Samyutta Nikaya XXXV.30
Samugghatasaruppa Sutta
Apropriado para Desenraizar
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“Bhikkhus,
eu ensinarei para vocês o caminho que é apropriado para desenraizar todas as concepções.
Ouçam e prestem muita atenção àquilo que eu vou dizer.” – “Sim, venerável
senhor,” os bhikkhus responderam. O Abençoado disse o seguinte:
“E qual,
bhikkhus, é o caminho apropriado para desenraizar todas as concepções? [1] Aqui, bhikkhus, um bhikkhu não concebe [a si
mesmo como ] o olho, ele não concebe [ a si mesmo] no olho, ele não concebe [a
si mesmo separado] do olho, ele não concebe, ‘O olho é meu.’ [2]
Ele não concebe [a si mesmo como ] as formas ... a consciência
no olho ... o contato no olho ... e qualquer sensação que surja tendo o contato
no olho como condição – quer seja prazerosa, dolorosa ou nem prazerosa, nem
dolorosa – ele não concebe [a si mesmo como ] isso, ele não concebe [ a si mesmo]
nisso, ele não concebe [a si mesmo separado] disso, ele não concebe, ‘Isso é
meu.’
“Ele não
concebe o ouvido ... Ele não concebe a mente ... os objetos mentais ... a
consciência na mente ... o contato na mente ... e qualquer sensação que surja
tendo o contato na mente como condição – quer seja prazerosa, dolorosa ou nem prazerosa, nem
dolorosa – ele não concebe [a si mesmo como ] isso, ele não concebe [ a si mesmo]
nisso, ele não concebe [a si mesmo separado] disso, ele não concebe, ‘Isso é
meu.’
“Ele não
concebe [a si mesmo como ] o todo, ele não concebe [ a si mesmo] no todo, ele não concebe [a si mesmo separado] do todo, ele não
concebe, ‘O todo é meu.’
“Visto que
ele nada concebe, ele não se apega a nada no mundo. Não se apegando, ele não
fica agitado. Sem estar agitado, ele realiza Nibbana. Ele compreende que: ‘O
nascimento foi destruído, a vida santa foi vivida, o que deveria ser feito foi
feito, não há mais vir a ser a nenhum estado.’”
“Esse,
bhikkhus, é o caminho apropriado para desenraizar todas as concepções.”
Notas:
[1] “Concepção” (maññana) é o processo de pensamento governado
pelo desejo, presunção e idéias; as noções que se originam dessas formas de
pensamento também são chamadas concepções. Estas incluem por exemplo as idéias
“eu sou,” “eu sou isto,” etc. O estudo mais abrangente acerca das concepções
encontra-se no Mulapariyaya Sutta (MN 1). [Retorna]
[2] Este padrão quádruplo de concepções também aparece no MN 1, embora neste caso, o padrão não seja aplicado
especificamente às bases dos sentidos. [Retorna]
Revisado: 4 Dezembro 2004
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