III. Compêndio da Matéria (rupa)
A palavra
em Pali para matéria, rupa, é explicada como sendo uma derivação do
verbo ruppati, que significa “ser deformado, perturbado, golpeado,
oprimido, partido.” Os comentários afirmam que a matéria é assim denominada
porque ela está sujeita a alterações devido a condições físicas adversas tais
como frio e calor, fome e sede, moscas e mosquitos, vento e sol, etc.
O Compêndio
da Matéria está dividido em cinco partes: 1. Enumeração, 2. Classificação, 3.
Origem, 4. Agrupamento e Modos de Ocorrência (sendo que este último não será
abordado neste trabalho).
Enumeração dos Fenômenos
Materiais(rupasamuddesa)
O
Abhidhamma enumera 28 tipos de fenômenos materiais que estão agrupados em duas
categorias: os quatro grandes elementos essenciais e os fenômenos materiais
derivados deles. Os quatro grandes elementos são os elementos materiais
primários: água, terra, fogo e ar. Esses são os constituintes fundamentais
inseparáveis da matéria e que em suas várias combinações fazem parte da
composição de todas as substâncias materiais, da menor partícula até a maior
montanha. Os fenômenos materiais derivados são como o próprio nome diz
derivados ou dependentes dos quatro grandes elementos. No total, os fenômenos
materiais derivados são 24 em número. Os grandes elementos podem ser comparados
com a terra e os fenômenos derivados com os arbustos e árvores que crescem na
dependência da terra.
O conjunto
dos 28 tipos de fenômenos materiais está dividido em dois grandes grupos: um
grupo é o da matéria produzida de forma concreta, que possui natureza
intrínseca e assim é passível de contemplação através do insight. E o outro,
sendo mais abstrato em sua natureza, é denominado como matéria produzida de
forma não-concreta. Abaixo encontram-se relacionados os dois grupos dos
fenômenos materiais:
Matéria
Produzida de forma concreta |
Matéria
não concreta |
I.
Grandes elementos essenciais 1. Elemento Terra 2. Elemento Água 3. Elemento Fogo 4. Elemento Ar |
VIII. Fenômeno
limitante 19. Elemento do espaço |
II.
Fenômenos Sensitivos 5. Sensibilidade no olho 6. Sensibilidade no ouvido 7. Sensibilidade no nariz 8. Sensibilidade na língua 9. Sensibilidade no corpo |
IX.
Fenômeno da comunicação 20. Manifestação Corporal 21. Manifestação Verbal |
III.
Fenômenos Objetivos 10. Formas visíveis 11. Sons 12. Aromas 13. Sabores Tangíveis (= 3 elementos: terra, fogo, ar) |
X.
Fenômenos Mutáveis 22. Leveza 23. Maleável 24. Manuseável |
IV.
Fenômenos Sexuais 14. Feminilidade 15. Masculinidade |
XI.Características
da Matéria 25. Produção 26. Continuidade 27. Decadência 28. Impermanência |
V.
Fenômeno do Coração 16. Base do Coração |
|
VI.
Fenômeno da Vida 17. Faculdade vital |
|
VII. Fenômeno
nutricional 18. Alimento |
|
Matéria Produzida de forma concreta (nipphannarupa)
Estes
dezoito tipos de fenômenos materiais enumerados acima podem ser agrupados como:
matéria
que possui natureza intrínseca porque cada tipo possui uma natureza
objetiva distinta, tal como a dureza no caso do elemento terra, etc.;
matéria que possui características reais porque eles possuem as três marcas: impermanência, sofrimento e não-eu;
matéria produzida de forma
concreta porque eles são diretamente produzidos por condições como kamma,
etc.;
matéria
material porque
eles possuem a característica essencial da matéria de estar sujeita à
deformação;
matéria
para ser compreendida através do insight porque eles devem ser empregados como objetos
do insight através da contemplação das três marcas.
(I) O elemento
terra é assim chamado porque, como a terra, ele serve como suporte ou
fundação para os fenômenos materiais coexistentes. O elemento terra tem a
característica da dureza.
O elemento
água ou fluidez, é o fator material que faz com que as diferentes
partículas da matéria fiquem coesas, evitando que elas se espalhem.
O elemento
fogo tem a característica do calor, a sua função é amadurecer os outros
fenômenos materiais. Tanto o calor como o frio são os modos como o elemento
fogo é sentido.
O elemento
ar é o princípio do movimento e da pressão. A sua função é causar o
movimento dos outros fenômenos materiais.
Em
conjunto, os quatro elementos estão suportados pelo elemento terra, unidos pelo
elemento água, mantidos pelo elemento
fogo e distendidos pelo elemento ar.
(II) Fenômenos sensitivos são os cinco tipos de matéria
localizada em cada um dos cinco órgãos dos sentidos. A sensibilidade deve ser
distinguida do órgão em si, que é o que lhe dá suporte. Aquilo que
convencionamos chamar de olho, no Abhidhamma, é chamado de o composto do olho,
um composto de vários fenômenos materiais. Entre eles está a sensibilidade no
olho, a substância sensível na retina que registra a luz e a cor e que serve
como base física e porta para a consciência no olho. Uma descrição semelhante
se aplica ao ouvido, nariz, língua e corpo, exceto que no corpo a sensibilidade
se estende a todo o corpo e serve para registrar as sensações tangíveis.
(III) Fenômenos
objetivos são os cinco campos sensoriais, (objetos tangíveis), que servem
como suporte objetivo para a respectiva consciência nos órgãos dos sentidos.
(IV) Fenômenos
sexuais são as duas faculdades que possuem as características do sexo
feminino ou do sexo masculino. A sua manifestação são as marcas, sinais e
características femininas e masculinas.
(V) Base
do coração: Uma base é o suporte
físico para a ocorrência da consciência. A base do coração serve como o suporte
físico para todos os tipos de consciência, exceto aqueles originados nos cinco
meios dos sentidos, que tomam os fenômenos sensitivos como sua base.
(VI) Faculdade
vital: é a contrapartida material da faculdade vital mental. Vida ou
vitalidade é chamada de faculdade porque possui uma influência dominante sobre
os seus adjuntos. A faculdade vital tem a característica de manter os tipos de
matéria coexistindo no momento da sua presença. A sua função é fazer com que
eles ocorram.
(VII) Alimento
tem como característica ser uma essência nutritiva, (ou em outras palavras,
todo alimento pode gerar energia). Sua função é dar sustento ao corpo físico.
Matéria não concreta (anipphannarupa)
Os tipos de
matéria contidos neste grupo são designados como não concretos porque eles não
surgem das quatro causas para a origem da matéria, (veja abaixo – A Origem da
Matéria), mas existem como modalidades ou atributos da matéria concreta. O
Abhidhammattha Sangaha traz mais detalhes deste tipo de matéria mas isto não
será objeto deste trabalho.
2. Classificação da Matéria (rupavibhaga)
A matéria
pode ser única:
Toda
matéria é desprovida de raiz, (delusão, aversão, cobiça), porque não está
associada com as raízes saudáveis, insalubres ou indeterminadas, a associação
com as raízes está limitada aos fenômenos mentais. Toda matéria possui
condições porque ela surge na dependência de quatro causas, (veja abaixo– A
Origem da Matéria). A matéria está sujeita às contaminações, porque pode se
tornar um objeto das quatro impurezas,(asavas). A matéria é condicionada
e mundana porque não há matéria que transcenda o mundo dos cinco agregados.
Toda matéria é da esfera sensual: embora a matéria exista no plano da matéria
sutil, ela pertence, por sua natureza, à esfera sensual porque é o objeto do
desejo sensual. A matéria não possui um objeto, pois ao contrário dos fenômenos
mentais, a matéria não é capaz de perceber um objeto. A matéria não pode ser
abandonada, tal como as contaminações que são abandonadas através dos quatro
caminhos supramundanos.
A matéria
pode ser múltipla:
Os cinco
tipos de fenômenos sensitivos são considerados como internos, todos os demais
são externos, (esta é uma definição técnica do Abhidhamma, embora outros
fenômenos materiais ocorram dentro do corpo, apenas os cinco fenômenos
sensitivos são classificados como internos). Os cinco fenômenos sensitivos mais
a base do coração são considerados bases dos sentidos. Os cinco fenômenos
sensitivos mais os dois meios de manifestação são considerados como portas dos meios
dos sentidos. Uma base é o suporte físico para a ocorrência da consciência. Uma
porta é o canal através do qual as cittas e os cetasikas de um
processo cognitivo ganham acesso ao objeto. Embora as cinco primeiras bases
coincidam com as cinco primeiras portas, isto é, a sensibilidade nos órgãos dos
sentidos, uma base não é idêntica à porta já que ambas desempenham papéis
diferentes na origem da consciência.
Os quatro
grandes elementos mais os quatro derivativos – cor, aroma, sabor e essência
nutritiva - são conhecidos como matéria ou fenômenos materiais inseparáveis
porque eles estão sempre em conjunto e estão presentes em todos os objetos
materiais, dos mais elementares aos mais complexos. Os outros tipos de
fenômenos materiais podem estar presentes ou não e por isso são considerados
como separáveis.
Os
fenômenos materiais podem se originar de quatro formas: de kamma, da
consciência, da temperatura e do alimento.
1. Kamma:
se refere à volição, (cetana), presente em estados de consciência
saudáveis ou insalubres. Existem vinte cinco tipos de kamma que produzem
fenômenos materiais: as doze cittas insalubres da esfera da
sensualidade, as oito cittas saudáveis da esfera da sensualidade e as
cinco cittas saudáveis da esfera da materialidade sutil. As cittas
saudáveis da esfera imaterial geram o renascimento no plano imaterial e dessa
forma não produzem fenômenos materiais originados de kamma. Dezoito tipos de
fenômenos materiais são produzidos por kamma: os oito fenômenos
materiais inseparáveis nos nove grupos produzidos por kamma, (veja abaixo –
Agrupamento de Fenômenos Materiais); os cinco tipos de fenômenos sensitivos; as
duas faculdades sexuais; a faculdade vital da matéria; a base do coração; e o
espaço.
2.
Consciência: existem vários fenômenos materiais produzidos pelos distintos
estados de consciência: os fenômenos materiais que ocorrem a partir do
surgimento do primeiro momento de consciência, após a consciência de
renascimento; na manutenção das posturas corporais; na manifestação verbal e
corporal; no sorriso ou no riso.
3. Temperatura:
começando com a consciência de renascimento, o elemento fogo interno presente
nos grupos materiais formados a partir do kamma se combina com o
elemento fogo externo e começa a produzir fenômenos materiais orgânicos
originados do calor. Depois disso, o elemento fogo, presente em todos os
fenômenos materiais, produz fenômenos materiais orgânicos nascidos do calor ao
longo de toda a existência. Externamente, a temperatura ou o elemento fogo
também produz fenômenos materiais inorgânicos tais como as transformações
climáticas e geológicas.
4.
Alimento: o alimento produz fenômenos materiais a partir do momento em que é
engolido.
4. O Agrupamento de Fenômenos
Materiais
Os
fenômenos materiais não ocorrem de forma isolada mas em combinações ou grupos conhecidos
como rupakalapas, sendo que existem 21 grupos
enumerados, (abaixo encontram-se relacionados apenas 14 grupos a título de
exemplo). Todos os fenômenos materiais num grupo surgem juntos e cessam juntos.
Grupos
que se originam do kamma: a faculdade vital, junto com os oito fenômenos materiais inseparáveis,
juntamente com o olho formam o grupo do olho. Da mesma forma com o ouvido,
nariz, língua, corpo, feminilidade, masculinidade e base do coração. Os oito
fenômenos materiais inseparáveis mais a faculdade vital é o grupo vital. Esses
nove grupos se originam de kamma.
Grupos
que se originam da consciência: Os oito fenômenos materiais inseparáveis junto com a manifestação
corporal formam o grupo da manifestação corporal; junto com a manifestação
verbal mais o som formam o grupo da manifestação verbal.
Grupos
que se originam da temperatura: O grupo dos oito inseparáveis; o grupo do som.
Grupos
que se originam do alimento: O grupo dos oito inseparáveis.
Introdução >> II.
Compêndio dos Fatores Mentais >> IV.
Compêndio do Processo Cognitivo
Revisado: 12 Abril 2003
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