Cinco Questões sobre Kamma
Por
Venerável Mahatera Ledi Sayadaw
Somente para distribuição gratuita.
Este trabalho pode ser impresso para distribuição gratuita.
Este trabalho pode ser re-formatado e distribuído para uso em computadores e redes de computadores
contanto que nenhum custo seja cobrado pela distribuição ou uso.
De outra forma todos os direitos estão reservados.
Pergunta 1:
Os kammas dos pais determinam ou influenciam os kammas dos seus filhos? (Nota:
No aspecto fisiológico, os filhos herdam as características físicas dos pais).
Resposta::
Em termos físicos, os kammas dos filhos em geral são determinados pelos kammas
dos pais. Assim, pais saudáveis em geral geram descendentes saudáveis e pais
sem saúde acabam gerando descendentes sem saúde. Por outro lado, sob o ponto de
vista moral, o kamma do pai ou da mãe não afeta de nenhuma forma ou determina o
kamma da criança. O kamma da criança é algo à parte – ele forma a
individualidade da criança, a soma total dos seus méritos e deméritos
acumulados em inumeráveis existências anteriores. Por exemplo, o kamma do
Bodisatva, Príncipe Siddattha, com certeza não foi influenciado pelo kamma dos
seus pais, o rei Suddhodana e a sua esposa, a rainha Maya. O kamma glorioso e
poderoso do Bodisatva transcendia os kammas dos seus pais que em conjunto eram
menos potentes que o dele.
Pergunta 2:
Se os kammas dos pais não influenciam o kamma dos filhos, como pode ser
explicado o fato de que pais que sofrem de certas enfermidades fatais são
capazes de transmitir esse mal para os seus descendentes?
Resposta::
No caso em que uma criança herda esse tipo de enfermidade isso se deve à força
das características dos pais, devido à força utu (condições favoráveis
para a germinação) dos pais. Tome, por exemplo, duas sementes de uma planta
jovem, uma delas em uma terra seca, de qualidade inferior; a outra em uma terra
úmida, rica. O resultado, iremos descobrir, será que a primeira semente irá
germinar uma planta enferma e em breve irá mostrar os sintomas da enfermidade e
de deterioração, enquanto que a outra semente terá sucesso e crescerá,
convertendo-se numa árvore alta e saudável. Pode ser observado que o par de
sementes, com a mesma origem, crescem de forma distinta de acordo com o solo no
qual elas foram colocadas. O kamma passado de uma criança (tomando o caso dos
seres humanos) pode ser comparado com a semente; a disposição física da mãe
sendo o solo; e a disposição física do pai sendo a umidade que fertiliza o
solo. A grosso modo, para ilustrar nosso tema, diremos que, tomando a
existência e o desenvolvimento da germinação da muda como uma unidade, a
semente representa cerca de um décimo dessa unidade, o solo seis décimos e a
umidade o restante, três décimos. Portanto, embora o poder de germinação exista
em potencial na semente (a criança), o seu crescimento é determinado e
acelerado de forma poderosa pelo solo (a mãe) e pela umidade (o pai).
Portanto,
ao mesmo tempo que as condições do solo e a umidade devem ser tomadas como
fatores em grande parte responsáveis pelo crescimento e condição da planta, as
influências dos pais (ou progenitores no caso do mundo animal) também devem ser
consideradas em relação à concepção e
desenvolvimento do seu descendente.
Os pais (ou
progenitores) participam no Kamma que determina os fatores físicos dos seus
descendentes da seguinte forma: se eles são seres humanos, então o seu
descendente será um ser humano. Se são reses, então o descendente será da
espécie deles. Se os seres humanos forem chineses, então o seu descendente será
da mesma raça. Assim, os descendentes são invariavelmente do mesmo gênero e
espécie, etc., daquele dos seus progenitores. Disso que foi dito, pode ser
visto que, embora o kamma de uma criança possa ser muito poderoso em si mesmo,
ele não estará totalmente isento da influência do kamma dos pais. Ela estará
sujeita a herdar as características físicas dos pais. Mas pode ocorrer que,
pelo fato do kamma da criança ser excepcionalmente forte, a influência conjunta
do kamma dos pais não seja capaz de ofuscá-lo. É claro, quase não é necessário
mencionar, que as más influências (físicas) dos pais também podem ser
compensadas através da aplicação da ciência médica.
Todos os
seres que nascem por meio da relação sexual contêm o efeito resultante de três
forças – primeira, o kamma passado de existências anteriores; segunda, o fluido
seminal da mãe; terceira, o fluido seminal do pai. As disposições físicas dos pais
podem ou não ser equivalentes em força. Uma pode cancelar a outra em maior ou
menor medida. O kamma da criança e as características físicas tais como raça,
cor, etc., serão o produto dessas três forças.
Pergunta 3:
Com a morte de um ser senciente, existe uma ‘alma’ que perambula de acordo com
a sua vontade?
Resposta::
Quando um ser senciente deixa uma existência existe o renascimento como um ser
humano, um Deva, um Brahma, um animal ou como um ser em uma das regiões do
inferno. Os céticos e as pessoas ignorantes acreditam que existem estágios
intermediários – Antarabhava – entre esses planos; e que existem seres
que não pertencem nem ao mundo dos humanos, dos devas ou dos brahmas, nem a
algum dos estados de existência reconhecidos nas escrituras, mas que se
encontram em estados intermediários. Alguns afirmam que esses seres
transicionais possuem os cinco khandhas. Alguns afirmam que esses seres
são ‘almas’ desencarnadas ou espíritos sem um invólucro material e outros dizem
que eles possuem a faculdade da visão como os devas e mais, que eles possuem o
poder de mudar de acordo com a sua vontade, em intervalos curtos, de uma
existência para qualquer uma outra das mencionadas antes. Outros ainda
acreditam na teoria fantástica e equivocada de que esses seres podem conceber
estar numa outra existência, distinta desta na qual eles na verdade estão;
assim, tomando por exemplo um desses seres, ele é uma pessoa pobre mas no
entanto se imagina rico. Ele pode se encontrar no inferno mas imagina estar no
reino dos devas, e assim por diante. A crença em estágios intermediários entre
existências é falsa e é condenada nos ensinamentos Budistas. Um ser humano
nesta vida, que devido ao seu kamma está destinado a ser um ser humano na
próxima existência irá renascer como tal; quem por seu kamma estiver destinado
a ser um deva na próxima existência irá reaparecer no plano dos devas e aquele
cuja vida futura deverá ser no inferno, será encontrado em uma das regiões do
inferno na próxima existência.
A idéia de
uma entidade ou ‘alma’ ou espírito, ‘indo’, ‘vindo’, ‘mudando’, ‘transmigrando’
de uma existência para outra é mantida pelo ignorante e com certeza não
encontra justificativa no Dhamma: não existe esse tipo de coisas, indo, vindo,
mudando, etc. entre existências. O conceito que está de acordo com o Dhamma
pode talvez ser ilustrado com a imagem projetada pelo projetor de filme e o som
emitido pelo aparelho de som e a sua relação com o filme e o disco
respectivamente.
Por
exemplo, um ser humano morre e renasce no plano dos devas. Embora essas duas
existências sejam distintas, o vínculo de continuidade entre as duas não é
rompido com o evento da morte. Da mesma forma com o ser cuja existência futura
será no inferno mais baixo. A distância entre o inferno e o plano humano parece
ser grande, no entanto, a continuidade de uma existência para outra não é
interrompida e não existe matéria ou espaço que possa intervir interrompendo a
tendência do kamma desse ser, do plano dos humanos para a região dos infernos.
A passagem de uma existência para outra é instantânea e a transição é muito
mais rápida que o piscar dos olhos ou o lampejo de um raio.
O kamma
determina o plano de renascimento, e o estado da existência nesse plano, de todos
os seres transitórios (que se encontram no ciclo de existências que deve ser
percorrido até alcançar Nibbana).
Os
resultados de kamma são muitos e podem ter vários tipos de consequências. As
oferendas religiosas (dana) podem assegurar para um ser humano o
privilégio de renascer como um ser humano, ou como um deva, num dos seis mundos
dos devas de acordo com o mérito das ações realizadas. E assim também com a
observação das regras de comportamento ético (sila). Os oito jhanas
ou estágios de iluminação são encontrados nos mundos de brahma até o seu nível
máximo que é o vigésimo mundo de brahma. E da mesma forma com as ações ruins,
cujos perpetradores são encontrados em cada um dos níveis até a maior
profundeza do inferno mais baixo. Portanto, nossos kammas no passado, presente
e futuro foram, são e serão a soma total das nossas ações boas, indiferentes ou
ruins. Como será visto a seguir, os nossos kammas determinam as mudanças nas
nossas existências.
“Espíritos
ruins” não são portanto seres num estágio intermediário ou transicional de
existência, mas são realmente seres inferiores e eles pertencem a um dos cinco
planos de existência a seguir, os seres humanos, os devas, os infernos, animais
e os petas.
Eles estão
muito próximos do mundo dos seres humanos. Como a condição deles é infeliz,
eles são considerados de forma popular como espíritos ruins. Não é verdade que
todos aqueles que morrem neste mundo renascem como espíritos ruins, embora os
seres humanos que morram repentinamente ou de forma violenta estão propensos a
renascer nos planos inferiores dos devas.
Pergunta 4::
Existe tal coisa como um ser humano que renasça e que seja capaz de falar com
precisão sobre a sua existência passada?
Resposta::
Com certeza, essa não é uma ocorrência incomum e está de acordo com os
ensinamentos Budistas com respeito ao kamma. Esse tipo de pessoa é chamada jatisara
puggalo, jati existência, sara lembrança e puggalo ser
racional.
Os tipos
relacionados a seguir, que formam a ampla maioria dos seres humanos, são
incapazes de lembrar das suas existências passadas, se e quando renascidos como
seres humanos.
Os tipos
relacionados a seguir possuem o conhecimento das existências passadas:
Pergunta 4::
Quais são os cinco Abhiññana? Eles podem ser alcançados apenas pelo
Buda?
Resposta::
Os cinco Abhiññana (poderes psíquicos) são:
Iddhividha, Poder Criador
Dibbasota,
Ouvido Divino
Cittapariya-nana,
Conhecimento dos
pensamentos dos outros
Pubbenivasanussati,
Conhecimento das
existências passadas
Dibbacakkhu, Olho
Divino
Os cinco Abhiññana
são também alcançados pelos Arahants e Ariyas e também por mortais comuns
que praticam de acordo com as escrituras; como foi o caso dos eremitas, etc.,
que existiram antes do Buda e que eram capazes de voar através do espaço e
atravessar mundos distintos.
Nas
escrituras encontramos, com clareza, os meios para alcançar os cinco abhiññana;
e mesmo nos dias de hoje, se esses meios forem desenvolvidos com cuidado e
perseverança será possível alcançá-los. O fato de não vermos pessoas dotadas
com os cinco abhiññana nos dias de hoje é devido à falta do esforço
tenaz físico e mental para a sua realização.
Nota: Um grupo de pensadores
franceses em um encontro com Ledi Sayadaw apresentou algumas perguntas sobre
Kamma e outros temas relacionados. O tradutor dos textos originais em francês e
birmanês reconhece com franqueza a dificuldade da tarefa, tomando em
consideração que os temas tratados possuem profunda importância metafísica. O
tradutor gostaria de reconhecer o auxílio dado por U Nyana, cujo profundo
conhecimento das escrituras Budistas e do idioma Pali foi de grande auxílio.
Revisado: 9 Novembro 2002
Copyright © 2000 - 2021, Acesso ao Insight - Michael Beisert: editor, Flavio Maia: designer.