Anguttara Nikaya IV.8
Vesarajja Sutta
Autoconfiante
Somente para distribuição gratuita.
Este trabalho pode ser impresso para distribuição gratuita.
Este trabalho pode ser re-formatado e distribuído para uso em computadores e redes de computadores
contanto que nenhum custo seja cobrado pela distribuição ou uso.
De outra forma todos os direitos estão reservados.
"Bhikkhus, o Tathagata possui esses quatro tipos de autoconfiança, possuindo-os ele reivindica o lugar de líder do rebanho, ruge o seu rugido de leão nas assembléias e coloca em movimento a roda de Brahma. Quais são os quatro?
(1) "Eu não vejo o fundamento com base no qual algum contemplativo ou brâmane, ou deva, ou Mara, ou Brahma, ou qualquer outro no mundo pudesse, de acordo com o Dhamma, acusar-me do seguinte: 'Apesar de reivindicar a completa iluminação, você não é completamente iluminado com respeito a certas coisas, (dhammas).' E vendo nenhum fundamento nisso, eu permaneço seguro, destemido e autoconfiante.
(2) "Eu não vejo o fundamento com base no qual algum contemplativo… ou qualquer outro no mundo pudesse me acusar do seguinte: 'Apesar de reivindicar ter destruído todas as impurezas, certas impurezas não estão destruídas por você.' E vendo nenhum fundamento nisso, eu permaneço seguro, destemido e autoconfiante.
(3) "Eu não vejo o fundamento com base no qual algum contemplativo… ou qualquer outro no mundo pudesse me acusar do seguinte: 'Aquelas coisas que você chama de obstruções não são capazes de obstruir alguém que se ocupe com elas.' E vendo nenhum fundamento nisso, eu permaneço seguro, destemido e autoconfiante.
(4) "Eu não vejo o fundamento com base no qual algum contemplativo… ou qualquer outro no mundo pudesse me acusar do seguinte: 'Ao ensinar para alguém o Dhamma, este não o conduz, quando praticado, à completa destruição do sofrimento.' E vendo nenhum fundamento nisso, eu permaneço seguro, destemido e autoconfiante.
"Esses, bhikkhus são os quatro tipos de autoconfiança que o Tathagata possui, possuindo-os ele reivindica o lugar de líder do rebanho, ruge o seu rugido de leão nas assembléias e coloca em movimento a roda de Brahma."
As doutrinas formuladas de distintas formas,
das quais dependem os contemplativos e brâmanes,
não tocam o Thatagata,
o autoconfiante, que superou
todas as doutrinas.
Consumado, tendo superado tudo,
colocando em movimento a roda do Dhamma
por compaixão por todos os seres.
Os seres o homenageiam,
o melhor entre devas e humanos,
que superou o ser/existir.
Revisado: 2 Março 2013
Copyright © 2000 - 2021, Acesso ao Insight - Michael Beisert: editor, Flavio Maia: designer.