Samyutta Nikaya XLVII.42
Samudaya Sutta
Origem
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“Bhikkhus,
eu ensinarei para vocês a origem e a dissolução dos quatro fundamentos da atenção
plena. Ouçam e prestem muita atenção àquilo que eu vou dizer.” – “Sim,
venerável senhor,” os bhikkhus responderam. O Abençoado disse o seguinte:
“E qual,
bhikkhus, é a origem do corpo? Com a origem do alimento há a origem do corpo.
Com a cessação do alimento há a dissolução do corpo.
“Com a
origem do contato há a origem da sensação. Com a cessação do contato há a
dissolução da sensação.
“Com a
origem da mentalidade-materialidade (nome e forma) há a origem da consciência. Com a cessação da
mentalidade-materialidade (nome e forma) há a dissolução da consciência. [1]
“Com a origem da atenção há a origem dos objetos
mentais. Com a cessação da atenção há a dissolução dos objetos mentais.” [2]
Notas:
[1] Neste caso citta é tomada como sinônimo de viññana;
namarupa, sendo a condição para este último também é a condição para o
primeiro. Pois citta sempre surge baseada no organismo físico, (rupa),
e em conjunto com o contato, sensação, percepção, volição e atenção, que
são os constituintes de nama. [Retorna]
[2] Manasikarasamudaya dhammanam samudayo. Os fatores
da iluminação, como objetos mentais, (dhamma), têm origem através da
atenção com sabedoria; os obstáculos, através da atenção sem sabedoria. [Retorna]
Revisado: 31 Outubro 2007
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