Samyutta Nikaya XLVIII.36
Vibhanga Sutta
Análise
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“Bhikkhus,
há essas cinco faculdades. Quais cinco? A faculdade do prazer, a faculdade da dor,
a faculdade da alegria, a faculdade da tristeza e a faculdade da equanimidade.
“E o que,
bhikkhus, é a faculdade do prazer? Qualquer prazer corporal que exista,
qualquer conforto corporal, [1] a sensação prazerosa confortável que nasce do contato
corporal: isso, bhikkhus, é chamado de faculdade do prazer.
“E o que,
bhikkhus, é a faculdade da dor? Qualquer dor corporal que exista, qualquer
desconforto corporal, a sensação dolorosa desconfortável que nasce do contato
corporal: isso, bhikkhus, é chamado de faculdade da dor.
“E o que,
bhikkhus, é a faculdade da alegria? Qualquer prazer mental que exista, qualquer
conforto mental, a sensação prazerosa confortável que nasce do contato mental:
isso, bhikkhus, é chamado de faculdade da alegria.
“E o que,
bhikkhus, é a faculdade da tristeza? Qualquer dor mental que exista, qualquer
desconforto mental, a sensação dolorosa desconfortável que nasce do contato
mental: isso, bhikkhus, é chamado de faculdade da tristeza.
“E o que,
bhikkhus, é a faculdade da equanimidade? Qualquer sensação que ocorra, quer
seja corporal ou mental, mas que não é confortável e tampouco desconfortável;
isso, bhikkhus, é chamado de faculdade da equanimidade.[2]
“Essas, bhikkhus, são as cinco faculdades.”
Notas:
[1] ‘Corporal’ significa baseado na sensibilidade corporal; ‘conforto’ é
sinônimo de prazer e significa doce, (madhura). [Retorna]
[2] De acordo com o Abhidhamma, toda sensação corporal, isto é, uma
sensação que nasça através da sensibilidade corporal, é prazerosa ou dolorosa;
não há sensação neutra baseada na sensibilidade corporal. Por conseguinte, o
comentário explica a equanimidade corporal como a sensação baseada nos outros
quatro sentidos, o olho, etc. A palavra upekha traduzida como
equanimidade possui duas principais conotações. Com relação à sensação, a
conotação é de neutralidade, uma sensação que não é nem prazerosa, nem dolorosa.
Como uma qualidade mental, no entanto, a conotação é de neutralidade,
imparcialidade ou equilíbrio mental. Com este significado upekha aparece
como um dos quatro brahmaviharas (imparcialidade para
como todos os seres), como um dos sete fatores da iluminação, (equilíbrio
mental), e como uma qualidade da mente meditativa mencionada na fórmula dos
jhanas para o terceiro e quarto jhanas. [Retorna]
Revisado: 16 Abril 2005
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