A diligência é o caminho para o Imortal, a negligência é o caminho para a morte. Appamado amatapadam, pamado maccuno padam.
Os diligentes não morrem, os negligentes já estão mortos. - Dhp 21 Appamatta na miyanti, ye pamatta yatha mata.
A palavra em Pali kamma (karma em Sânscrito) significa ação, sendo que na doutrina Budista o seu significado é mais específico: significa apenas as ‘ações volitivas ou intencionais,’ não todo tipo de ação. Nem significa apenas o resultado das ações, como muitas pessoas pensam. A doutrina de kamma expressa a lei da natureza de causa e efeito, ação e reação. Na noite da sua iluminação o Buda obteve o conhecimento direto do Renascimento, Kamma e as Quatro Nobres Verdades. Todos os ensinamentos do Buda derivam dessa experiência. O Buda disse que o primeiro elemento do Nobre Caminho Óctuplo, o Entendimento Correto, é o precursor de todo o caminho da prática Budista. O Entendimento Correto mundano compreende as Quatro Nobres Verdades e Kamma. A compreensão da doutrina de Kamma é portanto um elemento chave para aqueles que queiram compreender corretamente o caminho Budista. Neste guia você encontrará textos que expressam de forma completa e abrangente toda a extensão da doutrina de kamma e suas implicações e desdobramentos.
Kamma nos ensinamentos do Buda, por Venerável P.A.Payutto Um texto abrangente que explica em detalhes todos os aspectos de kamma de acordo com os ensinamentos do Buda, dissipando muitos entendimentos equivocados. Um verdadeiro guia de estudo que responde a todas as perguntas sobre kamma.
Karma, por Ajaan Thanissaro. Este breve ensaio explica a natureza de karma (Pali: kamma), ou ação intencional. O processo de karma é resultado da interação complexa entre os frutos de ações passadas (sobre as quais não temos controle no presente) e as escolhas que fazemos no momento presente.
Abrindo a Porta para o Dhamma: O Respeito no Pensamento e Prática Budista, por Ajaan Thanissaro. Para obter êxito no aprendizado de qualquer habilidade, é necessário ter respeito por si mesmo, pelo assunto objeto de estudo e pelo mestre. Neste ensaio o autor demonstra que o mesmo se aplica ao se acercar dos ensinamentos do Buda. A habilidade em aprender depende do respeito apropriado para com três coisas: você mesmo, o princípio de kamma e os insights de outras pessoas com relação a esse princípio
O Caminho para Nibbana está Pavimentado com Intenções Hábeis, por Ajaan Thanissaro. De acordo com o princípio básico de karma, as nossas intenções subjacentes desempenham um papel fundamental na determinação dos frutos das nossas ações. O autor explica neste ensaio que se estivermos genuinamente interessados em aspirar ao objetivo dos ensinamentos Budistas, não é suficiente agir com boas intenções; de preferência, precisamos aprender, através da auto reflexão honesta e associação com amigos virtuosos e sábios, a cultivar a habilidade nas nossas intenções.
Cinco Questões sobre Kamma ,
por Ledi Sayadaw. OUma entrevista com o Venerável Ledi Sayadaw na qual ele responde a perguntas sobre como o kamma dos pais influenciam o kamma dos filhos, a visão do bardo, lembrança de vidas passadas, os cinco Abhiññana ou poderes psíquicos.
O Renascimento Faz Sentido?, por Bhikkhu Boddhi. Não é incomum que as pessoas tenham dificuldades em aceitar a idéia de renascimento. Mas faz sentido crer no renascimento?
Devadaha Sutta - MN 101, por Ajaan Thanissaro. Uma sucinta análise de Ajaan Thanissaro do Devadaha Sutta. Tomando como
base a filosofia dos Jainistas o Buda transmite um importante ensinamento sobre o funcionamento de karma, que por sinal
responde a um freqüente mal-entendido sobre karma, comum mesmo nos dias de hoje.
Saleyyaka Sutta (MN 41) - Os Brâmanes de Sala. O Buda explica para um grupo de brâmanes chefes de família as condutas que levam ao renascimento nos reinos inferiores e as condutas que levam ao renascimento nos reinos superiores e a libertação.
Kukkuravatika Sutta (MN 57) – O Contemplativo Nu com Deveres de Cão. O Buda encontra dois contemplativos, um que imita o comportamento de um cão, o outro que imita o comportamento de um boi. Ele lhes revela a futilidade dessa prática e discursa sobre kamma e os seus frutos.
Brahmayu Sutta (MN 91) – Brahmayu. A história de um brâmane ancião famoso que envia um seu estudante para investigar as 32 marcas de um grande homem no Buda. Estas são relacionadas no sutta. No final o brâmane se converte num discípulo do Buda.
Balapandita Sutta (MN 129) - Homens Sábios e Tolos.
O sofrimento do inferno e do mundo animal nos quais renascem os tolos devido às suas ações ruins, e os prazeres do paraíso que um homem sábio colhe devido às suas ações boas.
Lonaphala Sutta (AN III.99) – O Punhado de Sal. Usando vários similes memoráveis, o Buda explica porque as conseqüências de ações inábeis podem parecer severas para uma pessoa e suaves para uma outra. Moral da estória: reforce a sua virtude!
Nibbedhika Sutta (AN VI.63) - Penetrante. O Buda explica que a maestria do Dhamma advém da reflexão acerca de seis fatores da mente, cada um dos quais deve ser compreendido profundamente de seis modos distintos. Este sutta contém um precioso pequeno verso apontando a verdadeira causa do apego baseado na sensualidade.
Aññatra Sutta (SN XII.46) – Um certo Brâmane. Um brâmane pergunta: Quando realizo uma ação, (kamma), sou a mesma pessoa quando experimento os seus resultados, ou sou uma pessoa diferente? O Buda ajuda a aclarar a confusão mental dessa pessoa.
XIX. Lakkhana-samyutta. Moggalana descreve os sofrimentos de um peta, ou espírito atormentado, que ele viu através da sua visão supra-humana. O Buda confirma isso e explica o kamma que está por trás dessa situação.
Kamma Sutta (SN XXXV.146) - Kamma. O Buda explica o que é o kamma passado e o novo, a cessação de kamma e o caminho para a cessação de kamma.
Moliyasivaka Sutta (SN XXXVI.21) - Para Sivaka. Todas as nossas experiências no presente são atribuíveis às nossas ações do passado (kamma)? O Buda explica que aqueles que afirmam isso provavelmente não estão falando com base na sua própria experiência direta.