Digha Nikaya
Os Discursos Longos
O Digha Nikaya, ou "Coleção
de Discursos Longos", (Pali digha
= "longo"), é a primeira divisão do Sutta Pitaka e consiste de trinta
e quatro suttas agrupados em três vaggas
ou divisões:
Silakkhandha-vagga -- A
Divisão da Virtude (13 suttas = DN 1 a DN 13)
Maha-vagga – A Grande
Divisão (10 suttas = DN 14 a DN 23)
Patika-vagga – A
Divisão Patika (11 suttas = DN 24 a DN 34)
No ensaio Introdução ao Samyutta
Nikaya, Bhikkhu Bodhi
descreve o papel do Digha Nikaya da seguinte forma: “A opinião acadêmica
predominante, fomentada pelos próprios textos, afirma que a principal base para
distinguir os quatro Nikayas é o tamanho dos suttas. Assim, os suttas mais
extensos estão contidos no Digha Nikaya, aqueles com extensão média no Majjhima
Nikaya e os discursos mais curtos estão distribuídos entre o Samyutta e o
Anguttara Nikaya. No entanto, num importante estudo pioneiro, a erudita em
Pali, Joy Manné, questionou a premissa de que só o tamanho explica as diferenças
entre os Nikayas. Ao comparar cuidadosamente os suttas do DN com aqueles do MN,
Manné concluiu que as duas coleções têm a intenção de atender dois propósitos
distintos dentro da revelação do Buda. Na opinião dela, o DN estaria
primordialmente voltado para o propósito de propaganda, para atrair conversos
para a nova religião e dessa forma estaria destinado principalmente para não
Budistas que possuem uma inclinação favorável em relação ao Budismo.”
Os suttas do Digha Nikaya também estão disponíveis em livros ebook gratuitos e impressos.
Suttas do Digha Nikaya
Leia acerca dos vários sistemas de numeração dos suttas e as abreviações que são usadas neste site.
Os suttas foram
traduzidos do Pali para o inglês por Thanissaro Bhikkhu, Maurice Walsh, Bhikkhu Boddhi, Narada Thera e T. W. Rhys Davis.
1. A
Divisão da Virtude (Silakkhandhavagga)
•
Brahmajala Sutta (DN 1) - A Rede
Suprema. Todos aqueles que especularem sobre o passado ou sobre o futuro irão
desenvolver idéias que se encaixam nos sessenta e dois modos expostos pelo Buda
neste discurso. Todas essas idéias refletem esperanças e aspirações que têm
como origem o contato entre as seis bases dos sentidos internas e externas. Por sua
vez, o contato condiciona a sensação, que por seu turno conduz ao apego e a um
novo ciclo de renascimento e morte. Mas o Buda superou tudo isso e todos os
sessenta e dois modos de entendimento incorreto são capturados na sua rede
suprema.
•
Samanaphala Sutta (DN 2) – Os
Frutos da Vida Contemplativa. Neste discurso o Buda apresenta a
justificativa para a criação da Sangha monástica. O Rei Ajatasattu de Magadha
menciona uma longa lista de ocupações e os benefícios que cada uma proporciona,
para questionar o Buda sobre os benefícios, visíveis no aqui e agora, da
carreira monástica. Em resposta o Buda lista essas vantagens em ordem
ascendente de importância resultando na exposição mais completa do treinamento
monástico disponível em todo o Cânone.
•
Ambattha Sutta (DN 3) - Ambattha e o
Orgulho Ferido. Este sutta aborda o tema das castas. Pokkharasati,
um conhecido mestre Brâmane, envia o seu pupilo Ambattha para investigar se o
contemplativo Gotama é deveras um grande homem como dizem. Ambattha se comporta
de forma arrogante e grosseira e aprende a lição do Buda, que os Khattiyas são
considerados como a casta superior, mas a verdadeira distinção é obtida através
da conduta correta e da sabedoria correta. Mais tarde Pokkharasati tem um
encontro com o Buda e nele busca refúgio.
•
Sonadanda Sutta (DN 4) - As Qualidades de um Verdadeiro
Brâmane. A questão neste sutta é “Quem é um verdadeiro Brâmane?” Sonadanda
inicia explicando as cinco qualidades de um Brâmane e o diálogo com o Buda
acaba enfocando nos dois elementos essenciais, a virtude e a sabedoria.
•
Kutadanta Sutta (DN 5) - Um
Sacrifício sem Sangue. A questão neste sutta é “Qual é o melhor
sacrifício?” Depois de rejeitar o sacrifício de animais o Buda ilustra através
de uma história do Jataka uma sequência ascendente de importância de sacrifícios
iniciando com a generosidade, a fé, o treinamento nos preceitos de virtude e
todas as etapas do treinamento monástico.
•
Mahali Sutta (DN 6) – Mahali. O ponto central neste
sutta é a questão sobre se a alma e o corpo são a mesma coisa ou não.
•
Jaliya Sutta (DN 7) – Jaliya. Este sutta é
idêntico ao DN 6.
•
Mahasihanada Sutta (DN 8) - O Grande
Discurso do Rugido do Leão. O Buda discute com o contemplativo Kassapa a
validade das práticas de austeridades e de mortificações.
•
Potthapada Sutta(DN 9) - Potthapada. O contemplativo Potthapada questiona o Buda sobre a
‘cessação última da percepção.’ O Buda explica os vários estados de jhana
mostrando como a percepção pode ser ‘controlada’ até alcançar a cessação. A
discussão passa por várias questões sobre o eu, sobre o mundo e o que ocorre
com o Tathagata após a morte.
•
Subha Sutta
(DN 10) – Subha. Depois do Parinibbana do Buda, o Venerável Ananda
explica para um jovem Brâmane a nobre virtude, concentração e sabedoria,
seguindo o mesmo esquema do DN 2.
•
Kevaddha Sutta
(DN 11) – Kevaddha. Kevaddha pede ao Buda que realize façanhas
supra-humanas de modo a estimular a fé nas pessoas.
•
Lohicca Sutta
(DN 12) – Lohicca. A questão neste sutta é “Quem é um bom mestre?”
•
Tevijja Sutta (DN 13) - O
Conhecimento Tríplice – O Caminho para Brahma. O Buda ensina os
Brahmaviharas para dois jovens Brâmanes que estão confusos devido aos
ensinamentos conflitantes dos seus mestres sobre como alcançar a união com
Brahma.
2. A
Grande Divisão (Mahavagga)
•
Mahapadana Sutta
(DN 14) - O Grande Discurso sobre a Linhagem. Os últimos sete Budas
regressando 91 éons no tempo. A vida do primeiro Buda, Vipassi, é descrita
seguindo o mesmo padrão da vida do último Buda, Gotama. Todos os Budas passam
pelas mesmas experiências na sua úlima vida mundana.
•
Mahanidana Sutta (DN 15) - O Grande
Discurso da Origem Dependente. Este é o discurso mais longo do Cânone que trata da
Origem Dependente, um dos tópicos que o próprio Buda indicou ser o princípio
central dos seus ensinamentos.
•
Mahaparinibbana
Sutta (DN 16) - O Grande Discurso do Parinibbana. Este é o sutta mais longo
do Cânone e relata os últimos dias da vida do Buda, o seu falecimento e a
distribuição das suas relíquias.
•
Mahasudassana Sutta (DN 17) - O
Grande Esplendor (A Renúncia de um Rei). A mesma história deste sutta
aparece no Jataka 95. O Rei Mahasudassana vivia num esplendor de um conto de
fadas e possuía os sete tesouros. Por fim ele se retira ao Palácio do Dhamma,
que havia sido construido pelos devas, para se dedicar à meditação.
•
Janavasabha Sutta
(DN 18) - Janavasabha - Brahma Discursa para os Devas. Um yakkha se
apresenta ao Buda declarando que ele é Janavasabha mas que numa vida passada
ele foi o Rei Bimbisara de Magadha, o grande benfeitor Budista que foi morto
pelo seu filho Ajatasattu. Ele relata acontecimentos numa assembléia dos devas
do Trinta e Três.
•
Mahagovinda Sutta
(DN 19) - O Grande Administrador – Uma Vida Passada de Gotama. A história
do Grande Administrador que foi o ministro de sete reis e depois decidiu seguir
a vida santa, conduzindo muitas pessoas, após a morte, ao mundo de Brahma.
•
Mahasamaya Sutta
(DN 20) - Devas Visitam o Buda. Um sutta quase todo em verso com um enfoque
mitológico.
•
Sakkapanha Sutta
(DN 21) - As Perguntas de Sakka. Sakka, o senhor dos devas, tem dúvidas e
decide ir até o Buda para aclará-las. Ele pede a Pancasikha que cante uma
canção de amor (?!) para chamar a atenção do Buda. O sutta também conta a
história de Gopika, que sendo mulher quis renascer com o sexo masculino e que
censura três ex-bhikkhus por não serem diligentes o suficiente.
•
Mahasatipatthana
Sutta (DN 22) - Os Fundamentos da Atenção Plena. Este é um dos suttas mais
abrangentes e importantes sobre meditação, com particular ênfase no
desenvolvimento de insight. O Buda inicia declarando que os quatro fundamentos
da atenção plena são o caminho direto para Nibbana, para em seguida fornecer
instruções detalhadas sobre os quatro fundamentos: a contemplação do corpo, das
sensações, mente e objetos mentais (dhammas) .[O texto deste sutta é idêntico
ao do Satipatthana Sutta (MN 10), exceto que o MN 10
traz uma explicação mais resumida das Quatro Nobres Verdades.]
•
Payasi Sutta (DN
23) - Debate com um Cético. O Príncipe Payasi não acredita em vidas
futuras, ou que as ações boas ou más produzam frutos correspondentes. O ven.
Kumara-Kassapa argumenta com uma série de símiles memoráveis.
3. A
Divisão Patika (Patikavagga)
•
Patika Sutta (DN 24) - Patika o Charlatão. Sunakkhatta
é um discípulo demasiado estúpido. Ele acaba decidindo deixar o Buda pois ele
não realiza milagres e não explica a origem das coisas.
•
Udumbarika-Sihanada
Sutta (DN 25) - O Rugido do Leão em Udumbarika. O errante Nigrodha se gaba
ser capaz de confundir o Buda com apenas uma pergunta. O Buda lhe ensina o
caminho que conduz para além da
mortificação, para chegar ao cerne.
•
Cakkavatti-Sihanada Sutta (DN 26) -
O Rugido do Leão ao Girar a Roda. No início e no final do dicurso o Buda
exorta os bhikkhus a se ‘manterem no seu próprio domínio’ através da prática da
atenção plena. O discurso traça a visão do papel de um monarca que faz girar a
roda, (um governante justo e íntegro), e da evolução do mundo.
•
Agañña Sutta (DN 27) - O
Conhecimento da Gênese. Um sutta que traz um relato da evolução do mundo,
podendo ser encarado como a Gênese sob o ponto de vista Budista. O sutta faz
uma crítica às pretensões de superioridade dos Brâmanes indicando que a posição
de cada um depende das ações praticadas.
•
Sampasadaniya
Sutta (DN 28) - Serena Convicção. Sariputta explica as razões porque ele
tem completa convicção no Buda.
•
Pasadika Sutta
(DN 29) - O Discurso Encantador. Uma discussão sobre bons e maus mestres e
as razões porque o Buda não revelou certos
pontos.
•
Lakkhana Sutta
(DN 30) - As Marcas de um Grande Homem. A descrição das trinta e
duas marcas de um grande homem e as suas origens como frutos de kamma.
•
Sigalovada Sutta (DN 31) -- Exortação para
Sigala/O código de Disciplina para a Pessoa Leiga. O código de disciplina para o chefe de
família, descrito pelo Buda para o leigo Sigala. Este sutta oferece valioso conselho
sobre como os chefes de família devem se comportar no relacionamento com os
pais, esposa, filhos, pupilos, mestres, empregados, empregadores, amigos e
mentores espirituais.
•
Atanatiya Sutta (DN 32) - Os Versos Protetores Atanata.
Este sutta é um paritta, um composto de versos protetores. Além deste sutta, no
Cânone também podem ser encontrados outros suttas com essa mesma característica
, como por exemplo o Ratana Sutta (Snp II.1), Khandha Paritta (AN IV.67),
Dhajagga Paritta (SN XI.3), e o Mora Paritta (Ja 159).
•
Sangiti Sutta (DN
33) - Recitando Juntos. O ensinamento do Buda sob a forma de listas para
recitação.
•
Dasuttara Sutta
(DN 34) - Década Expandida. Material semelhante ao DN 33 organizado sob dez
títulos.
Revisado: 9 Julho 2016
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