Esforço Correto
Samma Vayamo
Esforço Correto é o sexto dos
oito elementos do Nobre Caminho Óctuplo e
pertence ao grupo da concentração
Definição
( os quatro Esforços Corretos):
"E o que é esforço correto? (i) Aqui, bhikkhus, um
bhikkhu gera desejo para que não surjam estados ruins e prejudiciais que ainda
não surgiram e ele se aplica, estimula a sua energia, empenha a sua mente e se
esforça. (ii) Ele gera desejo em abandonar estados ruins e prejudiciais que já
surgiram e ele se aplica, estimula a sua energia, empenha a sua mente e se
esforça. (iii) Ele gera desejo para que surjam estados benéficos que ainda não
surgiram e ele se aplica, estimula a sua energia, empenha a sua mente e se
esforça. (iv) Ele gera desejo para a continuidade, o não desaparecimento, o
fortalecimento, o incremento e a realização através do desenvolvimento de
estados benéficos que já surgiram e ele se aplica, estimula a sua energia,
empenha a sua mente e se esforça. A isto se denomina esforço correto."
-- SN XLV.8
Abandonando
os fatores incorretos do caminho
" A pessoa faz o esforço para abandonar o
entendimento incorreto e penetrar no entendimento
correto: Esse é o esforço correto da pessoa...
" A pessoa faz o esforço para abandonar o
pensamento incorreto e penetrar no pensamento
correto: Esse é o esforço correto da pessoa...
" A pessoa faz o esforço para abandonar a
linguagem incorreta e penetrar na linguagem
correta: Esse é o esforço correto da pessoa...
" A pessoa faz o esforço para abandonar a ação
incorreta e penetrar na ação correta: Esse é o esforço
correto da pessoa...
" A pessoa faz o esforço para abandonar o modo de
vida incorreto e penetrar no modo de vida
correto: Esse é o esforço correto da pessoa...
-- MN 117
O mesmo
que afinar um instrumento musical
Então, quando o Ven. Sona estava meditando em
isolamento [após fazer meditação andando até que a pele da sola dos pés
estivesse cortada e sangrando], este pensamento surgiu na sua mente: “Dos
discípulos do Abençoado que possuem a energia estimulada, eu sou um deles,
porém a minha mente não está libertada das impurezas através do desapego.
Agora, minha família possui riqueza suficiente, sendo possível que eu
desfrutasse da riqueza e ganhasse méritos. Que tal se eu deixasse de lado o
treinamento, retornasse para a vida comum, desfrutasse da riqueza e ganhasse
mérito?”
Então o Abençoado, assim que ele percebeu com a sua
mente o pensamento na mente do Ven. Sona - como um homem forte que estende seu
braço que está flexionado ou flexiona o braço que está estendido - desapareceu
da Montanha do Pico do Abutre e apareceu no Bosque Frio em frente ao Ven. Sona,
sentando em um assento que havia sido preparado. O Ven. Sona, após cumprimentar
o Abençoado, sentou a um lado e o Abençoado lhe disse:
“Exatamente agora, enquanto você meditava em
isolamento, este pensamento não surgiu na sua mente: ‘Dos discípulos do
Abençoado que possuem a energia estimulada, eu sou um deles, porém a minha
mente não está libertada das impurezas ... Que tal se eu deixasse de lado o
treinamento, retornasse para a vida comum, desfrutasse da riqueza e ganhasse
mérito?’”
“Sim, senhor.”
“Agora o que você pensa, Sona. Antes quando você vivia
em família você tinha habilidade para tocar a vina?”
“Sim, senhor.”
“E o que você pensa: quando as cordas da sua vina
estavam muito tensas, ela estava afinada e podia ser tocada?”
“Não, senhor.”
“E o que você pensa: quando as cordas da sua vina
estavam muito frouxas, ela estava afinada e podia ser tocada?”
“Não, senhor.”
“E o que você pensa: quando as cordas da sua vina
estavam nem muito tensas nem muito frouxas, mas afinadas ( lit.‘estabelecidas’)
no tom exato, sua vina estava afinada e podia ser tocada?”
“Sim, senhor.”
“Da mesma forma, Sona, o empenho excessivamente
estimulado conduz à inquietação, o empenho excessivamente frouxo conduz à
preguiça. Dessa forma você deve determinar a afinação exata para o seu empenho,
afinar (‘penetrar’, ‘descobrir’) o tom das (cinco) faculdades, e nesse ponto
tomar o seu objeto de meditação.”
“Sim, senhor,” respondeu o Ven. Sona ao Abençoado.
Então, tendo dado essa exortação ao Ven. Sona, o Abençoado - como um homem
forte que estende seu braço que está flexionado ou flexiona o braço que está
estendido - desapareceu do Bosque Frio e apareceu na Montanha do Pico do
Abutre.
Permanecendo só, isolado, diligente, ardente e
decidido, em pouco tempo, o Ven. Sona alcançou e permaneceu no objetivo supremo
da vida santa pelo qual membros de um clã deixam a vida em família pela vida santa,
tendo conhecido e realizado por si mesmo no aqui e agora. Ele soube: “O
nascimento foi destruído, a vida santa foi vivida, o que deveria ser feito foi
feito, não há mais vir a ser a nenhum estado.” E assim o Ven. Sona tornou-se
mais um dos Arahants.
-- AN VI.55
O passo seguinte no Treinamento Gradual: Atenção Plena Correta
Revisado: 2 Setembro 2006
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