A Nobre Verdade da Cessação de Dukkha
Dukkha nirodho ariya sacca
Definição
“Agora, bhikkhus, esta é a nobre verdade da cessação do sofrimento: é o
desaparecimento e cessação sem deixar vestígios daquele mesmo desejo, abrir mão, descartar, libertar-se, despegar desse mesmo desejo.”
-- SN XLVI.11
O
Desapego é supremo
“Entre todas as qualidades que possam haver, condicionadas ou não
condicionadas, a qualidade do desapego – a subjugação do encantamento, a
eliminação da sede, o desenraizamento do apego, o rompimento do ciclo, a destruição do desejo, desapego, cessação, nibbana
– é considerada suprema. Aqueles que têm fé na qualidade do desapego têm fé
naquilo que é supremo; e para aqueles que têm fé no que é supremo, supremo será
o resultado."
-- It 90
Silenciar:
a marca característica do objetivo
"Isto é a paz, isto é o sublime, isto é, o silenciar de todas as formações,
o abandono de todas as aquisições, a destruição do desejo,
desapego, cessação, Nibbana. "
-- MN 64
Desvendando
as causas do sofrimento
Em Savathi. ”Bhikkhus, a destruição das
impurezas é para aquele que sabe e que vê, eu lhes digo, não para aquele que
não sabe e que não vê. Vendo o que, sabendo o que, ocorre a destruição das
impurezas? ‘Assim é a forma, essa é a sua origem, essa é a sua cessação. Assim
é a sensação, essa é a sua origem, essa é a sua cessação. Assim é a percepção,
essa é a sua origem, essa é a sua cessação. Assim são as formações, essa é a
sua origem, essa é a sua cessação. Assim é a consciência, essa é a sua origem,
essa é a sua cessação.’ A destruição das impurezas ocorre naquele que sabe
dessa forma e que vê dessa forma.
“O conhecimento da destruição das impurezas com
respeito à destruição das impurezas possui a sua condição, eu lhes digo.
A esta não lhe falta um condição. E qual é a condição para o
conhecimento da destruição das impurezas? Libertação deveria ser a resposta.
“A libertação possui a sua condição, eu
lhes digo. A esta não lhe falta uma condição. E qual é a sua condição? Desapego deveria ser a resposta.
“O desapego possui a sua condição, eu
lhes digo. A este não lhe falta uma condição. E qual é a sua condição? Desencantamento deveria ser a resposta.
“O desencantamento possui a sua condição, eu lhes digo. A este não lhe falta uma condição. E qual é a
sua condição? Conhecimento e visão das coisas como na verdade elas são
deveria ser a resposta.
“O conhecimento e visão das coisas como na
verdade elas são possui a sua condição, eu lhes digo. A este não lhe
falta uma condição. E qual é a sua condição? Concentração
deveria ser a resposta.
“A concentração possui a sua condição,
eu lhes digo. A esta não lhe falta uma condição. E qual é a sua
condição? Felicidade deveria ser a resposta.
“A felicidade possui a sua condição, eu
lhes digo. A esta não lhe falta uma condição. E qual é a sua condição? Tranqüilidade deveria ser a resposta.
“A tranqüilidade possui a sua condição,
eu lhes digo. A esta não lhe falta uma condição. E qual é a sua
condição? Êêxtase deveria ser a resposta.
“O êxtase possui a sua condição, eu lhes
digo. A este não lhe falta uma condição. E qual é a sua condição? Satisfação deveria ser a resposta.
“A satisfação possui a sua condição, eu
lhes digo. A esta não lhe falta uma condição. E qual é a sua condição? Convicção deveria ser a resposta.
“A convicção possui a sua condição, eu
lhes digo. A esta não lhe falta uma condição. E qual é a sua condição? Sofrimento deveria ser a resposta.
“O sofrimento possui a sua condição, eu
lhes digo. A este não lhe falta uma condição. E qual é a sua condição? Nascimento deveria ser a resposta.
“O nascimento possui a sua condição, eu
lhes digo. A este não lhe falta uma condição. E qual é a sua condição? Ser/existir deveria ser a resposta.
“O ser/existir possui a sua condição, eu
lhes digo. A este não lhe falta uma condição. E qual é a sua condição? Apego deveria ser a resposta.
“O apego possui a sua condição, eu lhes digo.
A este não lhe falta uma condição. E qual é a sua condição?
Desejo deveria ser a resposta.
“O desejo possui a sua condição, eu lhes
digo. A este não lhe falta uma condição. E qual é a sua condição? Sensação deveria ser a resposta.
“A sensação possui a sua condição, eu
lhes digo. A esta não lhe falta uma condição. E qual é a sua condição? Contato deveria ser a resposta.
“O contato possui a sua condição, eu
lhes digo. A este não lhe falta uma condição. E qual é a sua condição? As seis bases dos sentidos deveria ser a resposta.
“As seis bases dos sentidos possuem a sua
condição, eu lhes digo. A estas não lhes falta uma condição. E
qual é a sua condição? Mentalidade-materialidade (nome e forma) deveria ser a
resposta.
“A mentalidade-materialidade (nome e forma) possui a sua
condição, eu lhes digo. A esta não lhe falta uma condição. E
qual é a sua condição? Consciência deveria ser a resposta.
“A consciência possui a sua condição, eu
lhes digo. A esta não lhe falta uma condição. E qual é a sua condição? Formações deveria ser a resposta.
“As formações possuem a sua condição, eu
lhes digo. A estas não lhes falta uma condição. E qual é a sua condição? Ignorância deveria ser a resposta.
“Assim, as formações possuem a ignorância como
sua condição,
a consciência possui as formações como sua
condição,
a mentalidade-materialidade (nome e forma) possui a consciência
como sua condição,
as seis bases dos sentidos possuem a
mentalidade-materialidade (nome e forma) como sua condição,
o contato possui as seis bases dos sentidos como
sua condição,
a sensação possui o contato como sua condição,
o desejo possui a sensação como sua condição,
o apego possui o desejo como sua condição,
o ser/existir possui o apego como sua condição,
o nascimento possui o ser/existir como sua
condição,
o sofrimento possui o nascimento como sua
condição,
a convicção possui o sofrimento como sua
condição,
a satisfação possui a convicção como sua
condição,
o êxtase possui a satisfação como sua condição,
a tranqüilidade possui o êxtase como sua
condição,
a felicidade possui a tranqüilidade como sua
condição,
a concentração possui a felicidade como sua
condição,
o conhecimento e visão das coisas como na
verdade elas são possui a concentração como sua condição,
o desencantamento possui o conhecimento e visão
das coisas como na verdade elas são como sua condição,
o desapego possui o desencantamento como sua
condição,
a libertação possui o desapego como sua condição,
o conhecimento do fim das impurezas possui a
libertação como sua condição,
“Tal qual quando os devas trovejam e vertem
gotas pesadas de chuva no alto das
montanhas: A água flui pelas encostas, enchendo as fissuras, rachaduras e valas.
Quando as fissuras, rachaduras e valas estão repletas, as gotas pesadas de
chuva enchem as pequenas lagoas. Quando as pequenas lagoas estão preenchidas,
elas enchem os grandes lagos. Quando os grandes lagos estão preenchidos, elas
enchem os pequenos rios. Quando os pequenos rios estão preenchidos, elas enchem
os grandes rios. Quando os grandes rios estão preenchidos, elas enchem o grande
oceano; assim também, tendo a ignorância como condição, as formações
[surgem]; tendo as formações volitivas como condição, a consciência;
tendo a consciência como condição, a mentalidade-materialidade (nome e forma); tendo a
mentalidade-materialidade (nome e forma) como condição, as seis bases dos sentidos;
tendo as seis bases dos sentidos como condição, o contato; tendo o
contato como condição, a sensação; tendo a sensação como condição, o desejo; tendo o desejo como condição, o apego; tendo o apego
como condição, o ser/existir; tendo o ser/existir como condição, o nascimento; tendo o nascimento como condição, o sofrimento;
tendo o sofrimento como condição, a convicção; tendo a convicção como
condição, a satisfação; tendo a satisfação como condição, o
êxtase; tendo o êxtase como condição, a tranqüilidade; tendo a
tranqüilidade como condição, a felicidade; tendo a felicidade como
condição, a concentração; tendo a concentração como condição, o
conhecimento e visão das coisas como na verdade elas são; tendo o conhecimento
e visão das coisas como na verdade elas são como condição, o
desencantamento; tendo o desencantamento como condição, o desapego;
tendo o desapego como condição, a libertação; tendo a libertação como
condição, o conhecimento do fim das impurezas.”
-- SN XII.23
Onde nem
o prazer nem a dor podem surgir
“Mas com o desaparecimento e cessação sem deixar vestígios dessa mesma
ignorância, não há o corpo condicionado por aquilo que faz o prazer e a dor
surgirem no interior. Não há linguagem
... a mente condicionada por aquilo que faz o prazer e a dor surgirem no
interior. O campo não existe, o local não existe, o fundamento não existe, a
base não existe, condicionada por aquilo que faz o prazer e a dor surgirem no
interior.”
-- SN XII.25
Condicionalidade
Isto/Aquilo
"E qual é o nobre método que ele viu
claramente e penetrou completamente através da sabedoria? É o caso em que um
nobre discípulo observa:
Quando existe isso, aquilo existe.
"Em outras palavras:
"Da ignorância como condição, as formações
[surgem].
"Agora do desaparecimento e cessação sem
deixar vestígios dessa mesma ignorância cessam as formações.
"Esse é o nobre método que ele viu
claramente e penetrou completamente através da sabedoria.”
--
AN
X.92
O
passo seguinte no Treinamento Gradual: Nibbana
Revisado: 16 Março
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