Samyutta Nikaya XXII.58
Sammasambuddha Sutta
Perfeitamente Iluminado
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Em
Savatthi. “Bhikkhus, o Tathagata, o Arahant, o Perfeitamente Iluminado, libertado
através do desapego pelo desencantamento em relação à forma, através do seu
desaparecimento e cessação, é chamado de Perfeitamente Iluminado. Um bhikkhu
libertado através da sabedoria, libertado através do desapego pelo
desencantamento em relação à forma, através do seu desaparecimento e cessação,
é chamado de libertado através da sabedoria. [1]
“O Tathagata, o Arahant, o Perfeitamente Iluminado, libertado através do
desapego pelo desencantamento em relação à sensação ... percepção ... formações volitivas
... consciência, através do seu desaparecimento e cessação, é chamado de
Perfeitamente Iluminado. Um bhikkhu libertado através da sabedoria, libertado
através do desapego pelo desencantamento em relação à sensação ... percepção
... formações volitivas ... consciência, através do seu desaparecimento e cessação, é
chamado de libertado através da sabedoria.
“Então,
bhikkhus, qual é a distinção, qual é a disparidade, qual é a diferença entre o
Tathagata, o Arahant, o Perfeitamente Iluminado, e um bhikkhu libertado através
da sabedoria?”
“Venerável
senhor, os nossos ensinamentos têm o Abençoado como origem, como guia e como
refúgio. Seria bom se o Abençoado pudesse explicar o significado dessas
palavras. Tendo ouvido do Abençoado, os bhikkhus o recordarão.”
“Então,
ouçam e prestem muita atenção àquilo que eu vou dizer.” – “Sim, venerável
senhor,” os bhikkhus responderam. O Abençoado disse o seguinte:
“O
Tathagata, bhikkhus, o Arahant, o Perfeitamente Iluminado, é aquele que fez
surgir o caminho que não havia surgido, aquele que produziu o caminho que não
estava produzido, aquele que declarou o caminho que não estava declarado; ele
conhece o caminho, ele encontrou o caminho, ele tem habilidade no caminho. Os
seus discípulos agora seguem esse caminho e eles se tornarão possuidores dessas
qualidades no futuro.
“Essa,
bhikkhus, é a distinção, é a disparidade, é a diferença entre o Tathagata, o
Arahant, o Perfeitamente Iluminado, e um bhikkhu libertado através da
sabedoria.”
Notas:
[1] Ao que parece neste caso, bhikkhu paññavimutto deve ser
compreendido como todos os arahants e não somente o paññavimutto
contrastado com o ubhatobhagavimutta apresentado no MN 70.14. [Retorna]
Revisado: 2 Outubro 2004
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