Anguttara Nikaya IV.37
Aparihani Sutta
Sem Decair
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“Favorecido com quatro qualidades, um bhikkhu é incapaz de decair e
está próximo da libertação. Quais quatro?
“Há o caso em que o bhikkhu é perfeito em virtude, guarda as portas dos
meios dos sentidos, conhece a moderação no comer e é dedicado à vigilância.
“ E como um bhikkhu é perfeito em virtude? É o caso em que o bhikkhu é
virtuoso. Ele permanece contido de acordo com as regras do Patimokkha, perfeito
na conduta e na sua esfera de atividades. Temendo a menor falha, ele treina
adotando os preceitos de virtude.’ Assim é como um Bhikkhu é perfeito em
virtude.
“ E como um bhikkhu guarda as portas dos meios dos sentidos? É o caso
em que o bhikkhu ao ver uma
forma com o olho, ele não se agarra aos seus sinais ou detalhes. Visto que, se
permanecer com a faculdade do olho descuidada, ele será tomado pelos estados
ruins e prejudiciais de cobiça e tristeza. Ele pratica a contenção, ele protege
a faculdade do olho, ele se empenha na contenção da faculdade do olho.
“ Ao ouvir um som com o ouvido.....
“ Ao cheirar um aroma com o nariz....
“ Ao saborear um sabor com a língua....
“ Ao tocar um tangível com o corpo....
“Ao conscientizar um objeto
mental com a mente, ele não se agarra aos seus sinais ou detalhes. Visto que,
se permanecer com a faculdade da mente descuidada, ele será tomado pelos
estados ruins e prejudiciais de cobiça e tristeza. Ele pratica a contenção, ele
protege a faculdade da mente, ele se empenha na contenção da faculdade da
mente.
Essa é a forma como um bhikkhu guarda as portas dos meios dos sentidos.
“ E como um bhikkhu conhece a moderação no comer? É o caso em que o
bhikkhu, refletindo de maneira sábia: o alimento não deve ser tomado como forma
de diversão ou para embriaguez, tampouco com o objetivo de embelezamento e para
ser mais atraente porém, somente com o propósito de manter a resistência e
continuidade desse corpo, como forma de dar um fim ao desconforto e para
auxiliar a vida santa. Considerando: “Dessa forma darei um fim às antigas
sensações (de fome) sem despertar novas sensações (de comida em excesso) e
serei saudável e sem culpa e viverei em comodidade.”
“ E como um bhikkhu é dedicado à vigilância? É o caso em que o bhikkhu,
durante o dia, enquanto estiver caminhando para lá e para cá e sentado,
purifica a sua mente dos estados obstrutivos. Na primeira vigília da noite,
enquanto estiver caminhando para lá e para cá e sentado, ele purifica a sua
mente dos estados obstrutivos. Na segunda vigília da noite ele se deita para
dormir, no seu lado direito, na postura do leão com um pé sobre o outro, atento
e plenamente consciente, após anotar na sua mente o horário para levantar. Após
levantar-se, na terceira vigília da noite, enquanto estiver caminhando para cá
e para lá e sentado, ele purifica a sua mente dos estados obstrutivos.
“ Favorecido com essas quatro qualidades, um bhikkhu é incapaz de
decair e está próximo da libertação.
O bhikkhu com a
virtude estabelecida,
contido no que
respeita os meios dos sentidos,
conhecendo a moderação
na alimentação,
e dedicado à
vigilância:
praticando dessa forma
com ardor,
dia e noite, sem
cansaço,
ele desenvolve
qualidades hábeis e benéficas
para libertar-se da
canga.
O bhikkhu que se
deleita em ser diligente
e que vê o perigo na
negligência
é incapaz de decair,
está próximo da
libertação.
Revisado: 16 Abril 2013
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