Samyutta Nikaya XXXV.90

Eja (pathama) Sutta

Agitado

Somente para distribuição gratuita.
Este trabalho pode ser impresso para distribuição gratuita.
Este trabalho pode ser re-formatado e distribuído para uso em computadores e redes de computadores
contanto que nenhum custo seja cobrado pela distribuição ou uso.
De outra forma todos os direitos estão reservados.

 


“Bhikkhus, estar agitado é uma enfermidade, estar agitado é um tumor, estar agitado é uma flecha. [1] Por conseguinte, bhikkhus, o Tathagata permanece sem agitação, com a flecha removida. Então, bhikkhus, se um bhikkhu desejar, ‘Que eu permaneça sem agitação, com a flecha removida!’ ele não deveria conceber [a si mesmo como] o olho, não deveria conceber [a si mesmo como] no olho, não deveria conceber [a si mesmo separado] do olho, não deveria conceber, ‘O olho é meu.’ [2]

“Ele não deveria conceber [a si mesmo como] as formas ... a consciência no olho ... o contato no olho ... e qualquer sensação que surja tendo o contato no olho como condição - experimentada como prazer, dor ou nem prazer, nem dor - ele não deveria conceber [a si mesmo como] isso, ele não deveria conceber [a si mesmo como ] nisso, ele não deveria conceber [a si mesmo separado] disso, ele não deveria conceber, ‘Isso é meu.’

“Ele não deveria conceber [a si mesmo como] o ouvido ... Ele não deveria conceber [a si mesmo como] a mente ... os objetos mentais ... a consciência na mente ... o contato na mente ... e qualquer sensação que surja tendo o contato na mente como condição - experimentada como prazer, dor ou nem prazer, nem dor - ele não deveria conceber [a si mesmo como] isso, ele não deveria conceber [a si mesmo como] nisso, ele não deveria conceber [a si mesmo separado] disso, ele não deveria conceber, ‘Isso é meu.’

“Ele não deveria conceber [a si mesmo como] o todo, ele não deveria conceber [a si mesmo como] no todo, ele não deveria conceber [a si mesmo separado] do todo, ele não deveria conceber, ‘O todo é meu.’

“Visto que assim ele nada concebe, ele não se apega a nada no mundo. Não se apegando, ele não fica agitado. Sem estar agitado, ele realiza Nibbana. Ele compreende que: ‘O nascimento foi destruído, a vida santa foi vivida, o que deveria ser feito foi feito, não há mais vir a ser a nenhum estado.’”

 


 

Notas::

[1] Agitação, (eja), é o desejo, assim chamado com o sentido de movimento, (calanatthena). Aneja, sem agitação, é uma descrição comum para o arahant. [Retorna]

[2] Igual ao SN XXXV.30. [Retorna]

>> Próximo Sutta

 

 

Revisado: 4 Dezembro 2004

Copyright © 2000 - 2021, Acesso ao Insight - Michael Beisert: editor, Flavio Maia: designer.