Samyutta Nikaya XXV.4
Samphassa Sutta
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Em
Savatthi. “Bhikkhus, o contato no olho é impermanente, se transforma, se torna
diferente. O contato no ouvido ... O contato no nariz ... O contato na língua
... O contato no corpo ... O contato na mente é impermanente, se transforma, se
torna diferente. Aquele que deposita fé nestes ensinamentos e está decidido por
eles é assim chamado um discípulo pela fé, aquele que entrou no caminho da
retidão, entrou no plano das pessoas superiores, transcendeu o plano das
pessoas mundanas. Ele é incapaz de cometer qualquer ação por força da qual ele
poderia renascer no inferno, no reino animal ou no domínio dos fantasmas; ele
será incapaz de falecer sem ter realizado o fruto do entrar na correnteza. [1]
“Aquele para quem estes ensinamentos foram aceitos depois de ponderados
o suficiente através da sabedoria, é chamado de discípulo do Dhamma, aquele que
entrou no caminho da retidão, entrou no plano das pessoas superiores, transcendeu
o plano das pessoas mundanas. Ele é incapaz de cometer qualquer ação por força
da qual ele poderia renascer no inferno, no reino animal ou no domínio dos
fantasmas; ele será incapaz de falecer sem ter realizado o fruto do entrar na
correnteza.
“Aquele, que sabe e vê estes ensinamentos desse modo, é chamado aquele
que entrou na correnteza, não mais destinado aos mundos inferiores, com o
destino fixo, ele tem a iluminação como destino.”
Notas:
[1] O discípulo pela fé, (saddhanusari), e o discípulo do Dhamma,
(dhammanusari), descrito mais abaixo, são os dois tipos
de discípulos que praticam para a realização do fruto do entrar na correnteza.
Além desses dois, há uma classificação dos nobres discípulos em sete tipos que
pode ser encontrada no MN 70. [Retorna]
Revisado: 2 Outubro 2004
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