Samyutta Nikaya XXII.58

Sammasambuddha Sutta

Perfeitamente Iluminado

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Em Savatthi. Bhikkhus, o Tathagata, o Arahant, o Perfeitamente Iluminado, libertado atravs do desapego pelo desencantamento em relao forma, atravs do seu desaparecimento e cessao, chamado de Perfeitamente Iluminado. Um bhikkhu libertado atravs da sabedoria, libertado atravs do desapego pelo desencantamento em relao forma, atravs do seu desaparecimento e cessao, chamado de libertado atravs da sabedoria. [1]

O Tathagata, o Arahant, o Perfeitamente Iluminado, libertado atravs do desapego pelo desencantamento em relao sensao ... percepo ... formaes volitivas ... conscincia, atravs do seu desaparecimento e cessao, chamado de Perfeitamente Iluminado. Um bhikkhu libertado atravs da sabedoria, libertado atravs do desapego pelo desencantamento em relao sensao ... percepo ... formaes volitivas ... conscincia, atravs do seu desaparecimento e cessao, chamado de libertado atravs da sabedoria.

Ento, bhikkhus, qual a distino, qual a disparidade, qual a diferena entre o Tathagata, o Arahant, o Perfeitamente Iluminado, e um bhikkhu libertado atravs da sabedoria?

Venervel senhor, os nossos ensinamentos tm o Abenoado como origem, como guia e como refgio. Seria bom se o Abenoado pudesse explicar o significado dessas palavras. Tendo ouvido do Abenoado, os bhikkhus o recordaro.

Ento, ouam e prestem muita ateno quilo que eu vou dizer. Sim, venervel senhor, os bhikkhus responderam. O Abenoado disse o seguinte:

O Tathagata, bhikkhus, o Arahant, o Perfeitamente Iluminado, aquele que fez surgir o caminho que no havia surgido, aquele que produziu o caminho que no estava produzido, aquele que declarou o caminho que no estava declarado; ele conhece o caminho, ele encontrou o caminho, ele tem habilidade no caminho. Os seus discpulos agora seguem esse caminho e eles se tornaro possuidores dessas qualidades no futuro.

Essa, bhikkhus, a distino, a disparidade, a diferena entre o Tathagata, o Arahant, o Perfeitamente Iluminado, e um bhikkhu libertado atravs da sabedoria.

 


 

Notas:

[1] Ao que parece neste caso, bhikkhu paavimutto deve ser compreendido como todos os arahants e no somente o paavimutto contrastado com o ubhatobhagavimutta apresentado no MN 70.14. [Retorna]

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Revisado: 2 Outubro 2004

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