A Nobre Verdade de Dukkha

Dukkha ariya sacca



Definio

" Agora Bhikkhus, esta a nobre verdade do sofrimento: nascimento sofrimento, envelhecimento sofrimento, enfermidade sofrimento, morte sofrimento; tristeza, lamentao, dor, angstia e desespero so sofrimento; a unio com aquilo que desprazeroso sofrimento; a separao daquilo que prazeroso sofrimento; no obter o que se deseja sofrimento; em resumo, os cinco agregados influenciados pelo apego so sofrimento.

-- SN LVI.11


A anlise do Venervel Sariputta

E o que, amigos, a nobre verdade do sofrimento? O nascimento sofrimento; o envelhecimento sofrimento; a morte sofrimento; tristeza, lamentao, dor, angstia e desespero so sofrimento; no obter o que se deseja sofrimento; em resumo, os cinco agregados influenciados pelo apego so sofrimento.

E o que, amigos, nascimento? O nascimento dos seres nas vrias classes de seres, o prximo nascimento, o estabelecimento [num ventre], a gerao, a manifestao dos agregados, a obteno das bases para contato a isto se denomina nascimento.

E o que, amigos, o envelhecimento? O envelhecimento dos seres nas vrias categorias de seres, a sua idade avanada, os dentes quebradios, os cabelos grisalhos, a pele enrugada, o declnio da vida, o enfraquecimento das faculdades a isto se denomina envelhecimento.

E o que, amigos, a morte? O falecimento de seres nas vrias categorias de seres, a sua morte, a dissoluo, o desaparecimento, o morrer, a finalizao do tempo, a dissoluo dos agregados, o cadver descartado a isto de denomina morte.

E o que, amigos, a tristeza? A tristeza, entristecimento, sofrimento, tristeza interior, arrependimento interior, de algum que sofreu alguma desgraa ou que est afetado por alguma situao dolorosa a isto se denomina tristeza.

E o que, amigos, a lamentao? O pranto e o lamento, chorar e lamentar, o choro e a lamentao de algum que sofreu alguma desgraa ou que est afetado por alguma situao dolorosa a isto se denomina lamentao.

E o que, amigos, a dor? Dor no corpo, desconforto corporal, a sensao dolorosa e desconfortvel que surge do contato corporal a isto se denomina dor.

E o que, amigos, a angstia? Dor mental, desconforto mental, a sensao dolorosa e desconfortvel que surge do contato mental a isto se denomina angstia.

E o que, amigos, o desespero? A confuso e o desespero, a tribulao e a desesperao de algum que sofreu alguma desgraa ou que est afetado por alguma situao dolorosa a isto se denomina desespero.

E o que, amigos, no obter o que se deseja sofrimento? Para os seres sujeitos ao nascimento surge o desejo: Ah, que ns no estivssemos sujeitos ao nascimento! Que o nascimento no viesse para ns! Mas isto no pode ser obtido pelo desejo e no obter o que se deseja sofrimento. Para os seres sujeitos ao envelhecimento...sujeitos enfermidade...sujeitos morte...sujeitos tristeza, lamentao, dor, angstia e desespero, surge o desejo: Ah, que ns no estivssemos sujeitos tristeza, lamentao, dor, angstia e desespero! Que a tristeza, lamentao, dor, angstia e desespero no surgissem para ns! Mas isto no pode ser obtido pelo desejo e no obter o que se deseja sofrimento.

E o que, amigos so os cinco agregados influenciados pelo apego que, em resumo, so sofrimento? Eles so: o agregado da forma material influenciado pelo apego, o agregado da sensao influenciado pelo apego, o agregado da percepo influenciado pelo apego, o agregado das formaes influenciado pelo apego e o agregado da conscincia influenciado pelo apego. Esses so os cinco agregados influenciados pelo apego que, em resumo, so sofrimento. A isto se denomina a nobre verdade do sofrimento.

-- MN 141


Definido em relao aos sentidos

"E qual, bhikkhus, a nobre verdade do sofrimento? Deve ser dito: as seis bases internas dos sentidos. Quais seis? A base do olho, a base do ouvido, a base do nariz, a base da lngua, a base do corpo, a base da mente. Isso chamado a nobre verdade do sofrimento."

-- SN LVI.14  


Dukkha como um incndio violento

"Bhikkhus, o todo est em chamas. E qual esse todo que est em chamas? O olho est em chamas, as formas esto em chamas, a conscincia no olho est em chamas, o contato no olho est em chamas, e qualquer sensao que surja tendo o contato no olho como condio quer seja prazerosa, dolorosa ou nem prazerosa, nem dolorosa - isso tambm est em chamas. Em chamas com o que? Em chamas com o fogo da cobia, o fogo da averso, o fogo da deluso. Em chamas, eu lhes digo, com o nascimento, envelhecimento e morte, com a tristeza, lamentao, dor, angstia e desespero.

"O ouvido est em chamas, os sons esto em chamas...

"O nariz est em chamas, os aromas esto em chamas...

"A lngua est em chamas, os sabores esto em chamas...

"O corpo est em chamas, as sensaes tangveis esto em chamas...

"A mente est em chamas, os objetos mentais esto em chamas, a conscincia na mente est em chamas, o contato na mente est em chamas, e qualquer sensao que surja tendo o contato na mente como condio - quer seja prazerosa, dolorosa ou nem prazerosa, nem dolorosa. Em chamas com o que? Em chamas com o fogo da cobia, o fogo da averso, o fogo da deluso. Em chamas, eu lhes digo, com o nascimento, envelhecimento e morte, com a tristeza, lamentao, dor, angstia e desespero.

-- SN XXXV.28  


Dukkha deve ser conhecido

"Dukkha deve ser conhecido. A causa porque dukkha se manifesta deve ser conhecida. A diversidade de dukkha deve ser conhecida. O resultado de dukkha deve ser conhecido. A cessao de dukkha deve ser conhecida. O caminho da prtica para a cessao de dukkha deve ser conhecido.' Assim foi dito. E com referncia a que foi dito isso?

"Nascimento dukkha, envelhecimento dukkha, enfermidade dukkha, morte dukkha; tristeza, lamentao, dor, angstia e desespero so dukkha; a unio com aquilo que desprazeroso dukkha; a separao daquilo que prazeroso dukkha; no obter o que se deseja dukkha; em resumo, os cinco agregados influenciados pelo apego so dukkha.

"E qual a razo porque dukkha se manifesta? Desejo a razo porque dukkha se manifesta.

"E qual a diversidade de dukkha? Existe dukkha forte e fraco, que desaparece lentamente e que desaparece rapidamente. Essa chamada a diversidade de dukkha.

"E qual o resultado de dukkha? Existem alguns casos em que uma pessoa tomada pela dor, sua mente exausta, ela sofre, chora, lamenta, bate no seu peito e fica perturbada. Ou outra tomada pela dor, sua mente exausta, comea uma busca no exterior, Quem conhece uma maneira para terminar com esta dor?' Eu lhes digo, bhikkhus, que dukkha resulta ou em perturbao ou em busca. Esse chamado o resultado de dukkha.

"E qual a cessao de dukkha? A partir da cessao do desejo, cessa dukkha; e justamente este nobre caminho ctuplo entendimento correto, pensamento correto, linguagem correta, ao correta, modo de vida correto, esforo correto, ateno plena correta, concentrao correta o caminho da prtica que conduz cessao de dukkha.

"Agora quando um nobre discpulo compreende desse modo dukkha, a causa porque dukkha se manifesta, a diversidade de dukkha, o resultado de dukkha, a cessao de dukkha, e o caminho da prtica que conduz cessao de dukkha, ento ele compreende esta penetrante vida santa como sendo a cessao de dukkha."

-- AN VI.63


O passo seguinte no Treinamento Gradual: Dukkha

 

Revisado: 8 Setembro 2012

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