Samyutta Nikaya XXV.3
Viññana Sutta
Consciência
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Em
Savatthi. “Bhikkhus, a consciência no olho é impermanente, se transforma, se
torna diferente. A consciência no ouvido ... A consciência no nariz ... A
consciência na língua ... A consciência no corpo ... A consciência na mente é
impermanente, se transforma, se torna diferente. Aquele que deposita fé nestes
ensinamentos e está decidido por eles é assim chamado um discípulo pela fé,
aquele que entrou no caminho da retidão, entrou no plano das pessoas
superiores, transcendeu o plano das pessoas mundanas. Ele é incapaz de cometer
qualquer ação por força da qual ele poderia renascer no inferno, no reino
animal ou no domínio dos fantasmas; ele será incapaz de falecer sem ter
realizado o fruto de entrar na correnteza. [1]
“Aquele para quem estes ensinamentos foram aceitos depois de ponderados
o suficiente através da sabedoria, é chamado um discípulo do Dhamma, aquele que
entrou no caminho da retidão, entrou no plano das pessoas superiores,
transcendeu o plano das pessoas mundanas. Ele é incapaz de cometer qualquer
ação por força da qual ele poderia renascer no inferno, no reino animal ou no
domínio dos fantasmas; ele será incapaz de falecer sem ter realizado o fruto de
entrar na correnteza.
“Aquele que sabe e vê estes ensinamentos dessa maneira é chamado um que
entrou na correnteza, não mais destinado aos mundos inferiores, com o destino
fixo, tendo a iluminação como destino.”
Notas:
[1] O discípulo pela fé, (saddhanusari), e o discípulo do Dhamma,
(dhammanusari), descrito mais abaixo, são os dois tipos
de discípulos que praticam para a realização do fruto do entrar na correnteza.
Além desses dois, há uma classificação dos nobres discípulos em sete tipos que
pode ser encontrada no MN 70. [Retorna]
Revisado: 2 Outubro 2004
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