a
discórdia, desfruta da discórdia, diz coisas que criam a discórdia. Ele emprega
linguagem grosseira; ele emprega palavras que são grosseiras, duras, que magoam
os outros, que ofendem os outros, próximas da raiva e que não favorecem a
concentração. Ele emprega a linguagem frívola; ele fala fora de hora, diz o que
não é fato, diz o que é inútil, diz aquilo que é contrário ao Dhamma e a
Disciplina; nas horas inadequadas ele diz palavras que são inúteis,
irracionais, imoderadas e que não trazem benefício. Assim é como alguém se
torna impuro de quatro formas pela ação verbal.
Ação Mental Inábil e
Prejudicial
"E como alguém se
torna impuro de três formas pela ação mental? É o caso em que alguém é
cobiçoso; ele cobiça os bens e propriedade dos outros, pensando, 'Ah, que
aquilo que pertence aos outros seja meu!' Ou a sua mente possui má vontade e as
suas intenções estão plenas de raiva: 'Que esses seres sejam mortos e
assassinados, que eles cessem, faleçam ou sejam aniquilados!' Ou ele tem
entendimento incorreto, vê as coisas de forma distorcida: 'Não existe nada que
é dado, nada que é oferecido, nada que é sacrificado; não existe fruto ou
resultado de ações boas ou más; não existe este mundo nem outro mundo; não
existe mãe, nem pai; nenhum ser que renasça espontaneamente; não existem no
mundo brâmanes nem contemplativos bons e virtuosos que, após terem conhecido e
compreendido diretamente por eles mesmos, proclamam este mundo e o próximo.'
Assim é como alguém se torna impuro de três formas pela ação mental.
"Essas, Cunda, são os
dez tipos de ações inábeis. Quando alguém pratica esses dez tipos de ações
inábeis, então mesmo se ele se levantar da cama na hora apropriada e tocar a
terra, ainda será impuro. Se ele não tocar a terra, ainda será impuro. Se ele
tocar estrume de vaca úmido, ainda será impuro. Se ele não tocar estrume de
vaca úmido, ainda será impura. Se ele tocar a grama verde ... se ele não tocar
a grama verde … se ele cultuar o fogo … se ele não cultuar o fogo … se ele
homenagear o sol com as mãos postas … se ele não homenagear o sol com as mãos
postas … se ele entrar na água três vezes ao anoitecer … se ele não entrar na
água três vezes ao anoitecer, ainda será impuro. Por que isso? Porque esses dez
tipos de ações inábeis são impuras e causam impureza. Além disso, como
resultado de praticar esses dez tipos de ações inábeis, o [renascimento no]
inferno é declarado, o [renascimento no] ventre animal é declarado, o
[renascimento no] reino dos fantasmas é declarado - isso ou qualquer outro
destino ruim.
"Agora,
Cunda, há três formas através das quais alguém se torna puro pelas ações
corporais, quatro formas através das quais alguém se torna puro pelas ações
verbais e três formas pelas quais alguém se torna puro pelas ações mentais.
Ação Corporal Hábil e
Benéfica
"E como alguém se
torna puro de três formas pela ação corporal? É o caso em que alguém, abandonando
tirar a vida de outros seres, se abstém de tirar a vida de outros seres; ele
permanece com a sua vara e arma postas de lado, bondoso e gentil, compassivo
com todos os seres vivos. Abandonando tomar o que não seja dado, ele se abstém
de tomar o que não é dado; ele não toma, como se fosse um ladrão, os bens e
propriedades de outros num vilarejo ou na floresta. Abandonando a conduta
imprópria com relação aos prazeres dos sentidos, ele se abstém da conduta imprópria
com relação aos prazeres dos sentidos; ele não se envolve sexualmente com quem está
sob a proteção da mãe, do pai, dos irmãos, das irmãs, dos parentes, que possuem
esposo, protegidas pela lei ou mesmo com quem esteja coroada de flores por um
outro homem. Assim é como alguém se torna puro de três formas pela ação
corporal.
Ação Verbal
Hábil e Benéfica
" E como alguém se
torna puro de quatro formas pela ação verbal? É o caso em que alguém,
abandonando a linguagem mentirosa, se abstém da linguagem mentirosa; tendo sido
chamado para uma corte, uma reunião, um encontro com seus parentes, com a sua
corporação, com a família real, se assim for questionado como testemunha:
'Então, bom homem, diga o que você sabe,' se ele não souber, dirá, 'Eu não
sei'; se ele souber, dirá, 'Eu sei'; se ele não viu, dirá, 'Eu não vi'; se ele
viu, dirá, 'Eu vi'. Assim com plena consciência ele não conta mentiras em seu
próprio benefício, pelo benefício de outros ou para obter algum benefício
mundano insignificante. Abandonando a linguagem maliciosa, ele se abstém da linguagem
maliciosa; o que ouviu aqui ele não conta ali para separar aquelas pessoas
destas, ou, o que ouviu lá ele não conta aqui para separar estas pessoas
daquelas; assim ele reconcilia aquelas pessoas que estão divididas, promove a
amizade, ele ama a concórdia, se delicia com a concórdia, desfruta da
concórdia, diz coisas que criam a concórdia. Abandonando a linguagem grosseira,
ele se abstém da linguagem grosseira. Ele diz palavras que são gentis, que
agradam aos ouvidos, carinhosas, que penetram o coração, que são corteses,
desejadas por muitos e que agradam a muitos. Abandonando a linguagem frívola,
ele se abstém da linguagem frívola. Ele fala na hora certa, diz o que é fato,
aquilo que é bom, fala de acordo com o Dhamma e a Disciplina; nas horas adequadas
ele diz palavras que são úteis, racionais, moderadas e que trazem benefício.
Assim é como alguém se torna puro de quatro formas pela ação verbal.
Ação Mental Hábil e Benéfica
" E como alguém se
torna puro de três formas pela ação mental? É o caso em que alguém não é
cobiçoso. Ele não cobiça as posses dos outros, pensando, 'Ah, que aquilo que
pertence aos outros seja meu!' A sua mente não possui má vontade e as suas
intenções estão isentas de raiva: 'Que esses seres possam estar livres da
inimizade, aflição e ansiedade! Que eles vivam felizes!’ Ele tem entendimento
correto e não vê as coisas de forma distorcida: ‘Existe aquilo que é dado e o
que é oferecido e o que é sacrificado; existe fruto e resultado de boas e más
ações; existe este mundo e o outro mundo; existe a mãe e o pai; existem seres
que renascem espontaneamente; existem no mundo brâmanes e contemplativos bons e
virtuosos que, após terem conhecido e compreendido diretamente por eles mesmos,
proclamam este mundo e o próximo.’ Assim é como alguém se torna puro de três
formas pela ação mental.
"Essas, Cunda, são os
dez tipos de ações hábeis. Quando alguém pratica esses dez tipos de ações
hábeis, então mesmo se ele se levantar da cama na hora apropriada e tocar a
terra, ainda será puro. Se ele não tocar a terra, ainda será puro. Se ele tocar
estrume de vaca úmido, ainda será puro. Se ele não tocar estrume de vaca úmido,
ele ainda será puro. Se ele tocar a grama verde ... se ele não tocar a grama
verde … se ele cultuar o fogo … se ele não cultuar o fogo … se ele homenagear o
sol com as mãos postas … se ele não homenagear o sol com as mãos postas … se
ele entrar na água três vezes ao anoitecer … se ele não entrar na água três
vezes ao anoitecer, ele ainda será puro. Por que isso? Porque esses dez tipos de
ações hábeis são puras e causam pureza. Além disso, como resultado de praticar
esses dez tipos de ações hábeis, os [renascimento entre] devas são declarados,
os [renascimento entre] seres humanos são declarados - isso ou qualquer outro
destino bom.
Quando isso foi dito, o
ferreiro Cunda disse para o Abençoado: "Magnífico, venerável senhor!
Magnífico, venerável senhor! Como se colocasse em pé o que estava de cabeça
para baixo, revelasse o que estava escondido, mostrasse o caminho para alguém
que estivesse perdido, ou levasse uma lâmpada no escuro para que aqueles que
possuem visão conseguissem ver as formas, da mesma forma o Abençoado - através
de muitas linhas de raciocínio - esclareceu o Dhamma. Eu busco refúgio no
Abençoado, no Dhamma e na Sangha dos bhikkhus. Que o Abençoado se recorde de
mim como um discípulo leigo que buscou refúgio nele, deste dia em diante, por
toda a vida".
Revisado: 8 Dezembro 2015
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