Samyutta Nikaya XLVII.40

Vibhanga Sutta

Análise

Somente para distribuição gratuita.
Este trabalho pode ser impresso para distribuição gratuita.
Este trabalho pode ser re-formatado e distribuído para uso em computadores e redes de computadores
contanto que nenhum custo seja cobrado pela distribuição ou uso.
De outra forma todos os direitos estão reservados.

 


“Bhikkhus, eu ensinarei para vocês os fundamentos da atenção plena, o desenvolvimento dos fundamentos da atenção plena e o caminho da prática que conduz ao desenvolvimento dos fundamentos da atenção plena. Ouçam e prestem muita atenção àquilo que eu vou dizer.” – “Sim, venerável senhor,” os bhikkhus responderam. O Abençoado disse o seguinte:

“E quais, bhikkhus, são os fundamentos da atenção plena? Neste caso, bhikkhus, um bhikkhu permanece contemplando o corpo como um corpo, ardente, plenamente consciente e com atenção plena, tendo colocado de lado a cobiça e o desprazer pelo mundo. Ele permanece contemplando as sensações como sensações ... mente como mente ... objetos mentais como objetos mentais, ardente, plenamente consciente e com atenção plena, tendo colocado de lado a cobiça e o desprazer pelo mundo. Iisso é chamado os fundamentos da atenção plena.

“E como, bhikkhus, é o desenvolvimento dos fundamentos da atenção plena? Neste caso, bhikkhus, um bhikkhu permanece contemplando fenômenos que surgem no corpo, ou ele permanece contemplando fenômenos que desaparecem no corpo, ou ele permanece contemplando ambos, fenômenos que surgem e fenômenos que desaparecem no corpo, ardente, plenamente consciente e com atenção plena, tendo colocado de lado a cobiça e o desprazer pelo mundo. Ele permanece contemplando fenômenos que surgem nas sensações ... Ele permanece contemplando fenômenos que surgem na mente ... Ele permanece contemplando fenômenos que surgem nos objetos mentais, ou ele permanece contemplando fenômenos que desaparecem nos objetos mentais, ou ele permanece contemplando ambos, fenômenos que surgem e fenômenos que desaparecem nos objetos mentais, ardente, plenamente consciente e com atenção plena, tendo colocado de lado a cobiça e o desprazer pelo mundo. Isso é chamado o desenvolvimento dos fundamentos da atenção plena.

“E qual, bhikkhus, é o caminho da prática para o desenvolvimento dos fundamentos da atenção plena? Exatamente este nobre caminho óctuplo: entendimento correto, pensamento correto, linguagem correta, ação correta, modo de vida correto, esforço correto, atenção plena correta, concentração correta. Isso é chamado o caminho da prática para o desenvolvimento dos fundamentos da atenção plena.”

 


 

>> Próximo Sutta

 

 

Revisado: 14 Junho 2012

Copyright © 2000 - 2021, Acesso ao Insight - Michael Beisert: editor, Flavio Maia: designer.