Samyutta Nikaya XXV.2

Rupa Sutta

As Formas

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Em Savatthi. “Bhikkhus, as formas são impermanentes, se transformam, se torna diferentes. Os sons ... Os aromas ... Os sabores ... Os tangíveis ... Os objetos mentais são impermanentes, se transformam, se torna diferentes. Aquele que deposita fé nestes ensinamentos e está decidido por eles é assim chamado um discípulo pela fé, aquele que entrou no caminho da retidão, entrou no plano das pessoas superiores, transcendeu o plano das pessoas mundanas. Ele é incapaz de cometer qualquer ação por força da qual ele poderia renascer no inferno, no reino animal ou no domínio dos fantasmas; ele será incapaz de falecer sem ter realizado o fruto de entrar na correnteza. [1]

“Aquele para quem estes ensinamentos foram aceitos depois de ponderados o suficiente através da sabedoria, é chamado um discípulo do Dhamma, aquele que entrou no caminho da retidão, entrou no plano das pessoas superiores, transcendeu o plano das pessoas mundanas. Ele é incapaz de cometer qualquer ação por força da qual ele poderia renascer no inferno, no reino animal ou no domínio dos fantasmas; ele será incapaz de falecer sem ter realizado o fruto do entrar na correnteza.

“Aquele que sabe e vê estes ensinamentos dessa maneira é chamado um que entrou na correnteza, não mais destinado aos mundos inferiores, com o destino fixo, ele tem a iluminação como destino.”

 


 

Notas:

[1] O discípulo pela fé, (saddhanusari), e o discípulo do Dhamma, (dhammanusari), descrito mais abaixo, são os dois tipos de discípulos que praticam para a realização do fruto do entrar na correnteza. Além desses dois, há uma classificação dos nobres discípulos em sete tipos que pode ser encontrada no MN 70. [Retorna]

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Revisado: 2 Outubro 2004

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