Satipatthana
O Foco da Ateno Plena

Por

Ajaan Brahmavamso

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Sobre a prtica de Satipatthana, j foi dito muito mais do que a respeito de qualquer outra prtica de meditao pelos mestres Budistas da atualidade .... exceto por este monge! E neste artigo sobre o Dhamma eu acompanharei essa tendncia apresentando algumas observaes prticas com relao a esse ensinamento que um dos mais mal compreendidos ensinamentos do Buda.

Aqueles que vm marcando presena nos Centros Budistas h algum tempo, provavelmente j ouviram alguns mestres afirmar que o Foco qudruplo da Ateno Plena (minha traduo para Satipatthana) [1] constitui o nico caminho para aqueles que tm por objetivo a iluminao plena! Embora esse seja um bom argumento para vender os ensinamentos, ele no nem uma traduo verdadeira do texto original e tampouco consistente com aquilo que o Buda disse em outros discursos. A frase especfica (Ekayana Magga) que incorretamente traduzida como nico caminho ocorre novamente no Mahasihanada Sutta MN 12, onde de maneira inequvoca significa um caminho com apenas um destino possvel. Muitos caminhos distintos podem compartilhar a mesma destinao. Na verdade, o nico caminho a descrio que o Buda d, no para Satipatthana, mas para o Nobre Caminho ctuplo:

De todos caminhos, o caminho ctuplo o melhor ,,,
Esse o nico caminho, no h um outro
para a purificao da viso

               Dhammapada versos 273 e 274

Portanto, o nico caminho para a Iluminao, como todos os Budistas deveriam saber de qualquer modo, o Nobre Caminho ctuplo. O Foco qudruplo da Ateno Plena constitui apenas parte desse Caminho, o stimo fator. Jhanas so o oitavo fator e tambm h o Entendimento Correto, Pensamento Correto, Esforo Correto e os trs fatores da Virtude Correta. Cada um desses oito fatores so necessrios para alcanar o objetivo da Iluminao plena. Se algum desses fatores fosse desnecessrio, ento o Buda teria ensinado um caminho com 7 fatores, ou um caminho com 6 fatores, etc. Por essa razo, na nossa prtica de Budismo, tenham em mente que todos os fatores do Nobre Caminho ctuplo devem ser cultivados como o nico caminho.

Agora, o mtodo do Foco qudruplo da Ateno Plena tal qual ensinado pelo Buda, uma prtica bastante avanada. To avanada que o Buda disse que se algum desenvolvesse todos eles da maneira descrita por ele durante sete dias apenas, ento essa pessoa alcanaria a Iluminao plena ou o estado do no retorno. Muitos meditadores que esto lendo isso podem ter participado de um desses retiros de nove dias ou at mais e no entanto no alcanaram essa que a mais elevada dentre as promessas do Buda. Porque no? Porque, eu diria, eles no estiveram seguindo as instrues do Buda.

Se voc quiser praticar o Foco qudruplo da Ateno Plena da maneira que o Buda diz conduzir rapidamente Iluminao, ento certas coisas so necessrias antes que voc comece. Os preparos necessrios so, resumidamente, o desenvolvimento perfeito dos outros sete fatores do Nobre Caminho ctuplo. Ou, como dito pelo Buda em alguns suttas do Anguttara Nikaya (AN IX.63, AN IX.64), a pessoa deve observar os cinco Preceitos (quanto mais tempo melhor), abandonar os cinco Obstculos [2] e da praticar Satipatthana.

Esses dois requisitos essenciais so na verdade mencionados pelo Buda nos dois discursos que tratam do Foco qudruplo da Ateno Plena, como Vineyya Loke Abhijjha-Domanassam. Essa frase em geral traduzida como tendo colocado de lado a cobia e o desprazer pelo mundo, ou algo semelhante. Essas tradues significam to pouco para os meditadores que eles ignoram essa instruo por completo, e dessa forma perdem o trem! Na poca do Buda, os monges, monjas e discpulos leigos teriam entendido essa frase assim depois de ter abandonado os cinco Obstculos! Os dois comentrios autorizados dos dois Satipatthana Suttas ensinados pelo Buda mencionam de modo claro que Abhijjha-Domanassam se refere precisamente aos cinco Obstculos. Em outros discursos do Buda, que foram preservados, Abhijjha um sinnimo para o primeiro Obstculo, Domanassam um sinnimo para o segundo Obstculo, e juntos eles representam, em Pali, uma abreviao para todos os cinco. Isso ento significa que os cinco Obstculos precisam ser abandonados primeiro antes de iniciar qualquer uma das prticas do Foco da Ateno Plena. Na minha no to modesta opinio, precisamente porque os meditadores tentam praticar o mtodo Satipatthana com alguns dos Obstculos ainda presentes que eles no alcanam nem resultados notveis e tampouco duradouros.

funo da prtica de Jhana, o ltimo fator do Nobre Caminho ctuplo, abandonar todos os cinco Obstculos por tempo suficiente de modo a obter um GRANDE Insight. Por exemplo, no Nalakapanna Sutta MN68, o Buda afirma que para aquele meditador que no alcana Jhana, os cinco Obstculos junto com o descontentamento e a fadiga invadem a mente e permanecem. O Buda disse que s quando se alcana Jhana, os cinco Obstculos junto com o descontentamento e a fadiga no invadem e no permanecem na mente.

Todo meditador que tiver experimentado o poder de Jhanas sabe, atravs dessa experincia e aquilo que acontece depois, o que na verdade uma mente sem nenhum Obstculo. O meditador que no experimentou Jhanas no se d conta das muitas formas sutis que os Obstculos podem assumir. Ele poder pensar que os Obstculos foram abandonados, mas a verdade que ele no os v e assim no obtm grandes resultados na meditao. Essa a razo porque a prtica de Samatha que cultiva os Jhanas faz parte do ensinamento de Satipatthana, e porque desinformao chamar Satipatthana de Vipassana puro. Mesmo o meu mestre, Ajaan Chah, disse repetidas vezes que Samatha e Vipassana, tranqilidade e insight, caminham juntos e so inseparveis como as duas faces de uma moeda.

Tendo pacientemente completado as preparaes necessrias, o meditador sustenta a sua ateno plena nos quatro focos: o seu prprio corpo, o prazer e o desprazer associado com cada sentido, a mente e, como quarto, os objetos mentais. Quando os Obstculos tiverem se retirado e a pessoa for capaz de sustentar a poderosa e penetrante ateno nesses quatro objetos, s ento ser possvel compreender que no fundo da nossa psique, muito mais fundo que o vu do raciocnio intelectual, ns estivemos pressupondo a existncia de um Ego. Estivemos pressupondo que este corpo o eu ou meu, que o prazer ou dor tem algo que ver comigo, que a mente que observa a nossa Alma ou algo parecido, e que os objetos mentais como o pensamento ou a volio ( o escolhedor) um Ego, eu, ou meu. Em resumo, o propsito do Foco qudruplo da Ateno Plena instruir a pessoa sobre o que fazer ao emergir do Jhana, revelar a deluso profundamente disfarada de uma Alma e depois ver aquilo que o Buda viu, a Verdade de Anatta.

Isto no fcil, mas pode ser feito e so necessrios apenas sete dias. Isto , se algum seguir as instrues do Buda sem tomar atalhos.

 


 

Notas:

[1] Outra traduo: Fundamentos da Ateno Plena (Veja o Satipatthana Sutta MN 10). [Retorna]

[2] Cinco Obstculos: desejo sensual, m vontade, inquietao e remorso, torpor e preguia, e dvida (Veja Os Cinco Obstculos (Nivarana)). [Retorna]

Fonte: Buddhist Society of Western Australia Newsletter, 1997.

 

 

Revisado: 21 Fevereiro 2015

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