O Ciclo de Renascimentos
Samsara
Um
oceano de lágrimas
"O que é maior, as lágrimas que vocês
derramaram transmigrando e perambulando
por este longo, longo tempo - chorando e derramando lágrimas por estarem unidos ao que é desagradável, separados do
que é agradável - ou a água contida nos quatro grandes oceanos?….Isto é maior:
as lágrimas que vocês derramaram transmigrando e perambulando por este longo, longo tempo - chorando e
derramando lágrimas por estarem unidos ao que é desagradável, separados do que
é agradável - não a água contida nos quatro grandes oceanos.
"Há muito tempo ( repetidamente ) vocês
experimentaram a morte de uma mãe. As lágrimas que vocês derramaram pela morte
de uma mãe enquanto transmigravam e perambulavam por este longo, longo tempo -
chorando e derramando lágrimas por estarem unidos ao que é desagradável,
separados do que é agradável - não a água contida nos quatro grandes oceanos.
"Há muito tempo ( repetidamente ) vocês
experimentaram a morte de um pai...a morte de um irmão...a morte de uma
irmã...a morte de um filho...a morte de uma filha...perda de parentes...perda
de riquezas...perda relativa a enfermidades. As lágrimas que vocês derramaram
relativas a perdas por doenças enquanto transmigravam e perambulavam por este
longo, longo tempo - chorando e derramando lágrimas por estarem unidos ao que é
desagradável, separados do que é agradável - não a água contida nos quatro
grandes oceanos.
"Por que ocorre isso? Esse samsara não possui um
início que possa ser descoberto. Um ponto inicial não é discernido para os
seres que seguem vagando e perambulando, obstaculizados pela ignorância e
agrilhoados pela cobiça. Há muito tempo vocês experimentaram o sofrimento,
experimentaram a dor, experimentaram a perda, inchando os cemitérios - o
suficiente para desencantar-se com todas as coisas condicionadas, o suficiente para se tornarem desapegados, o suficiente para se libertarem."
-- SN XV.3
O
precioso nascimento humano
“Bhikkhus, suponham que este grande planeta terra estivesse
completamente coberto com água e um homem lançasse uma bóia com um único furo.
Um vento do leste a empurraria para o oeste, um vento do oeste a empurraria
para o leste. Um vento do norte a empurraria para o sul, um vento do sul a
empurraria para o norte. E suponham que houvesse uma tartaruga cega. Ela viria
para a superfície uma vez a cada cem anos. Agora o que vocês pensam, bhikkhus,
aquela tartaruga cega, vindo para a superfície uma vez a cada cem anos,
colocaria o seu pescoço naquela bóia com um único furo?”
“Seria por mero acaso, venerável senhor, que a
tartaruga cega, vindo para a superfície uma vez a cada cem anos, colocasse o
seu pescoço naquela bóia com um único furo."
“Assim também, é um mero acaso que alguém obtenha o
estado humano. Assim também, é um mero acaso que um Tathagata, um Arahant,
perfeitamente iluminado, surja no mundo. Do mesmo modo, é um mero acaso que o
Dhamma e Disciplina expostos por um Tathagata brilhe no mundo.
“Vocês obtiveram esse estado humano, bhikkhus. Um
Tathagata, um Arahant, perfeitamente iluminado, surgiu no mundo. O Dhamma e
Disciplina expostos pelo Tathagata brilha no mundo.
“Portanto, bhikkhus, um esforço deve ser feito para
compreender: ‘ Isto é sofrimento…Esta é a origem do sofrimento…Esta é a cessação do sofrimento…Este é o caminho da prática que conduz à cessação do
sofrimento.’"
-- SN LVI.48
Por que
perambulamos pelo samsara?
"É por não compreender e não penetrar quatro
coisas, que perambulamos e transmigramos por um longo, longo tempo, você e eu.
Quais quatro?
" É por não compreender e não penetrar a nobre
virtude que perambulamos e transmigramos por um longo, longo tempo, você e eu.
" É por não compreender e não penetrar a nobre
concentração que perambulamos e transmigramos por um longo, longo tempo, você e
eu.
" É por não compreender e não penetrar a nobre
sabedoria que perambulamos e transmigramos por um longo, longo tempo, você e
eu.
" É por não compreender e não penetrar a nobre
libertação que perambulamos e transmigramos por um longo, longo tempo, você e
eu.
"Porém quando a nobre virtude é compreendida e penetrada,
quando a nobre concentração…nobre sabedoria…nobre libertação é compreendida e
penetrada, então o desejo por ser/existir é destruído, o guia (desejo e apego)
para ser/existir tem fim, não há mais ser/existir."
-- AN IV.1
O passo seguinte no Treinamento Gradual: A Segunda Nobre Verdade
Revisado: 2 Setembro 2006
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