Samyutta Nikaya XXV.1
Cakkhu Sutta
O Olho
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Em
Savatthi. “Bhikkhus, o olho é impermanente, se transforma, se torna diferente.
O ouvido ... O nariz ... A língua ... O corpo ... A mente é impermanente, se
transforma, se torna diferente. Aquele que deposita fé nestes ensinamentos e
está decidido por eles é assim chamado um discípulo pela fé, aquele que entrou
no caminho da retidão, entrou no plano das pessoas superiores, transcendeu o
plano das pessoas mundanas. Ele é incapaz de cometer qualquer ação por força da
qual ele poderia renascer no inferno, no reino animal ou no domínio dos
fantasmas; ele será incapaz de falecer sem ter realizado o fruto de entrar na
correnteza. [1]
“Aquele para quem estes ensinamentos foram aceitos depois de
ponderados o suficiente através da sabedoria é chamado um discípulo do Dhamma,
aquele que entrou no caminho da retidão, entrou no plano das pessoas
superiores, transcendeu o plano das pessoas mundanas. Ele é incapaz de cometer
qualquer ação por força da qual ele poderia renascer no inferno, no reino
animal, ou no domínio dos fantasmas; ele será incapaz de falecer sem ter
realizado o fruto de entrar na correnteza.
“Aquele que sabe e vê estes ensinamentos dessa forma é chamado um que
entrou na correnteza, não mais destinado aos mundos inferiores, com o destino
fixo, tendo a iluminação como destino.”
Notas:
[1] O discípulo pela fé, (saddhanusari), e o discípulo do Dhamma,
(dhammanusari), descrito mais abaixo, são os dois tipos de discípulos
que praticam para a realização do fruto do entrar na correnteza. Além desses
dois, há uma classificação dos nobres discípulos em sete tipos que pode ser
encontrada no MN 70. [Retorna]
Revisado: 2 Outubro 2004
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