Anguttara Nikaya II.34
Akiriyam Sutta
Não-ação
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Então um certo brâmane foi até o Abençoado e depois da troca de saudações corteses e amáveis ele sentou a um lado e disse:
"O que o Mestre Gotama afirma, o que ele declara?"
"Brâmane, eu afirmo uma doutrina da ação e uma doutrina da não-ação."
"Mas de que forma o Mestre Gotama afirma uma doutrina da ação e uma doutrina da não-ação?"
"Eu afirmo a não-ação com relação à conduta corporal imprópria, conduta verbal imprópria e conduta mental imprópria; eu afirmo a não-ação com relação aos vários tipos de qualidades ruins e prejudiciais. [1] Eu afirmo a ação com relação à conduta corporal apropriada, conduta verbal apropriada e conduta mental apropriada; eu afirmo a ação com relação aos vários tipos de qualidades benéficas. É dessa forma, brâmane, que eu afirmo uma doutrina da ação e uma doutrina da não-ação."
Notas:
[1] Em pali: conduta imprópria ou má é duccarita; conduta apropriada ou boa é sucarita. Qualidades prejudiciais é akusala; qualidades benéficas é kusala.
Revisado: 1 Dezembro 2012
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