Ação Intencional
Kamma
Definição
"Intenção, eu lhes digo, é kamma. Pela intenção, a pessoa faz kamma
através do corpo, linguagem e mente."
-- AN VI.63
Assumindo
a responsabilidade por suas próprias ações
"'Eu sou o dono das minhas ações (kamma),
herdeiro das minhas ações, nascido das minhas ações, relacionado através das
minhas ações e tenho as minhas ações como árbitro. O que quer que eu faça, para
o bem ou para o mal, disso me tornarei o herdeiro'.
"Esse é um fato que deve ser contemplado por
todos com freqüência, quer seja mulher ou um homem, leigo ou ordenado.
"Agora, baseado em que linha de raciocínio alguém
deve contemplar com freqüência ... que
'Eu sou o dono das minhas ações (kamma), herdeiro das minhas ações, nascido das
minhas ações, relacionado através das minhas ações e tenho as minhas ações como
árbitro. O que quer que eu faça, para o bem ou para o mal, disso me tornarei
herdeiro'? Há seres que se conduzem de uma forma prejudicial com o corpo ...
com a linguagem ... com a mente. Porém, ao contemplar nisso com freqüência, essa conduta prejudicial com o corpo, linguagem, e mente ou é
totalmente abandonada ou é enfraquecida...
"Um nobre discípulo considera o seguinte: ‘Eu não
sou o único a ser o dono das minhas ações (kamma), herdeiro das minhas ações,
nascido das minhas ações, relacionado através das minhas ações, a ter as
minhas ações como árbitro; que - o que quer que eu faça, para o bem ou para o
mal, disso me tornarei herdeiro, mas sempre que houver seres, indo e vindo,
falecendo e renascendo, todos esses seres serão os donos das suas ações,
herdeiros das suas ações, nascidos das suas ações, relacionados através das
suas ações e tendo as suas ações como árbitro. O quer que façam, para o bem ou
para o mal, disso eles se tornarão herdeiros.’ Ao contemplar isso com freqüência, os [fatores do] caminho surgem.
Ele permanece fiel ao caminho, desenvolvendo-o, cultivando-o. Ao permanecer fiel ao
caminho, desenvolvendo-o e cultivando-o,
os grilhões são abandonados, as tendências subjacentes são destruídas.”
-- AN V.57
Kamma
deve ser conhecido e compreendido
"'Kamma deve ser conhecido. A causa pela qual o
kamma é acionado deve ser conhecida. As variações do kamma devem ser conhecidas.
O resultado do kamma deve ser conhecido. A cessação do kamma deve ser
conhecida. O caminho da prática para a cessação do kamma deve ser conhecido. '
Assim foi dito. Em referência a que foi dito?
"Intenção, eu lhes digo, é kamma. Pela intenção,
a pessoa faz kamma através do corpo, linguagem, e mente.
"E qual é a causa porque o kamma se manifesta?
Contato é a causa pela qual kamma se manifesta.
"E qual é a diversidade do kamma? Existe o kamma
para ser experimentado no inferno, kamma para ser experimentado no mundo dos
animais, kamma para ser experimentado no mundo dos fantasmas, kamma para ser
experimentado no mundo humano, kamma para ser experimentado no mundo dos devas.
A isto se denomina a diversidade do kamma
"E qual é o resultado do kamma? O resultado do
kamma é de três tipos, eu lhes digo: aquele que surge no aqui e agora, aquele
que surge mais tarde [nesta vida ] e aquele que surge depois desta vida. A isto
se denomina o resultado do kamma.
"E qual é a cessação do kamma? Com a cessação do
contato, kamma cessa; e justamente este nobre caminho
óctuplo - entendimento correto,
pensamento correto, linguagem correta, ação
correta, modo de vida correto, esforço correto, atenção
plena correta, concentração correta
- é o caminho da prática para a cessação do kamma.
"Agora quando um nobre discípulo compreende desse
modo kamma, a causa porque kamma se manifesta, a diversidade do kamma, o
resultado do kamma, a cessação do kamma, e o caminho da prática que conduz à
cessação do kamma, então ele compreende esta penetrante vida santa como sendo a
cessação do kamma.
-- AN VI.63
Refletindo
acerca das próprias ações (O Buda ensina seu jovem filho)
[O Buda:] "Como você interpreta isto, Rahula:
Para que serve um espelho?"
[Rahula:] "Para refletir, senhor."
[O Buda:] "Da mesma forma, Rahula, ações corporais
devem ser feitas após repetida reflexão, ações verbais devem ser feitas após
repetida reflexão e ações mentais devem ser feitas após repetida reflexão.
“Rahula, quando você quiser praticar uma ação
corporal, você deveria refletir a respeito: 'Esta ação corporal que quero
praticar - conduzirá à minha própria aflição, à aflição de outros, ou ambos? É
uma ação corporal sem habilidade, com conseqüências dolorosas, resultados
dolorosos?' Se, refletindo, você sabe que conduzirá à sua própria aflição, à
aflição de outros, ou ambos; será uma ação sem habilidade com conseqüências
dolorosas, resultados dolorosos, então qualquer ação corporal desse tipo é
totalmente inadequada. Porém se refletindo, você sabe que não causará
aflição...será uma ação habilidosa com felizes conseqüências, felizes
resultados, então qualquer ação corporal desse tipo é adequada.
...(Da mesma forma para ações verbais e ações
mentais)...
"Enquanto você estiver praticando uma ação corporal,
você deveria refletir a seu respeito: 'Esta ação corporal que estou praticando
- conduzirá à minha própria aflição, à afliição de outros, ou ambos? É uma ação
corporal sem habilidade, com conseqüências dolorosas, resultados dolorosos?'
Se, refletindo, você sabe que conduzirá à sua própria aflição, à aflição de
outros, ou ambos...você deveria desistir dela. Porém se refletindo você sabe
que não é...você pode continuar com a ação corporal.
...(Da mesma forma para ações verbais e ações
mentais)...
"Tendo praticado uma ação corporal, você deveria
refletir a respeito ... se, refletindo, você sabe que conduziu à sua própria
aflição, à aflição de outros, ou ambos; foi uma ação sem habilidade com
conseqüências dolorosas, resultados dolorosos, então você deveria confessá-la,
revelá-la, abri-la para o Mestre ou um sábio companheiro na vida santa. Tendo
confessado...você deve exercer contenção no futuro. Porém se
refletindo você sabe que não conduziu à aflição...foi um ação corporal
habilidosa com conseqüências felizes, resultados felizes, então você deveria se
sentir mentalmente renovado e contente, treinando dia e noite nos estados
benéficos.
...(Da mesma forma com ações verbais e ações
mentais)...
"Rahula, todos os sacerdotes e contemplativos no
passado que purificaram as suas ações corporais, ações verbais e ações mentais,
o fizeram através de uma repetida reflexão dessa mesma forma. Todos os
sacerdotes e contemplativos no futuro que purificarão as suas ações corporais,
ações verbais e ações mentais, o farão através de uma repetida reflexão dessa
mesma forma. Todos os sacerdotes e contemplativos que no presente purificam as
suas ações corporais, ações verbais e ações mentais, o fazem através de uma
repetida reflexão dessa mesma forma. Portanto, Rahula, você deve treinar dessa
forma: 'Eu purificarei minhas ações corporais, ações verbais e ações mentais
através da repetida reflexão.'"
-- MN 61
Cinco coisas
que podem ser ganhas agindo sabiamente
"Essas cinco coisas são bem vindas, agradáveis, prazerosas e
difíceis de obter no mundo. Quais cinco? Vida longa ... beleza ... prazer ...
status ... renascimento no paraíso. Agora, eu lhe
digo, essas cinco coisas não são obtidas através de preces ou desejos, se
fossem obtidas através de preces ou desejos quem aqui não as teria? Não é
adequado que o nobre discípulo que deseja vida longa reze para isso ou se
delicie agindo assim. Ao invés disso, o nobre discípulo que deseja vida longa
deveria seguir o caminho da prática que conduz à vida longa. Agindo assim, ele
obterá vida longa, humana ou divina....( Da mesma forma com beleza, prazer,
status, e renascimento no paraíso)..."
-- AN V.43
O passo seguinte no Treinamento Gradual: Amizade Admirável
Revisado: 2 Setembro 2006
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