Anguttara Nikaya


O Anguttara Nikaya, a Quarta diviso do Sutta Pitaka, consistindo de suttas organizados em onze sees (nipatas) de acordo com o seu contedo numrico. Por exemplo, o primeiro nipata o "Livro dos Um" contm suttas que dizem respeito a um s tpico; o segundo nipata o "Livro dos Dois" contm suttas que dizem respeito a duas coisas (ex: um sutta acerca de tranqilidade e insight; um outro acerca das duas pessoas que jamais podero retribuir de maneira adequada (aos seu pais); um outro acerca dos dois tipos de felicidade; etc.); o terceiro nipata contm suttas que dizem respeito a trs coisas (ex: um sutta acerca dos trs tipos de aes que merecem elogios; outro acerca dos trs tipos de ofensas), e assim por diante.

primeira vista essa classificao pode parecer um tanto quanto pedante e presunosa, mas na verdade muito til. Por exemplo, se voc vagamente se recorda de ter ouvido algum dizer algo acerca dos cinco temas que merecem contemplao diria, e voc quiser buscar onde se encontra esse trecho no Cnone, uma boa idia comear a busca pelo "Livro dos Cinco" no Anguttara.



Suttas selecionados do Anguttara Nikaya

Leia acerca dos vrios sistemas de numerao dos suttas e as abreviaes que so usadas neste site.

Os suttas foram traduzidos do Pali para o ingls por Ajaan Thanissaro e Bhikkhu Bodhi.

Os suttas do Angulara Nikaya tambm esto disponveis em livros ebook gratuitos.

Contedo

Livro do(s)  Um  Dois Trs  Quatro Cinco Seis Sete  Oito Nove Dez Onze

 


I Livro do Um

      Rupadi Sutta (AN I.1-10) - Obsesses. Aquilo que obceca a mente de um homem e de uma mulher.

      Nivaranappahana Sutta (AN I.11-20) - Abandonando os Obstculos. Como surgem e como so abandonados os obstculos.

      Akammaniya Sutta (AN I.21,2223,24-29,30) Intratvel. O poder da mente.

      Adanta Sutta (AN I.31-40) Indomada. Uma mente domada, guardada, protegida, e contida.

      Panihitaccha Sutta (AN I.47-48) - Direcionado. A mente flexvel e malevel.

      Pabhassara Sutta (AN I.49-52) Luminosa. A mente intrnsicamente luminosa; a pessoa comum sem instruo no se d conta que a mente obscurecida pelas corrupes.

      Accharasanghata Sutta (AN I.56-60) - Benfico. A mente como precursora; a importncia da diligncia.

      Viriyambhadi Sutta (AN I.64-71) - Despertar da Energia. Aquilo que incrementa as qualidades benficas.

      Pamadadi Sutta (AN I.130-139) - Diligncia. Agem em prejuzo de muitos, pela infelicidade de muitos, pela runa, dano e sofrimento de muitos, devas e humanos.

      Athana Sutta (AN I.268-270) - Impossvel. Uma pessoa dotada de entendimento correto.

      Ekadhamma Sutta (AN I.306-318) - Uma Coisa. O entendimento correto e incorreto.

      Kayagatasati Sutta (AN I.575) Ateno Plena no Corpo. Os benefcios da prtica da ateno Plena no Corpo

      Kayagatasati Sutta (AN I.576-582) Ateno Plena no Corpo. Os benefcios da prtica da ateno Plena no Corpo

      Kayagatasati Sutta (AN I.583-590) Ateno Plena no Corpo. Os benefcios da prtica da ateno Plena no Corpo

II Livro dos Dois

      Upaata Sutta (AN II.5) - Conhecimento. A exortao do Buda para o empenho no caminho de prtica.

      Samyojana Sutta (AN II.6) - Grilhes. As consequncias da gratificao e do desencantamento.

      Sukka Sutta (AN II.8) - Puras. Duas qualidades puras.

      Lokapala Sutta (AN II.9) - Duas Qualidades Puras. As duas qualidades que protegem o mundo.

      Adhikarana Sutta (AN II.11-13) - Auto-exame. O poder da reflexo e o poder da meditao.

      Ekamsena Sutta (AN II.18) - Definitivamente. As consequncias das aes com o corpo, linguagem e mente.

      Kusala Sutta (AN II.19) Benfico. Sim, na verdade possvel abandonar hbitos inbeis e desenvolver hbitos hbeis.

      Antaradhanaya Sutta (AN II.20) - Desaparecimento. Duas coisas que conduzem ao desaparecimento do Dhamma.

      Abhasita Sutta (ANII.23) - No Declarado. Quem deturpa o Buda.

      Neyyatha Sutta (ANII.24-25) - Interpretao. Quem deturpa o Buda.

      Vijja-bhagiya Sutta (AN II.29) - Contribuem para o Conhecimento. Como a tranqilidadde (samatha) e o insight (vipassana) so ambos necessrios para abandonar a cobia e a ignorncia.

      Samacitta Sutta (AN II.32) - Mentes Similares. O nvel da pessoa falsa e o nvel da pessoa verdadeira.

      Katau Sutta (AN II.33) - Retribuindo os Prprios Pais. Como e porque retribuir ao prprio pai e me.

      Akiriyam Sutta (AN II.34) - No-ao. A doutrina da ao e no-ao.

      Kandarayana Sutta (AN II.38) - Para Kandarayana. O estgio de um ancio velho e o estgio de um jovem.

      Parisa Sutta (AN II.42) - Grupos. O grupo superficial e o grupo profundo.

      Parisa Sutta (AN II.47) - Grupos. O grupo treinado na conversa v, no na investigao, e o grupo treinado na investigao, no na conversa v.

      Sukha Sutta (AN II.64-76) - Felicidade. Diversos tipos de felicidade.

      Asa Sutta (AN II.118-129) - Desejos. Diversos tipos de desejos.

      Ayacana Sutta (ANII.134-136) - Aspirao. Investigar e examinar da forma correta.

      Dana Sutta (ANII.141-150) - Generosidade. O valor do Dhamma.

      Samapatti Sutta (ANII.163-179) - Realizao Meditativa. Duas qualidades.

      Sekha Sutta (ANII.200-209) - Treinando. Duas qualidades que conduzem ao declnio, e ao no-declnio, de um bhikkhu que um treinando.

      Ragapeyyalam Sutta (AN II.310-479) - Repeties. A srie de repeties.

III Livro dos Trs

      Lakkhana Sutta (AN III.2) Caractersticas. As caractersticas de um tolo e um sbio.

      Akusala Sutta (AN III.6) - Prejudicial. As caractersticas de um tolo e um sbio.

      Savajja Sutta (AN III.7) - Censurvel. As caractersticas de um tolo e um sbio.

      Sabyabajjha Sutta (AN III.8) - Aflitivo. As caractersticas de um tolo e um sbio.

      Asamsa Sutta (ANIII.13) - Anseio. Uma pessoa sem anseios, cheia de anseios e que superou os anseios.

      Rathakara (Pacetana) Sutta (AN III.15) O Construtor de Carruagens. O Buda relembra uma vida passada na qual ele era um construtor de carruagens "hbil em lidar com madeira torta." Agora, como o Buda, ele hbil em lidar com a tortuosidade do pensamento, linguagem, e ao.

      Apannaka Sutta (ANIII.16) O Caminho Incontrovertvel. Trs qualidades que caracterizam o caminho incontrovertvel, ou de acordo com o Dhamma.

      Devaloka Sutta (ANIII.18) - Mundo dos Devas. A atitude em relao ao renascimento no mundo dos devas.

      Papanika (pathama) Sutta (AN III.19) - O Lojista. O sinal da concentrao.

      Papanika (dutiya) Sutta (2) (ANIII.20) - O Lojista (2). Trs qualidades que asseguram a obteno de qualidades benficas

      Gilana Sutta (AN III.22) Enfermo. O Buda compara o ensino do Dhamma ao tratamento mdico.

      Sankhara Sutta (AN III.23) - Formaes Volitivas. Resultados de kamma.

      Vajirupama Sutta (AN III.25) Como um Diamante. Os trs tipos de mente que podem ser encontradas no mundo.

      Guthabhani Sutta (AN III.28) - Bosta. Trs tipos de linguagem.

      Andha Sutta (AN III.29) - Cego. O cego, o caolho e com dois olhos.

      Avakujja Sutta (AN III.30) - Invertido. Trs tipos de ouvintes do Dhamma.

      Ananda Sutta (AN III.32) - Ananda. O estado de concentrao que d fim fabricao de um "eu", a fabricao do "meu" e a tendncia subjacente presuno.

      Nidana Sutta (AN III.34) - Origem Dependente. Trs causas para a origem de kamma.

      Hatthaka Sutta (AN III.35) - Hatthaka. Porque o Buda sempre dorme bem.

      Sukhamala Sutta (AN III.39) - Refinamento. O Buda descreve os insights que o levaram ainda jovem a seguir a vida santa, e como esses insights se aplicam conduo das nossas prprias vidas.

      Tithana Sutta (AN III.42) - Casos. As caractersticas de algum que tem f e convico.

      Pandita Sutta (AN III.45) - O Sbio. Trs coisas prescritas pelas pessoas sbias.

      Sankhatalakkhana Sutta (AN III.47) - Caractersticas do Condicionado. As trs caractersticas que definem o condicionado.

      Pabbataraja Sutta (AN III.48) - Rei das Montanhas. Os benefcios quando um chefe de famia dotado de f.

      Aatarabrahmana Sutta (AN III.53) - Um Certo Brmane. De que modo o Dhamma visvel no aqui e agora?

      Paribbajaka Sutta (AN III.54) - Um Errante. De que modo o Dhamma visvel no aqui e agora?

      Nibbuta Sutta (AN III.55) - Nibbana Visvel. Como nibbana visvel no aqui e agora?

      Vaccha Sutta (AN III.57) - Vaccha. Toda generosidade gera mritos mas alguns atos generosos geram mais mritos que outros.

      Tittha Sutta (AN III.61) - Sectrios. O Buda explica como trs entendimentos freqentes acerca da dor e do prazer, se levados at a sua concluso lgica, resultam em uma vida de inao. Ele ento mostra como a dor e o prazer ocorrem na verdade e como podem ser superados.

      Kalama Sutta (AN III.65) Para os Kalamas. O Buda explica para um grupo de cticos os critrios adequados para aceitar um ensinamento espiritual.

      Salha Sutta (AN III.66) - Salha. As consequncias da cobia, raiva e deluso e dos seus opostos.

      Kathavatthu Sutta (AN III.67) Tpicos para Conversao. Este breve discurso contm instrues prticas detalhadas sobre como responder perguntas com habilidade.

      Tittha Sutta (AN III.68) Sectrios. O papel da ateno com sabedoria, (yoniso manasikara), no abandono da paixo, raiva e deluso.

      Channa Sutta (AN III.71) - Channa. Porque abandonar a paixo, raiva e deluso?

      Nivesaka Sutta (AN III.75) - Devem ser Encorajados. A confiana no Buda, Dhamma, Sangha.

      Bhava Sutta (AN III.76-77) - Ser/Existir. De que modo h o ser/existir?

      Silabbata Sutta (AN III.78) Preceito e Prtica. Todos os caminhos religiosos so frutferos? O Ven. Ananda responde.

      Vajjiputta Sutta (AN III.85) - O Jovem Vajji. Os trs treinamentos.

      Sikkha Sutta (AN III.86) - O Treinamento. Quem cultiva o treinamento parcialmente obtm xito parcial; quem cultiva por completo obtm xito completo.

      Sikkhataya Sutta (AN III.89-90) - Os Treinamentos. Os trs treinamentos.

      Accayika Sutta (AN III.93) Urgente. Um agricultor no pode prever quando a sua plantao ir amadurecer, da mesma forma no possvel prever quando ir ocorrer a iluminao.

      Maajaniya Sutta (ANIII.96-97-98) - Puro Sangue. As qualidades de beleza, fora e velocidade num bhikkhu.

      Lonaphala Sutta (AN III.99) O Punhado de Sal. Usando vrios similes memorveis, o Buda explica porque as conseqncias de aes inbeis podem parecer severas para uma pessoa e suaves para uma outra. Moral da estria: reforce a sua virtude!

      Parisudhovaka Sutta (AN III.100) Purificao. Qual a concentrao necessria para praticar o insight?

      Nimitta Sutta (AN III.101) Sinais. Trs requisitos para uma meditao bem sucedida.

      Pubbesambodha Sutta (AN III.103) - Antes da Iluminao. A gratificao, o perigo e a escapatria do mundo.

      Assada Sutta (AN III.105) - Gratificao. A gratificao, o perigo e a escapatria do mundo.

      Atitti Sutta (AN III.108) - No Sacia. Trs coisas que no saciam.

      Nidana Sutta (AN III.111) - Origem Dependente . Trs causas para a origem de kamma.

      Vipattisampada Sutta (AN III.117) - Fracasso e Sucesso. Os trs tipos de fracasso e sucesso.

      Moneyya Sutta (AN III.123) Perfeio. O Buda descreve as trs formas de perfeio: corporal, verbal, e mental. (Este um dos suttas selecionados pelo rei Asoka ( 270-232 AC) para ser estudado e refletido freqentemente por todos Budistas, quer sejam ordenados ou no.)

      Bhandana Sutta (AN III.124) - Brigas. Trs coisas so abandonadas por aqueles que se envolvem em rixas e brigas.

      Bharandukalama Sutta (AN III.126) - Bharandu. O encontro do Buda com um antigo companheiro.

      Anuruddha Sutta (AN III.128) - Para Anuruddha. Um dilogo entre o Ven. Sariputta e o Ven. Anurudha sobre os poderes supra-humanos.

      Paticchanna Sutta (AN III.129) - Em Segredo. O Dhamma no uma doutrina secreta.

      Lekha Sutta (AN III.133) - Inscries. Com que firmeza voc se agarra sua raiva? Voc permite que ela fique gravada profundamente na sua psique, como uma inscrio em rocha slida?

      Dhamma-niyama Sutta (AN III.134) A Regularidade do Dhamma. Quer um Buda surja no mundo ou no, as trs caractersticas da existncia se mantm: impermanncia, insatisfatoriedade e no-eu.

      Mitta Sutta (AN III.135) O Amigo. As trs qualidades de um verdadeiro amigo.

      Kesakambala (AN III.137) - Cobertor de Plos. O Buda critica a doutrina de Makkhali.

      Vandana (AN III.155) - Bom Dia. Aqueles que praticam a boa conduta com o corpo, linguagem, e mente tm um bom dia.

      Ragapeyyalam Sutta (AN III.183-352) - Repeties. A srie de repeties.

IV Livro dos Quatro

      Anubuddha Sutta (AN IV.1) Despertar. Porque continuamos perambulando sem direo pelo samsara? por ainda no ter compreendido estas quatro nobres qualidades

      Anusota Sutta (AN IV.5) Com a Torrente. Um lembrete de que o conselho popular "simplesmente siga com a correnteza" no encontra apoio nos ensinamentos do Buda.

      Appassuta Sutta (AN IV.6) - Pouco Aprendizado. As distines entre possuir e aplicar o aprendizado.

      Sobhana Sutta (AN IV.7) - Adorno. Os quatro adornos da Sangha.

      Vesarajja Sutta (AN IV.8) - Autoconfiante. Os quatro tipos de autoconfiana do Tathagata.

      Yoga Sutta (AN IV.10) - Grilho. Os quatro grilhes que causam a renovao do ser/existir.

      Cara Sutta (AN IV.11) Caminhando. O desenvolvimento do pensamento correto.

      Sila Sutta (AN IV.12) Virtude. A remoo dos obstculos.

      Samvara Sutta (AN IV.14) - Conteno. Os quatro tipos de esforo.

      Uruvela Sutta (AN IV.21) - Uruvela. Quem o Buda deve honrar e respeitar?

      Uruvela (dutiya) Sutta (AN IV.22) - Uruvela . O que caracteriza um ancio.

      Kalakarama Sutta (AN IV.24) No Parque de Kalaka. Muito embora o entendimento do Buda seja profundo ele no se estabelece nisso.

      Brahmacariya Sutta (AN IV.25) - A Vida Santa. O propsito da vida santa.

      Kuha Sutta (AN IV.26) - Enganadores. As qualidades daqueles que progridem no Dhamma e Disciplina.

      Santutthi Sutta (AN IV.27) - Satisfeito. Quatro insignificncias.

      Ariya-vamsa Sutta (AN IV.28) O Discurso das Tradies dos Nobres. O Buda descreve quatro boas qualidades em um bhikkhu: satisfao com relao aos mantos, alimentos, e moradia, e encontrando prazer no cultivo de estados mentais benficos. (Este um dos suttas selecionados pelo rei Asoka ( 270-232 AC) para ser estudado e refletido por todos Budistas, quer sejam ordenados ou no).

      Dhammapada Sutta (AN IV.29) - Fatores do Dhamma. Quatro fatores do Dhamma.

      Siha Sutta (AN IV.33) O Leo. O poder do Thathagata.

      Aggappasada Sutta (AN IV.34) - Objetos de F. Os quatro objetos supremos

      Vassakara Sutta (AN IV.35) Vassakara. Quatro qualidades que distinguem o sbio.

      Dona Sutta (AN IV.36) Dona. Um transeunte se impressiona com o Buda e pergunta Quem voc? Um deva, um esprito, um ser humano? A resposta do Buda uma das passagens do Cnone mencionadas com muita freqncia.

      Aparihani Sutta (AN IV.37) Sem Decair. Se algum sincero na sua aspirao de realizar a iluminao, estes quatro aspectos da prtica do Dhamma devem ser desenvolvidos constantemente.

      Samadhi Sutta (AN IV.41) Concentrao. O Buda explica como a concentrao, quando totalmente desenvolvida, pode produzir qualquer um de quatro resultados distintos proveitosos.

      Kodhagaru (pathama) Sutta (AN IV.43) - Raiva. Quatro tipos de pessoas.

      Rohitassa Sutta (AN IV.45) Rohitassa. Como chegar ao fim do mundo.

      Vipallasa Sutta (AN IV.49) Distores. Quatro tipos de distores que nos mantm atados ao ciclo de renascimentos

      Samvasa (pathama) Sutta (AN IV.53) - Maridos e Esposas. Os maridos e esposas inferiores e devas.

      Samjivi (pathama) Sutta (AN IV.55) - A Mesma Vida. Como um casal pode se reencontrar numa vida futura?

      Rupa Sutta (AN IV.65) - Forma. Quatro tipos de pessoas.

      Saraga Sutta (AN IV.66) - Cobioso. Quatro tipos de pessoas.

      Ahina Sutta (AN IV.67) - Por uma Cobra. Como a prtica de metta, (amor bondade), pode servir como proteo contra o perigo.

      Padhana Sutta (AN IV.69) - Esforo. Os quatro tipos de esforo.

      Sappurisa Sutta (AN IV.73) - A Pessoa Verdadeira. Os quatro tipos de pessoas falsas e verdadeiras.

      Acintita Sutta (AN IV.77) Inconjecturvel. O Buda adverte que se voc gastar muito tempo ponderando acerca dessas quatro coisas, com certeza ficar maluco.

      Vanijja Sutta (AN IV.79) - Negcio. Porque alguns negcios fracassam e outros prosperam.

      Samadhi Sutta (AN IV.94) - Concentrao . O Buda explica que a prtica de meditao correta consiste no desenvolvimento de ambos o insight (vipassana) e a tranquilidade (samatha).

      Chavalata Sutta (AN IV.95) - O Pedao de Lenha. O que o melhor: praticar o Dhamma em benefcio prprio ou dos outros?

      Sikkhapada Sutta (AN IV.99) - Regras de Treinamento. Como praticar em prprio benefcio e em benefcio dos outros.

      Valahaka (pathama) Sutta (AN IV.101) - Nuvens Carregadas de Chuva. Quatro tipos de pessoas semelhantes a nuvens de chuva.

      Valahaka (dutiya) Sutta (AN IV.102) Nuvens Carregadas de Chuva. Pessoas que somente ficam sentadas lendo suttas durante todo o dia sem colocar os ensinamentos em prtica so como nuvens desprovidas de chuva. V meditar!

      Udakarahada Sutta (AN IV.104) - Lagoas. Quatro tipos de pessoas semelhantes a lagoas.

      Asivisa Sutta (AN IV.110) - Cobras. Quatro tipos de pessoas semelhantes a cobras.

      Kesi Sutta (AN IV.111) Para Kesi o Treinados de Cavalos. O Buda explica para Kesi, o treinador de cavalos, a forma como ele ensina o Dhamma. Kesi fica to tocado pela explicao do Buda que ele promete seguir o Buda pelo resto de sua vida. Esta brilhante exposio merece estudo cuidadoso por todos mestres no somente do Dhamma j que revela os mltiplos nveis em que o treinamento eficaz opera: o Buda fala em termos que o ouvinte entende (treinamento de cavalos), ele usa smiles com grande efeito, e com habilidade ele responde a verdadeira questo que est por detrs da pergunta do estudante ("Por favor, voc pode me treinar?").

      Patoda Sutta (AN IV.113) - A Espora. Quanto sofrimento necessrio para praticar o Dhamma com seriedade? O Buda explica com o smile de um cavalo puro-sangue.

      Arakkha Sutta (AN IV.117) - Proteo. Como obter o prprio bem-estar.

      Attanuvada Sutta (AN IV.121) - Repreender a si Mesmo. Os quatro tipos de perigos.

      Umibhaya Sutta (AN IV.122) - Ondas. Os quatro tipos de medos para quem seguiu a vida santa.

      Jhana Sutta (AN IV.123) - Jhana. O Buda descreve quatro tipos de renascimentos para aqueles que praticam os jhanas

      Jhana Sutta (AN IV.124) - Jhana. O Buda descreve um outro possvel renascimento para aqueles que praticam os jhanas.

      Puggala Sutta (AN IV.125) - Pessoas. O Buda explica o futuro renascimento que poder ocorrer para algum que cultive um corao pleno de boa vontade.

      Sila (pathama) Sutta (AN IV.136) - Virtude. Quatro tipos de pessoas.

      Dhammakathika Sutta (AN IV.139) - Oradores do Dhamma. Quatro tipos de oradores do Dhamma.

      Kala (dutiya) Sutta (AN IV.147) - Tempo. Os quatro tempos.

      Roga Sutta (AN IV.157) - Enfermidade. A sade no corpo e na mente.

      Bhikkhuni Sutta (AN IV.159) A Monja. O Ven. Ananda ensina uma monja que, apesar de que o desejo pode ser usado para superar o desejo, e a presuno para superar a presuno, o mesmo principio no se aplica para relaes sexuais.

      Vitthara Sutta (AN IV.162) - Em Detalhe. Quatro tipos de prtica.

      Asubha Sutta (AN IV.163) - Coisas Repulsivas. Quatro tipos de prtica.

      Khama (pathama) Sutta (AN IV.164) - Paciente. Quatro tipos de prtica.

      Khama (dutiya) Sutta (AN IV.165) - Paciente. Quatro tipos de comportamento.

      Sasankhara Sutta (AN IV.169) - Atravs do Esforo. Quatro formas de realizar nibbana.

      Yuganaddha Sutta (AN IV.170) - Em Tandem. O Ven. Ananda descreve os caminhos para o estado de arahant nos quais o insight (vipassana) e a tranquilidade (samatha) operam em conjunto.

      Kotthita Sutta (AN IV.174) - Kotthita. Como responder questo, O que est alm de nibbana.

      Upavana Sutta (AN IV.175) - Upavana. Como dar um fim a samsara?

      Jambali Sutta (AN IV.178) A Lagoa de Efluentes. O Buda emprega alguns smiles memorveis para descrever a superao da identificao de um eu e da ignorncia.

      Nibbana Sutta (AN IV.179) - Nibbana. Porque algumas pessoas se iluminam nesta vida enquanto que outras no?

      Patibhoga Sutta (AN IV.182) - Sem Proteo. As quatro coisas contra as quais no h proteo no mundo.

      Suta Sutta (AN IV.183) - Aquilo que Ouvido. Porque o princpio da honestidade no implica franqueza total.

      Abhaya Sutta (AN IV.184) Destemido. O Buda explica para Janussoni quatro maneiras para superar o medo da morte.

      Ummagga Sutta (AN IV.186) - Perspiccia. Uma pessoa com grande sabedoria.

      Sacchikaraniya Sutta (AN IV.189) - Realizao . Quatro coisas que devem ser realizadas.

      Thana Sutta (AN IV.192) Caractersticas. Como identificar uma pessoa boa e sbia? O Buda explica quais qualidades se deve buscar, e como reconhec-las.

      Tanha Sutta (AN IV.199) Desejo. O Buda enumera os vrios tipos de pensamentos enredados experimentados pela mente que no est liberta do desejo.

      Pema Sutta (AN IV.200) Afeio. As opinies dos nossos amigos e inimigos com freqncia influenciam os nossos pensamentos com relao aos outros. O Buda sugere como tratar disso.

      Ariyamagga Sutta (AN IV.235) O Nobre Caminho. Os quatro tipos de kamma anunciados pelo Buda.

      Pariyesana Sutta (AN IV.252) Buscas. O que voc est buscando? Voc est buscando a felicidade nos lugares errados? Voc est buscando uma felicidade nobre e duradoura?

      Kula Sutta (AN IV.255) Sobre Famlias. Como uma famlia perde ou preserva suas riquezas.

      Malunkyaputta Sutta (AN IV.257) - Malunkyaputta. Os quatro desejos de um bhikkhu.

      Ragapeyyalam Sutta (AN IV.274-783) - Repeties. A srie de repeties.

V Livro dos Cinco

      Vitthara Sutta Em Detalhe (AN V.2). Uma anlise dos cinco poderes (bala) na prtica do Dhamma.

      Dukkha Sutta (AN V.3) - Sofrimento. Cinco qualidades que conduzem ao sofrimento.

      Vitthara Sutta (AN V.14) - Em Detalhe. Os cinco poderes.

      Datthabba Sutta Para ser Visto (AN V.15). Onde podem ser encontrados os cinco poderes.

      Agarava (pathama) Sutta Desrespeitoso (AN V.21). O entendimento correto como condio necessria para a concentrao.

      Agarava (dutiya) Sutta Desrespeitoso (AN V.22). A concentrao correta como condio necessria para a sabedoria.

      Dussila Sutta Sem Virtude (AN V.24). O insight apenas prospera onde h a concentrao correta (jhanas).

      Anugghita Sutta (AN V.25) - Suportado. Cinco fatores que conduzem realizao do entendimento correto.

      Vimuttayatana Sutta (AN V.26) Cinco Bases para a Libertao. A libertao pode ocorrer de diversas formas mas todas dependem de uma mente concentrada.

      Samadhi Sutta (AN V.27) Concentrao Imensurvel. O Buda encoraja a prtica dos quatro brahmavihara (estados sublimes de metta, karuna, mudita e upekkha) como base para a prtica da concentrao, conduzindo a cinco importantes realizaes.

      Samadhanga Sutta (AN V.28) Os Fatores da Concentrao. O Buda esboa "os cinco fatores da nobre concentrao correta", para explicar como o progressivo desenvolvimento dos quatro estgios mundanos de jhana (absoro) conduzem ao desenvolvimento dos poderes supra-humanos e a iluminao.

      Cankama Sutta (AN V.29) - Meditao Andando. Os benefcios da meditao andando.

      Nagita Sutta (AN V.30) Nagita. A reao franca e incisiva do Buda a um grupo de brmanes ruidosos.

      Sumana Sutta (AN V.31) - Sumana. Todos tm bons motivos para praticar a generosidade.

      Cundi Sutta (AN V.32) - Cundi. No que depositar confiana.

      Siha Sutta (AN V.34) Para o General Siha (Sobre a Generosidade). O General Siha, conhecido pela sua generosidade, pergunta ao Buda sobre os frutos da generosidade que podem ser experimentados nesta vida. O Buda descreve quatro frutos; o quinto (um renascimento feliz) s pode ser aceito por Siha com base na f.

      Dananisamsa Sutta (AN V.35) - Benefcios da Generosidade. Cinco benefcios da generosidade.

      Kaladana Sutta (AN V.36) Oferendas Oportunas. Oferendas dadas nos momentos oportunos produzem os maiores frutos. Aqui o Buda descreve cinco ocasies oportunas. (Com freqncia recitado pelos bhikkhus como bno depois de terem recebido comida ou outras oferendas).

      Bhojana Sutta (AN V.37) Refeio. Cinco coisas que uma pessoa generosa d, e cinco coisas que ela recebe.

      Mahasalaputta Sutta (AN V.40) - rvores Sal. Os benefcios quando um chefe de famia dotado de f.

      Ittha Sutta (AN V.43) O que Bem-vindo. O Buda explica para Anathapindika que a verdadeira felicidade no pode ser alcanada apenas atravs do desejo.

      Dhana Sutta (AN V.47) - Tesouro. Os cinco tipos de tesouros.

      Alabbhaniyathana Sutta (AN V.48) - No Pode ser Obtido. Impossvel de ser obtido por qualquer ser humano ou divino.

      Kosala Sutta (AN V.49) Kosala. Quando a rainha Mallika falece, seu marido, o rei Pasenadi, est tomado pelo pesar. O Buda aconselha o rei sobre como se libertar do pesar obsessivo.

      Avarana Sutta (AN V.51) - Obstculos. O Buda emprega um smile ilustrativo para mostrar os perigos dos obstculos.

      Padhaniyanga Sutta (AN V.53) - Fatores. Cinco fatores que contribuem para o esforo.

      Asamaya Sutta (AN V.54) - Ocasies. Cinco ocasies desfavorveis para o esforo.

      Upajjhatthana Sutta (AN V.57) Temas para Reflexo. O Buda descreve os "cinco fatos acerca dos quais a pessoa deve refletir com freqncia, quer seja mulher ou homem, leigo ou ordenado."

      Saa (pathama) Sutta (AN V.61) - Percepo. Cinco percepes que produzem grandes frutos.

      Saa (dutiya) Sutta (AN V.62) - Percepo. Cinco percepes que produzem grandes frutos.

      Nibbida Sutta (AN V.69) - Desencantamento. Cinco coisas que conduzem ao desencantamento.

      Asavakkhaya Sutta (AN V.70) - A Destruio das Impurezas. Cinco coisas que conduzem destruio das impurezas.

      Cetovimuttiphala (pathama) Sutta (AN V.71) - Fruto da Libertao da Mente. Cinco coisas que conduzem libertao.

      Dhammavihari (pathama) Sutta (AN V.73) - Permanece com o Dhamma. Aquele que no negligencia o isolamento e se dedica quietude da mente.

      Dhammavihari (dutiya) Sutta (AN V.74) - Permanece com o Dhamma. Aquele que compreende o significado atravs da sabedoria.

      Yodhajiva (dutiya) Sutta (AN V.76) - Guerreiros. Cinco tipos de pessoas que se assemelham aos guerreiros.

      Nagatabhaya (dutiya) Sutta (AN V.78) - Perigos Futuros. Cinco perigos que estimulam a prtica.

      Nagatabhaya (tatiya) Sutta (AN V.79) - Perigos Futuros. Perigos que devem ser reconhecidos e abandonados.

      Thera Sutta (AN V.88) - Snior. Cinco maneiras em que um bhikkhu snior age em prejuzo das pessoas.

      Sekha (dutiya) Sutta (AN V.90) - Treinando. Cinco coisas que conduzem ao declnio de um bhikkhu.

      Byakarana Sutta (AN V.93) - Declaraes. Os cinco tipos de declaraes de conhecimento supremo.

      Sutadhara Sutta (AN V.96) - Ouviu muito. O imperturbvel atravs da ateno plena na respirao.

      Katha Sutta (AN V.97) - Conversa. O imperturbvel atravs da ateno plena na respirao.

      Araaka Sutta (AN V.98) - Habita na Floresta. O imperturbvel atravs da ateno plena na respirao.

      Andhakavinda Sutta (AN V.114) - Em Andhakavinda. Cinco coisas com as quais o Buda exortava os bhikkhus novos. Os leigos tambm deveria dar ateno a isso!

      Gilana Sutta (AN V.121) - Enfermo. Cinco coisas que conduzem libertao mesmo quando enfermo.

      Satisupatthita Sutta (AN V.122) - Estabelecimento da Ateno Plena. Cinco coisas que conduzem ao conhecimento supremo.

      Vapakasa Sutta (AN V.127) - Vivendo Separado. Quando um bhikkhu no est preparado para viver separado da Sangha.

      Parikuppa Sutta (AN V.129) - Leses. Cinco aes que conduzem a um renascimento no inferno.

      Yassamdisam Sutta (AN V.134) - Qualquer Quadrante. Cinco qualidades de uma mente liberta.

      Tikandaki Sutta (AN V.144) - Tikandaki. Treinar a percepo do repulsivo e do no-repulsivo.

      Asappurisadana Sutta (AN V.147) - As Oferendas de uma Pessoa Falsa. As oferendas de uma pessoa falsa e verdadeira.

      Sappurisadana Sutta (AN V.148) - As Oferendas de uma Pessoa Verdadeira. Os cinco atributos e os frutos da generosidade de uma pessoa verdadeira.

      Samayavimutta (pathama) Sutta (AN V.149) - Libertao Temporria. Cinco coisas que conduzem ao declnio dos jhanas.

      Samayavimutta (dutiya) Sutta (AN V.150) - Libertao Temporria. Cinco coisas que conduzem ao declnio dos jhanas.

      Saddhammasammo Sutta (AN V.154) - Declnio do Verdadeiro Dhamma. Cinco coisas que conduzem ao declnio e desaparecimento do verdadeiro Dhamma.

      Dukkatha Sutta (AN V.157) - Discurso Endereado Incorretamente. Como enderear um discurso.

      Udayin Sutta (AN V.159) A Respeito de Udayin. O Buda explica para o Ven. Ananda os cinco pr-requisitos para ensinar o Dhamma aos outros.

      Aghatapativinaya Sutta (AN V.161) Removendo a Raiva. Cinco formas hbeis de lidar com as pessoas que so irritantes.

      Aghatapativinaya (dutiya) Sutta (AN V.162) - Removendo a Raiva. Cinco meios para remover a raiva.

      Pahapuccha Sutta (AN V.165) - Perguntando. Cinco motivos para fazer perguntas.

      Khippanisa Sutta (AN V.169) - Rpida Compreenso. As qualidade de quem possui rpida compreenso.

      Candala Sutta (AN V.175) Os Prias. O Buda descreve cinco qualidades que determinam o grau de comprometimento para ser um discpulo Budista leigo. Como voc se compara?

      Piti Sutta (AN V.176) - xtase. Cinco coisas que no ocorrem durante os jhanas.

      Vanijja Sutta (AN V.177) Negcios (Modo de Vida Incorreto). Cinco tipos de modo de vida incorreto para discpulos leigos.

      Gihi Sutta (AN V.179) - Um Leigo. Cinco caractersticas de um sotapanna.

      Vaca Sutta (AN V.198) Um Enunciado. O segredo para a linguagem inculpvel.

      Nissaraniya Sutta (AN V.200) Escapatria. Cinco elementos que conduzem ibertao.

      Dhammassavana Sutta (AN V.202) Ouvindo o Dhamma. As cinco recompensas em ouvir o Dhamma.

      Vinibandha Sutta (AN V.206) - Grilhes. Os cinco griilhes na mente.

      Khanti (pathama) Sutta (AN V.215) - Pacincia. Cinco benefcios da pacincia.

      Khanti (dutiya) Sutta (AN V.216) - Pacincia. Cinco benefcios da pacincia.

      Atiniva Sutta (AN V.223) - Residindo por Muito Tempo. Cinco perigos em residir por muito tempo no mesmo lugar.

      Sobhana Sutta (AN V.233) - Adorno. Com estas cinco qualidades um bhikkhu embeleza um monastrio.

      Bahupakara Sutta (AN V.234) - Grande Ajuda. Com estas cinco qualidades um bhikkhu de grande ajuda num monastrio.

      Anukampa Sutta (AN V.235) - Compaixo. Com estas cinco qualidades um bhikkhu demonstra compaixo com as pessoas leigas.

      Vannaraha (dutiya) Sutta (AN V.237) - Merece Censura. Como bhikkhus acabam no inferno ou no paraso.

      Macchariya Sutta (AN V.254-271) Egosmo. A generosidade no apenas uma idia simptica: ela um requisito para o progresso no caminho Budista.

      Ragapeyyalam Sutta (AN V.303-1152) - Repeties. A srie de repeties.

VI Livro dos Seis

      Ahuneyya (pathama) Sutta (AN VI.1) - Merecedor de Oferendas. O contato nos meios dos sentidos.

      Indriya Sutta (AN VI.3) - Faculdades. As cinco faculdades mais a libertao.

      Mahanama Sutta (AN VI.10) - Mahanama. Como permanece com frequncia um sotapanna.

      Saraniya (dutiya) Sutta (AN VI.12) - Cordialidade. Seis princpios que criam amor e respeito e conduzem coeso, no-disputa, concrdia, e unio.

      Nissaraniya Sutta (AN VI.13) Escapatria. Seis elementos que conduzem libertao.

      Bhaddaka Sutta (AN VI.14) - Uma Morte Boa. Seis coisas que conduzem a uma morte boa para um bhikkhu.

      Anutappiya Sutta (AN VI.15) - Arrependimento. Seis coisas que conduzem a uma morte sem arrependimento para um bhikkhu.

      Nakula Sutta (AN VI.16) Os pais de Nakula. Uma sbia chefe de famlia consola o seu marido preocupado com a morte durante uma grave enfermidade.

      Maranassati (pathama) Sutta (AN VI.19) Ateno Plena na Morte. A morte pode vir a qualquer momento. Voc est preparado?

      Maranassati (dutiya) Sutta (AN VI.20) Ateno Plena na Morte. A morte pode vir a qualquer momento. Voc est preparado?

      Himavanta Sutta (AN VI.24) - O Himalaia. Seis qualidades relativas concentrao.

      Sekha Sutta (AN VI.31) - Treinando. Seis qualidades que conduzem ao no declnio de um treinando.

      Chalangadana Sutta (AN VI.37) - Generosidade com Seis Fatores. Os fatores que fazem a generosidade produzir um mrito incalculvel.

      Daruka-khandha Sutta (AN VI.41) A Pilha de Madeira. Os poderes supra-humanos e os elementos.

      Ina Sutta (AN VI.45) Dvida. Os prazeres dos sentidos so como uma dvida.

      Cunda Sutta (AN VI.46) Cunda. Porque so necessrios ambos, aqueles que se dedicam meditao e aqueles que se dedicam aos estudos?

      Sanditthika Sutta (AN VI.47) Visvel no Aqui e Agora. Como o Dhamma visvel no aqui e agora?

      Khema Sutta (AN VI.49) - Com Khema. Tendo abandonado a idia de um eu, os arahants no se consideram superiores, inferiores ou iguais a ningum.

      Indriyasamvara Sutta (AN VI.50) Conteno das Faculdades. O treinamento passo a passo.

      Khattiya Sutta (AN VI.52) - Khattiya. A aspirao, a busca, o apoio, o objetivo e o objetivo final de khattiyas, brmanes, chefes de famlia, mulheres, ladres e contemplativos.

      Sona Sutta (AN VI.55) Acerca de Sona. Neste conhecido sutta o Buda explica para o Ven. Sona que o equilbrio do esforo na prtica da meditao como afinar um instrumento musical.

      Phagguna Sutta (AN VI.56) - Phagguna. Seis benefcios em ouvir o Dhamma no momento apropriado e examinar o significado no momento apropriado.

      Asava Sutta (AN VI.58) - Impurezas. Seis qualidades para abandonar as impurezas.

      Hatthisariputta Sutta (AN VI.60) - Hatthi. Cuidado para no perder as realizaes meditativas.

      Majjhe Sutta (AN VI.61) - Meio. As possveis explicaes para o enunciado: Tendo compreendido ambos lados, o sbio no fica preso no meio. Ele um grande homem: aquele que superou o pregador.

      Nibbedhika Sutta (AN VI.63) - Penetrante. O Buda explica que a maestria do Dhamma advm da reflexo acerca de seis fatores da mente, cada um dos quais deve ser compreendido profundamente de seis modos distintos. Este sutta contm um precioso pequeno verso apontando a verdadeira causa do apego baseado na sensualidade.

      Sihanada Sutta (AN VI.64) - O Rugido do Leo. Os poderes de um Tathagata.

      Sanganikarama Sutta (AN VI.68) Companhias. A realizao de nibbana depende dos jhanas.

      Bala Sutta (AN VI.72) - Poder. Seis qualidades para realizar o poder da concentrao.

      Tajhana (dutiya) Sutta (AN VI.74) - Primeiro Jhana. Seis coisas para entrar e permanecer no primeiro jhana.

      Sukhasomanassa Sutta (AN VI.78) - Alegria e Felicidade. Como permanecer com alegria e felicidade nesta mesma vida, e estabelecer o fundamento para a destruio das impurezas.

      Avaranata Sutta (AN VI.86) Impedimentos. O Buda lista seis qualidades que impedem, e seis que estimulam, o desenvolvimento de estados mentais hbeis.

      Kammavaranata Sutta (AN VI.87) Obstrues por Kamma. Seis coisas que fazem com que uma pessoa seja incapaz de desenvolver qualidades mentais hbeis.

      Sussusati Sutta (AN VI.88) - Deseja Ouvir. Como obter o maior benefcio ao ouvir o Dhamma.

      Bhabbatthana (dutiya) Sutta (AN VI.93) - Impossvel. Impossvel que algum com entendimento correto faa alguma dessas seis coisas.

      Bhabbatthana (catuttha) Sutta (AN VI.95) - Impossvel. O entendimento correto e a condicionalidade dos fenmenos.

      Anisansa Sutta (AN VI.97) Recompensas. Seis recompensas para aquele que entra na correnteza.

      Anicca Sutta (AN VI.98) - Impermanente. Os fenmenos condicionados como impermanentes.

      Anavatthita Sutta (AN VI.102) - Descontnuo. Benefcios da percepo da impermanncia em todos os fenmenos condicionados.

      Ragapeyyalam Sutta (AN VI. 140-649) - Repeties. A srie de repeties.

VII Livro dos Sete

      Vittharabala Sutta (AN VII.4) - Poderes em Detalhe. Os sete poderes de um bhikkhu.

      Dhana Sutta (AN VII.6) Tesouro. Se algum possui estes sete tesouros no seu corao, a vida no ter sido vivida em vo.

      Ugga Sutta (AN VII.7) - Ugga. Os sete tipos de riquezas que no podem ser perdidas.

      Anusaya Sutta (AN VII.11) Obsesses (1). A enumerao dos sete anusaya (obsesses ou tendncias latentes).

      Anusaya Sutta (AN VII.12) - Obsesses (2). Sobre o abandono dos sete anusaya (obsesses ou tendncias latentes).

      Udakupama Sutta (AN VII.15) - O Smile da gua. Uma srie de smiles que ilustram at onde a compreenso do Dhamma pode nos levar.

      Aniccanupassi Sutta (AN VII.16) - Contemplao da Impermanncia. Sete modos de realizar a libertao atravs da contemplao da impermanncia.

      Dukkhanupassi Sutta (AN VII.17) - Contemplao do Sofrimento. Sete modos de realizar a libertao atravs da contemplao do sofrimento.

      Anattanupassi Sutta (AN VII.18) - Contemplao do No-eu. Sete modos de realizar a libertao atravs da contemplao do no-eu.

      Sattaka (pathama) Sutta (AN VII.23) - No-declnio. Sete coisas que conduzem ao no-declnio de um bhikkhu.

      Sattaka (dutiya) Sutta (AN VII.24) - No-declnio. Sete coisas que conduzem ao no-declnio de um bhikkhu.

      Saa Sutta (AN VII.27) - Percepo. Sete percepes que conduzem ao no-declnio de um bhikkhu.

      Parihana Sutta (AN VII.29) - Declnio. Sete coisas que conduzem ao declnio de um discpulo leigo.

      Appamadagarava Sutta (AN VII.32) - Reverenciar a Diligncia. Reverenciar estas sete qualidades conduzem ao no-declnio de um bhikkhu.

      Hirigarava Sutta (AN VII.33) - Reverenciar a Vergonha. Reverenciar estas sete qualidades conduzem ao no-declnio de um bhikkhu.

      Sovacassata (pathama) Sutta (AN VII.34) - Obediente. Sete qualidades conduzem ao no-declnio de um bhikkhu.

      Mitta Sutta (AN VII.35) O Amigo. Quais as qualidades de um verdadeiro amigo?

      Sattavianatthiti Sutta (AN VII.44) - Sete Estaes da Conscincia. As caractersticas do corpo e da percepo de acordo com cada estao da conscincia.

      Samadhiparikkhara Sutta (AN VII.45) - Requisitos para Concentrao. A nobre concentrao com as suas condies e requisitos.

      Saa Sutta (AN VII.46) Percepo. O cultivo de sete percepes que conduzem ao imortal.

      Dana Sutta (AN VII.49) Generosidade. O Buda descreve algumas das motivaes que se pode ter sendo generoso. Os frutos kammicos que se colhe depende fortemente dos motivos para ser generoso.

      Methuna Sutta (AN VII.50) - Relao Sexual. Sete corrupes do celibato.

      Avyakata Sutta (AN VII.51) - No Declarado. Porque aquele que entrou na correnteza no tem dvidas?

      Purisagati Sutta (AN VII.55) - Destinao das Pessoas. A realizao de nibbana no intervalo.

      Kimila Sutta (AN VII.56) - Para Kimila. Ento, voc diz que gostaria que o Budismo se desenvolvesse no Ocidente? Neste sutta o Buda explica para o Ven. Kimila o que exigido daqueles que querem ver o Dhamma durar um longo, longo tempo.

      Capala (Pacala) Sutta (AN VII.58) - Cabeceando. Os conselhos do Buda para combater a sonolncia.

      Tissa Sutta (AN VII.59) - Tissa. O conhecimento dos devas sobre quem realizou nibbana.

      Kodhana Sutta (AN VII.60) Uma Pessoa Enraivecida. O Buda descreve sete perigos por ceder raiva. Tenha cuidado!

      Nagara Sutta (AN VII.63) - A Cidade. Sete qualidades que devem ser desenvolvidas para a verdadeira segurana. 

      Dhammau Sutta (AN VII.64) - Algum com Noo do Dhamma. Voc quer ser digno do respeito de outras pessoas? Aqui o Buda descreve as sete qualidades que fazem um indivduo ser honrado e respeitado. 

      Hiriottapa Sutta (AN VII.65) - Vergonha e Temor. As condies que conduzem ao conhecimento e viso da libertao.

      Bhavana Sutta (AN VII.67) - Desenvolvimento da Mente. O desenvolvimento da mente no depende apenas da vontade mas da vontade de fazer as coisas certas. 

      Arakenanusasani Sutta (AN VII.70) - O Ensinamento de Araka. Sete belos smiles que descrevem a brevidade da vida humana. Use o pouco tempo com sabedoria! 

      Vinayadhara (pathama) Sutta (AN VII.75) - Experto na Disciplina. As qualidades de um bhikkhu experto na desciplina.

      Satthusasana Sutta (AN VII.80) - Para Upali. O Buda explica para o Ven. Upali como reconhecer o verdadeiro Dhamma. 

      Bhikkhu Sutta (AN VII.85-91) - Bhikkhu. Quem um bhikkhu.

      Ahuneyya Sutta (AN VII.95-614) - Merecedor de Oferendas. As contemplaes e percepes que conduzem destruio das impurezas.

      Ragapeyyalam Sutta (AN VII. 615-1124) - Repeties. A srie de repeties.

VIII Livro dos Oito

      Paa Sutta (AN VIII.2) - Sabedoria. O Buda descreve as habilidades que devem ser desenvolvidas para que a sabedoria se revele.

      Lokavipatti Sutta (AN VIII.6) - Os Defeitos do Mundo. A diferena entre uma pessoa comum e um nobre discpulo se manifesta no modo como eles respondem s inevitveis vicissitudes da vida.

      Devadattavipatti Sutta (AN VIII.7) - O Fracasso de Devadatta. As causas para o fracasso de Devadatta.

      Nanda Sutta (AN VIII.9) - Nanda. O treinamento de Nanda.

      Siha Sutta (AN VIII.12) - Siha. Os Niganthas acusam o Buda de ensinar uma doutrina da no-ao.

      Paharada Sutta (AN VIII.19) - Paharada. O Buda compara as maravilhosas qualidades do Dhamma com as qualidades do oceano.

      Ugga (dutiya) Sutta (AN VIII.22) - Ugga. As oito qualidades maravilhosas e admirveis do chefe de famlia Ugga.

      Hatthaka (dutiya) Sutta (AN VIII.24) - Hatthaka. As oito qualidades maravilhosas e admirveis de Hatthaka.

      Mahanama Sutta (AN VIII.25) - Mahanama. As qualidades de um discpulo leigo.

      Jivaka Sutta (AN VIII.26) - Jivaka. As qualidades de um discpulo leigo.

      Bala (pathama) Sutta (AN VIII.27) - Poder. Oito tipos de poderes.

      Bala (dutiya) Sutta (AN VIII.28) - Poderes. Os oito poderes de um bhikkhu que destruiu as impurezas.

      Anuruddha Sutta (AN VIII.30) - Para Anuruddha. O Buda descreve oito qualidades benficas que se forem cultivadas no corao com diligncia ajudaro a nos conduzir ao objetivo final.

      Dana (pathama) Sutta (AN VIII.31) - Generosidade. Oito motivos para a generosidade.

      Danavatthu Sutta (AN VIII.33) - Motivos para a Generosidade. Oito motivos para a generosidade.

      Danupapatti Sutta (AN VIII.35) - Renascimento por Conta da Generosidade. Oito tipos de renascimento por conta da generosidade.

      Abhisanda Sutta (AN VIII.39) Fontes. O Buda descreve oito fontes de mritos que a conduta hbil pode trazer.

      Duccaritavipaka Sutta (AN VIII.40) - Frutos das Aes com o Corpo. Os frutos de aes prejudiciais.

      Gotami Sutta (AN VIII.53) - Para Gotami. O Buda explica para Mahapajapati Gotami (sua tia) como reconhecer a diferena entre ensinamentos que esto de acordo com o Dhamma e aqueles que no esto. Esses oito critrios so pertinentes da mesma forma hoje!

      Vyagghapajja (Dighajanu) Sutta (AN VIII.54) - Para Dighajanu. O Buda instrui chefes de famlia sobre como preservar e incrementar a sua riqueza e felicidade tanto no plano mundano como no plano espiritual.

      Bhaya Sutta (AN VIII.56) - Medo. Oito designaes para os prazeres dos sentidos.

      Puggala Sutta (AN VIII.59) - Pessoas. Oito tipos de pessoas que so um campo de mrito inigualvel no mundo.

      Sankhitta Sutta (AN VIII.63) Em Resumo (Amor Bondade, Ateno Plena, e Concentrao). O Buda descreve as prticas dos quatro Brahma-viharas e dos quatro fundamentos da ateno plena como formas de prtica de concentrao.

      Gayasisa Sutta (AN VIII.64) - Gaya. O Abenoado relata as suas experincais com os devas antes da sua iluminao.

      Saddha Sutta (AN VIII.71) - F. A perfeio de um bhikkhu.

      Maranassati (pathama) Sutta (AN VIII.73) - Ateno Plena na Morte. A morte pode vir a qualquer momento. Voc est preparado?

      Maranassati (dutiya) Sutta (AN VIII.74) - Ateno Plena na Morte. A morte pode vir a qualquer momento. Voc est preparado?

      Parihana Sutta (AN VIII.79) - Declnio. Oito qualidades que conduzem ao declnio e ao no-declnio de um bhikkhu.

      Kusita-Arabbhavatthu Sutta (AN VIII.80) As Razes para Preguia e o Estmulo da Energia. Essas desculpas para adiar a sua meditao soam familiares: "Estou com muita fome!"; "Estou muito cheio!"; "Estou muito cansado!"; "Estou muito enfermo!" ? Aqui o Buda oferece conselhos sadios de como superar esse tipo de preguia.

      Satisampajaa Sutta (AN VIII.81) - Ateno Plena e Plena Conscincia. A condicionalidade que conduz ao conhecimento e viso da libertao.

      Mula Sutta (AN VIII.83) - Raiz. A condicionalidade de todos os fenmenos.

      Pattanikujjana Sutta (AN VIII.87) - Tigelas de Esmolar. Sob quais condies os bhikkhus podem recusar alimentos.

      Ragapeyyalam Sutta (AN VIII.118-627) - Repeties. A srie de repeties.

IX Livro dos Nove

      Sambodhi Sutta (AN IX.1) Perfeita Iluminao. Como desenvolver um corao que se incline pela renncia.

      Nissaya Sutta (AN IX.2) - Suporte. De que modo um bhikkhu est dotado de suportes.

      Meghiya Sutta (AN IX.3) - Meghiya. A importncia de bons amigos, companheiros e camaradas.

      Nandaka Sutta (AN IX.4) - Nandaka. Quatro fatores de um bhikkhu e cinco benefcios em ouvir o Dhamma.

      Sutava Sutta (AN IX.7) - Para Sutavan. Os nove tipos de aes inbeis que um Arahant incapaz de cometer.

      Sajjha Sutta (AN IX.8) - Sajjha. Nove transgresses que um arahant incapaz de cometer.

      Sihanada Sutta (AN IX.11) - O Rugido do Leo. A resposta do Ven. Sariputta a uma falsa acusao.

      Saupadisesa Sutta (AN IX.12) - Com combustvel. Destinos de pessoas com combustvel restante ( sa-upadisesa).

      Saa Sutta (AN IX.16 ) - Percepo. Nove percepes que trazem benefcios.

      Velama Sutta (AN IX.20 ) - Velama. Escala de aes meritrias.

      Tanhamulaka Sutta (AN IX.23) - Condicionado pelo Desejo. Nove coisas condicionadas pelo desejo.

      Sattava Sutta (AN IX.24) - Permanncias dos Seres. As nove permanncias dos seres.

      Paa Sutta (AN IX.25) - Sabedoria. Caractersticas de um bhikkhu com a sabedoria consolidada.

      Vera Sutta (AN IX.27) - Animosidade. O que necessrio para que uma pessoa leiga alcance o estado de entrar na correnteza.

      Anupubbanirodha Sutta (AN IX.31) - Cessao Sucessiva. As sucessivas cessaes que ocorrem nos jhanas.

      Nibbana Sutta (AN IX.34) Nibbana. O Ven. Sariputta descreve os fatores que so abandonados com os sucessivos nveis de concentrao.

      Gavi Sutta (AN IX.35) A Vaca. Se voc quiser avanar demasiado rpido atravs dos nveis de concentrao ir tropear igual a uma vaca tola numa montanha ngreme.

      Jhana Sutta (AN IX.36) Jhana. A meditao, tal como o tiro com o arco, uma habilidade que se desenvolve ao longo do tempo, atravs da prtica, prtica, prtica....

      Ananda Sutta (AN IX.37) Ananda. O Ven. Ananda descreve o jhana supramundano que o fruto do conhecimento da Iluminao.

      Lokayatika Sutta (AN IX.38) - Cosmologista. Dois brmanes perguntam sobre como chegar ao fim do mundo.

      Devasurasangama Sutta (AN IX.39) - Batalha entre os Devas e os Asuras. Como escapar do controle de Mara.

      Tapussa Sutta (AN IX.41) - Para Tapussa (Sobre a Renncia). O Buda relata como o longo caminho da prtica de meditao que culmina com a iluminao comea com o apreo pelo valor da renncia.

      Sambadha Sutta (AN IX.42) - Confinamento. A escapatria do confinamento.

      Kayasakkhi Sutta (AN IX.43) Toca com o Corpo.

      Paavimutti Sutta (AN IX.44) - Libertado atravs da Sabedoria.

      Ubhatobhaga Sutta (AN IX.45) - Libertado de ambos os modos.
Neste conjunto de breves suttas, o Ven. Ananda responde s perguntas do Ven. Udayin sobre o significado de alguns termos chave que o Buda empregou em outros suttas: O que tocar com o corpo? O que libertado atravs da sabedoria? O que libertado de ambos modos? O Ven. Ananda mostra que o desenvolvimento dos jhanas parte integrante do desenvolvimento da sabedoria.

      Sanditthikadhamma (pathama) Sutta (AN IX.46) - Dhamma Visvel no Aqui e Agora. Como o Dhamma pode ser visto no aqui e agora.

      Sanditthikadhamma (dutiya) Sutta (AN IX.47) - Dhamma Visvel no Aqui e Agora. Como nibbana pode ser visto no aqui e agora.

      Abhabba Sutta (AN IX.62) - Impossvel. Nove coisas que impedem a realizao do estado de arahant.

      Nivarana Sutta (AN IX.64) - Obstculos. Como superar os cinco obstculos.

      Cetokhila Sutta (AN IX.71) - Obstrues na Mente. Os cinco tipos de obstrues na mente e como super-las.

      Cetasovinibandha Sutta (AN IX.72) - Grilhes na Mente. Os cinco tipos de grilhes na mente e como super-los.

      Ragapeyyalam Sutta (AN IX.93-432) - Repeties. A srie de repeties.

X Livro dos Dez

      Kimatthiya Sutta (AN X.1) - Qual o Propsito. O propsito da virtude.

      Cetanakaraniya Sutta (AN X.2) - Inteno Correta. O progresso na meditao um processo natural.

      Upanisa (pathama) Sutta (AN X.3) - Condio. A sequncia de condies que conduzem ao fim do sofrimento.

      Samadhi Sutta (AN X.6) - Concentrao.

      Sariputta Sutta (AN X.7) - Sariputta. Estes dois suttas descrevem a concentrao na qual a mente se inclina para nibbana.

      Senasana Sutta (AN X.11) - Moradia. Os cinco fatores que um bhikkhu e uma moradia possuem que conduzem libertao.

      Cetokhila Sutta (AN X.14) - Obstrues na Mente. Os cinco tipos de obstrues e os cinco tipos de grilhes na mente e como super-los.

      Appamada Sutta (AN X.15) - Diligncia. Dez smiles que ilustram a importncia da diligncia (appamada).

      Manatha (pathama) Sutta (AN X.17) - Proteo. Qualidades que servem como proteo.

      Ariyavasa Sutta (AN X.20 ) - As Permanncias dos Nobres. As qualidades mentais com as quais os nobres esto em casa.

      Kaya Sutta (AN X.23) - Corpo. Aquilo que deve ser abandonado atravs do corpo, da linguagem e da sabedoria.

      Mahapaha Sutta (AN X.27) - As Grandes Perguntas (trecho). Uma coisa que conduz iluminao.

      Kosala (dutiya) Sutta (AN X.30) - Kosala. O Rei Pasenadi descreve dez razes porque ele demonstra to profunda venerao pelo Buda.

      Upali Sutta (AN X.31) - Upali. As razes porque o Buda estabeleceu as regras de disciplina.

      Sanghabheda Sutta (AN X.37) - Cisma na Sangha. As razes para um cisma na Sangha.

      Kusinara Sutta (AN X.44) - Kusinara. As qualidades que algum deve ter para admoestar uma outra pessoa.

      Dasa Dhamma Sutta (AN X.48) - Dez Coisas. Dez reflexes para um bhikkhu.

      Sacitta Dhamma Sutta (AN X.51) - A Prpria Mente. Como analisar a prpria mente.

      Samatha Sutta (AN X.54) - Tranquilidade. A auto-anlise como meio para o incremento de qualidades benficas.

      Saa (pathama) Sutta (AN X.56) - Percepo. O cultivo destas dez percepes produz grandes frutos.

      Saa (dutiya) Sutta (AN X.57) - Percepo. O cultivo destas dez percepes produz grandes frutos.

      Mula Sutta (AN X.58) - Raiz. Qual a raiz de todos os fenmenos (sabbe dhamma)?

      Girimananda Sutta (AN X.60) - Para Girimananda. Dez contemplaes para curar o corpo e a mente.

      Avijja Sutta (AN X.61) - Ignorncia. A natureza condicionada da ignorncia.

      Tanha Sutta (AN X.62) - Desejo. A natureza condicionada do desejo.

      Nitthangata Sutta (AN X.63) - Certeza. Os modos em que nibbana pode ser realizado neste mundo ou tendo deixado este mundo.

      Aveccappasanna Sutta (AN X.64) - Inabalvel. Os modos em que nibbana pode ser realizado neste mundo ou tendo deixado este mundo.

      Sukha (pathama) Sutta (AN X.65) - Felicidade. Uma descrio sucinta do que a verdadeira felicidade.

      Sukha (dutiya) Sutta (AN X.66) - Felicidade. O que sofrimento e felicidade no Dhamma e Disciplina?

      Kathavatthu Sutta (AN X.69) - Tpicos para Conversao. O Buda apresenta dez tpicos saudveis para conversao como alternativa para fofocas.

      Akankha Sutta (AN X.71) - Desejo. Os benefcios em cumprir os preceitos de virtude.

      Kantaka Sutta (AN X.72) - Espinho. Os vrios tipos de espinhos.

      Tayodhamma Sutta (AN X.76) - Trs Coisas. Como abandonar o nascimento, abandonar o envelhecimento e abandonar a morte.

      Khinasavabala Sutta (AN X.90) - Poderes. Os dez poderes de um bhikkhu cujas impurezas foram destrudas.

      Vera Sutta (AN X.92) - Animosidade. O que necessrio para que uma pessoa leiga alcance o estado de entrar na correnteza.

      Ditthi Sutta (AN X.93) - Entendimento. O chefe de famlia Anathapindika instrui um grupo de errantes no Budistas sobre a natureza do Entendimento Correto.

      Vajjiyamahita Sutta (AN X.94) - Vajjiyamahita. Se as qualidades prejudiciais diminuem e as qualidades benficas aumentam ento essa prtica deve ser feita.

      Uttiya Sutta (AN X.95) - Para Uttiya. O objetivo dos ensinamentos do Buda de libertar todos os seres?

      Samanasaa Sutta (AN X.101) - Percepes de um Contemplativo. Trs percepes de um contemplativo.

      Micchatta Sutta (AN X.103) - Incorreo. A perfeita sabedoria e libertao depende da perfeita concentrao.

      Tikicchaka Sutta (AN X.108) - Mdicos. O nobre purgante que sempre funciona.

      Pubbangama Sutta (AN X.121) - Precursor. O entendimento correto o precursor das qualidades benficas.

      Adhamma (tatiya) Sutta (AN X.173) - No-Dhamma. O que Dhamma e no-Dhamma, e o que prejudicial e benfico.

      Kammanidana Sutta (AN X.174) - Causas de Kamma. As trs fontes e origens de kamma.

      Cunda Kammaraputta Sutta (AN X.176) - Para Cunda, o ferreiro. O Buda explica para Cunda que a genuina auto purificao no obtida atravs de rituais sagrados, mas atravs do cultivo da habilidade com os prprios pensamentos, palavras e atos.

      Janussoni Sutta (AN X.177) - Janussoni. A ocasio em que oferendas podem beneficiar os mortos.

      Ragapeyyalam Sutta (AN X.237-746) - Repeties. A srie de repeties.

XI Livro dos Onze

      Kimatthiya Sutta (AN XI.1) Qual o Propsito? O propsito da virtude.

      Cetanakaraniya Sutta (AN XI.2) - Inteno Correta. O progresso na meditao um processo natural.

      Upanisa (pathama) Sutta (AN XI.3) - Condio. A sequncia de condies que conduzem ao fim do sofrimento.

      Saa Sutta (AN XI.7) - Percepo.

      Manasikata Sutta (AN XI.8) - Ateno. Estes dois suttas descrevem a concentrao na qual a mente se inclina para nibbana.

      Mahanama (pathama) Sutta (AN XI.11) - Mahanama. A prtica de um discpulo leigo.

      Mahanama (dutiya) Sutta (AN XI.12) - Mahanama. O Buda orienta o chefe de famlia Mahanama sobre a importncia de desenvolver as seis recordaes (recordao do Buda, Dhamma, Sangha, as prprias virtudes, a prpria generosidade e os devas).

      Subhuti Sutta (AN XI.14) - Subhuti. As caractersticas de uma pessoa dotada de f.

      Mettanisamsa Sutta (AN XI.15) - Bnos do Amor Bondade. Onze benefcios da prtica de metta (amor bondade).

      Atthakanagara Sutta (AN XI.16) - O Homem de Atthakanagara. O venervel Ananda descreve as onze portas para o Imortal atravs das quais um bhikkhu capaz de obter a suprema segurana contra o cativeiro.

      Mahagopalaka Sutta (AN XI.17) O Grande Discurso sobre o Pastor. O Buda ensina onze qualidades que impedem o desenvolvimento de um bhikkhu no Dhamma e onze qualidades que contribuem para o seu desenvolvimento.

      Samadhi (pathama) Sutta (AN XI.18) - Concentrao. A concentrao na qual a mente se inclina para nibbana.

      Samaa Sutta (AN XI.22-981) - Possuir. As contemplaes de um bhikkhu.

      Ragapeyyalam Sutta (AN XI.982-1151) - Repeties. A srie de repeties.




Revisado: 28 Agosto 2016

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