Samyutta Nikaya XXXV.90

Eja (pathama) Sutta

Agitado

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Bhikkhus, estar agitado uma enfermidade, estar agitado um tumor, estar agitado uma flecha. [1] Por conseguinte, bhikkhus, o Tathagata permanece sem agitao, com a flecha removida. Ento, bhikkhus, se um bhikkhu desejar, Que eu permanea sem agitao, com a flecha removida! ele no deveria conceber [a si mesmo como] o olho, no deveria conceber [a si mesmo como] no olho, no deveria conceber [a si mesmo separado] do olho, no deveria conceber, O olho meu. [2]

Ele no deveria conceber [a si mesmo como] as formas ... a conscincia no olho ... o contato no olho ... e qualquer sensao que surja tendo o contato no olho como condio - experimentada como prazer, dor ou nem prazer, nem dor - ele no deveria conceber [a si mesmo como] isso, ele no deveria conceber [a si mesmo como ] nisso, ele no deveria conceber [a si mesmo separado] disso, ele no deveria conceber, Isso meu.

Ele no deveria conceber [a si mesmo como] o ouvido ... Ele no deveria conceber [a si mesmo como] a mente ... os objetos mentais ... a conscincia na mente ... o contato na mente ... e qualquer sensao que surja tendo o contato na mente como condio - experimentada como prazer, dor ou nem prazer, nem dor - ele no deveria conceber [a si mesmo como] isso, ele no deveria conceber [a si mesmo como] nisso, ele no deveria conceber [a si mesmo separado] disso, ele no deveria conceber, Isso meu.

Ele no deveria conceber [a si mesmo como] o todo, ele no deveria conceber [a si mesmo como] no todo, ele no deveria conceber [a si mesmo separado] do todo, ele no deveria conceber, O todo meu.

Visto que assim ele nada concebe, ele no se apega a nada no mundo. No se apegando, ele no fica agitado. Sem estar agitado, ele realiza Nibbana. Ele compreende que: O nascimento foi destrudo, a vida santa foi vivida, o que deveria ser feito foi feito, no h mais vir a ser a nenhum estado.

 


 

Notas::

[1] Agitao, (eja), o desejo, assim chamado com o sentido de movimento, (calanatthena). Aneja, sem agitao, uma descrio comum para o arahant. [Retorna]

[2] Igual ao SN XXXV.30. [Retorna]

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Revisado: 4 Dezembro 2004

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