Anguttara Nikaya AN IV.6
Appassuta Sutta
Pouco Aprendizado
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"Bhikkhus, há esses quatro tipos de pessoas que podem ser encontradas no mundo. Quais quatro? Aquela que possui pouco aprendizado e que não aplica o que aprendeu; aquela que possui pouco aprendizado e que aplica o que aprendeu; aquela que possui muito aprendizado e que não aplica o que aprendeu; aquela que possui muito aprendizado e que aplica o que aprendeu.
(1) "E como é a pessoa que possui pouco aprendizado e que não aplica o que aprendeu? Aqui, a pessoa aprendeu pouco, isto é, sumários, prosa e verso, análises, versos, exclamações, símiles, histórias de vidas passadas, eventos maravilhosos, perguntas e respostas [1], e ela não compreende o significado daquilo que aprendeu; ela não compreende o Dhamma, e ela não pratica de acordo com o Dhamma. Dessa forma, essa pessoa aprendeu pouco e não aplica o que aprendeu.
(2) "E como é a pessoa que possui pouco aprendizado e que aplica o que aprendeu? Aqui, a pessoa aprendeu pouco, isto é, sumários, prosa e verso, análises, versos, exclamações, símiles, histórias de vidas passadas, eventos maravilhosos, perguntas e respostas, mas ela compreende o significado daquilo que aprendeu; e tendo compreendido o Dhamma, ela pratica de acordo com o Dhamma. Dessa forma, essa pessoa aprendeu pouco e aplica o que aprendeu.
(3) "E como é a pessoa que possui muito aprendizado e que não aplica o que aprendeu? Aqui, a pessoa aprendeu muito, isto é, sumários, prosa e verso, análises, versos, exclamações, símiles, histórias de vidas passadas, eventos maravilhosos, perguntas e respostas, mas ela não compreende o significado daquilo que aprendeu; ela não compreende o Dhamma, e ela não pratica de acordo com o Dhamma. Dessa forma, essa pessoa aprendeu muito e não aplica o que aprendeu.
(4) "E como é a pessoa que possui muito aprendizado e que aplica o que aprendeu? Aqui, a pessoa aprendeu muito, isto é, sumários, prosa e verso, análises, versos, exclamações, símiles, histórias de vidas passadas, eventos maravilhosos, perguntas e respostas, e ela compreende o significado daquilo que aprendeu; e tendo compreendido o Dhamma, ela pratica de acordo com o Dhamma. Dessa forma, essa pessoa aprendeu muito e aplica o que aprendeu.
"Esses, bhikkhus, são os quatro tipos de pessoas que podem ser encontradas no mundo."
Alguém com pouco aprendizado
que não tenha a virtude estabelecida,
é criticado por ambos,
conduta virtuosa e aprendizado.
Alguém com pouco aprendizado
mas com a virtude bem estabelecida,
é elogiado por sua conduta virtuosa;
seu aprendizado foi bem sucedido.
Alguém com muito aprendizado
que não tenha a virtude estabelecida,
é criticado por sua conduta não virtuosa;
seu aprendizado não foi bem sucedido.
Alguém com muito aprendizado
com a virtude bem estabelecida
é elogiado por ambos,
conduta virtuosa e aprendizado.
Quando um discípulo do Buda possui muito aprendizado,
um experto no Dhamma, dotado com sabedoria,
tal como uma moeda de ouro montanhês refinado,
quem poderá criticá-lo?
Até mesmo os devas o elogiam;
por Brahma ele também é elogiado.
Notas:
[1] Em pali: suttam, geyyam, veyyakaranam, gatha, udanam, itivuttakam, jatakam, abhutadhammam, vedallam. Esta é a organização mais antiga dos ensinamentos do Dhamma que foi substituída pela organização dos textos nos cinco nikayas. É uma questão não resolvida se alguns dos itens nessa lista se referem a textos que já existiam na época do Buda, ou se seriam protótipos com base nos quais a coleção que conhecemos hoje foi estabelecida. Na atualidade a opinião dos estudiosos tende para a segunda opção. [Retorna]
Revisado: 2 Março 2013
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