Samyutta Nikaya XLVII.22
Ciratthiti Sutta
Duração
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Assim ouvi.
Em certa ocasião, o Venerável Ananda e o Venerável Bhadda estavam em
Pataliputta no Parque do Galo. Então, ao anoitecer, o Venerável Bhadda saiu do
seu isolamento e foi até o Venerável Ananda e ambos se cumprimentaram. Quando a
conversa cortês e amigável havia terminado, o Venerável Bhadda sentou a um lado
e disse para o Venerável Ananda:
“Amigo
Ananda, qual é a causa e razão porque o verdadeiro Dhamma não perdura depois
que um Tathagata tenha realizado o parinibbana? E qual é a
causa e razão porque o verdadeiro Dhamma perdura depois que um Tathagata tenha
realizado o parinibbana?”
“Muito bem,
amigo Bhadda! A sua inteligência é excelente, a sua perspicácia é excelente, a
sua pergunta é muito boa. Pois você me perguntou: ‘Amigo Ananda, qual é a causa e razão porque
o verdadeiro Dhamma não perdura depois que um Tathagata tenha realizado o
parinibbana? E qual é a causa e razão porque o verdadeiro Dhamma perdura
depois que um Tathagata tenha realizado o parinibbana?’”
“Sim,
amigo.”
“Amigo, é
porque esses quatro fundamentos da atenção plena não são desenvolvidos e
cultivados que o verdadeiro Dhamma não perdura depois que um Tathagata tenha
realizado o parinibbana. E é porque esses quatro fundamentos da atenção plena
são desenvolvidos e cultivados que o verdadeiro Dhamma perdura depois que um
Tathagata tenha realizado o parinibbana. Quais quatro? Neste caso, amigo, um
bhikkhu permanece contemplando o corpo como um corpo, ardente, plenamente
consciente e com atenção plena, tendo colocado de lado a cobiça e o desprazer
pelo mundo. Ele permanece contemplando as sensações como sensações ... mente
como mente ... objetos mentais como objetos mentais, ardente, plenamente
consciente e com atenção plena, tendo colocado de lado a cobiça e o desprazer
pelo mundo.
“Porque
esses quatro fundamentos da atenção plena não são desenvolvidos e cultivados é que
o verdadeiro Dhamma não perdura depois que um Tathagata tenha realizado o
parinibbana. E é porque esses quatro fundamentos da atenção plena são
desenvolvidos e cultivados que o verdadeiro Dhamma perdura depois que um
Tathagata tenha realizado o parinibbana.”
Revisado: 16 Abril 2005
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