Samyutta Nikaya XXV.2

Rupa Sutta

As Formas

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Em Savatthi. Bhikkhus, as formas so impermanentes, se transformam, se torna diferentes. Os sons ... Os aromas ... Os sabores ... Os tangveis ... Os objetos mentais so impermanentes, se transformam, se torna diferentes. Aquele que deposita f nestes ensinamentos e est decidido por eles assim chamado um discpulo pela f, aquele que entrou no caminho da retido, entrou no plano das pessoas superiores, transcendeu o plano das pessoas mundanas. Ele incapaz de cometer qualquer ao por fora da qual ele poderia renascer no inferno, no reino animal ou no domnio dos fantasmas; ele ser incapaz de falecer sem ter realizado o fruto de entrar na correnteza. [1]

Aquele para quem estes ensinamentos foram aceitos depois de ponderados o suficiente atravs da sabedoria, chamado um discpulo do Dhamma, aquele que entrou no caminho da retido, entrou no plano das pessoas superiores, transcendeu o plano das pessoas mundanas. Ele incapaz de cometer qualquer ao por fora da qual ele poderia renascer no inferno, no reino animal ou no domnio dos fantasmas; ele ser incapaz de falecer sem ter realizado o fruto do entrar na correnteza.

Aquele que sabe e v estes ensinamentos dessa maneira chamado um que entrou na correnteza, no mais destinado aos mundos inferiores, com o destino fixo, ele tem a iluminao como destino.

 


 

Notas:

[1] O discpulo pela f, (saddhanusari), e o discpulo do Dhamma, (dhammanusari), descrito mais abaixo, so os dois tipos de discpulos que praticam para a realizao do fruto do entrar na correnteza. Alm desses dois, h uma classificao dos nobres discpulos em sete tipos que pode ser encontrada no MN 70. [Retorna]

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Revisado: 2 Outubro 2004

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