Samyutta Nikaya XXXV.30

Samugghatasaruppa Sutta

Apropriado para Desenraizar

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Bhikkhus, eu ensinarei para vocs o caminho que apropriado para desenraizar todas as concepes. Ouam e prestem muita ateno quilo que eu vou dizer. Sim, venervel senhor, os bhikkhus responderam. O Abenoado disse o seguinte:

E qual, bhikkhus, o caminho apropriado para desenraizar todas as concepes? [1] Aqui, bhikkhus, um bhikkhu no concebe [a si mesmo como ] o olho, ele no concebe [ a si mesmo] no olho, ele no concebe [a si mesmo separado] do olho, ele no concebe, O olho meu. [2] Ele no concebe [a si mesmo como ] as formas ... a conscincia no olho ... o contato no olho ... e qualquer sensao que surja tendo o contato no olho como condio quer seja prazerosa, dolorosa ou nem prazerosa, nem dolorosa ele no concebe [a si mesmo como ] isso, ele no concebe [ a si mesmo] nisso, ele no concebe [a si mesmo separado] disso, ele no concebe, Isso meu.

Ele no concebe o ouvido ... Ele no concebe a mente ... os objetos mentais ... a conscincia na mente ... o contato na mente ... e qualquer sensao que surja tendo o contato na mente como condio quer seja prazerosa, dolorosa ou nem prazerosa, nem dolorosa ele no concebe [a si mesmo como ] isso, ele no concebe [ a si mesmo] nisso, ele no concebe [a si mesmo separado] disso, ele no concebe, Isso meu.

Ele no concebe [a si mesmo como ] o todo, ele no concebe [ a si mesmo] no todo, ele no concebe [a si mesmo separado] do todo, ele no concebe, O todo meu.

Visto que ele nada concebe, ele no se apega a nada no mundo. No se apegando, ele no fica agitado. Sem estar agitado, ele realiza Nibbana. Ele compreende que: O nascimento foi destrudo, a vida santa foi vivida, o que deveria ser feito foi feito, no h mais vir a ser a nenhum estado.

Esse, bhikkhus, o caminho apropriado para desenraizar todas as concepes.

 


 

Notas:

[1] Concepo (maana) o processo de pensamento governado pelo desejo, presuno e idias; as noes que se originam dessas formas de pensamento tambm so chamadas concepes. Estas incluem por exemplo as idias eu sou, eu sou isto, etc. O estudo mais abrangente acerca das concepes encontra-se no Mulapariyaya Sutta (MN 1). [Retorna]

[2] Este padro qudruplo de concepes tambm aparece no MN 1, embora neste caso, o padro no seja aplicado especificamente s bases dos sentidos. [Retorna]

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Revisado: 4 Dezembro 2004

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